AS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL QUE ATUAM NO PROEJA: UMA ABORDAGEM REFLEXIVA PARA ALÉM DA FORMAÇÃO TÉCNICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raggi, Désirée Gonçalves
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Azevedo, Elizabeth Premoli, Cardoso, Livia Rohr, Vasconcelos, Paula Baião Machado de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Expressão Católica (Online)
Texto Completo: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1310
Resumo: Estudo realizado no âmbito de dois cursos técnicos do Instituto de Federal Educação do ES: a) Metalurgia e Materiais e b)Construção de Edifícios, modalidade PROEJA. Tem como objetivo analisar as representações sociais que os professores/as das disciplinas profissionalizantes tecem sobre o público jovem e adulto que chega à escola em busca de avanço na sua escolarização. Para tanto investigou por meio de entrevistas a formação básica (graduação) e continuada desses educadores e sua percepção sobre o Proeja e alunos deste programa. A partir desses dados, buscou problematizar os reflexos nas representações sobre esses estudantes. Ainda que os professores reconheçam a importância do programa, constatou-se a necessidade de serem criados fóruns para estudos e reflexões coletivas com a finalidade de repensar a sua práxis. Essas ações são importantes uma vez que persiste uma lacuna na formação básica e continuada desses educadores. Tal fato implica na incompreensão dos fundamentos epistemológicos e filosóficos que teorizam a prática docente para essa modalidade. A pesquisa está apoiada na teoria das representações sociais, na legislação e em estudos específicos do campo da EJA e da Educação Profissional.
id CATOLICA_9e486202ac4953265ad79a77ebb806a1
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/1310
network_acronym_str CATOLICA
network_name_str Revista Expressão Católica (Online)
repository_id_str
spelling AS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL QUE ATUAM NO PROEJA: UMA ABORDAGEM REFLEXIVA PARA ALÉM DA FORMAÇÃO TÉCNICACiências SociaisPROEJA. Formação docente. Formação Continuada. Educação Profissional.Estudo realizado no âmbito de dois cursos técnicos do Instituto de Federal Educação do ES: a) Metalurgia e Materiais e b)Construção de Edifícios, modalidade PROEJA. Tem como objetivo analisar as representações sociais que os professores/as das disciplinas profissionalizantes tecem sobre o público jovem e adulto que chega à escola em busca de avanço na sua escolarização. Para tanto investigou por meio de entrevistas a formação básica (graduação) e continuada desses educadores e sua percepção sobre o Proeja e alunos deste programa. A partir desses dados, buscou problematizar os reflexos nas representações sobre esses estudantes. Ainda que os professores reconheçam a importância do programa, constatou-se a necessidade de serem criados fóruns para estudos e reflexões coletivas com a finalidade de repensar a sua práxis. Essas ações são importantes uma vez que persiste uma lacuna na formação básica e continuada desses educadores. Tal fato implica na incompreensão dos fundamentos epistemológicos e filosóficos que teorizam a prática docente para essa modalidade. A pesquisa está apoiada na teoria das representações sociais, na legislação e em estudos específicos do campo da EJA e da Educação Profissional.Núcleo de Publicação UNICATÓLICARaggi, Désirée GonçalvesAzevedo, Elizabeth PremoliCardoso, Livia RohrVasconcelos, Paula Baião Machado de2013-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos de Revisão de Literaturaapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/131010.25190/rec.v2i1.1310Revista Expressão Católica; v. 2, n. 1 (2013): Revista Expressão Católica2357-848310.25190/rec.v2i1reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1310/1073/*ref*/ADORNO, T. W. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995./*ref*/BARRETO, D. A. B. Representações sociais do professor de Educação de Jovens e Adultos sobre leitura e escrita. Tese (Doutorado) Universidade Federal da Bahia, Salvador./*ref*/BRASIL, Parecer CEB 11/2000. