AS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL QUE ATUAM NO PROEJA: UMA ABORDAGEM REFLEXIVA PARA ALÉM DA FORMAÇÃO TÉCNICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Expressão Católica (Online) |
Texto Completo: | http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1310 |
Resumo: | Estudo realizado no âmbito de dois cursos técnicos do Instituto de Federal Educação do ES: a) Metalurgia e Materiais e b)Construção de Edifícios, modalidade PROEJA. Tem como objetivo analisar as representações sociais que os professores/as das disciplinas profissionalizantes tecem sobre o público jovem e adulto que chega à escola em busca de avanço na sua escolarização. Para tanto investigou por meio de entrevistas a formação básica (graduação) e continuada desses educadores e sua percepção sobre o Proeja e alunos deste programa. A partir desses dados, buscou problematizar os reflexos nas representações sobre esses estudantes. Ainda que os professores reconheçam a importância do programa, constatou-se a necessidade de serem criados fóruns para estudos e reflexões coletivas com a finalidade de repensar a sua práxis. Essas ações são importantes uma vez que persiste uma lacuna na formação básica e continuada desses educadores. Tal fato implica na incompreensão dos fundamentos epistemológicos e filosóficos que teorizam a prática docente para essa modalidade. A pesquisa está apoiada na teoria das representações sociais, na legislação e em estudos específicos do campo da EJA e da Educação Profissional. |
id |
CATOLICA_9e486202ac4953265ad79a77ebb806a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/1310 |
network_acronym_str |
CATOLICA |
network_name_str |
Revista Expressão Católica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
AS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL QUE ATUAM NO PROEJA: UMA ABORDAGEM REFLEXIVA PARA ALÉM DA FORMAÇÃO TÉCNICACiências SociaisPROEJA. Formação docente. Formação Continuada. Educação Profissional.Estudo realizado no âmbito de dois cursos técnicos do Instituto de Federal Educação do ES: a) Metalurgia e Materiais e b)Construção de Edifícios, modalidade PROEJA. Tem como objetivo analisar as representações sociais que os professores/as das disciplinas profissionalizantes tecem sobre o público jovem e adulto que chega à escola em busca de avanço na sua escolarização. Para tanto investigou por meio de entrevistas a formação básica (graduação) e continuada desses educadores e sua percepção sobre o Proeja e alunos deste programa. A partir desses dados, buscou problematizar os reflexos nas representações sobre esses estudantes. Ainda que os professores reconheçam a importância do programa, constatou-se a necessidade de serem criados fóruns para estudos e reflexões coletivas com a finalidade de repensar a sua práxis. Essas ações são importantes uma vez que persiste uma lacuna na formação básica e continuada desses educadores. Tal fato implica na incompreensão dos fundamentos epistemológicos e filosóficos que teorizam a prática docente para essa modalidade. A pesquisa está apoiada na teoria das representações sociais, na legislação e em estudos específicos do campo da EJA e da Educação Profissional.Núcleo de Publicação UNICATÓLICARaggi, Désirée GonçalvesAzevedo, Elizabeth PremoliCardoso, Livia RohrVasconcelos, Paula Baião Machado de2013-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos de Revisão de Literaturaapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/131010.25190/rec.v2i1.1310Revista Expressão Católica; v. 2, n. 1 (2013): Revista Expressão Católica2357-848310.25190/rec.v2i1reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1310/1073/*ref*/ADORNO, T. W. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995./*ref*/BARRETO, D. A. B. Representações sociais do professor de Educação de Jovens e Adultos sobre leitura e escrita. Tese (Doutorado) Universidade Federal da Bahia, Salvador./*ref*/BRASIL, Parecer CEB 11/2000. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos, 2000./*ref*/FREIRE, P. Carta de Paulo Freire aos professores. Estudos Avançados. Vol. 15, n. 42. 2001 (p 229 – 269)./*ref*/FRIGOTTO, G. Trabalho, conhecimento, consciência e a educação do trabalhador: impasses teóricos e práticos. In: MINAYO, C. et al. Trabalho e Conhecimento, dilemas na educação do trabalhador. 