Lo estudiante de posgrado (stricto sensu) en Brasil: revisión de la literatura de los últimos 20 años
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RevistaBrasileiradePós-Graduação |
Texto Completo: | http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/853 |
Resumo: | O crescimento da pós-graduação no Brasil e a procura de pós-graduandos por intervenções de carreira ampliaram o interesse em se compreenderem as escolhas, as expectativas e as dificuldades desses estudantes. Esta revisão de literatura descreve os estudos brasileiros sobre os alunos de pós-graduação stricto sensu publicados nos últimos 20 anos para verificar os principais aspectos investigados sobre essa população. Por meio de pesquisas em bases de dados (SciELO, BDTD, Lilacs e BVS), foram identificadas e analisadas 35 publicações. Constatou-se que há concentração de publicações na área da Saúde, equilíbrio entre estudos qualitativos e quantitativos, além do foco na avaliação do aluno sobre os processos de ensino e aprendizagem na pós-graduação. Há necessidade de estudos que investiguem o desenvolvimento de carreiras e a adaptação acadêmica dos pós-graduandos. Ainda, devido à especificidade da formação, é preciso diversificar as áreas nas futuras investigações acerca do tema. |
id |
CAPES-1_885ab43ef2695629d6441e1d387ee863 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.0.141:article/853 |
network_acronym_str |
CAPES-1 |
network_name_str |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
spelling |
Lo estudiante de posgrado (stricto sensu) en Brasil: revisión de la literatura de los últimos 20 añosO aluno de pós-graduação stricto sensu no Brasil: revisão da literatura dos últimos 20 anosThe Graduate student (stricto sensu) in Brazil: literature review from the last 20 yearsEducaçãoPós-graduação. Carreira. Mestrado. Doutorado.Posgrado. Carrera. Maestría. Doctorado.O crescimento da pós-graduação no Brasil e a procura de pós-graduandos por intervenções de carreira ampliaram o interesse em se compreenderem as escolhas, as expectativas e as dificuldades desses estudantes. Esta revisão de literatura descreve os estudos brasileiros sobre os alunos de pós-graduação stricto sensu publicados nos últimos 20 anos para verificar os principais aspectos investigados sobre essa população. Por meio de pesquisas em bases de dados (SciELO, BDTD, Lilacs e BVS), foram identificadas e analisadas 35 publicações. Constatou-se que há concentração de publicações na área da Saúde, equilíbrio entre estudos qualitativos e quantitativos, além do foco na avaliação do aluno sobre os processos de ensino e aprendizagem na pós-graduação. Há necessidade de estudos que investiguem o desenvolvimento de carreiras e a adaptação acadêmica dos pós-graduandos. Ainda, devido à especificidade da formação, é preciso diversificar as áreas nas futuras investigações acerca do tema.Lo crecimiento del posgrado en Brasil y el aumento de la demanda de los estudiantes de postgrado por las intervenciones de carrera aumentaran el interés en la comprensión de las opciones, las expectativas y dificultades de estos estudiantes. Esta revisión de la literatura identifico los estúdios publicados en los últimos 20 años centrados en los estudiantes de posgrado a fin de comprender los principales temas investigados y también identificar nuevas áreas para la investigación futura. Después de la busqueda en bases de datos (SCIELO, BDTD, LILACS y BVS), se analizaron las 35 publicaciones identificadas. Hay una mayor concentración de las publicaciones en la área de salud, un equilibrio entre los estudios cuantitativos y cualitativos, y la concentración principalmente en la evaluación de los alumnos de la enseñanza y el aprendizaje en la escuela de posgrado. Existe la necesidad de estudios para investigar el desarrollo de la carrera profesional y la adaptación académica de estudiantes de posgrado. Además, debido a la especificación de los cursos, hay una necesidad de una mayor diversidad de áreas cubiertas en las investigaciones futuras. The growth of graduate studies in Brazil and the increased demand of graduate students for career interventions amplified the interest in understanding the choices, expectations and difficulties of these students. This literature review describes studies published in the last 20 years focusing on graduate students in order to understand the main subjects investigated and also identify new areas for future research. After a search in databases (SCIELO, BDTD, LILACS and BVS), 35 identified publications were analyzed. There was a greater concentration of publications in the health field, a balance between qualitative and quantitative studies, and a main focus on students’ evaluation of teaching and learning processes in graduate school. There is a need for studies to investigate the career development and academic adaptation of graduate students. Besides, due to course specificity, there is a need for a greater diversity of covered areas in future investigations.Revista Brasileira de Pós-GraduaçãoGraduate. Career. Masters. Doctorate.Caetano Silva, TalitaPatta Bardagi, Marúcia2016-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/85310.21713/2358-2332.2015.v12.853RBPG; v. 12, n. 29 (2015)Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 12, n. 29 (2015)2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/853/pdf_1info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:50:36Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Lo estudiante de posgrado (stricto sensu) en Brasil: revisión de la literatura de los últimos 20 años O aluno de pós-graduação stricto sensu no Brasil: revisão da literatura dos últimos 20 anos The Graduate student (stricto sensu) in Brazil: literature review from the last 20 years |
title |
Lo estudiante de posgrado (stricto sensu) en Brasil: revisión de la literatura de los últimos 20 años |
spellingShingle |
Lo estudiante de posgrado (stricto sensu) en Brasil: revisión de la literatura de los últimos 20 años Caetano Silva, Talita Educação Pós-graduação. Carreira. Mestrado. Doutorado. Posgrado. Carrera. Maestría. Doctorado. |
title_short |
Lo estudiante de posgrado (stricto sensu) en Brasil: revisión de la literatura de los últimos 20 años |
