Quality science teaching from the perspective of high school teachers: constructing a community of researchers

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Glória Regina Pessôa Campello
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Braz da Silva, Alcina Maria Testa, Valle dos Santos, Flávia Rezende, Machado, Maria Auxiliadora Delgado, Nascimento, Silvania Sousa do, Ostermann, Fernanda, Pinheiro, Nathan, Duarte (in memorian), Márcia Sampaio, Schwartz, Luziane Beyruth, Comissanha, Roberta, Marques do Val, Endy Nadelli Mari, Souza, Josiane de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RevistaBrasileiradePós-Graduação
Texto Completo: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/288
Resumo: Neste trabalho, apresentamos alguns resultados preliminares de uma pesquisa desenvolvida na forma de rede interinstitucional no âmbito do projeto Observatório da Educação/Capes entre grupos ligados a universidades em três estados brasileiros sobre o tema Qualidade da Educação em Ciências. O cerne metodológico da pesquisa foi a realização de grupos focais com professores de ciências do ensino médio para a discussão de questões relacionadas ao tema escolhido nas universidades participantes do projeto, cujos dados produzidos vêm sendo analisados. Além disso, ressaltamos como os alunos envolvidos no projeto deparam com uma situação ímpar de horizontalidade, na qual convivem com professores/pesquisadores e distintas formas de investigar, em um cenário de contínua reflexão e construção de conhecimento.
id CAPES-1_850a7bc3deb40fe35479db4182ec24dd
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.0.141:article/288
network_acronym_str CAPES-1
network_name_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
spelling Quality science teaching from the perspective of high school teachers: constructing a community of researchersEnsino de Ciências de qualidade na perspectiva dos professores de nível médio: construindo uma comunidade de pesquisadoresEnseñanza de Ciencias de calidad desde la perspectiva de los profesores de nivel medio: construyendo una comunidad de investigadoresQualidade do Ensino. Ensino de Ciências. Formação de Professores.Education Quality. Science Education. Teacher Education.Calidad de la Enseñanza. Enseñanza de Ciencias. Formación de Profesores.Neste trabalho, apresentamos alguns resultados preliminares de uma pesquisa desenvolvida na forma de rede interinstitucional no âmbito do projeto Observatório da Educação/Capes entre grupos ligados a universidades em três estados brasileiros sobre o tema Qualidade da Educação em Ciências. O cerne metodológico da pesquisa foi a realização de grupos focais com professores de ciências do ensino médio para a discussão de questões relacionadas ao tema escolhido nas universidades participantes do projeto, cujos dados produzidos vêm sendo analisados. Além disso, ressaltamos como os alunos envolvidos no projeto deparam com uma situação ímpar de horizontalidade, na qual convivem com professores/pesquisadores e distintas formas de investigar, em um cenário de contínua reflexão e construção de conhecimento.We present some preliminary results of a survey carried out in the form of an inter-institutional network within the project Monitoring of Education/CAPES, including groups linked to universities in three Brazilian states, on the theme of Quality Science Education. The methodological core of the research involved conducting Focus Groups with high school science teachers to discuss issues related to the theme in each of the universities participating in the project and whose data produced by the respective groups have been analyzed. Furthermore, we discuss how the students involved in the project responded by creating a unique, horizontal situation, in which they live with teacherresearchers and undertake different investigatory strategies in a scenario of continuous reflection and knowledge construction.En este trabajo se presentan algunos resultados preliminares de una investigación desarrollada bajo el formato de red interinstitucional en el ámbito del proyecto Observatorio de la Educación/Capes entre grupos vinculados a universidades de tres estados brasileños sobre el tema de la Calidad de la Educación en Ciencias. La metodologia central de la investigación fue la organización de grupos focales con profesores de ciencias de secundaria para la discusión de cuestiones relacionadas con el tema escogido por las universidades participantes en el proyecto – los datos producidos están bajo análisis. Además, resaltamos como los alumnos participantes en el proyecto enfrentan a una situación única de horizontalidad, en la cual conviven con profesores/investigadores y las distintas formas de investigar, en un escenario de continua reflexión y construcción de conocimiento.Revista Brasileira de Pós-GraduaçãoQueiroz, Glória Regina Pessôa CampelloBraz da Silva, Alcina Maria TestaValle dos Santos, Flávia RezendeMachado, Maria Auxiliadora DelgadoNascimento, Silvania Sousa doOstermann, FernandaPinheiro, NathanDuarte (in memorian), Márcia SampaioSchwartz, Luziane BeyruthComissanha, RobertaMarques do Val, Endy Nadelli MariSouza, Josiane de2012-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/28810.21713/2358-2332.2012.v9.288RBPG; v. 9, n. 16 (2012)Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 9, n. 16 (2012)2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/288/274##submission.copyrightStatement##info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:51:15Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Quality science teaching from the perspective of high school teachers: constructing a community of researchers
Ensino de Ciências de qualidade na perspectiva dos professores de nível médio: construindo uma comunidade de pesquisadores
Enseñanza de Ciencias de calidad desde la perspectiva de los profesores de nivel medio: construyendo una comunidad de investigadores
title Quality science teaching from the perspective of high school teachers: constructing a community of researchers
spellingShingle Quality science teaching from the perspective of high school teachers: constructing a community of researchers
Queiroz, Glória Regina Pessôa Campello
Qualidade do Ensino. Ensino de Ciências. Formação de Professores.
Education Quality. Science Education. Teacher Education.
