CURRÍCULO E MULTICULTURALISMO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA PLURAL (CONVITE AO RESGATE DAS VOZES SILENCIADAS NO TERRITÓRIO ESCOLAR)
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Data de Publicação: | 2020 |
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Título da fonte: | Revista Expressão Católica (Online) |
Texto Completo: | http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/3881 |
Resumo: | O presente texto resulta de um conjunto de meditações sobre a organização e processos escolares que temos observado e vindo a realizar, assim como das diferentes oportunidades de formação e de aprendizagem de que temos usufruído no âmbito das Ciências da Educação e dos Estudos Curriculares em particular. Trata-se de um estudo fundado nas questões de diversidade cultural que amiúde transcorrem o quotidiano escolar. O multiculturalismo, como campo teórico, constitui-se numa tentativa de compreender o processo de construção das diferenças no contexto da diversidade cultural que se apresentam em sociedades plurais. Trata-se, portanto, de um currículo de carácter inclusivo e emancipatório, traçado entre lutas, reivindicações e consensos. Assim, objectiva analisar como o currículo está relacionado com a construção identitária dos sujeitos que nele interagem e apresentar os fundamentos teóricos que sustentam a perspectiva de um currículo multicultural, evidenciando a sua implicância na qualidade da diversidade na escola. Nesse sentido, o presente artigo organiza-se como uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica, atracada nos estudos teóricos referentes à temática do currículo multicultural e aos saberes docentes. O texto chama atenção para a necessidade de criação de mecanismos de acolhimento das várias subjectividades que permeiam o escolar, de modo a se reduzir os efeitos nefastos da violência simbólica. Para isso é fundamental deixar de entender-se o currículo como um mero plano, mas como um projecto, portador de identidades e subjectividades. Espera-se, dessa forma, contribuir para repensar as relações entre organização curricular e acção docente que assegurem a efectivação dos princípios de inclusão e emancipação que orientem os currículos na perspectiva multicultural e de conformação de uma escola de todos e para todos, fazendo um viés ao apartheid curricular. |
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CURRÍCULO E MULTICULTURALISMO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA PLURAL (CONVITE AO RESGATE DAS VOZES SILENCIADAS NO TERRITÓRIO ESCOLAR)Currículo; Multiculturalismo; Educação; Diversidade e Práticas pedagógicasO presente texto resulta de um conjunto de meditações sobre a organização e processos escolares que temos observado e vindo a realizar, assim como das diferentes oportunidades de formação e de aprendizagem de que temos usufruído no âmbito das Ciências da Educação e dos Estudos Curriculares em particular. Trata-se de um estudo fundado nas questões de diversidade cultural que amiúde transcorrem o quotidiano escolar. O multiculturalismo, como campo teórico, constitui-se numa tentativa de compreender o processo de construção das diferenças no contexto da diversidade cultural que se apresentam em sociedades plurais. Trata-se, portanto, de um currículo de carácter inclusivo e emancipatório, traçado entre lutas, reivindicações e consensos. Assim, objectiva analisar como o currículo está relacionado com a construção identitária dos sujeitos que nele interagem e apresentar os fundamentos teóricos que sustentam a perspectiva de um currículo multicultural, evidenciando a sua implicância na qualidade da diversidade na escola. Nesse sentido, o presente artigo organiza-se como uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica, atracada nos estudos teóricos referentes à temática do currículo multicultural e aos saberes docentes. O texto chama atenção para a necessidade de criação de mecanismos de acolhimento das várias subjectividades que permeiam o escolar, de modo a se reduzir os efeitos nefastos da violência simbólica. Para isso é fundamental deixar de entender-se o currículo como um mero plano, mas como um projecto, portador de identidades e subjectividades. Espera-se, dessa forma, contribuir para repensar as relações entre organização curricular e acção docente que assegurem a efectivação dos princípios de inclusão e emancipação que orientem os currículos na perspectiva multicultural e de conformação de uma escola de todos e para todos, fazendo um viés ao apartheid curricular.Núcleo de Publicação UNICATÓLICAJulião, António Luis; Universidade Katyavala Bwila, UKB, AngolaAraújo, Francisco Roberto Diniz; Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil2020-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos Originaisapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/388110.25190/rec.v9i2.3881Revista Expressão Católica; v. 9, n. 2 (2020): Rev. Expr. Catól.; 44-542357-848310.25190/rec.v9i2reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/3881/pdf4/*ref*/CANEN, A.; OLIVEIRA, A. M. A. de. Multiculturalismo e currículo em ação: um estudo de caso. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n. 21, p. 61-74, dez. 2002./*ref*/CANEN, A.; BARBOSA, A. F. M. Reflexões sobre o multiculturalismo na escola e na formação docente. In: CANEN, A.; BARBOSA, A. F. M. (org.). Ênfases e omissões no currículo. Campinas, SP: Papirus, 2001./*ref*/COSTA, M. (org.). O currículo nos limiares do contemporâneo. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 1999./*ref*/CANDAU, V. M. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Rev. Bras. Educ., Rio de janeiro, v. 13, n. 37, p. 45-56, jan./abril. 2008./*ref*/FERREIRA, F. N. 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O presente texto resulta de um conjunto de meditações sobre a organização e processos escolares que temos observado e vindo a realizar, assim como das diferentes oportunidades de formação e de aprendizagem de que temos usufruído no âmbito das Ciências da Educação e dos Estudos Curriculares em particular. Trata-se de um estudo fundado nas questões de diversidade cultural que amiúde transcorrem o quotidiano escolar. O multiculturalismo, como campo teórico, constitui-se numa tentativa de compreender o processo de construção das diferenças no contexto da diversidade cultural que se apresentam em sociedades plurais. Trata-se, portanto, de um currículo de carácter inclusivo e emancipatório, traçado entre lutas, reivindicações e consensos. Assim, objectiva analisar como o currículo está relacionado com a construção identitária dos sujeitos que nele interagem e apresentar os fundamentos teóricos que sustentam a perspectiva de um currículo multicultural, evidenciando a sua implicância na qualidade da diversidade na escola. Nesse sentido, o presente artigo organiza-se como uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica, atracada nos estudos teóricos referentes à temática do currículo multicultural e aos saberes docentes. O texto chama atenção para a necessidade de criação de mecanismos de acolhimento das várias subjectividades que permeiam o escolar, de modo a se reduzir os efeitos nefastos da violência simbólica. Para isso é fundamental deixar de entender-se o currículo como um mero plano, mas como um projecto, portador de identidades e subjectividades. Espera-se, dessa forma, contribuir para repensar as relações entre organização curricular e acção docente que assegurem a efectivação dos princípios de inclusão e emancipação que orientem os currículos na perspectiva multicultural e de conformação de uma escola de todos e para todos, fazendo um viés ao apartheid curricular. |
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