DESAFIOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Expressão Católica (Online) |
Texto Completo: | http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1474 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa é descrever as percepções docentes sobre os desafios da prática pedagógica no ensino superior. Tratou-se de um estudo qua- litativo, realizado com 06 professores de uma faculdade privada localizada em Quixadá, Ceará. Os desafios envolvem o despreparo do professor referente a metodologias, a avaliações e a técnicas de ensino. A influência do mundo mo- derno no processo de ensino também é um desafio, traz consigo questões tec- nológicas, e a sobrecarga de trabalho docente. Aponta-se a necessidade de for- mação pedagógica para professores universitários em cursos da área da saúde, a fim de encontrar subsídios para uma formação que atenda às necessidades do mundo na atualidade. |
id |
CATOLICA_06548deb2bbc09d39d37797dcdcac531 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/1474 |
network_acronym_str |
CATOLICA |
network_name_str |
Revista Expressão Católica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
DESAFIOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIORCiências SociaisEducação Superior. Docentes. Ensino.O objetivo desta pesquisa é descrever as percepções docentes sobre os desafios da prática pedagógica no ensino superior. Tratou-se de um estudo qua- litativo, realizado com 06 professores de uma faculdade privada localizada em Quixadá, Ceará. Os desafios envolvem o despreparo do professor referente a metodologias, a avaliações e a técnicas de ensino. A influência do mundo mo- derno no processo de ensino também é um desafio, traz consigo questões tec- nológicas, e a sobrecarga de trabalho docente. Aponta-se a necessidade de for- mação pedagógica para professores universitários em cursos da área da saúde, a fim de encontrar subsídios para uma formação que atenda às necessidades do mundo na atualidade.Núcleo de Publicação UNICATÓLICAVarela, Danielle Santiago da Silva; Centro Universitário Católica de QuixadáBarbosa, Maria Udete FacundoMachado, Maria de Fátima Antero S.2017-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos de Revisão de Literaturaapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/147410.25190/rec.v5i1.1474Revista Expressão Católica; v. 5, n. 1 (2016): Revista Expressão Católica2357-848310.25190/rec.v5i1reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1474/1207/*ref*/ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P. Processos de ensinagem na Universidade. Joinvile: Univille. 2003./*ref*/BOAS, B. M. F. V. Práticas avaliativas no contexto do trabalho pedagógico universitário: formação da cidadania crítica. In: VEIGA, I. P. A.; NAVES, M. L. P. (orgs.). Currículo e avaliação na educação superior. Araraquara: Junqueira e Marin, 2005./*ref*/BRASIL. Lei 9394. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – promulgada em 20 de dezembro de 1996. Disponível em <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 10 jan. 2015./*ref*/BRITO, G. S.; BOENO, R. K. S.; BOENO, R. K. A inserção de tecnologias na prática docente: fazendo o mesmo de forma diferente. In: XII APEND SUL. Seminário de pesquisa em educação da região sul. 2012./*ref*/COMIN, F. S.; INOCENTE, D. F.; MATIAS, A. B. Análise de ferramentas de interação e comunicação em ambiente virtual de aprendizagem a partir de contribuições de Bakhtin. Educação: teoria e prática, v. 19, n. 32, p. 173-89, jan./jun. 2009./*ref*/FRANCO, M. A. R. S. Pedagogia e prática docente. São Paulo: Cortez. 2012./*ref*/FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra. 2011./*ref*/______. Educação e Mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2013. Recurso eletrônico./*ref*/GIL, A. C. Metodologia do ensino superior. 4. ed. São Paulo: Atlas. 2009./*ref*/INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA – INEP. Censo da educação superior 2012: resumo técnico. Brasília. 2014./*ref*/LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011./*ref*/MASETTO, M. T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus editorial, 2012./*ref*/MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 8 ed. São Paulo: HUCITEC, 2013./*ref*/MITRE, S. M.; Batista, R. S.; MENDONÇA, J. M. G.; PINTO, N. M. M.; MEIRELLES, C. A. B.; PORTO, P. C.; MOREIRA, T.; HOFFMANN, L. M. A. