TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: UM CENÁRIO PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INOVADORA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Expressão Católica (Online) |
Texto Completo: | http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1413 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma avaliação crítica sistematizada sobre a utilização das tecnologias como uma prática pedagógica inovadora, com o intuito de substituir os métodos tradicionais de ensino, baseados no Instrucionismo, pelos aspectos relacionados ao Construcionismo. Nessa perspectiva é abordada uma evolução das tecnologias, desde as máquinas de ensinar, propostas por Skinner, até a utilização do computador e da robótica educacional, enfatizando os princípios da teoria Construcionista como mecanismos para uma inovação pedagógica, ressaltando o pensamento pedagógico de um dos estudiosos seminais do século XX que é Seymour Papert, contextualizando a importância da análise das suas ideias pedagógicas para o contexto social dos séculos XX e XXI. São apresentadas algumas seções que abordam mecanismos sobre a relação entre educação e tecnologia, robótica educacional, construcionismo e inovação pedagógica. |
id |
CATOLICA_cc44bec7f74336234c3e6a4917ad21f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/1413 |
network_acronym_str |
CATOLICA |
network_name_str |
Revista Expressão Católica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: UM CENÁRIO PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INOVADORACiências SociaisTecnologia. Instrucionismo. Construcionismo. Inovação.Este trabalho apresenta uma avaliação crítica sistematizada sobre a utilização das tecnologias como uma prática pedagógica inovadora, com o intuito de substituir os métodos tradicionais de ensino, baseados no Instrucionismo, pelos aspectos relacionados ao Construcionismo. Nessa perspectiva é abordada uma evolução das tecnologias, desde as máquinas de ensinar, propostas por Skinner, até a utilização do computador e da robótica educacional, enfatizando os princípios da teoria Construcionista como mecanismos para uma inovação pedagógica, ressaltando o pensamento pedagógico de um dos estudiosos seminais do século XX que é Seymour Papert, contextualizando a importância da análise das suas ideias pedagógicas para o contexto social dos séculos XX e XXI. São apresentadas algumas seções que abordam mecanismos sobre a relação entre educação e tecnologia, robótica educacional, construcionismo e inovação pedagógica.Núcleo de Publicação UNICATÓLICAMoreira, Leonardo Rocha; Centro Universitário Católica de QuixadáCavalcante, Francisca Linéia de LimaMeireles, Alandson Mendonça Ribeiro2014-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos de Revisão de Literaturaapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/141310.25190/rec.v3i1.1413Revista Expressão Católica; v. 3, n. 1 (2014): Revista Expressão Católica2357-848310.25190/rec.v3i1reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1413/1146/*ref*/ALMEIDA, Elizabeth Bianconcini de. Informática e formação de professores. Coleção Informática para a mudança na Educação. Brasília: Ministério da Educação e Cultura (MEC), Proinfo, 2000./*ref*/DEWEY, John. Experiência e educação: textos fundantes de educação. Petrópolis: Vozes, 2010./*ref*/FINO, Carlos Nogueira. Inovação Pedagógica: Significado e Campo (de investigação). In Alice Mendonça & António V. Bento (Org). Educação em Tempo de Mudança. Funchal: Grafimadeira, pp 277-287, 2008./*ref*/FINO, Carlos Nogueira. Convergência entre a teoria de Vygotsky e o construtivismo/construcionismo (draft). Ilha da Madeira (PT): Universidadde da Madeira, 2004./*ref*/FINO, Carlos Nogueira. Avaliar Software “Educativo”. In: Actas da III Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. Braga: Universidade do Minho, 2003./*ref*/FINO, Carlos Nogueira. Novas tecnologias, cognição e cultura: um estudo no primeiro ciclo do ensino básico (4,16 Mbytes) (tese de Doutoramento). Lisboa: Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, 2000./*ref*/FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970./*ref*/KUHN, T. S. The Structure of Scientific Revolutions. Chicago: University of Chicago Press, 1962./*ref*/PAPERT, S. A Família em Rede - Ultrapassando a barreira digital entre gerações. Lisboa: