Lo estudiante de posgrado (stricto sensu) en Brasil: revisión de la literatura de los últimos 20 años

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caetano Silva, Talita
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Patta Bardagi, Marúcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RevistaBrasileiradePós-Graduação
Texto Completo: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/853
Resumo: O crescimento da pós-graduação no Brasil e a procura de pós-graduandos por intervenções de carreira ampliaram o interesse em se compreenderem as escolhas, as expectativas e as dificuldades desses estudantes. Esta revisão de literatura descreve os estudos brasileiros sobre os alunos de pós-graduação stricto sensu publicados nos últimos 20 anos para verificar os principais aspectos investigados sobre essa população. Por meio de pesquisas em bases de dados (SciELO, BDTD, Lilacs e BVS), foram identificadas e analisadas 35 publicações. Constatou-se que há concentração de publicações na área da Saúde, equilíbrio entre estudos qualitativos e quantitativos, além do foco na avaliação do aluno sobre os processos de ensino e aprendizagem na pós-graduação. Há necessidade de estudos que investiguem o desenvolvimento de carreiras e a adaptação acadêmica dos pós-graduandos. Ainda, devido à especificidade da formação, é preciso diversificar as áreas nas futuras investigações acerca do tema.
id CAPES-1_885ab43ef2695629d6441e1d387ee863
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.0.141:article/853
network_acronym_str CAPES-1
network_name_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
spelling Lo estudiante de posgrado (stricto sensu) en Brasil: revisión de la literatura de los últimos 20 añosO aluno de pós-graduação stricto sensu no Brasil: revisão da literatura dos últimos 20 anosThe Graduate student (stricto sensu) in Brazil: literature review from the last 20 yearsEducaçãoPós-graduação. Carreira. Mestrado. Doutorado.Posgrado. Carrera. Maestría. Doctorado.O crescimento da pós-graduação no Brasil e a procura de pós-graduandos por intervenções de carreira ampliaram o interesse em se compreenderem as escolhas, as expectativas e as dificuldades desses estudantes. Esta revisão de literatura descreve os estudos brasileiros sobre os alunos de pós-graduação stricto sensu publicados nos últimos 20 anos para verificar os principais aspectos investigados sobre essa população. Por meio de pesquisas em bases de dados (SciELO, BDTD, Lilacs e BVS), foram identificadas e analisadas 35 publicações. Constatou-se que há concentração de publicações na área da Saúde, equilíbrio entre estudos qualitativos e quantitativos, além do foco na avaliação do aluno sobre os processos de ensino e aprendizagem na pós-graduação. Há necessidade de estudos que investiguem o desenvolvimento de carreiras e a adaptação acadêmica dos pós-graduandos. Ainda, devido à especificidade da formação, é preciso diversificar as áreas nas futuras investigações acerca do tema.Lo crecimiento del posgrado en Brasil y el aumento de la demanda de los estudiantes de postgrado por las intervenciones de carrera aumentaran el interés en la comprensión de las opciones, las expectativas y dificultades de estos estudiantes. Esta revisión de la literatura identifico los estúdios publicados en los últimos 20 años centrados en los estudiantes de posgrado a fin de comprender los principales temas investigados y también identificar nuevas áreas para la investigación futura. Después de la busqueda en bases de datos (SCIELO, BDTD, LILACS y BVS), se analizaron las 35 publicaciones identificadas. Hay una mayor concentración de las publicaciones en la área de salud, un equilibrio entre los estudios cuantitativos y cualitativos, y la concentración principalmente en la evaluación de los alumnos de la enseñanza y el aprendizaje en la escuela de posgrado. Existe la necesidad de estudios para investigar el desarrollo de la carrera profesional y la adaptación académica de estudiantes de posgrado. Además, debido a la especificación de los cursos, hay una necesidad de una mayor diversidad de áreas cubiertas en las investigaciones futuras. The growth of graduate studies in Brazil and the increased demand of graduate students for career interventions amplified the interest in understanding the choices, expectations and difficulties of these students. This literature review describes studies published in the last 20 years focusing on graduate students in order to understand the main subjects investigated and also identify new areas for future research. After a search in databases (SCIELO, BDTD, LILACS and BVS), 35 identified publications were analyzed. There was a greater concentration of publications in the health field, a balance between qualitative and quantitative studies, and a main focus on students’ evaluation of teaching and learning processes in graduate school. There is a need for studies to investigate the career development and academic adaptation of graduate students. Besides, due to course specificity, there is a need for a greater diversity of covered areas in future investigations.Revista Brasileira de Pós-GraduaçãoGraduate. Career. Masters. Doctorate.Caetano Silva, TalitaPatta Bardagi, Marúcia2016-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/85310.21713/2358-2332.2015.v12.853RBPG; v. 12, n. 29 (2015)Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 12, n. 29 (2015)2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/853/pdf_1info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:50:36Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Lo estudiante de posgrado (stricto sensu) en Brasil: revisión de la literatura de los últimos 20 años
O aluno de pós-graduação stricto sensu no Brasil: revisão da literatura dos últimos 20 anos
The Graduate student (stricto sensu) in Brazil: literature review from the last 20 years
title Lo estudiante de posgrado (stricto sensu) en Brasil: revisión de la literatura de los últimos 20 años
spellingShingle Lo estudiante de posgrado (stricto sensu) en Brasil: revisión de la literatura de los últimos 20 años
Caetano Silva, Talita
Educação
Pós-graduação. Carreira. Mestrado. Doutorado.
Posgrado. Carrera. Maestría. Doctorado.
title_short Lo estudiante de posgrado (stricto sensu) en Brasil: revisión de la literatura de los últimos 20 años
title_full Lo estudiante de posgrado (stricto sensu) en Brasil: revisión de la literatura de los últimos 20 años
title_fullStr Lo estudiante de posgrado (stricto sensu) en Brasil: revisión de la literatura de los últimos 20 años
title_full_unstemmed Lo estudiante de posgrado (stricto sensu) en Brasil: revisión de la literatura de los últimos 20 años
title_sort Lo estudiante de posgrado (stricto sensu) en Brasil: revisión de la literatura de los últimos 20 años
author Caetano Silva, Talita
author_facet Caetano Silva, Talita
Patta Bardagi, Marúcia
author_role author
author2 Patta Bardagi, Marúcia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Graduate. Career. Masters. Doctorate.