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciência e Saúde Coletiva, v. 13, n. 2, p. 2133-2144, 2008./*ref*/OLIVEIRA, V. S. Ser bacharel e professor: sentidos e relações entre o bacharelado e a docência universitária. 246f. Tese (Doutorado em Educação) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011./*ref*/PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. C. Docência no ensino superior. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2010./*ref*/PINHEIRO, P. M.; SANTOS, R. R. Avaliação da aprendizagem no ensino superior: perspectivas críticas ou técnicas? Polyphonía, v. 23, n.1, p. 39-55, jan./jul., 2012./*ref*/PRADO, R. A. N.; PRADO, M. S. A precarização das relações de trabalho do professor em face da regulamentação do trabalho docente no Brasil. Trabalho e Educação, Belo Horizonte, v.22, n.1, p.169-182, jan./abr. 2013./*ref*/RAUBER, A. M. T. R. Avaliação da aprendizagem: base para a construção do conhecimento. Dourados: Caio Cezar Melo Ferri Editor, 2014./*ref*/SANTOS, E. A. G.; FIGHERA, A. C. M. A formação docente no ensino superior: processos formativos e aprendizagem da docência. In: XII APEND SUL. Seminário de pesquisa em educação da região sul, 2012./*ref*/SALES, M. P. S.; MACHADO, L. B. Docência no ensino superior: novo contexto, novas configurações e representações. Atos de Pesquisa em Educação, v. 8, n. 2, p. 500-529, mai./ago., 2013./*ref*/SEVERINO, A. J. Expansão do ensino superior: contextos, desafios, possibilidades. Revista Avaliação, Sorocaba, v. 14, n. 2, p. 253-266, jul. 2009.Direitos autorais 2016 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-30T18:29:01Zoai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/1474Revistahttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oaisuportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br||2357-84832237-8782opendoar:2018-04-30T18:29:01Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DESAFIOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR |
title |
DESAFIOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR |
spellingShingle |
DESAFIOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR Varela, Danielle Santiago da Silva; Centro Universitário Católica de Quixadá Ciências Sociais Educação Superior. Docentes. Ensino. |
title_short |
DESAFIOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR |
title_full |
DESAFIOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR |
title_fullStr |
DESAFIOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR |
title_full_unstemmed |
DESAFIOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR |
title_sort |
DESAFIOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR |
author |
Varela, Danielle Santiago da Silva; Centro Universitário Católica de Quixadá |
author_facet |
Varela, Danielle Santiago da Silva; Centro Universitário Católica de Quixadá Barbosa, Maria Udete Facundo Machado, Maria de Fátima Antero S. |
author_role |
author |
author2 |
Barbosa, Maria Udete Facundo Machado, Maria de Fátima Antero S. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Varela, Danielle Santiago da Silva; Centro Universitário Católica de Quixadá Barbosa, Maria Udete Facundo Machado, Maria de Fátima Antero S. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Sociais Educação Superior. Docentes. Ensino. |
topic |
Ciências Sociais Educação Superior. Docentes. Ensino. |
description |
O objetivo desta pesquisa é descrever as percepções docentes sobre os desafios da prática pedagógica no ensino superior. Tratou-se de um estudo qua- litativo, realizado com 06 professores de uma faculdade privada localizada em Quixadá, Ceará. Os desafios envolvem o despreparo do professor referente a metodologias, a avaliações e a técnicas de ensino. A influência do mundo mo- derno no processo de ensino também é um desafio, traz consigo questões tec- nológicas, e a sobrecarga de trabalho docente. Aponta-se a necessidade de for- mação pedagógica para professores universitários em cursos da área da saúde, a fim de encontrar subsídios para uma formação que atenda às necessidades do mundo na atualidade. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigos de Revisão de Literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1474 10.25190/rec.v5i1.1474 |
url |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1474 |
identifier_str_mv |