2. ed. SP: Cortez : Autores Associados, 1989, p. 13-26./*ref*/GOMES, A. C. O desconhecimento dos conceitos de saúde na formação profissional: estudo de caso em cursos por internet. 2008. Tese de Doutorado em Ciências da Educação, Universidade del Norte, Assunção, PY, 2008./*ref*/KUENZER, A. Z. A formação de educadores no contexto das mudanças no mundo do trabalho: novos desafios para as faculdades de educação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 19, n. 63, p. 105-125, ago. 1998./*ref*/MOURA, D. H., GARCIA, S. R. & RAMOS, M. N. Educação profissional técnica de nível médio integrada ao ensino médio. Documento Base. MEC/SETEC: Brasília, 2007./*ref*/Machado, L. R. S., Diferenciais inovadores na formação de professores para a Educação Profissional. In: Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica/Ministério da Educação, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. v. 1, n. 1, (jun. 2008). Brasília: MEC, SETEC, 2008, p.8-22./*ref*/MINAYO, M. C. & Sanches, O. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994./*ref*/Raggi, D. G. A metodologia de projetos: uma possibilidade para a educação emancipatória dos alunos do EMJAT/PROEJA no CEFETES. 2008. Tese de Doutorado em Ciências da Educação, Universidad del Norte, Assunção, PY, 2008./*ref*/SAVIANI. D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 10. ed. ver. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.Direitos autorais 2013 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-26T16:35:58Zoai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/1310Revistahttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oaisuportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br||2357-84832237-8782opendoar:2021-03-26T16:35:58Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL QUE ATUAM NO PROEJA: UMA ABORDAGEM REFLEXIVA PARA ALÉM DA FORMAÇÃO TÉCNICA |
title |
AS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL QUE ATUAM NO PROEJA: UMA ABORDAGEM REFLEXIVA PARA ALÉM DA FORMAÇÃO TÉCNICA |
spellingShingle |
AS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL QUE ATUAM NO PROEJA: UMA ABORDAGEM REFLEXIVA PARA ALÉM DA FORMAÇÃO TÉCNICA Raggi, Désirée Gonçalves Ciências Sociais PROEJA. Formação docente. Formação Continuada. Educação Profissional. |
title_short |
AS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL QUE ATUAM NO PROEJA: UMA ABORDAGEM REFLEXIVA PARA ALÉM DA FORMAÇÃO TÉCNICA |
title_full |
AS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL QUE ATUAM NO PROEJA: UMA ABORDAGEM REFLEXIVA PARA ALÉM DA FORMAÇÃO TÉCNICA |
title_fullStr |
AS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL QUE ATUAM NO PROEJA: UMA ABORDAGEM REFLEXIVA PARA ALÉM DA FORMAÇÃO TÉCNICA |
title_full_unstemmed |
AS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL QUE ATUAM NO PROEJA: UMA ABORDAGEM REFLEXIVA PARA ALÉM DA FORMAÇÃO TÉCNICA |
title_sort |
AS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL QUE ATUAM NO PROEJA: UMA ABORDAGEM REFLEXIVA PARA ALÉM DA FORMAÇÃO TÉCNICA |
author |
Raggi, Désirée Gonçalves |
author_facet |
Raggi, Désirée Gonçalves Azevedo, Elizabeth Premoli Cardoso, Livia Rohr Vasconcelos, Paula Baião Machado de |
author_role |
author |
author2 |
Azevedo, Elizabeth Premoli Cardoso, Livia Rohr Vasconcelos, Paula Baião Machado de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Raggi, Désirée Gonçalves Azevedo, Elizabeth Premoli Cardoso, Livia Rohr Vasconcelos, Paula Baião Machado de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Sociais PROEJA. Formação docente. Formação Continuada. Educação Profissional. |
topic |
Ciências Sociais PROEJA. Formação docente. Formação Continuada. Educação Profissional. |
description |