title_full |
Lo estudiante de posgrado (stricto sensu) en Brasil: revisión de la literatura de los últimos 20 años |
title_fullStr |
Lo estudiante de posgrado (stricto sensu) en Brasil: revisión de la literatura de los últimos 20 años |
title_full_unstemmed |
Lo estudiante de posgrado (stricto sensu) en Brasil: revisión de la literatura de los últimos 20 años |
title_sort |
Lo estudiante de posgrado (stricto sensu) en Brasil: revisión de la literatura de los últimos 20 años |
author |
Caetano Silva, Talita |
author_facet |
Caetano Silva, Talita Patta Bardagi, Marúcia |
author_role |
author |
author2 |
Patta Bardagi, Marúcia |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Graduate. Career. Masters. Doctorate. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caetano Silva, Talita Patta Bardagi, Marúcia |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pós-graduação. Carreira. Mestrado. Doutorado. Posgrado. Carrera. Maestría. Doctorado. |
topic |
Educação Pós-graduação. Carreira. Mestrado. Doutorado. Posgrado. Carrera. Maestría. Doctorado. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O crescimento da pós-graduação no Brasil e a procura de pós-graduandos por intervenções de carreira ampliaram o interesse em se compreenderem as escolhas, as expectativas e as dificuldades desses estudantes. Esta revisão de literatura descreve os estudos brasileiros sobre os alunos de pós-graduação stricto sensu publicados nos últimos 20 anos para verificar os principais aspectos investigados sobre essa população. Por meio de pesquisas em bases de dados (SciELO, BDTD, Lilacs e BVS), foram identificadas e analisadas 35 publicações. Constatou-se que há concentração de publicações na área da Saúde, equilíbrio entre estudos qualitativos e quantitativos, além do foco na avaliação do aluno sobre os processos de ensino e aprendizagem na pós-graduação. Há necessidade de estudos que investiguem o desenvolvimento de carreiras e a adaptação acadêmica dos pós-graduandos. Ainda, devido à especificidade da formação, é preciso diversificar as áreas nas futuras investigações acerca do tema. Lo crecimiento del posgrado en Brasil y el aumento de la demanda de los estudiantes de postgrado por las intervenciones de carrera aumentaran el interés en la comprensión de las opciones, las expectativas y dificultades de estos estudiantes. Esta revisión de la literatura identifico los estúdios publicados en los últimos 20 años centrados en los estudiantes de posgrado a fin de comprender los principales temas investigados y también identificar nuevas áreas para la investigación futura. Después de la busqueda en bases de datos (SCIELO, BDTD, LILACS y BVS), se analizaron las 35 publicaciones identificadas. Hay una mayor concentración de las publicaciones en la área de salud, un equilibrio entre los estudios cuantitativos y cualitativos, y la concentración principalmente en la evaluación de los alumnos de la enseñanza y el aprendizaje en la escuela de posgrado. Existe la necesidad de estudios para investigar el desarrollo de la carrera profesional y la adaptación académica de estudiantes de posgrado. Además, debido a la especificación de los cursos, hay una necesidad de una mayor diversidad de áreas cubiertas en las investigaciones futuras. The growth of graduate studies in Brazil and the increased demand of graduate students for career interventions amplified the interest in understanding the choices, expectations and difficulties of these students. This literature review describes studies published in the last 20 years focusing on graduate students in order to understand the main subjects investigated and also identify new areas for future research. After a search in databases (SCIELO, BDTD, LILACS and BVS), 35 identified publications were analyzed. There was a greater concentration of publications in the health field, a balance between qualitative and quantitative studies, and a main focus on students’ evaluation of teaching and learning processes in graduate school. There is a need for studies to investigate the career development and academic adaptation of graduate students. Besides, due to course specificity, there is a need for a greater diversity of covered areas in future investigations. |
description |
O crescimento da pós-graduação no Brasil e a procura de pós-graduandos por intervenções de carreira ampliaram o interesse em se compreenderem as escolhas, as expectativas e as dificuldades desses estudantes. Esta revisão de literatura descreve os estudos brasileiros sobre os alunos de pós-graduação stricto sensu publicados nos últimos 20 anos para verificar os principais aspectos investigados sobre essa população. Por meio de pesquisas em bases de dados (SciELO, BDTD, Lilacs e BVS), foram identificadas e analisadas 35 publicações. Constatou-se que há concentração de publicações na área da Saúde, equilíbrio entre estudos qualitativos e quantitativos, além do foco na avaliação do aluno sobre os processos de ensino e aprendizagem na pós-graduação. Há necessidade de estudos que investiguem o desenvolvimento de carreiras e a adaptação acadêmica dos pós-graduandos. Ainda, devido à especificidade da formação, é preciso diversificar as áreas nas futuras investigações acerca do tema. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-06 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/853 10.21713/2358-2332.2015.v12.853 |
url |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/853 |
identifier_str_mv |
10.21713/2358-2332.2015.v12.853 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/853/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pós-Graduação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pós-Graduação |
dc.source.none.fl_str_mv |
RBPG; v. 12, n. 29 (2015) Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 12, n. 29 (2015) 2358-2332 1806-8405 reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduação instname:CAPES instacron:CAPES |
reponame_str |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
collection |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
instname_str |
CAPES |
instacron_str |
CAPES |
institution |
CAPES |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1639987074229600256 |