EDUCAÇÃO, ENSINO E INSTRUÇÃO: BREVES EPISTEMOLOGIAS SEMÂNTICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Antônio Roberto; Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Expressão Católica (Online)
Texto Completo: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/4541
Resumo: As categorias da temática em epígrafe estão sempre às mesas de debates, sobretudo as duas primeiras: “educação” e “ensino”, que imbricadamente carregam o substantivo feminino “instrução”. Nessa perspectiva, doravante desenvolvemos algumas reflexões que julgamos necessárias e oportunas a partir da seguinte indagação como fio condutor desta escrita: como se realiza o ato de educar e/ou ensinar na prática curricular cotidiana de educadores/as e professores/as?
id CATOLICA_45341defcce46c2152b4fb95d462a4e3
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/4541
network_acronym_str CATOLICA
network_name_str Revista Expressão Católica (Online)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO, ENSINO E INSTRUÇÃO: BREVES EPISTEMOLOGIAS SEMÂNTICASAs categorias da temática em epígrafe estão sempre às mesas de debates, sobretudo as duas primeiras: “educação” e “ensino”, que imbricadamente carregam o substantivo feminino “instrução”. Nessa perspectiva, doravante desenvolvemos algumas reflexões que julgamos necessárias e oportunas a partir da seguinte indagação como fio condutor desta escrita: como se realiza o ato de educar e/ou ensinar na prática curricular cotidiana de educadores/as e professores/as?Núcleo de Publicação UNICATÓLICAXavier, Antônio Roberto; Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)2021-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/454110.25190/rec.v10i1.4541Revista Expressão Católica; v. 10, n. 1 (2021): Rev. Expr. Catól.; 5-72357-848310.25190/rec.v10i1reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/4541/EDITORIAL/*ref*/FAVORETO, A.; GALTER, M. I. Entrevista com Lízia Helena Nagel: educamos ou ensinamos? A função do educador e/ou do professor ainda existe?. Educere et Educare, Cascavel, v. 2, p. 1-10, 2016./*ref*/FREIRE, P. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006./*ref*/ICCP. Pedagogía. La Habana: Pueblo y Educación, 1988./*ref*/LÉVY, P. Cibercultura. Tradução Carlos Irineu da Costa. São Paulo: 34, 1999./*ref*/LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 2006./*ref*/LOMBARDI, J. C. Crise capitalista e educação brasileira. Uberlândia: Navegando, 2017./*ref*/MARTINS, J. Didática geral. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1990./*ref*/XAVIER, A. R. História e filosofia da educação: da paideia grega ao pragmatismo romano. Revista Dialectus, Fortaleza, v. 3, n. 9, p. 81-99, 2016.Direitos autorais 2021 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-24T11:06:53Zoai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/4541Revistahttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oaisuportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br||2357-84832237-8782opendoar:2021-06-24T11:06:53Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO, ENSINO E INSTRUÇÃO: BREVES EPISTEMOLOGIAS SEMÂNTICAS
title EDUCAÇÃO, ENSINO E INSTRUÇÃO: BREVES EPISTEMOLOGIAS SEMÂNTICAS
spellingShingle EDUCAÇÃO, ENSINO E INSTRUÇÃO: BREVES EPISTEMOLOGIAS SEMÂNTICAS
Xavier, Antônio Roberto; Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)
title_short EDUCAÇÃO, ENSINO E INSTRUÇÃO: BREVES EPISTEMOLOGIAS SEMÂNTICAS
title_full EDUCAÇÃO, ENSINO E INSTRUÇÃO: BREVES EPISTEMOLOGIAS SEMÂNTICAS
title_fullStr EDUCAÇÃO, ENSINO E INSTRUÇÃO: BREVES EPISTEMOLOGIAS SEMÂNTICAS
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO, ENSINO E INSTRUÇÃO: BREVES EPISTEMOLOGIAS SEMÂNTICAS
title_sort EDUCAÇÃO, ENSINO E INSTRUÇÃO: BREVES EPISTEMOLOGIAS SEMÂNTICAS
author Xavier, Antônio Roberto; Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)
author_facet Xavier, Antônio Roberto; Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier, Antônio Roberto; Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)
dc.subject.none.fl_str_mv
description As categorias da temática em epígrafe estão sempre às mesas de debates, sobretudo as duas primeiras: “educação” e “ensino”, que imbricadamente carregam o substantivo feminino “instrução”. Nessa perspectiva, doravante desenvolvemos algumas reflexões que julgamos necessárias e oportunas a partir da seguinte indagação como fio condutor desta escrita: como se realiza o ato de educar e/ou ensinar na prática curricular cotidiana de educadores/as e professores/as?
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/4541
10.25190/rec.v10i1.4541
url http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/4541
identifier_str_mv 10.25190/rec.v10i1.4541
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/4541/EDITORIAL
/*ref*/FAVORETO, A.; GALTER, M. I. Entrevista com Lízia Helena Nagel: educamos ou ensinamos? A função do educador e/ou do professor ainda existe?. Educere et Educare, Cascavel, v. 2, p. 1-10, 2016.
/*ref*/FREIRE, P. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.
/*ref*/ICCP. Pedagogía. La Habana: Pueblo y Educación, 1988.
/*ref*/LÉVY, P. Cibercultura. Tradução Carlos Irineu da Costa. São Paulo: 34, 1999.
/*ref*/LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 2006.
/*ref*/LOMBARDI, J. C. Crise capitalista e educação brasileira. Uberlândia: Navegando, 2017.
/*ref*/MARTINS, J. Didática geral. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1990.
/*ref*/XAVIER, A. R. História e filosofia da educação: da paideia grega ao pragmatismo romano. Revista Dialectus, Fortaleza, v. 3, n. 9, p. 81-99, 2016.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Expressão Católica
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Expressão Católica
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Publicação UNICATÓLICA
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Publicação UNICATÓLICA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Expressão Católica; v. 10, n. 1 (2021): Rev. Expr. Catól.; 5-7
2357-8483
10.25190/rec.v10i1
reponame:Revista Expressão Católica (Online)
instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
instacron:Unicatólica
instname_str Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
instacron_str Unicatólica
institution Unicatólica
reponame_str Revista Expressão Católica (Online)
collection Revista Expressão Católica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
repository.mail.fl_str_mv suportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br||
_version_ 1754826420731772928