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos, 2000./*ref*/FREIRE, P. Carta de Paulo Freire aos professores. Estudos Avançados. Vol. 15, n. 42. 2001 (p 229 – 269)./*ref*/FRIGOTTO, G. Trabalho, conhecimento, consciência e a educação do trabalhador: impasses teóricos e práticos. In: MINAYO, C. et al. Trabalho e Conhecimento, dilemas na educação do trabalhador. 2. ed. SP: Cortez : Autores Associados, 1989, p. 13-26./*ref*/GOMES, A. C. O desconhecimento dos conceitos de saúde na formação profissional: estudo de caso em cursos por internet. 2008. Tese de Doutorado em Ciências da Educação, Universidade del Norte, Assunção, PY, 2008./*ref*/KUENZER, A. Z. A formação de educadores no contexto das mudanças no mundo do trabalho: novos desafios para as faculdades de educação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 19, n. 63, p. 105-125, ago. 1998./*ref*/MOURA, D. H., GARCIA, S. R. & RAMOS, M. N. Educação profissional técnica de nível médio integrada ao ensino médio. Documento Base. MEC/SETEC: Brasília, 2007./*ref*/Machado, L. R. S., Diferenciais inovadores na formação de professores para a Educação Profissional. In: Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica/Ministério da Educação, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. v. 1, n. 1, (jun. 2008). Brasília: MEC, SETEC, 2008, p.8-22./*ref*/MINAYO, M. C. & Sanches, O. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994./*ref*/Raggi, D. G. A metodologia de projetos: uma possibilidade para a educação emancipatória dos alunos do EMJAT/PROEJA no CEFETES. 2008. Tese de Doutorado em Ciências da Educação, Universidad del Norte, Assunção, PY, 2008./*ref*/SAVIANI. D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 10. ed. ver. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.Direitos autorais 2013 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-26T16:35:58Zoai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/1310Revistahttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oaisuportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br||2357-84832237-8782opendoar:2021-03-26T16:35:58Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false
dc.title.none.fl_str_mv AS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL QUE ATUAM NO PROEJA: UMA ABORDAGEM REFLEXIVA PARA ALÉM DA FORMAÇÃO TÉCNICA
title AS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL QUE ATUAM NO PROEJA: UMA ABORDAGEM REFLEXIVA PARA ALÉM DA FORMAÇÃO TÉCNICA
spellingShingle AS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL QUE ATUAM NO PROEJA: UMA ABORDAGEM REFLEXIVA PARA ALÉM DA FORMAÇÃO TÉCNICA
Raggi, Désirée Gonçalves
Ciências Sociais
PROEJA. Formação docente. Formação Continuada. Educação Profissional.
title_short AS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL QUE ATUAM NO PROEJA: UMA ABORDAGEM REFLEXIVA PARA ALÉM DA FORMAÇÃO TÉCNICA
title_full AS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL QUE ATUAM NO PROEJA: UMA ABORDAGEM REFLEXIVA PARA ALÉM DA FORMAÇÃO TÉCNICA
title_fullStr AS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL QUE ATUAM NO PROEJA: UMA ABORDAGEM REFLEXIVA PARA ALÉM DA FORMAÇÃO TÉCNICA
title_full_unstemmed AS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL QUE ATUAM NO PROEJA: UMA ABORDAGEM REFLEXIVA PARA ALÉM DA FORMAÇÃO TÉCNICA
title_sort AS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL QUE ATUAM NO PROEJA: UMA ABORDAGEM REFLEXIVA PARA ALÉM DA FORMAÇÃO TÉCNICA
author Raggi, Désirée Gonçalves
author_facet Raggi, Désirée Gonçalves
Azevedo, Elizabeth Premoli
Cardoso, Livia Rohr
Vasconcelos, Paula Baião Machado de
author_role author
author2 Azevedo, Elizabeth Premoli
Cardoso, Livia Rohr
Vasconcelos, Paula Baião Machado de
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Raggi, Désirée Gonçalves
Azevedo, Elizabeth Premoli
Cardoso, Livia Rohr
Vasconcelos, Paula Baião Machado de
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais
PROEJA. Formação docente. Formação Continuada. Educação Profissional.
topic Ciências Sociais
PROEJA. Formação docente. Formação Continuada. Educação Profissional.