10.25190/rec.v5i1.1474 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1474/1207 /*ref*/ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P. Processos de ensinagem na Universidade. Joinvile: Univille. 2003. /*ref*/BOAS, B. M. F. V. Práticas avaliativas no contexto do trabalho pedagógico universitário: formação da cidadania crítica. In: VEIGA, I. P. A.; NAVES, M. L. P. (orgs.). Currículo e avaliação na educação superior. Araraquara: Junqueira e Marin, 2005. /*ref*/BRASIL. Lei 9394. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – promulgada em 20 de dezembro de 1996. Disponível em <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 10 jan. 2015. /*ref*/BRITO, G. S.; BOENO, R. K. S.; BOENO, R. K. A inserção de tecnologias na prática docente: fazendo o mesmo de forma diferente. In: XII APEND SUL. Seminário de pesquisa em educação da região sul. 2012. /*ref*/COMIN, F. S.; INOCENTE, D. F.; MATIAS, A. B. Análise de ferramentas de interação e comunicação em ambiente virtual de aprendizagem a partir de contribuições de Bakhtin. Educação: teoria e prática, v. 19, n. 32, p. 173-89, jan./jun. 2009. /*ref*/FRANCO, M. A. R. S. Pedagogia e prática docente. São Paulo: Cortez. 2012. /*ref*/FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra. 2011. /*ref*/______. Educação e Mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2013. Recurso eletrônico. /*ref*/GIL, A. C. Metodologia do ensino superior. 4. ed. São Paulo: Atlas. 2009. /*ref*/INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA – INEP. Censo da educação superior 2012: resumo técnico. Brasília. 2014. /*ref*/LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011. /*ref*/MASETTO, M. T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus editorial, 2012. /*ref*/MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 8 ed. São Paulo: HUCITEC, 2013. /*ref*/MITRE, S. M.; Batista, R. S.; MENDONÇA, J. M. G.; PINTO, N. M. M.; MEIRELLES, C. A. B.; PORTO, P. C.; MOREIRA, T.; HOFFMANN, L. M. A. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciência e Saúde Coletiva, v. 13, n. 2, p. 2133-2144, 2008. /*ref*/OLIVEIRA, V. S. Ser bacharel e professor: sentidos e relações entre o bacharelado e a docência universitária. 246f. Tese (Doutorado em Educação) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011. /*ref*/PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. C. Docência no ensino superior. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2010. /*ref*/PINHEIRO, P. M.; SANTOS, R. R. Avaliação da aprendizagem no ensino superior: perspectivas críticas ou técnicas? Polyphonía, v. 23, n.1, p. 39-55, jan./jul., 2012. /*ref*/PRADO, R. A. N.; PRADO, M. S. A precarização das relações de trabalho do professor em face da regulamentação do trabalho docente no Brasil. Trabalho e Educação, Belo Horizonte, v.22, n.1, p.169-182, jan./abr. 2013. /*ref*/RAUBER, A. M. T. R. Avaliação da aprendizagem: base para a construção do conhecimento. Dourados: Caio Cezar Melo Ferri Editor, 2014. /*ref*/SANTOS, E. A. G.; FIGHERA, A. C. M. A formação docente no ensino superior: processos formativos e aprendizagem da docência. In: XII APEND SUL. Seminário de pesquisa em educação da região sul, 2012. /*ref*/SALES, M. P. S.; MACHADO, L. B. Docência no ensino superior: novo contexto, novas configurações e representações. Atos de Pesquisa em Educação, v. 8, n. 2, p. 500-529, mai./ago., 2013. /*ref*/SEVERINO, A. J. Expansão do ensino superior: contextos, desafios, possibilidades. Revista Avaliação, Sorocaba, v. 14, n. 2, p. 253-266, jul. 2009. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Revista Expressão Católica http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Revista Expressão Católica http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Publicação UNICATÓLICA |
publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Publicação UNICATÓLICA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Expressão Católica; v. 5, n. 1 (2016): Revista Expressão Católica 2357-8483 10.25190/rec.v5i1 reponame:Revista Expressão Católica (Online) instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) instacron:Unicatólica |
instname_str |
Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) |
instacron_str |
Unicatólica |
institution |
Unicatólica |
reponame_str |
Revista Expressão Católica (Online) |
collection |
Revista Expressão Católica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) |
repository.mail.fl_str_mv |
suportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br|| |
_version_ |
1754826421106114560 |