DESAFIOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Varela, Danielle Santiago da Silva; Centro Universitário Católica de Quixadá
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Barbosa, Maria Udete Facundo, Machado, Maria de Fátima Antero S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Expressão Católica (Online)
Texto Completo: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1474
Resumo: O objetivo desta pesquisa é descrever as percepções docentes sobre os desafios da prática pedagógica no ensino superior. Tratou-se de um estudo qua- litativo, realizado com 06 professores de uma faculdade privada localizada em Quixadá, Ceará. Os desafios envolvem o despreparo do professor referente a metodologias, a avaliações e a técnicas de ensino. A influência do mundo mo- derno no processo de ensino também é um desafio, traz consigo questões tec- nológicas, e a sobrecarga de trabalho docente. Aponta-se a necessidade de for- mação pedagógica para professores universitários em cursos da área da saúde, a fim de encontrar subsídios para uma formação que atenda às necessidades do mundo na atualidade.
id CATOLICA_06548deb2bbc09d39d37797dcdcac531
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/1474
network_acronym_str CATOLICA
network_name_str Revista Expressão Católica (Online)
repository_id_str
spelling DESAFIOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIORCiências SociaisEducação Superior. Docentes. Ensino.O objetivo desta pesquisa é descrever as percepções docentes sobre os desafios da prática pedagógica no ensino superior. Tratou-se de um estudo qua- litativo, realizado com 06 professores de uma faculdade privada localizada em Quixadá, Ceará. Os desafios envolvem o despreparo do professor referente a metodologias, a avaliações e a técnicas de ensino. A influência do mundo mo- derno no processo de ensino também é um desafio, traz consigo questões tec- nológicas, e a sobrecarga de trabalho docente. Aponta-se a necessidade de for- mação pedagógica para professores universitários em cursos da área da saúde, a fim de encontrar subsídios para uma formação que atenda às necessidades do mundo na atualidade.Núcleo de Publicação UNICATÓLICAVarela, Danielle Santiago da Silva; Centro Universitário Católica de QuixadáBarbosa, Maria Udete FacundoMachado, Maria de Fátima Antero S.2017-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos de Revisão de Literaturaapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/147410.25190/rec.v5i1.1474Revista Expressão Católica; v. 5, n. 1 (2016): Revista Expressão Católica2357-848310.25190/rec.v5i1reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1474/1207/*ref*/ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P. Processos de ensinagem na Universidade. Joinvile: Univille. 2003./*ref*/BOAS, B. M. F. V. Práticas avaliativas no contexto do trabalho pedagógico universitário: formação da cidadania crítica. In: VEIGA, I. P. A.; NAVES, M. L. P. (orgs.). Currículo e avaliação na educação superior. Araraquara: Junqueira e Marin, 2005./*ref*/BRASIL. Lei 9394. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – promulgada em 20 de dezembro de 1996. Disponível em <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 10 jan. 2015./*ref*/BRITO, G. S.; BOENO, R. K. S.; BOENO, R. K. A inserção de tecnologias na prática docente: fazendo o mesmo de forma diferente. In: XII APEND SUL. Seminário de pesquisa em educação da região sul. 2012./*ref*/COMIN, F. S.; INOCENTE, D. F.; MATIAS, A. B. Análise de ferramentas de interação e comunicação em ambiente virtual de aprendizagem a partir de contribuições de Bakhtin. Educação: teoria e prática, v. 19, n. 32, p. 173-89, jan./jun. 2009./*ref*/FRANCO, M. A. R. S. Pedagogia e prática docente. São Paulo: Cortez. 2012./*ref*/FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra. 2011./*ref*/______. Educação e Mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2013. Recurso eletrônico./*ref*/GIL, A. C. Metodologia do ensino superior. 4. ed. São Paulo: Atlas. 2009./*ref*/INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA – INEP. Censo da educação superior 2012: resumo técnico. Brasília. 2014./*ref*/LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011./*ref*/MASETTO, M. T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus editorial, 2012./*ref*/MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 8 ed. São Paulo: HUCITEC, 2013./*ref*/MITRE, S. M.; Batista, R. S.; MENDONÇA, J. M. G.; PINTO, N. M. M.; MEIRELLES, C. A. B.; PORTO, P. C.; MOREIRA, T.; HOFFMANN, L. M. A. