CURRÍCULO E MULTICULTURALISMO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA PLURAL (CONVITE AO RESGATE DAS VOZES SILENCIADAS NO TERRITÓRIO ESCOLAR)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Julião, António Luis; Universidade Katyavala Bwila, UKB, Angola
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Araújo, Francisco Roberto Diniz; Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Expressão Católica (Online)
Texto Completo: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/3881
Resumo: O presente texto resulta de um conjunto de meditações sobre a organização e processos escolares que temos observado e vindo a realizar, assim como das diferentes oportunidades de formação e de aprendizagem de que temos usufruído no âmbito das Ciências da Educação e dos Estudos Curriculares em particular. Trata-se de um estudo fundado nas questões de diversidade cultural que amiúde transcorrem o quotidiano escolar. O multiculturalismo, como campo teórico, constitui-se numa tentativa de compreender o processo de construção das diferenças no contexto da diversidade cultural que se apresentam em sociedades plurais. Trata-se, portanto, de um currículo de carácter inclusivo e emancipatório, traçado entre lutas, reivindicações e consensos. Assim, objectiva analisar como o currículo está relacionado com a construção identitária dos sujeitos que nele interagem e apresentar os fundamentos teóricos que sustentam a perspectiva de um currículo multicultural, evidenciando a sua implicância na qualidade da diversidade na escola. Nesse sentido, o presente artigo organiza-se como uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica, atracada nos estudos teóricos referentes à temática do currículo multicultural e aos saberes docentes. O texto chama atenção para a necessidade de criação de mecanismos de acolhimento das várias subjectividades que permeiam o escolar, de modo a se reduzir os efeitos nefastos da violência simbólica. Para isso é fundamental deixar de entender-se o currículo como um mero plano, mas como um projecto, portador de identidades e subjectividades. Espera-se, dessa forma, contribuir para repensar as relações entre organização curricular e acção docente que assegurem a efectivação dos princípios de inclusão e emancipação que orientem os currículos na perspectiva multicultural e de conformação de uma escola de todos e para todos, fazendo um viés ao apartheid curricular.
id CATOLICA_29116e25ef6453aa932aceb0ed54b20b
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/3881
network_acronym_str CATOLICA
network_name_str Revista Expressão Católica (Online)
repository_id_str
spelling CURRÍCULO E MULTICULTURALISMO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA PLURAL (CONVITE AO RESGATE DAS VOZES SILENCIADAS NO TERRITÓRIO ESCOLAR)Currículo; Multiculturalismo; Educação; Diversidade e Práticas pedagógicasO presente texto resulta de um conjunto de meditações sobre a organização e processos escolares que temos observado e vindo a realizar, assim como das diferentes oportunidades de formação e de aprendizagem de que temos usufruído no âmbito das Ciências da Educação e dos Estudos Curriculares em particular. Trata-se de um estudo fundado nas questões de diversidade cultural que amiúde transcorrem o quotidiano escolar. O multiculturalismo, como campo teórico, constitui-se numa tentativa de compreender o processo de construção das diferenças no contexto da diversidade cultural que se apresentam em sociedades plurais. Trata-se, portanto, de um currículo de carácter inclusivo e emancipatório, traçado entre lutas, reivindicações e consensos. Assim, objectiva analisar como o currículo está relacionado com a construção identitária dos sujeitos que nele interagem e apresentar os fundamentos teóricos que sustentam a perspectiva de um currículo multicultural, evidenciando a sua implicância na qualidade da diversidade na escola. Nesse sentido, o presente artigo organiza-se como uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica, atracada nos estudos teóricos referentes à temática do currículo multicultural e aos saberes docentes. O texto chama atenção para a necessidade de criação de mecanismos de acolhimento das várias subjectividades que permeiam o escolar, de modo a se reduzir os efeitos nefastos da violência simbólica. Para isso é fundamental deixar de entender-se o currículo