description Estudo realizado no âmbito de dois cursos técnicos do Instituto de Federal Educação do ES: a) Metalurgia e Materiais e b)Construção de Edifícios, modalidade PROEJA. Tem como objetivo analisar as representações sociais que os professores/as das disciplinas profissionalizantes tecem sobre o público jovem e adulto que chega à escola em busca de avanço na sua escolarização. Para tanto investigou por meio de entrevistas a formação básica (graduação) e continuada desses educadores e sua percepção sobre o Proeja e alunos deste programa. A partir desses dados, buscou problematizar os reflexos nas representações sobre esses estudantes. Ainda que os professores reconheçam a importância do programa, constatou-se a necessidade de serem criados fóruns para estudos e reflexões coletivas com a finalidade de repensar a sua práxis. Essas ações são importantes uma vez que persiste uma lacuna na formação básica e continuada desses educadores. Tal fato implica na incompreensão dos fundamentos epistemológicos e filosóficos que teorizam a prática docente para essa modalidade. A pesquisa está apoiada na teoria das representações sociais, na legislação e em estudos específicos do campo da EJA e da Educação Profissional.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos de Revisão de Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1310
10.25190/rec.v2i1.1310
url http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1310
identifier_str_mv 10.25190/rec.v2i1.1310
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1310/1073
/*ref*/ADORNO, T. W. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
/*ref*/BARRETO, D. A. B. Representações sociais do professor de Educação de Jovens e Adultos sobre leitura e escrita. Tese (Doutorado) Universidade Federal da Bahia, Salvador.
/*ref*/BRASIL, Parecer CEB 11/2000. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos, 2000.
/*ref*/FREIRE, P. Carta de Paulo Freire aos professores. Estudos Avançados. Vol. 15, n. 42. 2001 (p 229 – 269).
/*ref*/FRIGOTTO, G. Trabalho, conhecimento, consciência e a educação do trabalhador: impasses teóricos e práticos. In: MINAYO, C. et al. Trabalho e Conhecimento, dilemas na educação do trabalhador. 2. ed. SP: Cortez : Autores Associados, 1989, p. 13-26.
/*ref*/GOMES, A. C. O desconhecimento dos conceitos de saúde na formação profissional: estudo de caso em cursos por internet. 2008. Tese de Doutorado em Ciências da Educação, Universidade del Norte, Assunção, PY, 2008.
/*ref*/KUENZER, A. Z. A formação de educadores no contexto das mudanças no mundo do trabalho: novos desafios para as faculdades de educação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 19, n. 63, p. 105-125, ago. 1998.
/*ref*/MOURA, D. H., GARCIA, S. R. & RAMOS, M. N. Educação profissional técnica de nível médio integrada ao ensino médio. Documento Base. MEC/SETEC: Brasília, 2007.
/*ref*/Machado, L. R. S., Diferenciais inovadores na formação de professores para a Educação Profissional. In: Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica/Ministério da Educação, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. v. 1, n. 1, (jun. 2008). Brasília: MEC, SETEC, 2008, p.8-22.
/*ref*/MINAYO, M. C. & Sanches, O. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
/*ref*/Raggi, D. G. A metodologia de projetos: uma possibilidade para a educação emancipatória dos alunos do EMJAT/PROEJA no CEFETES. 2008. Tese de Doutorado em Ciências da Educação, Universidad del Norte, Assunção, PY, 2008.
/*ref*/SAVIANI. D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 10. ed. ver. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2013 Revista Expressão Católica
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2013 Revista Expressão Católica
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Publicação UNICATÓLICA
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Publicação UNICATÓLICA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Expressão Católica; v. 2, n. 1 (2013): Revista Expressão Católica
2357-8483
10.25190/rec.v2i1
reponame:Revista Expressão Católica (Online)
instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
instacron:Unicatólica
instname_str Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
instacron_str Unicatólica
institution Unicatólica
reponame_str Revista Expressão Católica (Online)
collection Revista Expressão Católica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
repository.mail.fl_str_mv suportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br||
_version_ 1754826421365112832