Relógio D’água Editores, 1996./*ref*/PAPERT, S. The cildren´s machine: Rethinking schools in the age of computer. New York: Basic Books, 1993./*ref*/PAPERT, S. Computer as Material: Messing with Time. In R. P. Taylor (Ed.) The computer in the school: Tutor, tool, tutee. New York: Teachers College Press, 1988./*ref*/PAPERT, S. Mindstorms - Children, Computers and Powerful Ideas. New York: Basic Books, Inc.., 1980./*ref*/PIAGET, J. Fazer e Compreender. São Paulo: Editora Melhoramentos e Editora da Universidade de São Paulo, 1972./*ref*/SOUSA, M. J; FINO, C. N. As Tic abrindo caminho a um novo paradigma educacional, In Actas do VI Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, I Volume (p. 371 - 381). Braga: Universidade do Minho, 2001./*ref*/TOFFLER, Alvin. O choque do futuro. Editora Artenova: Rio de Janeiro, 1973./*ref*/VALENTE, José Armando . Diferentes usos do Computador na Educação. http://www.proinfo.gov.br/didatica/testosie/prf_txtie2.shtm. 2000. Acesso em 25 de novembro de 2013./*ref*/VALENTE, José Armando. “A Espiral da Espiral de Aprendizagem: o processo de compreensão do papel das tecnologias de informação e comunicação na educação”, Tese (Livre Docência) – Instituto de Artes, UNICAMP, Campinas, abril 2005./*ref*/VYGOTSKY, L. S. Mind in society: The development of higher psychological processes. Cambridge: Harvard University Press, 1978.Direitos autorais 2014 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-30T18:29:00Zoai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/1413Revistahttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oaisuportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br||2357-84832237-8782opendoar:2018-04-30T18:29Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: UM CENÁRIO PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INOVADORA |
title |
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: UM CENÁRIO PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INOVADORA |
spellingShingle |
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: UM CENÁRIO PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INOVADORA Moreira, Leonardo Rocha; Centro Universitário Católica de Quixadá Ciências Sociais Tecnologia. Instrucionismo. Construcionismo. Inovação. |
title_short |
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: UM CENÁRIO PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INOVADORA |
title_full |
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: UM CENÁRIO PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INOVADORA |
title_fullStr |
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: UM CENÁRIO PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INOVADORA |
title_full_unstemmed |
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: UM CENÁRIO PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INOVADORA |
title_sort |
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: UM CENÁRIO PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INOVADORA |
author |
Moreira, Leonardo Rocha; Centro Universitário Católica de Quixadá |
author_facet |
Moreira, Leonardo Rocha; Centro Universitário Católica de Quixadá Cavalcante, Francisca Linéia de Lima Meireles, Alandson Mendonça Ribeiro |
author_role |
author |
author2 |
Cavalcante, Francisca Linéia de Lima Meireles, Alandson Mendonça Ribeiro |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Leonardo Rocha; Centro Universitário Católica de Quixadá Cavalcante, Francisca Linéia de Lima Meireles, Alandson Mendonça Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Sociais Tecnologia. Instrucionismo. Construcionismo. Inovação. |
topic |
Ciências Sociais Tecnologia. Instrucionismo. Construcionismo. Inovação. |
description |
Este trabalho apresenta uma avaliação crítica sistematizada sobre a utilização das tecnologias como uma prática pedagógica inovadora, com o intuito de substituir os métodos tradicionais de ensino, baseados no Instrucionismo, pelos aspectos relacionados ao Construcionismo. Nessa perspectiva é abordada uma evolução das tecnologias, desde as máquinas de ensinar, propostas por Skinner, até a utilização do computador e da robótica educacional, enfatizando os princípios da teoria Construcionista como mecanismos para uma inovação pedagógica, ressaltando o pensamento pedagógico de um dos estudiosos seminais do século XX que é Seymour Papert, contextualizando a importância da análise das suas ideias pedagógicas para o contexto social dos séculos XX e XXI. São apresentadas algumas seções que abordam mecanismos sobre a relação entre educação e tecnologia, robótica educacional, construcionismo e inovação pedagógica. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigos de Revisão de Literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1413 10.25190/rec.v3i1.1413 |