dc.contributor.author.fl_str_mv Caetano Silva, Talita
Patta Bardagi, Marúcia
dc.subject.none.fl_str_mv


dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Pós-graduação. Carreira. Mestrado. Doutorado.
Posgrado. Carrera. Maestría. Doctorado.
topic Educação
Pós-graduação. Carreira. Mestrado. Doutorado.
Posgrado. Carrera. Maestría. Doctorado.
dc.description.none.fl_txt_mv O crescimento da pós-graduação no Brasil e a procura de pós-graduandos por intervenções de carreira ampliaram o interesse em se compreenderem as escolhas, as expectativas e as dificuldades desses estudantes. Esta revisão de literatura descreve os estudos brasileiros sobre os alunos de pós-graduação stricto sensu publicados nos últimos 20 anos para verificar os principais aspectos investigados sobre essa população. Por meio de pesquisas em bases de dados (SciELO, BDTD, Lilacs e BVS), foram identificadas e analisadas 35 publicações. Constatou-se que há concentração de publicações na área da Saúde, equilíbrio entre estudos qualitativos e quantitativos, além do foco na avaliação do aluno sobre os processos de ensino e aprendizagem na pós-graduação. Há necessidade de estudos que investiguem o desenvolvimento de carreiras e a adaptação acadêmica dos pós-graduandos. Ainda, devido à especificidade da formação, é preciso diversificar as áreas nas futuras investigações acerca do tema.
Lo crecimiento del posgrado en Brasil y el aumento de la demanda de los estudiantes de postgrado por las intervenciones de carrera aumentaran el interés en la comprensión de las opciones, las expectativas y dificultades de estos estudiantes. Esta revisión de la literatura identifico los estúdios publicados en los últimos 20 años centrados en los estudiantes de posgrado a fin de comprender los principales temas investigados y también identificar nuevas áreas para la investigación futura. Después de la busqueda en bases de datos (SCIELO, BDTD, LILACS y BVS), se analizaron las 35 publicaciones identificadas. Hay una mayor concentración de las publicaciones en la área de salud, un equilibrio entre los estudios cuantitativos y cualitativos, y la concentración principalmente en la evaluación de los alumnos de la enseñanza y el aprendizaje en la escuela de posgrado. Existe la necesidad de estudios para investigar el desarrollo de la carrera profesional y la adaptación académica de estudiantes de posgrado. Además, debido a la especificación de los cursos, hay una necesidad de una mayor diversidad de áreas cubiertas en las investigaciones futuras.
The growth of graduate studies in Brazil and the increased demand of graduate students for career interventions amplified the interest in understanding the choices, expectations and difficulties of these students. This literature review describes studies published in the last 20 years focusing on graduate students in order to understand the main subjects investigated and also identify new areas for future research. After a search in databases (SCIELO, BDTD, LILACS and BVS), 35 identified publications were analyzed. There was a greater concentration of publications in the health field, a balance between qualitative and quantitative studies, and a main focus on students’ evaluation of teaching and learning processes in graduate school. There is a need for studies to investigate the career development and academic adaptation of graduate students. Besides, due to course specificity, there is a need for a greater diversity of covered areas in future investigations.
description O crescimento da pós-graduação no Brasil e a procura de pós-graduandos por intervenções de carreira ampliaram o interesse em se compreenderem as escolhas, as expectativas e as dificuldades desses estudantes. Esta revisão de literatura descreve os estudos brasileiros sobre os alunos de pós-graduação stricto sensu publicados nos últimos 20 anos para verificar os principais aspectos investigados sobre essa população. Por meio de pesquisas em bases de dados (SciELO, BDTD, Lilacs e BVS), foram identificadas e analisadas 35 publicações. Constatou-se que há concentração de publicações na área da Saúde, equilíbrio entre estudos qualitativos e quantitativos, além do foco na avaliação do aluno sobre os processos de ensino e aprendizagem na pós-graduação. Há necessidade de estudos que investiguem o desenvolvimento de carreiras e a adaptação acadêmica dos pós-graduandos. Ainda, devido à especificidade da formação, é preciso diversificar as áreas nas futuras investigações acerca do tema.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-06
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/853
10.21713/2358-2332.2015.v12.853
url http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/853
identifier_str_mv 10.21713/2358-2332.2015.v12.853
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/853/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
dc.source.none.fl_str_mv RBPG; v. 12, n. 29 (2015)
Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 12, n. 29 (2015)
2358-2332
1806-8405
reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname:CAPES
instacron:CAPES
reponame_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
collection RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname_str CAPES
instacron_str CAPES
institution CAPES
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1639987074229600256