Calidad de la Enseñanza. Enseñanza de Ciencias. Formación de Profesores.
title_short Quality science teaching from the perspective of high school teachers: constructing a community of researchers
title_full Quality science teaching from the perspective of high school teachers: constructing a community of researchers
title_fullStr Quality science teaching from the perspective of high school teachers: constructing a community of researchers
title_full_unstemmed Quality science teaching from the perspective of high school teachers: constructing a community of researchers
title_sort Quality science teaching from the perspective of high school teachers: constructing a community of researchers
author Queiroz, Glória Regina Pessôa Campello
author_facet Queiroz, Glória Regina Pessôa Campello
Braz da Silva, Alcina Maria Testa
Valle dos Santos, Flávia Rezende
Machado, Maria Auxiliadora Delgado
Nascimento, Silvania Sousa do
Ostermann, Fernanda
Pinheiro, Nathan
Duarte (in memorian), Márcia Sampaio
Schwartz, Luziane Beyruth
Comissanha, Roberta
Marques do Val, Endy Nadelli Mari
Souza, Josiane de
author_role author
author2 Braz da Silva, Alcina Maria Testa
Valle dos Santos, Flávia Rezende
Machado, Maria Auxiliadora Delgado
Nascimento, Silvania Sousa do
Ostermann, Fernanda
Pinheiro, Nathan
Duarte (in memorian), Márcia Sampaio
Schwartz, Luziane Beyruth
Comissanha, Roberta
Marques do Val, Endy Nadelli Mari
Souza, Josiane de
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroz, Glória Regina Pessôa Campello
Braz da Silva, Alcina Maria Testa
Valle dos Santos, Flávia Rezende
Machado, Maria Auxiliadora Delgado
Nascimento, Silvania Sousa do
Ostermann, Fernanda
Pinheiro, Nathan
Duarte (in memorian), Márcia Sampaio
Schwartz, Luziane Beyruth
Comissanha, Roberta
Marques do Val, Endy Nadelli Mari
Souza, Josiane de
dc.subject.none.fl_str_mv


dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade do Ensino. Ensino de Ciências. Formação de Professores.
Education Quality. Science Education. Teacher Education.
Calidad de la Enseñanza. Enseñanza de Ciencias. Formación de Profesores.
topic Qualidade do Ensino. Ensino de Ciências. Formação de Professores.
Education Quality. Science Education. Teacher Education.
Calidad de la Enseñanza. Enseñanza de Ciencias. Formación de Profesores.
dc.description.none.fl_txt_mv Neste trabalho, apresentamos alguns resultados preliminares de uma pesquisa desenvolvida na forma de rede interinstitucional no âmbito do projeto Observatório da Educação/Capes entre grupos ligados a universidades em três estados brasileiros sobre o tema Qualidade da Educação em Ciências. O cerne metodológico da pesquisa foi a realização de grupos focais com professores de ciências do ensino médio para a discussão de questões relacionadas ao tema escolhido nas universidades participantes do projeto, cujos dados produzidos vêm sendo analisados. Além disso, ressaltamos como os alunos envolvidos no projeto deparam com uma situação ímpar de horizontalidade, na qual convivem com professores/pesquisadores e distintas formas de investigar, em um cenário de contínua reflexão e construção de conhecimento.
We present some preliminary results of a survey carried out in the form of an inter-institutional network within the project Monitoring of Education/CAPES, including groups linked to universities in three Brazilian states, on the theme of Quality Science Education. The methodological core of the research involved conducting Focus Groups with high school science teachers to discuss issues related to the theme in each of the universities participating in the project and whose data produced by the respective groups have been analyzed. Furthermore, we discuss how the students involved in the project responded by creating a unique, horizontal situation, in which they live with teacherresearchers and undertake different investigatory strategies in a scenario of continuous reflection and knowledge construction.
En este trabajo se presentan algunos resultados preliminares de una investigación desarrollada bajo el formato de red interinstitucional en el ámbito del proyecto Observatorio de la Educación/Capes entre grupos vinculados a universidades de tres estados brasileños sobre el tema de la Calidad de la Educación en Ciencias. La metodologia central de la investigación fue la organización de grupos focales con profesores de ciencias de secundaria para la discusión de cuestiones relacionadas con el tema escogido por las universidades participantes en el proyecto – los datos producidos están bajo análisis. Además, resaltamos como los alumnos participantes en el proyecto enfrentan a una situación única de horizontalidad, en la cual conviven con profesores/investigadores y las distintas formas de investigar, en un escenario de continua reflexión y construcción de conocimiento.
description Neste trabalho, apresentamos alguns resultados preliminares de uma pesquisa desenvolvida na forma de rede interinstitucional no âmbito do projeto Observatório da Educação/Capes entre grupos ligados a universidades em três estados brasileiros sobre o tema Qualidade da Educação em Ciências. O cerne metodológico da pesquisa foi a realização de grupos focais com professores de ciências do ensino médio para a discussão de questões relacionadas ao tema escolhido nas universidades participantes do projeto, cujos dados produzidos vêm sendo analisados. Além disso, ressaltamos como os alunos envolvidos no projeto deparam com uma situação ímpar de horizontalidade, na qual convivem com professores/pesquisadores e distintas formas de investigar, em um cenário de contínua reflexão e construção de conhecimento.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/288
10.21713/2358-2332.2012.v9.288
url http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/288
identifier_str_mv 10.21713/2358-2332.2012.v9.288
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/288/274
dc.rights.driver.fl_str_mv ##submission.copyrightStatement##
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv ##submission.copyrightStatement##
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
dc.source.none.fl_str_mv RBPG; v. 9, n. 16 (2012)
Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 9, n. 16 (2012)
2358-2332
1806-8405
reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname:CAPES
instacron:CAPES
reponame_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
collection RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname_str CAPES
instacron_str CAPES
institution CAPES
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1639987075140812800