AVALIAÇÃO DOS DESAFIOS RELACIONADOS ÀS PRÁTICAS DOCENTES EM INSTITUIÇÕES DO ENSINO SUPERIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Liduína Lopes; Centro Universitário Católica de Quixadá
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Silva, Denize de Melo, Silva, Carla Dornelles da, Marinho, Gabrielle Silva, Tahim, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira, Lima, Marcos Antonio Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Expressão Católica (Online)
Texto Completo: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1283
Resumo: Ao adentrar na área da docência, o professor tem como necessidade agregar conhecimentos diversos a fim de proporcionar conhecimentos teóricos e práticos que possam subsidiar a integração entre ensino, pesquisa e extensão como uma das metas para que os discentes aproximem-se do conhecimento ideal propagado pela Universidade. O incentivo à prática docente deve interligar teoria e prática, instigando nos alunos (graduandos) a execução e aperfeiçoamento de suas práticas pedagógicas. A importância da disciplina de didática no contexto educacional atual seria identificar, elucidar e explicar sua própria concepção de ensino; compreender as dimensões teóricas do sócio-construtivismo aplicado ao ensino escolar; compreender o planejamento como um processo constante de reflexão sobre a prática, repensando o planejamento/organização do ensino e seus elementos diante das emergências do trabalho docente na realidade atual. Todo o aprendizado se torna mais fácil quando o professor possui técnicas de ensino que facilitam o entendimento do aluno. Ressalta-se a importância da capacitação pedagógica do professor com recursos inovadores de maneira eficaz para que possa ocorrer um aprendizado significativo. Caracterizando esse processo como contínuo e essencial a formação da sua identidade como profissional do magistério contribuindo para a formação docente, ampliando desafios e incentivando-os a compreensão do ensino como uma realidade social, desenvolvendo a prática reflexiva à própria atividade pedagógica, transformando assim, seus saberes-fazeres.
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description Ao adentrar na área da docência, o professor tem como necessidade agregar conhecimentos diversos a fim de proporcionar conhecimentos teóricos e práticos que possam subsidiar a integração entre ensino, pesquisa e extensão como uma das metas para que os discentes aproximem-se do conhecimento ideal propagado pela Universidade. O incentivo à prática docente deve interligar teoria e prática, instigando nos alunos (graduandos) a execução e aperfeiçoamento de suas práticas pedagógicas. A importância da disciplina de didática no contexto educacional atual seria identificar, elucidar e explicar sua própria concepção de ensino; compreender as dimensões teóricas do sócio-construtivismo aplicado ao ensino escolar; compreender o planejamento como um processo constante de reflexão sobre a prática, repensando o planejamento/organização do ensino e seus elementos diante das emergências do trabalho docente na realidade atual. Todo o aprendizado se torna mais fácil quando o professor possui técnicas de ensino que facilitam o entendimento do aluno. Ressalta-se a importância da capacitação pedagógica do professor com recursos inovadores de maneira eficaz para que possa ocorrer um aprendizado significativo. Caracterizando esse processo como contínuo e essencial a formação da sua identidade como profissional do magistério contribuindo para a formação docente, ampliando desafios e incentivando-os a compreensão do ensino como uma realidade social, desenvolvendo a prática reflexiva à própria atividade pedagógica, transformando assim, seus saberes-fazeres.
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