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciência e Saúde Coletiva, v. 13, n. 2, p. 2133-2144, 2008./*ref*/OLIVEIRA, V. S. Ser bacharel e professor: sentidos e relações entre o bacharelado e a docência universitária. 246f. Tese (Doutorado em Educação) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011./*ref*/PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. C. Docência no ensino superior. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2010./*ref*/PINHEIRO, P. M.; SANTOS, R. R. Avaliação da aprendizagem no ensino superior: perspectivas críticas ou técnicas? Polyphonía, v. 23, n.1, p. 39-55, jan./jul., 2012./*ref*/PRADO, R. A. N.; PRADO, M. S. A precarização das relações de trabalho do professor em face da regulamentação do trabalho docente no Brasil. Trabalho e Educação, Belo Horizonte, v.22, n.1, p.169-182, jan./abr. 2013./*ref*/RAUBER, A. M. T. R. Avaliação da aprendizagem: base para a construção do conhecimento. Dourados: Caio Cezar Melo Ferri Editor, 2014./*ref*/SANTOS, E. A. G.; FIGHERA, A. C. M. A formação docente no ensino superior: processos formativos e aprendizagem da docência. In: XII APEND SUL. Seminário de pesquisa em educação da região sul, 2012./*ref*/SALES, M. P. S.; MACHADO, L. B. Docência no ensino superior: novo contexto, novas configurações e representações. Atos de Pesquisa em Educação, v. 8, n. 2, p. 500-529, mai./ago., 2013./*ref*/SEVERINO, A. J. Expansão do ensino superior: contextos, desafios, possibilidades. Revista Avaliação, Sorocaba, v. 14, n. 2, p. 253-266, jul. 2009.Direitos autorais 2016 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-30T18:29:01Zoai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/1474Revistahttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oaisuportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br||2357-84832237-8782opendoar:2018-04-30T18:29:01Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false
dc.title.none.fl_str_mv DESAFIOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR
title DESAFIOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR
spellingShingle DESAFIOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR
Varela, Danielle Santiago da Silva; Centro Universitário Católica de Quixadá
Ciências Sociais
Educação Superior. Docentes. Ensino.
title_short DESAFIOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR
title_full DESAFIOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR
title_fullStr DESAFIOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR
title_full_unstemmed DESAFIOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR
title_sort DESAFIOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR
author Varela, Danielle Santiago da Silva; Centro Universitário Católica de Quixadá
author_facet Varela, Danielle Santiago da Silva; Centro Universitário Católica de Quixadá
Barbosa, Maria Udete Facundo
Machado, Maria de Fátima Antero S.
author_role author
author2 Barbosa, Maria Udete Facundo
Machado, Maria de Fátima Antero S.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Varela, Danielle Santiago da Silva; Centro Universitário Católica de Quixadá
Barbosa, Maria Udete Facundo
Machado, Maria de Fátima Antero S.
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais
Educação Superior. Docentes. Ensino.
topic Ciências Sociais
Educação Superior. Docentes. Ensino.
description O objetivo desta pesquisa é descrever as percepções docentes sobre os desafios da prática pedagógica no ensino superior. Tratou-se de um estudo qua- litativo, realizado com 06 professores de uma faculdade privada localizada em Quixadá, Ceará. Os desafios envolvem o despreparo do professor referente a metodologias, a avaliações e a técnicas de ensino. A influência do mundo mo- derno no processo de ensino também é um desafio, traz consigo questões tec- nológicas, e a sobrecarga de trabalho docente. Aponta-se a necessidade de for- mação pedagógica para professores universitários em cursos da área da saúde, a fim de encontrar subsídios para uma formação que atenda às necessidades do mundo na atualidade.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos de Revisão de Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1474
10.25190/rec.v5i1.1474
url http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1474
identifier_str_mv 10.25190/rec.v5i1.1474
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1474/1207
/*ref*/ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P. Processos de ensinagem na Universidade. Joinvile: Univille. 2003.
