A IMPORTÂNCIA DA MEMÓRIA E DA CULTURA NO MULTICULTURALISMO ESCOLAR: : como os conceitos ganham ênfase na disciplina de história por meio das legislações de ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6502 |
Resumo: | Esse trabalho propõe levantar um debate em torno dos conceitos memória, cultura(s) e diversidade e como esses conceitos estão diretamente ligados a uma perspectiva multicultural dentro da sala de aula. Portanto, pretende-se trabalhar com algumas legislações que pontuam a importância do ensino da diversidade dentro da escola, dando ao ambiente escolar a obrigatoriedade de ensinar sobre outras culturas e saberes, como a indígena e africana, já que salientam que ambas são de extrema importância para a formação nacional do brasileiro. Procura-se, no decorrer desse trabalho, apresentar uma pesquisa bibliográfica baseada a partir de Poso e Monteiro (2021), Candau e Moreira (2008), Nora (1993), Freire (1996) e Pereira (2008). Dessa forma, pode-se apresentar uma perspectiva de ensino que preze pela diversidade e respeito pelo diferente, que valorize as culturas e as memórias dos alunos, que dialogue com a realidade do alunado e que preze por formar sujeitos pensantes e críticos e não apenas indivíduos alienados pela história eurocêntrica. O resultado almejado é proporcionar um debate que interligue a importância da História para o respeito à diversidade por meio das memórias e da cultura que existe dentro do âmbito escolar e sugerir algumas práticas didáticas para que isso ocorra. |
id |
UNOCHAPO-1_d007f2e2ef78571887bce3d4e9dd1cee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/6502 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A IMPORTÂNCIA DA MEMÓRIA E DA CULTURA NO MULTICULTURALISMO ESCOLAR: : como os conceitos ganham ênfase na disciplina de história por meio das legislações de ensinoMulticulturalismo. Diversidade. Prática docenteEsse trabalho propõe levantar um debate em torno dos conceitos memória, cultura(s) e diversidade e como esses conceitos estão diretamente ligados a uma perspectiva multicultural dentro da sala de aula. Portanto, pretende-se trabalhar com algumas legislações que pontuam a importância do ensino da diversidade dentro da escola, dando ao ambiente escolar a obrigatoriedade de ensinar sobre outras culturas e saberes, como a indígena e africana, já que salientam que ambas são de extrema importância para a formação nacional do brasileiro. Procura-se, no decorrer desse trabalho, apresentar uma pesquisa bibliográfica baseada a partir de Poso e Monteiro (2021), Candau e Moreira (2008), Nora (1993), Freire (1996) e Pereira (2008). Dessa forma, pode-se apresentar uma perspectiva de ensino que preze pela diversidade e respeito pelo diferente, que valorize as culturas e as memórias dos alunos, que dialogue com a realidade do alunado e que preze por formar sujeitos pensantes e críticos e não apenas indivíduos alienados pela história eurocêntrica. O resultado almejado é proporcionar um debate que interligue a importância da História para o respeito à diversidade por meio das memórias e da cultura que existe dentro do âmbito escolar e sugerir algumas práticas didáticas para que isso ocorra. Unochapecó2021-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/650210.22196/rp.v24i1.6502Revista Pedagógica; Vol. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-20Revista Pedagógica; v. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-201984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6502/3608Copyright (c) 2021 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, PauloGiareta, Paulo2023-01-17T13:08:51Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/6502Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2023-01-17T13:08:51Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A IMPORTÂNCIA DA MEMÓRIA E DA CULTURA NO MULTICULTURALISMO ESCOLAR: : como os conceitos ganham ênfase na disciplina de história por meio das legislações de ensino |
title |
A IMPORTÂNCIA DA MEMÓRIA E DA CULTURA NO MULTICULTURALISMO ESCOLAR: : como os conceitos ganham ênfase na disciplina de história por meio das legislações de ensino |
spellingShingle |
A IMPORTÂNCIA DA MEMÓRIA E DA CULTURA NO MULTICULTURALISMO ESCOLAR: : como os conceitos ganham ênfase na disciplina de história por meio das legislações de ensino Pereira, Paulo Multiculturalismo. Diversidade. Prática docente |
title_short |
A IMPORTÂNCIA DA MEMÓRIA E DA CULTURA NO MULTICULTURALISMO ESCOLAR: : como os conceitos ganham ênfase na disciplina de história por meio das legislações de ensino |
title_full |
A IMPORTÂNCIA DA MEMÓRIA E DA CULTURA NO MULTICULTURALISMO ESCOLAR: : como os conceitos ganham ênfase na disciplina de história por meio das legislações de ensino |
title_fullStr |
A IMPORTÂNCIA DA MEMÓRIA E DA CULTURA NO MULTICULTURALISMO ESCOLAR: : como os conceitos ganham ênfase na disciplina de história por meio das legislações de ensino |
title_full_unstemmed |
A IMPORTÂNCIA DA MEMÓRIA E DA CULTURA NO MULTICULTURALISMO ESCOLAR: : como os conceitos ganham ênfase na disciplina de história por meio das legislações de ensino |
title_sort |
A IMPORTÂNCIA DA MEMÓRIA E DA CULTURA NO MULTICULTURALISMO ESCOLAR: : como os conceitos ganham ênfase na disciplina de história por meio das legislações de ensino |
author |
Pereira, Paulo |
author_facet |
Pereira, Paulo Giareta, Paulo |
author_role |
author |
author2 |
Giareta, Paulo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Paulo Giareta, Paulo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Multiculturalismo. Diversidade. Prática docente |
topic |
Multiculturalismo. Diversidade. Prática docente |
description |
Esse trabalho propõe levantar um debate em torno dos conceitos memória, cultura(s) e diversidade e como esses conceitos estão diretamente ligados a uma perspectiva multicultural dentro da sala de aula. Portanto, pretende-se trabalhar com algumas legislações que pontuam a importância do ensino da diversidade dentro da escola, dando ao ambiente escolar a obrigatoriedade de ensinar sobre outras culturas e saberes, como a indígena e africana, já que salientam que ambas são de extrema importância para a formação nacional do brasileiro. Procura-se, no decorrer desse trabalho, apresentar uma pesquisa bibliográfica baseada a partir de Poso e Monteiro (2021), Candau e Moreira (2008), Nora (1993), Freire (1996) e Pereira (2008). Dessa forma, pode-se apresentar uma perspectiva de ensino que preze pela diversidade e respeito pelo diferente, que valorize as culturas e as memórias dos alunos, que dialogue com a realidade do alunado e que preze por formar sujeitos pensantes e críticos e não apenas indivíduos alienados pela história eurocêntrica. O resultado almejado é proporcionar um debate que interligue a importância da História para o respeito à diversidade por meio das memórias e da cultura que existe dentro do âmbito escolar e sugerir algumas práticas didáticas para que isso ocorra. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6502 10.22196/rp.v24i1.6502 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6502 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v24i1.6502 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6502/3608 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-20 Revista Pedagógica; v. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-20 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320991500238848 |