url |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1413 |
identifier_str_mv |
10.25190/rec.v3i1.1413 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1413/1146 /*ref*/ALMEIDA, Elizabeth Bianconcini de. Informática e formação de professores. Coleção Informática para a mudança na Educação. Brasília: Ministério da Educação e Cultura (MEC), Proinfo, 2000. /*ref*/DEWEY, John. Experiência e educação: textos fundantes de educação. Petrópolis: Vozes, 2010. /*ref*/FINO, Carlos Nogueira. Inovação Pedagógica: Significado e Campo (de investigação). In Alice Mendonça & António V. Bento (Org). Educação em Tempo de Mudança. Funchal: Grafimadeira, pp 277-287, 2008. /*ref*/FINO, Carlos Nogueira. Convergência entre a teoria de Vygotsky e o construtivismo/construcionismo (draft). Ilha da Madeira (PT): Universidadde da Madeira, 2004. /*ref*/FINO, Carlos Nogueira. Avaliar Software “Educativo”. In: Actas da III Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. Braga: Universidade do Minho, 2003. /*ref*/FINO, Carlos Nogueira. Novas tecnologias, cognição e cultura: um estudo no primeiro ciclo do ensino básico (4,16 Mbytes) (tese de Doutoramento). Lisboa: Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, 2000. /*ref*/FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970. /*ref*/KUHN, T. S. The Structure of Scientific Revolutions. Chicago: University of Chicago Press, 1962. /*ref*/PAPERT, S. A Família em Rede - Ultrapassando a barreira digital entre gerações. Lisboa: Relógio D’água Editores, 1996. /*ref*/PAPERT, S. The cildren´s machine: Rethinking schools in the age of computer. New York: Basic Books, 1993. /*ref*/PAPERT, S. Computer as Material: Messing with Time. In R. P. Taylor (Ed.) The computer in the school: Tutor, tool, tutee. New York: Teachers College Press, 1988. /*ref*/PAPERT, S. Mindstorms - Children, Computers and Powerful Ideas. New York: Basic Books, Inc.., 1980. /*ref*/PIAGET, J. Fazer e Compreender. São Paulo: Editora Melhoramentos e Editora da Universidade de São Paulo, 1972. /*ref*/SOUSA, M. J; FINO, C. N. As Tic abrindo caminho a um novo paradigma educacional, In Actas do VI Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, I Volume (p. 371 - 381). Braga: Universidade do Minho, 2001. /*ref*/TOFFLER, Alvin. O choque do futuro. Editora Artenova: Rio de Janeiro, 1973. /*ref*/VALENTE, José Armando . Diferentes usos do Computador na Educação. http://www.proinfo.gov.br/didatica/testosie/prf_txtie2.shtm. 2000. Acesso em 25 de novembro de 2013. /*ref*/VALENTE, José Armando. “A Espiral da Espiral de Aprendizagem: o processo de compreensão do papel das tecnologias de informação e comunicação na educação”, Tese (Livre Docência) – Instituto de Artes, UNICAMP, Campinas, abril 2005. /*ref*/VYGOTSKY, L. S. Mind in society: The development of higher psychological processes. Cambridge: Harvard University Press, 1978. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2014 Revista Expressão Católica http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2014 Revista Expressão Católica http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Publicação UNICATÓLICA |
publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Publicação UNICATÓLICA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Expressão Católica; v. 3, n. 1 (2014): Revista Expressão Católica 2357-8483 10.25190/rec.v3i1 reponame:Revista Expressão Católica (Online) instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) instacron:Unicatólica |
instname_str |
Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) |
instacron_str |
Unicatólica |
institution |
Unicatólica |
reponame_str |
Revista Expressão Católica (Online) |
collection |
Revista Expressão Católica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) |
repository.mail.fl_str_mv |
suportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br|| |
_version_ |
1754826421256060928 |