CONTEXTO DO PROCESSO FORMATIVO DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL NA PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Thais Ferreira; Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Medeiros Filho, Antônio Evanildo Cardoso de; Universidade Estadual do Ceará (UECE) Universidade Regional do Cariri (URCA), Sousa, Leandro Araújo de; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Pontes Júnior, José Airton de Freitas; Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Expressão Católica (Online)
Texto Completo: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/4091
Resumo: Levando em consideração a importância de uma formação acadêmica de qualidade, diversos fatores estão associados a este processo. E a contribuição com oportunidades de participação em grupo de pesquisas, estágios, intercâmbios, ingresso em grupos e iniciação científica, de Centros Universitários, Faculdades, Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e Universidades é fundamental para que os discentes possam ter experiências e vivências que os permitam aproveitar enquanto graduandos. Esta pesquisa é constituída por duas etapas metodológicas. A primeira é uma revisão integrativa em que foram agrupados estudos que direcionam a uma pergunta norteadora: Qual a percepção discente sobre o contexto do processo formativo dos cursos de Educação Física no Brasil? A segunda trata-se de uma análise estatística dos micro dados do ENADE de 2017, foram feitas análises de sete perguntas retirada do Questionário do Estudante que se relacionavam com as oportunidades de ampliação na formação acadêmica e profissional. A partir dos resultados, pode-se concluir que, de acordo com as respostas dos discentes ao Questionário do Estudante, as Instituições são medianas no que se trata de oportunidades oferecidas para a formação acadêmica e profissional de qualidade. O uso de tecnologias e novas metodologias nesse processo contribuem positivamente para a formação dos discentes. O docente é desafiado a buscar novas técnicas para oferecer aos alunos metodologias que tornem o processo de ensino-aprendizagem mais eficaz; além da necessidade de conhecer a realidade dos alunos e especificidades das instituições.
id CATOLICA_9c9ddf1dfc84a4b67c20607d5817b5e3
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/4091
network_acronym_str CATOLICA
network_name_str Revista Expressão Católica (Online)
repository_id_str
spelling CONTEXTO DO PROCESSO FORMATIVO DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL NA PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOSPercepção Discente; Educação Física; Processos formativosLevando em consideração a importância de uma formação acadêmica de qualidade, diversos fatores estão associados a este processo. E a contribuição com oportunidades de participação em grupo de pesquisas, estágios, intercâmbios, ingresso em grupos e iniciação científica, de Centros Universitários, Faculdades, Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e Universidades é fundamental para que os discentes possam ter experiências e vivências que os permitam aproveitar enquanto graduandos. Esta pesquisa é constituída por duas etapas metodológicas. A primeira é uma revisão integrativa em que foram agrupados estudos que direcionam a uma pergunta norteadora: Qual a percepção discente sobre o contexto do processo formativo dos cursos de Educação Física no Brasil? A segunda trata-se de uma análise estatística dos micro dados do ENADE de 2017, foram feitas análises de sete perguntas retirada do Questionário do Estudante que se relacionavam com as oportunidades de ampliação na formação acadêmica e profissional. A partir dos resultados, pode-se concluir que, de acordo com as respostas dos discentes ao Questionário do Estudante, as Instituições são medianas no que se trata de oportunidades oferecidas para a formação acadêmica e profissional de qualidade. O uso de tecnologias e novas metodologias nesse processo contribuem positivamente para a formação dos discentes. O docente é desafiado a buscar novas técnicas para oferecer aos alunos metodologias que tornem o processo de ensino-aprendizagem mais eficaz; além da necessidade de conhecer a realidade dos alunos e especificidades das instituições.Núcleo de Publicação UNICATÓLICABolsa de Iniciação Científica ICT/FUNCAP Educação FísicaLima, Thais Ferreira; Universidade Estadual do Ceará (UECE)Medeiros Filho, Antônio Evanildo Cardoso de; Universidade Estadual do Ceará (UECE) Universidade Regional do Cariri (URCA)Sousa, Leandro Araújo de; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)Pontes Júnior, José Airton de Freitas; Universidade Estadual do Ceará (UECE)2021-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos de Revisão de Literaturaapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/409110.25190/rec.v10i1.4091Revista Expressão Católica; v. 10, n. 1 (2021): Rev. Expr. Catól.; 95-1032357-848310.25190/rec.v10i1reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/4091/CONTEXTO%20DO%20PROCESSO/*ref*/BRANCATTI, P. R. Trajetórias de formação construídas a partir dos Projetos de Extensão Universitária: O olhar dos egressos do Curso de Licenciatura da Educação Física da FCT/UNESP. 