A formulação dos objetivos de pesquisa na pós-graduação em Educação: uma discussão necessária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Larocca, Priscila
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Rosso, Ademir José, Souza, Audrey Pietrobelli de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RevistaBrasileiradePós-Graduação
Texto Completo: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/62
Resumo: O artigo discute a formulação dos objetivos de pesquisa nas dissertações de mestrado em Educação. Foram analisados 111 objetivos de pesquisa de 45 dissertações cujos temas mantinham relações com a educação escolar. Trata-se de uma pesquisa documental metaanalítica com tratamento das informações mediante a análise de conteúdo. Os objetivos foram classificados em: compreensivos, avaliativos, propositivos, descritivos, objetivos-meio e objetivos generalistas. A análise das informações indicou: a prevalência dos objetivos compreensivos, avaliativos e propositivos; que mais de 30% dos objetivos analisados não se constituem no estrito senso em objetivo de pesquisa; a fragilidade dos manuais de metodologia de pesquisa sobre o assunto.
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This article discusses how the research objectives are formulated in Master’s Degree dissertations in the field of Education. The study analyzed 111 objectives of 45 dissertations that dealt with topics related to school education. The investigation was documentary in nature and involved a meta-analitical approach based on content analysis.. The research objectives were classified as: Comprehensive, Evaluative, Purposive, Descriptive, Intervening, and Generic. The data analysis indicated: the prevalence of comprehensive, evaluative and purposive objectives; that more than 30% of the analysed objectives are not research objectives; the fragility of manuals on research methods in dealing with the issue.
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