A EXPERIÊNCIA DE REFLEXÃO E AÇÃO DO ESTÁGIO: CONTRIBUIÇÕES PARA O AMADURECIMENTO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E PARA FORMAÇÃO DE FUTUROS DOCENTES
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Data de Publicação: | 2021 |
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Título da fonte: | Revista Expressão Católica (Online) |
Texto Completo: | http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/4016 |
Resumo: | O presente trabalho visa relatar a experiência docente no ensino técnico possibilitado pelo Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional (PEG). Busca-se apresentar a experiência pedagógica, descrevendo as vivências nas atividades propostas para o exercício da docência, analisando os desafios inerentes à prática docente no ensino de nível técnico. A coleta de dados do presente estudo ocorreu por meio da análise dos relatórios e práticas desenvolvidas no Estágio Curricular Supervisionado III. As discussões ocorreram por meio de registros escritos das práticas, demandas e avanços da prática do estágio e Grupos Focais (GF) realizados nas aulas no PEG. A discussão e análise das reflexões propostas no curso de formação de professores que emergem serão apresentadas em três itens. Inicialmente, as discussões ficarão no que se refere ao estágio, na sequência será apresentada a relevância do planejamento como um instrumento que impulsiona a reflexão e ação sobre a prática docente e, por fim, a relação de aprendizagem mútua entre os discentes estagiários e os alunos do campo do estágio. Toda a experiência gera um aprendizado, e é fundamental que estejamos abertos a compreender tudo que se passa, ou grande parte, para percebermos as várias mediações existentes numa relação pedagógica, que envolve ensino e aprendizagem. Verificou-se que a prática e reflexões ocorridas durante a prática do estágio III proporcionaram pensar, agir, ver e compreender a própria ação pedagógica. |
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A EXPERIÊNCIA DE REFLEXÃO E AÇÃO DO ESTÁGIO: CONTRIBUIÇÕES PARA O AMADURECIMENTO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E PARA FORMAÇÃO DE FUTUROS DOCENTESPrática docente; Estágio; ExperiênciaO presente trabalho visa relatar a experiência docente no ensino técnico possibilitado pelo Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional (PEG). Busca-se apresentar a experiência pedagógica, descrevendo as vivências nas atividades propostas para o exercício da docência, analisando os desafios inerentes à prática docente no ensino de nível técnico. A coleta de dados do presente estudo ocorreu por meio da análise dos relatórios e práticas desenvolvidas no Estágio Curricular Supervisionado III. As discussões ocorreram por meio de registros escritos das práticas, demandas e avanços da prática do estágio e Grupos Focais (GF) realizados nas aulas no PEG. A discussão e análise das reflexões propostas no curso de formação de professores que emergem serão apresentadas em três itens. Inicialmente, as discussões ficarão no que se refere ao estágio, na sequência será apresentada a relevância do planejamento como um instrumento que impulsiona a reflexão e ação sobre a prática docente e, por fim, a relação de aprendizagem mútua entre os discentes estagiários e os alunos do campo do estágio. Toda a experiência gera um aprendizado, e é fundamental que estejamos abertos a compreender tudo que se passa, ou grande parte, para percebermos as várias mediações existentes numa relação pedagógica, que envolve ensino e aprendizagem. Verificou-se que a prática e reflexões ocorridas durante a prática do estágio III proporcionaram pensar, agir, ver e compreender a própria ação pedagógica.Núcleo de Publicação UNICATÓLICADillenburg, Andreia Ines; Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)Moraes, Liliane Milani de; Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)Fantinel, Roberta Aparecida; Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)2021-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRelatos de Experiênciaapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/401610.25190/rec.v10i1.4016Revista Expressão Católica; v. 10, n. 1 (2021): Rev. Expr. Catól.; 74-862357-848310.25190/rec.v10i1reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/4016/A%20EXPERI%C3%8ANCIA%20DE%20REFLEX%C3%83O/*ref*/ANTUNES, C. 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Acesso em: 26 mar. 2020./*ref*/BRASIL. Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes e dá outras providências. Diário Oficial da União: Brasília, 26 de set. 2008./*ref*/BRASIL. Lei nº 11.741, de 16 de julho de 2008. Altera dispositivos da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para redimensionar, institucionalizar e integrar as ações da educação profissional técnica de nível médio, da educação de jovens e adultos e da educação profissional e tecnológica. Brasília, 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11741.htm. Acesso em: 10 maio 2020./*ref*/BRASIL. Resolução nº 2, de 1 de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. 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Acesso em: 8 out. 2019.Direitos autorais 2021 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-24T11:06:53Zoai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/4016Revistahttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oaisuportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br||2357-84832237-8782opendoar:2021-06-24T11:06:53Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false |
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