2018. 185 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente, 2018. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/180202. Acesso em: 20 out. 2019./*ref*/BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 2005. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65.pdf. Acesso em: 01 jul. 2020./*ref*/BRASIL. Resolução nº 510, de 07 de abril de 2016. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf. Acesso em: 20 out. 2019./*ref*/BRIDI, J. C. A. A iniciação cientifica na formação do universitário. 2004. 135 p. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP, 2004. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/253212/1/Bridi_JamileCristinaAjub_M.pdf. Acesso em: 20 out. 2019./*ref*/EIRAS, A. de L. Os intercâmbios institucionais entre alunos de graduação e sua importância nas políticas de regionalização universitária. 2009. 140 p. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP, 2009. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/251541. Acesso em: 01 jul. 2020./*ref*/Ferreira, R. A. Trabalho Colaborativo Na Educação Física Escolar: estratégias para a formação de professores e inclusão. 2016. 181p. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente, 2016. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/148798/ferreira_ra_dr_prud.pdf?sequence=3&isAllowed=y. Acesso em: 20 out. 2019./*ref*/JAHN, Â. B. O PIBID e a docência na educação física: perspectivas na formação inicial e continuada. 2015. 136p. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/139580/000990185.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 06 nov. 2019./*ref*/PONTES JUNIOR, J. A. de F.; TAHIM, A. P. V. de O.; SOUSA, L. A.; CARVALHO, M. C. A. de. (org.). Atuação Profissional em Educação e Saúde: conceitos e procedimentos. Curitiba: Editora CRV, 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/323096755_Atuacao_profissional_em_educacao_e_saude_conceitos_e_procedimentos. Acesso em: 04 jun. 2020./*ref*/LOPES, S. F. Dançando no escuro: um projeto de extensão universitária. 2019. 83 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Biociências, Rio Claro, SP, 2019. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/191423/lopes_sf_me_rcla.pdf?sequence=5&isAllowed=y. Acesso em: 31 jul. 2020./*ref*/MACHADO, N. J. Epistemologia e didática: as concepções de conhecimento e inteligência e a prática docente. São Paulo: Cortez Editora, 2011./*ref*/MOREIRA, A. E. C. Relações entre as estratégias de ensino do professor, com as estratégias de aprendizagem e a motivação para aprender de alunos do Ensino Fundamental I. 2014. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2014. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/junho2016/pedagogia_dissertacoes/dissertacao_ana_elisa_costa_moreira.pdf. Acesso: 31 jul. 2020./*ref*/PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000./*ref*/RAMOS, G. N. S. Preparação profissional em educação física: a questão dos estágios. 2002. 126p. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP, 2002. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/275389. Acesso em: 07 jul. 2020./*ref*/SANTOS, M. A.; FERREIRA, H.; SIMÕES, L. Formação de professor e profissionalismo: Reflexões acerca da avaliação externa. Educação & Formação, v. 4, n. 11, p. 161-178, maio/ago. 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/896. Acesso em: 04 jun. 2020./*ref*/TENÓRIO, R. M.; SILVA, R. de S. (org.). Capacitação docente e responsabilidade social: aportes pluridisciplinares. Salvador: EDUFBA, 2010. Disponível em: https://static.scielo.org/scielobooks/329/pdf/tenorio-9788523208912.pdf. Acesso em: 04 jun. 2020./*ref*/VIVEIRO, A. A.; CAMPOS, L. M. L. Formação inicial de professores de ciências: reflexões a partir das abordagens das estratégias de ensino e aprendizagem em um curso de licenciatura. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 7, n. 2, p. 221-249, nov. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38225/29126. Acesso em: 01 jul. 2020.Direitos autorais 2021 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-24T11:06:53Zoai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/4091Revistahttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oaisuportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br||2357-84832237-8782opendoar:2021-06-24T11:06:53Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false
dc.title.none.fl_str_mv CONTEXTO DO PROCESSO FORMATIVO DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL NA PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS
title CONTEXTO DO PROCESSO FORMATIVO DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL NA PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS
spellingShingle CONTEXTO DO PROCESSO FORMATIVO DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL NA PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS
Lima, Thais Ferreira; Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Percepção Discente; Educação Física; Processos formativos
title_short CONTEXTO DO PROCESSO FORMATIVO DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL NA PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS
title_full CONTEXTO DO PROCESSO FORMATIVO DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL NA PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS
title_fullStr CONTEXTO DO PROCESSO FORMATIVO DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL NA PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS
title_full_unstemmed CONTEXTO DO PROCESSO FORMATIVO DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL NA PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS
title_sort CONTEXTO DO PROCESSO FORMATIVO DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL NA PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS
author Lima, Thais Ferreira; Universidade Estadual do Ceará (UECE)
author_facet Lima, Thais Ferreira; Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Medeiros Filho, Antônio Evanildo Cardoso de; Universidade Estadual do Ceará (UECE) Universidade Regional do Cariri (URCA)
Sousa, Leandro Araújo de; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
Pontes Júnior, José Airton de Freitas; Universidade Estadual do Ceará (UECE)
author_role author
author2 Medeiros Filho, Antônio Evanildo Cardoso de; Universidade Estadual do Ceará (UECE) Universidade Regional do Cariri (URCA)
Sousa, Leandro Araújo de; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
Pontes Júnior, José Airton de Freitas; Universidade Estadual do Ceará (UECE)
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bolsa de Iniciação Científica ICT/FUNCAP Educação Física
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Thais Ferreira; Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Medeiros Filho, Antônio Evanildo Cardoso de; Universidade Estadual do Ceará (UECE) Universidade Regional do Cariri (URCA)
Sousa, Leandro Araújo de; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
Pontes Júnior, José Airton de Freitas; Universidade Estadual do Ceará (UECE)
dc.subject.por.fl_str_mv Percepção Discente; Educação Física; Processos formativos
topic Percepção Discente; Educação Física; Processos formativos
description Levando em consideração a importância de uma formação acadêmica de qualidade, diversos fatores estão associados a este processo. E a contribuição com oportunidades de participação em grupo de pesquisas, estágios, intercâmbios, ingresso em grupos e iniciação científica, de Centros Universitários, Faculdades, Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e Universidades é fundamental para que os discentes possam ter experiências e vivências que os permitam aproveitar enquanto graduandos. Esta pesquisa é constituída por duas etapas metodológicas. A primeira é uma revisão integrativa em que foram agrupados estudos que direcionam a uma pergunta norteadora: Qual a percepção discente sobre o contexto do processo formativo dos cursos de Educação Física no Brasil? A segunda trata-se de uma análise estatística dos micro dados do ENADE de 2017, foram feitas análises de sete perguntas retirada do Questionário do Estudante que se relacionavam com as oportunidades de ampliação na formação acadêmica e profissional. A partir dos resultados, pode-se concluir que, de acordo com as respostas dos discentes ao Questionário do Estudante, as Instituições são medianas no que se trata de oportunidades oferecidas para a formação acadêmica e profissional de qualidade. O uso de tecnologias e novas metodologias nesse processo contribuem positivamente para a formação dos discentes. O docente é desafiado a buscar novas técnicas para oferecer aos alunos metodologias que tornem o processo de ensino-aprendizagem mais eficaz; além da necessidade de conhecer a realidade dos alunos e especificidades das instituições.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos de Revisão de Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/4091
10.25190/rec.v10i1.4091
url http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/4091
identifier_str_mv 10.25190/rec.v10i1.4091
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/4091/CONTEXTO%20DO%20PROCESSO
/*ref*/BRANCATTI, P. R. Trajetórias de formação construídas a partir dos Projetos de Extensão Universitária: O olhar dos egressos do Curso de Licenciatura da Educação Física da FCT/UNESP. 2018. 185 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente, 2018. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/180202. Acesso em: 20 out. 2019.
/*ref*/BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 2005. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65.pdf. Acesso em: 01 jul. 2020.