como um mero plano, mas como um projecto, portador de identidades e subjectividades. Espera-se, dessa forma, contribuir para repensar as relações entre organização curricular e acção docente que assegurem a efectivação dos princípios de inclusão e emancipação que orientem os currículos na perspectiva multicultural e de conformação de uma escola de todos e para todos, fazendo um viés ao apartheid curricular.Núcleo de Publicação UNICATÓLICAJulião, António Luis; Universidade Katyavala Bwila, UKB, AngolaAraújo, Francisco Roberto Diniz; Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil2020-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos Originaisapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/388110.25190/rec.v9i2.3881Revista Expressão Católica; v. 9, n. 2 (2020): Rev. Expr. Catól.; 44-542357-848310.25190/rec.v9i2reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/3881/pdf4/*ref*/CANEN, A.; OLIVEIRA, A. M. A. de. Multiculturalismo e currículo em ação: um estudo de caso. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n. 21, p. 61-74, dez. 2002./*ref*/CANEN, A.; BARBOSA, A. F. M. Reflexões sobre o multiculturalismo na escola e na formação docente. In: CANEN, A.; BARBOSA, A. F. M. (org.). Ênfases e omissões no currículo. Campinas, SP: Papirus, 2001./*ref*/COSTA, M. (org.). O currículo nos limiares do contemporâneo. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 1999./*ref*/CANDAU, V. M. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Rev. Bras. Educ., Rio de janeiro, v. 13, n. 37, p. 45-56, jan./abril. 2008./*ref*/FERREIRA, F. N. Multiculturalismo e Currículo Escolar: Desafios e Possibilidades para o novo milénio. Pesquisa em Pós-Graduação - Série Educação, n. 7, p. 133-142, 2001./*ref*/GABRIEL, T. Didáctica crítica multi/intercultural: sobre interlocuções teóricas e construções de objectos. In: CANDAU, V. M. F. (org.). Educação Intercultural e Quotidiano Escolar. 1. ed. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2006./*ref*/LEITE, C. M. F. O Currículo e o Multiculturalismo no Sistema Educativo Português. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002./*ref*/MOREIRA, A. F. B.; SILVA, T. T. da (org.). Currículo, Cultura e Sociedade. 4. ed. São Paulo: Cortez., 2000./*ref*/MOREIRA, A. F. B. Multiculturalismo, currículo e formação de professores. In: MOREIRA, A. F. B. (org.). Currículo: políticas e práticas. Campinas, SP: Papirus, 2001./*ref*/NÓVOA, A. (org.). Profissão Professor. Porto: Porto Editora, 1991./*ref*/SILVA, J. M. A escola e sua relação com o processo de inclusão e exclusão. Vargem Grande Paulista, Brasil, 2001./*ref*/SILVA, V. A. da; REBOLO, F. A educação intercultural e os desafios para a escola e para o professor. Interações (Campo Grande), Campo Grande, v. 18, n. 1, p. 179-190, mar. 2017./*ref*/SACAVINO, S. Interculturalidade e educação: desafios para a reinvenção da escola. In: XVI ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁCTICA E PRÁTICAS DE ENSINO (ENDIPE), 16., 2012, Campinas, SP. Anais [...]. Campinas, SP: UNICAMP, 2012. Disponível em: http://endipe.pro.br/ebooks-2012/3892b.pdf. Acesso em: 02 jan. 2020./*ref*/SILVA, I. P. da; MARANHÃO, C. M. S. de A.; Gontijo, F. M. C. Como a escola mantém o status quo? Alguns dos principais ensinamentos de Bordieu e Passeron sobre a educação crítica. In: II ENCONTRO DE ENSINO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE (EnEPQ), 2., 2009, Curitiba, PR. Anais [...]. Curitiba, PR: UFRB, 2009. Disponível em: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/EnEPQ228.pdf. Acesso em: 02 jan. 2020./*ref*/SILVA, H. M.; MIRANDA, E. O. Eu sou preto, professora? Currículo e multiculturalismo no espaço escolar: um relato de experiência. Cadernos Imbondeiro. Cadernos Imbondeiro, João Pessoa, v. 2, n. 1, 2012.Direitos autorais 2020 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-13T18:41:52Zoai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/3881Revistahttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oaisuportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br||2357-84832237-8782opendoar:2021-05-13T18:41:52Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false
dc.title.none.fl_str_mv CURRÍCULO E MULTICULTURALISMO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA PLURAL (CONVITE AO RESGATE DAS VOZES SILENCIADAS NO TERRITÓRIO ESCOLAR)