/*ref*/BOAS, B. M. F. V. Práticas avaliativas no contexto do trabalho pedagógico universitário: formação da cidadania crítica. In: VEIGA, I. P. A.; NAVES, M. L. P. (orgs.). Currículo e avaliação na educação superior. Araraquara: Junqueira e Marin, 2005.
/*ref*/BRASIL. Lei 9394. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – promulgada em 20 de dezembro de 1996. Disponível em <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 10 jan. 2015.
/*ref*/BRITO, G. S.; BOENO, R. K. S.; BOENO, R. K. A inserção de tecnologias na prática docente: fazendo o mesmo de forma diferente. In: XII APEND SUL. Seminário de pesquisa em educação da região sul. 2012.
/*ref*/COMIN, F. S.; INOCENTE, D. F.; MATIAS, A. B. Análise de ferramentas de interação e comunicação em ambiente virtual de aprendizagem a partir de contribuições de Bakhtin. Educação: teoria e prática, v. 19, n. 32, p. 173-89, jan./jun. 2009.
/*ref*/FRANCO, M. A. R. S. Pedagogia e prática docente. São Paulo: Cortez. 2012.
/*ref*/FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra. 2011.
/*ref*/______. Educação e Mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2013. Recurso eletrônico.
/*ref*/GIL, A. C. Metodologia do ensino superior. 4. ed. São Paulo: Atlas. 2009.
/*ref*/INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA – INEP. Censo da educação superior 2012: resumo técnico. Brasília. 2014.
/*ref*/LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011.
/*ref*/MASETTO, M. T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus editorial, 2012.
/*ref*/MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 8 ed. São Paulo: HUCITEC, 2013.
/*ref*/MITRE, S. M.; Batista, R. S.; MENDONÇA, J. M. G.; PINTO, N. M. M.; MEIRELLES, C. A. B.; PORTO, P. C.; MOREIRA, T.; HOFFMANN, L. M. A. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciência e Saúde Coletiva, v. 13, n. 2, p. 2133-2144, 2008.
/*ref*/OLIVEIRA, V. S. Ser bacharel e professor: sentidos e relações entre o bacharelado e a docência universitária. 246f. Tese (Doutorado em Educação) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011.
/*ref*/PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. C. Docência no ensino superior. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
/*ref*/PINHEIRO, P. M.; SANTOS, R. R. Avaliação da aprendizagem no ensino superior: perspectivas críticas ou técnicas? Polyphonía, v. 23, n.1, p. 39-55, jan./jul., 2012.
/*ref*/PRADO, R. A. N.; PRADO, M. S. A precarização das relações de trabalho do professor em face da regulamentação do trabalho docente no Brasil. Trabalho e Educação, Belo Horizonte, v.22, n.1, p.169-182, jan./abr. 2013.
/*ref*/RAUBER, A. M. T. R. Avaliação da aprendizagem: base para a construção do conhecimento. Dourados: Caio Cezar Melo Ferri Editor, 2014.
/*ref*/SANTOS, E. A. G.; FIGHERA, A. C. M. A formação docente no ensino superior: processos formativos e aprendizagem da docência. In: XII APEND SUL. Seminário de pesquisa em educação da região sul, 2012.
/*ref*/SALES, M. P. S.; MACHADO, L. B. Docência no ensino superior: novo contexto, novas configurações e representações. Atos de Pesquisa em Educação, v. 8, n. 2, p. 500-529, mai./ago., 2013.
/*ref*/SEVERINO, A. J. Expansão do ensino superior: contextos, desafios, possibilidades. Revista Avaliação, Sorocaba, v. 14, n. 2, p. 253-266, jul. 2009.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Revista Expressão Católica
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Revista Expressão Católica
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Publicação UNICATÓLICA
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Publicação UNICATÓLICA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Expressão Católica; v. 5, n. 1 (2016): Revista Expressão Católica
2357-8483
10.25190/rec.v5i1
reponame:Revista Expressão Católica (Online)
instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
instacron:Unicatólica
instname_str Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
instacron_str Unicatólica
institution Unicatólica
reponame_str Revista Expressão Católica (Online)
collection Revista Expressão Católica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
repository.mail.fl_str_mv suportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br||
_version_ 1754826421106114560