/*ref*/BRASIL. Resolução nº 510, de 07 de abril de 2016. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf. Acesso em: 20 out. 2019.
/*ref*/BRIDI, J. C. A. A iniciação cientifica na formação do universitário. 2004. 135 p. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP, 2004. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/253212/1/Bridi_JamileCristinaAjub_M.pdf. Acesso em: 20 out. 2019.
/*ref*/EIRAS, A. de L. Os intercâmbios institucionais entre alunos de graduação e sua importância nas políticas de regionalização universitária. 2009. 140 p. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP, 2009. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/251541. Acesso em: 01 jul. 2020.
/*ref*/Ferreira, R. A. Trabalho Colaborativo Na Educação Física Escolar: estratégias para a formação de professores e inclusão. 2016. 181p. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente, 2016. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/148798/ferreira_ra_dr_prud.pdf?sequence=3&isAllowed=y. Acesso em: 20 out. 2019.
/*ref*/JAHN, Â. B. O PIBID e a docência na educação física: perspectivas na formação inicial e continuada. 2015. 136p. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/139580/000990185.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 06 nov. 2019.
/*ref*/PONTES JUNIOR, J. A. de F.; TAHIM, A. P. V. de O.; SOUSA, L. A.; CARVALHO, M. C. A. de. (org.). Atuação Profissional em Educação e Saúde: conceitos e procedimentos. Curitiba: Editora CRV, 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/323096755_Atuacao_profissional_em_educacao_e_saude_conceitos_e_procedimentos. Acesso em: 04 jun. 2020.
/*ref*/LOPES, S. F. Dançando no escuro: um projeto de extensão universitária. 2019. 83 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Biociências, Rio Claro, SP, 2019. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/191423/lopes_sf_me_rcla.pdf?sequence=5&isAllowed=y. Acesso em: 31 jul. 2020.
/*ref*/MACHADO, N. J. Epistemologia e didática: as concepções de conhecimento e inteligência e a prática docente. São Paulo: Cortez Editora, 2011.
/*ref*/MOREIRA, A. E. C. Relações entre as estratégias de ensino do professor, com as estratégias de aprendizagem e a motivação para aprender de alunos do Ensino Fundamental I. 2014. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2014. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/junho2016/pedagogia_dissertacoes/dissertacao_ana_elisa_costa_moreira.pdf. Acesso: 31 jul. 2020.
/*ref*/PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.
/*ref*/RAMOS, G. N. S. Preparação profissional em educação física: a questão dos estágios. 2002. 126p. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP, 2002. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/275389. Acesso em: 07 jul. 2020.
/*ref*/SANTOS, M. A.; FERREIRA, H.; SIMÕES, L. Formação de professor e profissionalismo: Reflexões acerca da avaliação externa. Educação & Formação, v. 4, n. 11, p. 161-178, maio/ago. 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/896. Acesso em: 04 jun. 2020.
/*ref*/TENÓRIO, R. M.; SILVA, R. de S. (org.). Capacitação docente e responsabilidade social: aportes pluridisciplinares. Salvador: EDUFBA, 2010. Disponível em: https://static.scielo.org/scielobooks/329/pdf/tenorio-9788523208912.pdf. Acesso em: 04 jun. 2020.
/*ref*/VIVEIRO, A. A.; CAMPOS, L. M. L. Formação inicial de professores de ciências: reflexões a partir das abordagens das estratégias de ensino e aprendizagem em um curso de licenciatura. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 7, n. 2, p. 221-249, nov. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38225/29126. Acesso em: 01 jul. 2020.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Expressão Católica
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Expressão Católica
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Publicação UNICATÓLICA
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Publicação UNICATÓLICA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Expressão Católica; v. 10, n. 1 (2021): Rev. Expr. Catól.; 95-103
2357-8483
10.25190/rec.v10i1
reponame:Revista Expressão Católica (Online)
instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
instacron:Unicatólica
instname_str Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
instacron_str Unicatólica
institution Unicatólica
reponame_str Revista Expressão Católica (Online)
collection Revista Expressão Católica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
repository.mail.fl_str_mv suportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br||
_version_ 1754826420631109632