AVALIAÇÃO DOS DESAFIOS RELACIONADOS ÀS PRÁTICAS DOCENTES EM INSTITUIÇÕES DO ENSINO SUPERIOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Expressão Católica (Online) |
Texto Completo: | http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1283 |
Resumo: | Ao adentrar na área da docência, o professor tem como necessidade agregar conhecimentos diversos a fim de proporcionar conhecimentos teóricos e práticos que possam subsidiar a integração entre ensino, pesquisa e extensão como uma das metas para que os discentes aproximem-se do conhecimento ideal propagado pela Universidade. O incentivo à prática docente deve interligar teoria e prática, instigando nos alunos (graduandos) a execução e aperfeiçoamento de suas práticas pedagógicas. A importância da disciplina de didática no contexto educacional atual seria identificar, elucidar e explicar sua própria concepção de ensino; compreender as dimensões teóricas do sócio-construtivismo aplicado ao ensino escolar; compreender o planejamento como um processo constante de reflexão sobre a prática, repensando o planejamento/organização do ensino e seus elementos diante das emergências do trabalho docente na realidade atual. Todo o aprendizado se torna mais fácil quando o professor possui técnicas de ensino que facilitam o entendimento do aluno. Ressalta-se a importância da capacitação pedagógica do professor com recursos inovadores de maneira eficaz para que possa ocorrer um aprendizado significativo. Caracterizando esse processo como contínuo e essencial a formação da sua identidade como profissional do magistério contribuindo para a formação docente, ampliando desafios e incentivando-os a compreensão do ensino como uma realidade social, desenvolvendo a prática reflexiva à própria atividade pedagógica, transformando assim, seus saberes-fazeres. |
id |
Católica_478275ccfa8b2364b86c7442a7637ce1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/1283 |
network_acronym_str |
Católica |
network_name_str |
Revista Expressão Católica (Online) |
spelling |
AVALIAÇÃO DOS DESAFIOS RELACIONADOS ÀS PRÁTICAS DOCENTES EM INSTITUIÇÕES DO ENSINO SUPERIORCiências SociaisDidática. Docência. Ensino superior.Ao adentrar na área da docência, o professor tem como necessidade agregar conhecimentos diversos a fim de proporcionar conhecimentos teóricos e práticos que possam subsidiar a integração entre ensino, pesquisa e extensão como uma das metas para que os discentes aproximem-se do conhecimento ideal propagado pela Universidade. O incentivo à prática docente deve interligar teoria e prática, instigando nos alunos (graduandos) a execução e aperfeiçoamento de suas práticas pedagógicas. A importância da disciplina de didática no contexto educacional atual seria identificar, elucidar e explicar sua própria concepção de ensino; compreender as dimensões teóricas do sócio-construtivismo aplicado ao ensino escolar; compreender o planejamento como um processo constante de reflexão sobre a prática, repensando o planejamento/organização do ensino e seus elementos diante das emergências do trabalho docente na realidade atual. Todo o aprendizado se torna mais fácil quando o professor possui técnicas de ensino que facilitam o entendimento do aluno. Ressalta-se a importância da capacitação pedagógica do professor com recursos inovadores de maneira eficaz para que possa ocorrer um aprendizado significativo. Caracterizando esse processo como contínuo e essencial a formação da sua identidade como profissional do magistério contribuindo para a formação docente, ampliando desafios e incentivando-os a compreensão do ensino como uma realidade social, desenvolvendo a prática reflexiva à própria atividade pedagógica, transformando assim, seus saberes-fazeres.Núcleo de Publicação UNICATÓLICAAlves, Liduína Lopes; Centro Universitário Católica de QuixadáSilva, Denize de MeloSilva, Carla Dornelles daMarinho, Gabrielle SilvaTahim, Ana Paula Vasconcelos de OliveiraLima, Marcos Antonio Martins2012-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos de Revisão de Literaturaapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/128310.25190/rec.v1i1.1283Revista Expressão Católica; v. 1, n. 1 (2012): Revista Expressão Católica2357-848310.25190/rec.v1i1reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1283/1046/*ref*/CASTR0, AMÉLIA. A trajetória histórica da didática. Publicação: Série Idéias n. 11. São Paulo: FDE, 1991, p.15-25./*ref*/DA CUNHA, M. I. Ensino como mediação da formação do professor universitário. In: MOROSINI, M. C. (Org.). Professor do ensino superior: identidade, docência e formação. 