A formulação dos objetivos de pesquisa na pós-graduação em Educação: uma discussão necessária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RevistaBrasileiradePós-Graduação |
Texto Completo: | http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/62 |
Resumo: | O artigo discute a formulação dos objetivos de pesquisa nas dissertações de mestrado em Educação. Foram analisados 111 objetivos de pesquisa de 45 dissertações cujos temas mantinham relações com a educação escolar. Trata-se de uma pesquisa documental metaanalítica com tratamento das informações mediante a análise de conteúdo. Os objetivos foram classificados em: compreensivos, avaliativos, propositivos, descritivos, objetivos-meio e objetivos generalistas. A análise das informações indicou: a prevalência dos objetivos compreensivos, avaliativos e propositivos; que mais de 30% dos objetivos analisados não se constituem no estrito senso em objetivo de pesquisa; a fragilidade dos manuais de metodologia de pesquisa sobre o assunto. |
id |
CAPES-1_c1a4ddc3c57dd5630301218c330bb066 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.0.141:article/62 |
network_acronym_str |
CAPES-1 |
network_name_str |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
spelling |
A formulação dos objetivos de pesquisa na pós-graduação em Educação: uma discussão necessáriaA formulação dos objetivos de pesquisa na pós-graduação em Educação: uma discussão necessáriaobjetivos de pesquisa. produção acadêmica. pósgraduação. pesquisa. educação superior.Research Objectives; Academic Production, Graduate Course, Research, Higher Education.O artigo discute a formulação dos objetivos de pesquisa nas dissertações de mestrado em Educação. Foram analisados 111 objetivos de pesquisa de 45 dissertações cujos temas mantinham relações com a educação escolar. Trata-se de uma pesquisa documental metaanalítica com tratamento das informações mediante a análise de conteúdo. Os objetivos foram classificados em: compreensivos, avaliativos, propositivos, descritivos, objetivos-meio e objetivos generalistas. A análise das informações indicou: a prevalência dos objetivos compreensivos, avaliativos e propositivos; que mais de 30% dos objetivos analisados não se constituem no estrito senso em objetivo de pesquisa; a fragilidade dos manuais de metodologia de pesquisa sobre o assunto.This article discusses how the research objectives are formulated in Master’s Degree dissertations in the field of Education. The study analyzed 111 objectives of 45 dissertations that dealt with topics related to school education. The investigation was documentary in nature and involved a meta-analitical approach based on content analysis.. The research objectives were classified as: Comprehensive, Evaluative, Purposive, Descriptive, Intervening, and Generic. The data analysis indicated: the prevalence of comprehensive, evaluative and purposive objectives; that more than 30% of the analysed objectives are not research objectives; the fragility of manuals on research methods in dealing with the issue.Revista Brasileira de Pós-GraduaçãoLarocca, PriscilaRosso, Ademir JoséSouza, Audrey Pietrobelli de2011-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/6210.21713/2358-2332.2005.v2.62RBPG; v. 2, n. 3 (2005)Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 2, n. 3 (2005)2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/62/59info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:51:15Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formulação dos objetivos de pesquisa na pós-graduação em Educação: uma discussão necessária A formulação dos objetivos de pesquisa na pós-graduação em Educação: uma discussão necessária |
title |
A formulação dos objetivos de pesquisa na pós-graduação em Educação: uma discussão necessária |
spellingShingle |
A formulação dos objetivos de pesquisa na pós-graduação em Educação: uma discussão necessária Larocca, Priscila objetivos de pesquisa. produção acadêmica. pósgraduação. pesquisa. educação superior. Research Objectives; Academic Production, Graduate Course, Research, Higher Education. |
title_short |
A formulação dos objetivos de pesquisa na pós-graduação em Educação: uma discussão necessária |
title_full |
A formulação dos objetivos de pesquisa na pós-graduação em Educação: uma discussão necessária |
title_fullStr |
A formulação dos objetivos de pesquisa na pós-graduação em Educação: uma discussão necessária |
title_full_unstemmed |
A formulação dos objetivos de pesquisa na pós-graduação em Educação: uma discussão necessária |
title_sort |
A formulação dos objetivos de pesquisa na pós-graduação em Educação: uma discussão necessária |
author |
Larocca, Priscila |
author_facet |
Larocca, Priscila Rosso, Ademir José Souza, Audrey Pietrobelli de |
author_role |
author |
author2 |
Rosso, Ademir José Souza, Audrey Pietrobelli de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Larocca, Priscila Rosso, Ademir José Souza, Audrey Pietrobelli de |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
objetivos de pesquisa. produção acadêmica. pósgraduação. pesquisa. educação superior. Research Objectives; Academic Production, Graduate Course, Research, Higher Education. |
topic |
objetivos de pesquisa. produção acadêmica. pósgraduação. pesquisa. educação superior. Research Objectives; Academic Production, Graduate Course, Research, Higher Education. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O artigo discute a formulação dos objetivos de pesquisa nas dissertações de mestrado em Educação. Foram analisados 111 objetivos de pesquisa de 45 dissertações cujos temas mantinham relações com a educação escolar. Trata-se de uma pesquisa documental metaanalítica com tratamento das informações mediante a análise de conteúdo. Os objetivos foram classificados em: compreensivos, avaliativos, propositivos, descritivos, objetivos-meio e objetivos generalistas. A análise das informações indicou: a prevalência dos objetivos compreensivos, avaliativos e propositivos; que mais de 30% dos objetivos analisados não se constituem no estrito senso em objetivo de pesquisa; a fragilidade dos manuais de metodologia de pesquisa sobre o assunto. This article discusses how the research objectives are formulated in Master’s Degree dissertations in the field of Education. The study analyzed 111 objectives of 45 dissertations that dealt with topics related to school education. The investigation was documentary in nature and involved a meta-analitical approach based on content analysis.. The research objectives were classified as: Comprehensive, Evaluative, Purposive, Descriptive, Intervening, and Generic. The data analysis indicated: the prevalence of comprehensive, evaluative and purposive objectives; that more than 30% of the analysed objectives are not research objectives; the fragility of manuals on research methods in dealing with the issue. |
description |
O artigo discute a formulação dos objetivos de pesquisa nas dissertações de mestrado em Educação. Foram analisados 111 objetivos de pesquisa de 45 dissertações cujos temas mantinham relações com a educação escolar. Trata-se de uma pesquisa documental metaanalítica com tratamento das informações mediante a análise de conteúdo. Os objetivos foram classificados em: compreensivos, avaliativos, propositivos, descritivos, objetivos-meio e objetivos generalistas. A análise das informações indicou: a prevalência dos objetivos compreensivos, avaliativos e propositivos; que mais de 30% dos objetivos analisados não se constituem no estrito senso em objetivo de pesquisa; a fragilidade dos manuais de metodologia de pesquisa sobre o assunto. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-03-03 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/62 10.21713/2358-2332.2005.v2.62 |
url |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/62 |
identifier_str_mv |
10.21713/2358-2332.2005.v2.62 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/62/59 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pós-Graduação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pós-Graduação |
dc.source.none.fl_str_mv |
RBPG; v. 2, n. 3 (2005) Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 2, n. 3 (2005) 2358-2332 1806-8405 reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduação instname:CAPES instacron:CAPES |
reponame_str |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
collection |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
instname_str |
CAPES |
instacron_str |
CAPES |
institution |
CAPES |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1639987075120889856 |