A IMPORTÂNCIA DA MEMÓRIA E DA CULTURA NO MULTICULTURALISMO ESCOLAR: : como os conceitos ganham ênfase na disciplina de história por meio das legislações de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Paulo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Giareta, Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6502
Resumo: Esse trabalho propõe levantar um debate em torno dos conceitos memória, cultura(s) e diversidade e como esses conceitos estão diretamente ligados a uma perspectiva multicultural dentro da sala de aula. Portanto, pretende-se trabalhar com algumas legislações que pontuam a importância do ensino da diversidade dentro da escola, dando ao ambiente escolar a obrigatoriedade de ensinar sobre outras culturas e saberes, como a indígena e africana, já que salientam que ambas são de extrema importância para a formação nacional do brasileiro. Procura-se, no decorrer desse trabalho, apresentar uma pesquisa bibliográfica baseada a partir de Poso e Monteiro (2021), Candau e Moreira (2008), Nora (1993), Freire (1996) e Pereira (2008). Dessa forma, pode-se apresentar uma perspectiva de ensino que preze pela diversidade e respeito pelo diferente, que valorize as culturas e as memórias dos alunos, que dialogue com a realidade do alunado e que preze por formar sujeitos pensantes e críticos e não apenas indivíduos alienados pela história eurocêntrica. O resultado almejado é proporcionar um debate que interligue a importância da História para o respeito à diversidade por meio das memórias e da cultura que existe dentro do âmbito escolar e sugerir algumas práticas didáticas para que isso ocorra.  
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