title CURRÍCULO E MULTICULTURALISMO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA PLURAL (CONVITE AO RESGATE DAS VOZES SILENCIADAS NO TERRITÓRIO ESCOLAR)
spellingShingle CURRÍCULO E MULTICULTURALISMO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA PLURAL (CONVITE AO RESGATE DAS VOZES SILENCIADAS NO TERRITÓRIO ESCOLAR)
Julião, António Luis; Universidade Katyavala Bwila, UKB, Angola
Currículo; Multiculturalismo; Educação; Diversidade e Práticas pedagógicas
title_short CURRÍCULO E MULTICULTURALISMO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA PLURAL (CONVITE AO RESGATE DAS VOZES SILENCIADAS NO TERRITÓRIO ESCOLAR)
title_full CURRÍCULO E MULTICULTURALISMO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA PLURAL (CONVITE AO RESGATE DAS VOZES SILENCIADAS NO TERRITÓRIO ESCOLAR)
title_fullStr CURRÍCULO E MULTICULTURALISMO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA PLURAL (CONVITE AO RESGATE DAS VOZES SILENCIADAS NO TERRITÓRIO ESCOLAR)
title_full_unstemmed CURRÍCULO E MULTICULTURALISMO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA PLURAL (CONVITE AO RESGATE DAS VOZES SILENCIADAS NO TERRITÓRIO ESCOLAR)
title_sort CURRÍCULO E MULTICULTURALISMO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA PLURAL (CONVITE AO RESGATE DAS VOZES SILENCIADAS NO TERRITÓRIO ESCOLAR)
author Julião, António Luis; Universidade Katyavala Bwila, UKB, Angola
author_facet Julião, António Luis; Universidade Katyavala Bwila, UKB, Angola
Araújo, Francisco Roberto Diniz; Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil
author_role author
author2 Araújo, Francisco Roberto Diniz; Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Julião, António Luis; Universidade Katyavala Bwila, UKB, Angola
Araújo, Francisco Roberto Diniz; Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo; Multiculturalismo; Educação; Diversidade e Práticas pedagógicas
topic Currículo; Multiculturalismo; Educação; Diversidade e Práticas pedagógicas
description O presente texto resulta de um conjunto de meditações sobre a organização e processos escolares que temos observado e vindo a realizar, assim como das diferentes oportunidades de formação e de aprendizagem de que temos usufruído no âmbito das Ciências da Educação e dos Estudos Curriculares em particular. Trata-se de um estudo fundado nas questões de diversidade cultural que amiúde transcorrem o quotidiano escolar. O multiculturalismo, como campo teórico, constitui-se numa tentativa de compreender o processo de construção das diferenças no contexto da diversidade cultural que se apresentam em sociedades plurais. Trata-se, portanto, de um currículo de carácter inclusivo e emancipatório, traçado entre lutas, reivindicações e consensos. Assim, objectiva analisar como o currículo está relacionado com a construção identitária dos sujeitos que nele interagem e apresentar os fundamentos teóricos que sustentam a perspectiva de um currículo multicultural, evidenciando a sua implicância na qualidade da diversidade na escola. Nesse sentido, o presente artigo organiza-se como uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica, atracada nos estudos teóricos referentes à temática do currículo multicultural e aos saberes docentes. O texto chama atenção para a necessidade de criação de mecanismos de acolhimento das várias subjectividades que permeiam o escolar, de modo a se reduzir os efeitos nefastos da violência simbólica. Para isso é fundamental deixar de entender-se o currículo como um mero plano, mas como um projecto, portador de identidades e subjectividades. Espera-se, dessa forma, contribuir para repensar as relações entre organização curricular e acção docente que assegurem a efectivação dos princípios de inclusão e emancipação que orientem os currículos na perspectiva multicultural e de conformação de uma escola de todos e para todos, fazendo um viés ao apartheid curricular.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos Originais
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/3881
10.25190/rec.v9i2.3881
url http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/3881
identifier_str_mv 10.25190/rec.v9i2.3881
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/3881/pdf4
/*ref*/CANEN, A.; OLIVEIRA, A. M. A. de. Multiculturalismo e currículo em ação: um estudo de caso. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n. 21, p. 61-74, dez. 2002.