Estudo realizado no âmbito de dois cursos técnicos do Instituto de Federal Educação do ES: a) Metalurgia e Materiais e b)Construção de Edifícios, modalidade PROEJA. Tem como objetivo analisar as representações sociais que os professores/as das disciplinas profissionalizantes tecem sobre o público jovem e adulto que chega à escola em busca de avanço na sua escolarização. Para tanto investigou por meio de entrevistas a formação básica (graduação) e continuada desses educadores e sua percepção sobre o Proeja e alunos deste programa. A partir desses dados, buscou problematizar os reflexos nas representações sobre esses estudantes. Ainda que os professores reconheçam a importância do programa, constatou-se a necessidade de serem criados fóruns para estudos e reflexões coletivas com a finalidade de repensar a sua práxis. Essas ações são importantes uma vez que persiste uma lacuna na formação básica e continuada desses educadores. Tal fato implica na incompreensão dos fundamentos epistemológicos e filosóficos que teorizam a prática docente para essa modalidade. A pesquisa está apoiada na teoria das representações sociais, na legislação e em estudos específicos do campo da EJA e da Educação Profissional. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigos de Revisão de Literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1310 10.25190/rec.v2i1.1310 |
url |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1310 |
identifier_str_mv |
10.25190/rec.v2i1.1310 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1310/1073 /*ref*/ADORNO, T. W. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. /*ref*/BARRETO, D. A. B. Representações sociais do professor de Educação de Jovens e Adultos sobre leitura e escrita. Tese (Doutorado) Universidade Federal da Bahia, Salvador. /*ref*/BRASIL, Parecer CEB 11/2000. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos, 2000. /*ref*/FREIRE, P. Carta de Paulo Freire aos professores. Estudos Avançados. Vol. 15, n. 42. 2001 (p 229 – 269). /*ref*/FRIGOTTO, G. Trabalho, conhecimento, consciência e a educação do trabalhador: impasses teóricos e práticos. In: MINAYO, C. et al. Trabalho e Conhecimento, dilemas na educação do trabalhador. 2. ed. SP: Cortez : Autores Associados, 1989, p. 13-26. /*ref*/GOMES, A. C. O desconhecimento dos conceitos de saúde na formação profissional: estudo de caso em cursos por internet. 2008. Tese de Doutorado em Ciências da Educação, Universidade del Norte, Assunção, PY, 2008. /*ref*/KUENZER, A. Z. A formação de educadores no contexto das mudanças no mundo do trabalho: novos desafios para as faculdades de educação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 19, n. 63, p. 105-125, ago. 1998. /*ref*/MOURA, D. H., GARCIA, S. R. & RAMOS, M. N. Educação profissional técnica de nível médio integrada ao ensino médio. Documento Base. MEC/SETEC: Brasília, 2007. /*ref*/Machado, L. R. S., Diferenciais inovadores na formação de professores para a Educação Profissional. In: Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica/Ministério da Educação, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. v. 1, n. 1, (jun. 2008). Brasília: MEC, SETEC, 2008, p.8-22. /*ref*/MINAYO, M. C. & Sanches, O. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994. /*ref*/Raggi, D. G. A metodologia de projetos: uma possibilidade para a educação emancipatória dos alunos do EMJAT/PROEJA no CEFETES. 2008. Tese de Doutorado em Ciências da Educação, Universidad del Norte, Assunção, PY, 2008. /*ref*/SAVIANI. D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 10. ed. ver. Campinas, SP: Autores Associados, 2008. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2013 Revista Expressão Católica http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2013 Revista Expressão Católica http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Publicação UNICATÓLICA |
publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Publicação UNICATÓLICA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Expressão Católica; v. 2, n. 1 (2013): Revista Expressão Católica 2357-8483 10.25190/rec.v2i1 reponame:Revista Expressão Católica (Online) instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) instacron:Unicatólica |
instname_str |
Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) |
instacron_str |
Unicatólica |
institution |
Unicatólica |
reponame_str |
Revista Expressão Católica (Online) |
collection |
Revista Expressão Católica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) |
repository.mail.fl_str_mv |
suportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br|| |
_version_ |
1754826421365112832 |