Ambientalización Académica: la contribución del postgrado a la sostenibilidad

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nóbrega, Maria Luciana da Silva
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Nascimento, Elimar Pinheiro do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RevistaBrasileiradePós-Graduação
Texto Completo: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/1257
Resumo: “Environmentalization” is the internalization of socio-environmental themes in different social segments, with the aim of improving the Human-Nature relationship. “Academic Environmentalization”, in turn, is an initiative for sustainable action promotion, social technologies production, preservation and environmental harmony at universities. The purpose of this article is to address the sustainability in Brazilian graduate programs, in the last 30 years, since the consolidation of the sustainable development concept. The objective is to identify the feedback between the sustainability approach, its influence on academic production and its return to society. Having the “shared responsibility” as one of the pillars of the sustainable practices, we analyzed socio-environmental demands in postgraduate studies and the contribution of academic production to the consolidation of sustainability culture dissemination.
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spelling Ambientalización Académica: la contribución del postgrado a la sostenibilidadAmbientalização Acadêmica: a contribuição da pós-graduação para a sustentabilidadeAcademic Environmentalization: the graduate contribution for sustainabilityEnvironmentalization. University. Graduate Studies. Sustainability.Interdisciplinar. Ecologia e Meio Ambiente.Ambientalização. Universidade. Pós-Graduação. Sustentabilidade.Ambientalización. Universidad. Postgrado. Sostenibilidad.“Environmentalization” is the internalization of socio-environmental themes in different social segments, with the aim of improving the Human-Nature relationship. “Academic Environmentalization”, in turn, is an initiative for sustainable action promotion, social technologies production, preservation and environmental harmony at universities. The purpose of this article is to address the sustainability in Brazilian graduate programs, in the last 30 years, since the consolidation of the sustainable development concept. The objective is to identify the feedback between the sustainability approach, its influence on academic production and its return to society. Having the “shared responsibility” as one of the pillars of the sustainable practices, we analyzed socio-environmental demands in postgraduate studies and the contribution of academic production to the consolidation of sustainability culture dissemination.“Ambientalización” indica una internalización del tema Medio Ambiente en distintos ámbitos sociales, con propósito de mejorar la relación humana con el medio ambiente. La “Ambientalización Académica” es este proceso en las universidades, con discursos y acciones sostenibles, producción de tecnologías sociales, conservación y armonía con el medio ambiente. El objeto de este artículo es demostrar el enfoque de sostenibilidad en los estudios brasileños de postgrado en los últimos 30 años, desde la consolidación del concepto de desarrollo sostenible. El objetivo es demostrar la relación de “retroalimentación” existente en el enfoque de la sostenibilidad, la producción académica y su retorno a la sociedad, especialmente, en las prácticas destinadas a la cooperación y la difusión de la “responsabilidad compartida”, uno de los pilares de la cultura de la sostenibilidad.“Ambientalização” é a internalização das temáticas socioambientais nos diversos segmentos sociais, com intuito de melhorar a relação humana com o ambiente. “Ambientalização Acadêmica”, por sua vez, é a institucionalização desse processo no âmbito universitário, por meio de mobilizações, produção sociotecnológica, preservação dos recursos naturais e convivência com o meio. O propósito deste artigo é evidenciar a prática da ambientalização nos programas de pós-graduação no Brasil nos últimos 30 anos, com a consolidação do conceito de desenvolvimento sustentável. O objetivo é demonstrar a “retroalimentação” existente entre a abordagem da sustentabilidade, sua influência na produção acadêmica e seu retorno à sociedade. Baseado no princípio da “responsabilidade compartilhada”, analisamos a presença das demandas socioambientais na pós-graduação e a contribuição da produção acadêmica para a consolidação da cultura da sustentabilidade na sociedade.Revista Brasileira de Pós-GraduaçãoFundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI)Nóbrega, Maria Luciana da SilvaNascimento, Elimar Pinheiro do2017-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/125710.21713/2358-2332.2017.v14.1257RBPG; v. 14 (2017)Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 14 (2017)2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/1257/pdf##submission.copyrightStatement##info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:50:36Zmail@mail.com -
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“Ambientalización” indica una internalización del tema Medio Ambiente en distintos ámbitos sociales, con propósito de mejorar la relación humana con el medio ambiente. La “Ambientalización Académica” es este proceso en las universidades, con discursos y acciones sostenibles, producción de tecnologías sociales, conservación y armonía con el medio ambiente. El objeto de este artículo es demostrar el enfoque de sostenibilidad en los estudios brasileños de postgrado en los últimos 30 años, desde la consolidación del concepto de desarrollo sostenible. El objetivo es demostrar la relación de “retroalimentación” existente en el enfoque de la sostenibilidad, la producción académica y su retorno a la sociedad, especialmente, en las prácticas destinadas a la cooperación y la difusión de la “responsabilidad compartida”, uno de los pilares de la cultura de la sostenibilidad.
“Ambientalização” é a internalização das temáticas socioambientais nos diversos segmentos sociais, com intuito de melhorar a relação humana com o ambiente. “Ambientalização Acadêmica”, por sua vez, é a institucionalização desse processo no âmbito universitário, por meio de mobilizações, produção sociotecnológica, preservação dos recursos naturais e convivência com o meio. O propósito deste artigo é evidenciar a prática da ambientalização nos programas de pós-graduação no Brasil nos últimos 30 anos, com a consolidação do conceito de desenvolvimento sustentável. O objetivo é demonstrar a “retroalimentação” existente entre a abordagem da sustentabilidade, sua influência na produção acadêmica e seu retorno à sociedade. Baseado no princípio da “responsabilidade compartilhada”, analisamos a presença das demandas socioambientais na pós-graduação e a contribuição da produção acadêmica para a consolidação da cultura da sustentabilidade na sociedade.
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