/*ref*/CANEN, A.; BARBOSA, A. F. M. Reflexões sobre o multiculturalismo na escola e na formação docente. In: CANEN, A.; BARBOSA, A. F. M. (org.). Ênfases e omissões no currículo. Campinas, SP: Papirus, 2001.
/*ref*/COSTA, M. (org.). O currículo nos limiares do contemporâneo. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.
/*ref*/CANDAU, V. M. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Rev. Bras. Educ., Rio de janeiro, v. 13, n. 37, p. 45-56, jan./abril. 2008.
/*ref*/FERREIRA, F. N. Multiculturalismo e Currículo Escolar: Desafios e Possibilidades para o novo milénio. Pesquisa em Pós-Graduação - Série Educação, n. 7, p. 133-142, 2001.
/*ref*/GABRIEL, T. Didáctica crítica multi/intercultural: sobre interlocuções teóricas e construções de objectos. In: CANDAU, V. M. F. (org.). Educação Intercultural e Quotidiano Escolar. 1. ed. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2006.
/*ref*/LEITE, C. M. F. O Currículo e o Multiculturalismo no Sistema Educativo Português. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002.
/*ref*/MOREIRA, A. F. B.; SILVA, T. T. da (org.). Currículo, Cultura e Sociedade. 4. ed. São Paulo: Cortez., 2000.
/*ref*/MOREIRA, A. F. B. Multiculturalismo, currículo e formação de professores. In: MOREIRA, A. F. B. (org.). Currículo: políticas e práticas. Campinas, SP: Papirus, 2001.
/*ref*/NÓVOA, A. (org.). Profissão Professor. Porto: Porto Editora, 1991.
/*ref*/SILVA, J. M. A escola e sua relação com o processo de inclusão e exclusão. Vargem Grande Paulista, Brasil, 2001.
/*ref*/SILVA, V. A. da; REBOLO, F. A educação intercultural e os desafios para a escola e para o professor. Interações (Campo Grande), Campo Grande, v. 18, n. 1, p. 179-190, mar. 2017.
/*ref*/SACAVINO, S. Interculturalidade e educação: desafios para a reinvenção da escola. In: XVI ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁCTICA E PRÁTICAS DE ENSINO (ENDIPE), 16., 2012, Campinas, SP. Anais [...]. Campinas, SP: UNICAMP, 2012. Disponível em: http://endipe.pro.br/ebooks-2012/3892b.pdf. Acesso em: 02 jan. 2020.
/*ref*/SILVA, I. P. da; MARANHÃO, C. M. S. de A.; Gontijo, F. M. C. Como a escola mantém o status quo? Alguns dos principais ensinamentos de Bordieu e Passeron sobre a educação crítica. In: II ENCONTRO DE ENSINO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE (EnEPQ), 2., 2009, Curitiba, PR. Anais [...]. Curitiba, PR: UFRB, 2009. Disponível em: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/EnEPQ228.pdf. Acesso em: 02 jan. 2020.
/*ref*/SILVA, H. M.; MIRANDA, E. O. Eu sou preto, professora? Currículo e multiculturalismo no espaço escolar: um relato de experiência. Cadernos Imbondeiro. Cadernos Imbondeiro, João Pessoa, v. 2, n. 1, 2012.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Expressão Católica
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Expressão Católica
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Publicação UNICATÓLICA
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Publicação UNICATÓLICA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Expressão Católica; v. 9, n. 2 (2020): Rev. Expr. Catól.; 44-54
2357-8483
10.25190/rec.v9i2
reponame:Revista Expressão Católica (Online)
instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
instacron:Unicatólica
instname_str Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
instacron_str Unicatólica
institution Unicatólica
reponame_str Revista Expressão Católica (Online)
collection Revista Expressão Católica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
repository.mail.fl_str_mv suportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br||
_version_ 1754826420564000768