2000. Disponível em: <http://www.inep.gov.br> Acesso em: 10 nov. 2011./*ref*/FERREIRA. Aurélio, B. H. Aurélio - O dicionário da língua portuguesa. Ed. Positivo, Rio de Janeiro, 2004./*ref*/FREIRE, PAULO. Pedagogia da autonomia. Ano da Publicação Original: 1996./*ref*/GIL, A. C. O que didática do Ensino Superior. In: _____. Didática do ensino Superior. 1 ed. São Paulo: Atlas, 2008. Cap. 1, p. 1-17./*ref*/LIBÂNEO, J. C. Didática: Teoria da Instrução e do Ensino. In: ________. Didática. São Paulo: Cortez, 1991. Cap. 3, p.49-76./*ref*/PACHANE, G. G. PEREIRA, E. M. A. A Importância da formação didático-pedagógica e a construção de um novo perfil para docentes universitários. Revista Iberoamericana de Educación (online), Iberoamérica, v. 33, n.1, p. 1-13, 2004. Disponível em <http://www.campus-oei.org/revista/edu_sup26.htm> Acesso em: 02 nov. 2011./*ref*/PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência das aprendizagens- entre duas lógicas; trad. Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999./*ref*/TEIXEIRA, Gilberto. O Processo ensino-aprendizagem e o papel do professor como gestor do pensar. Disponível em <http://www.serprofessoruniversitario.pro.br/ler.php?modulo=7&texto=1506>. Acesso em: 15 nov 2011./*ref*/THERRIEN, Jacques. Docência universitária: instrução ou formação? Fortaleza, 2009. Notas de aula.Direitos autorais 2012 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-06T10:29:07Zhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oai2357-84832237-8782opendoar:2020-05-06 10:29:08.765Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AVALIAÇÃO DOS DESAFIOS RELACIONADOS ÀS PRÁTICAS DOCENTES EM INSTITUIÇÕES DO ENSINO SUPERIOR |
title |
AVALIAÇÃO DOS DESAFIOS RELACIONADOS ÀS PRÁTICAS DOCENTES EM INSTITUIÇÕES DO ENSINO SUPERIOR |
spellingShingle |
AVALIAÇÃO DOS DESAFIOS RELACIONADOS ÀS PRÁTICAS DOCENTES EM INSTITUIÇÕES DO ENSINO SUPERIOR Alves, Liduína Lopes; Centro Universitário Católica de Quixadá Ciências Sociais Didática. Docência. Ensino superior. |
title_short |
AVALIAÇÃO DOS DESAFIOS RELACIONADOS ÀS PRÁTICAS DOCENTES EM INSTITUIÇÕES DO ENSINO SUPERIOR |
title_full |
AVALIAÇÃO DOS DESAFIOS RELACIONADOS ÀS PRÁTICAS DOCENTES EM INSTITUIÇÕES DO ENSINO SUPERIOR |
title_fullStr |
AVALIAÇÃO DOS DESAFIOS RELACIONADOS ÀS PRÁTICAS DOCENTES EM INSTITUIÇÕES DO ENSINO SUPERIOR |
title_full_unstemmed |
AVALIAÇÃO DOS DESAFIOS RELACIONADOS ÀS PRÁTICAS DOCENTES EM INSTITUIÇÕES DO ENSINO SUPERIOR |
title_sort |
AVALIAÇÃO DOS DESAFIOS RELACIONADOS ÀS PRÁTICAS DOCENTES EM INSTITUIÇÕES DO ENSINO SUPERIOR |
author |
Alves, Liduína Lopes; Centro Universitário Católica de Quixadá |
author_facet |
Alves, Liduína Lopes; Centro Universitário Católica de Quixadá Silva, Denize de Melo Silva, Carla Dornelles da Marinho, Gabrielle Silva Tahim, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira Lima, Marcos Antonio Martins |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Denize de Melo Silva, Carla Dornelles da Marinho, Gabrielle Silva Tahim, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira Lima, Marcos Antonio Martins |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Liduína Lopes; Centro Universitário Católica de Quixadá Silva, Denize de Melo Silva, Carla Dornelles da Marinho, Gabrielle Silva Tahim, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira Lima, Marcos Antonio Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Sociais Didática. Docência. Ensino superior. |
topic |
Ciências Sociais Didática. Docência. Ensino superior. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Ao adentrar na área da docência, o professor tem como necessidade agregar conhecimentos diversos a fim de proporcionar conhecimentos teóricos e práticos que possam subsidiar a integração entre ensino, pesquisa e extensão como uma das metas para que os discentes aproximem-se do conhecimento ideal propagado pela Universidade. O incentivo à prática docente deve interligar teoria e prática, instigando nos alunos (graduandos) a execução e aperfeiçoamento de suas práticas pedagógicas. A importância da disciplina de didática no contexto educacional atual seria identificar, elucidar e explicar sua própria concepção de ensino; compreender as dimensões teóricas do sócio-construtivismo aplicado ao ensino escolar; compreender o planejamento como um processo constante de reflexão sobre a prática, repensando o planejamento/organização do ensino e seus elementos diante das emergências do trabalho docente na realidade atual. Todo o aprendizado se torna mais fácil quando o professor possui técnicas de ensino que facilitam o entendimento do aluno. Ressalta-se a importância da capacitação pedagógica do professor com recursos inovadores de maneira eficaz para que possa ocorrer um aprendizado significativo. Caracterizando esse processo como contínuo e essencial a formação da sua identidade como profissional do magistério contribuindo para a formação docente, ampliando desafios e incentivando-os a compreensão do ensino como uma realidade social, desenvolvendo a prática reflexiva à própria atividade pedagógica, transformando assim, seus saberes-fazeres. |
description |
Ao adentrar na área da docência, o professor tem como necessidade agregar conhecimentos diversos a fim de proporcionar conhecimentos teóricos e práticos que possam subsidiar a integração entre ensino, pesquisa e extensão como uma das metas para que os discentes aproximem-se do conhecimento ideal propagado pela Universidade. O incentivo à prática docente deve interligar teoria e prática, instigando nos alunos (graduandos) a execução e aperfeiçoamento de suas práticas pedagógicas. A importância da disciplina de didática no contexto educacional atual seria identificar, elucidar e explicar sua própria concepção de ensino; compreender as dimensões teóricas do sócio-construtivismo aplicado ao ensino escolar; compreender o planejamento como um processo constante de reflexão sobre a prática, repensando o planejamento/organização do ensino e seus elementos diante das emergências do trabalho docente na realidade atual. Todo o aprendizado se torna mais fácil quando o professor possui técnicas de ensino que facilitam o entendimento do aluno. Ressalta-se a importância da capacitação pedagógica do professor com recursos inovadores de maneira eficaz para que possa ocorrer um aprendizado significativo. Caracterizando esse processo como contínuo e essencial a formação da sua identidade como profissional do magistério contribuindo para a formação docente, ampliando desafios e incentivando-os a compreensão do ensino como uma realidade social, desenvolvendo a prática reflexiva à própria atividade pedagógica, transformando assim, seus saberes-fazeres. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigos de Revisão de Literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1283 10.25190/rec.v1i1.1283 |
url |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1283 |
identifier_str_mv |
10.25190/rec.v1i1.1283 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1283/1046 /*ref*/CASTR0, AMÉLIA. A trajetória histórica da didática. Publicação: Série Idéias n. 11. São Paulo: FDE, 1991, p.15-25. /*ref*/DA CUNHA, M. I. Ensino como mediação da formação do professor universitário. In: MOROSINI, M. C. (Org.). Professor do ensino superior: identidade, docência e formação. 2000. Disponível em: <http://www.inep.gov.br> Acesso em: 10 nov. 2011. /*ref*/FERREIRA. Aurélio, B. H. Aurélio - O dicionário da língua portuguesa. Ed. Positivo, Rio de Janeiro, 2004. /*ref*/FREIRE, PAULO. Pedagogia da autonomia. Ano da Publicação Original: 1996. /*ref*/GIL, A. C. O que didática do Ensino Superior. In: _____. Didática do ensino Superior. 1 ed. São Paulo: Atlas, 2008. Cap. 1, p. 1-17. /*ref*/LIBÂNEO, J. C. Didática: Teoria da Instrução e do Ensino. In: ________. Didática. São Paulo: Cortez, 1991. Cap. 3, p.49-76. /*ref*/PACHANE, G. G. PEREIRA, E. M. A. A Importância da formação didático-pedagógica e a construção de um novo perfil para docentes universitários. Revista Iberoamericana de Educación (online), Iberoamérica, v. 33, n.1, p. 1-13, 2004. Disponível em <http://www.campus-oei.org/revista/edu_sup26.htm> Acesso em: 02 nov. 2011. /*ref*/PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência das aprendizagens- entre duas lógicas; trad. Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999. /*ref*/TEIXEIRA, Gilberto. O Processo ensino-aprendizagem e o papel do professor como gestor do pensar. Disponível em <http://www.serprofessoruniversitario.pro.br/ler.php?modulo=7&texto=1506>. Acesso em: 15 nov 2011. /*ref*/THERRIEN, Jacques. Docência universitária: instrução ou formação? Fortaleza, 2009. Notas de aula. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2012 Revista Expressão Católica http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2012 Revista Expressão Católica http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Publicação UNICATÓLICA |
publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Publicação UNICATÓLICA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Expressão Católica; v. 1, n. 1 (2012): Revista Expressão Católica 2357-8483 10.25190/rec.v1i1 reponame:Revista Expressão Católica (Online) instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) instacron:Unicatólica |
reponame_str |
Revista Expressão Católica (Online) |
collection |
Revista Expressão Católica (Online) |
instname_str |
Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) |
instacron_str |
Unicatólica |
institution |
Unicatólica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1665948716431835136 |