ESTÁGIO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL I
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Expressão Católica (Online) |
Texto Completo: | http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/3509 |
Resumo: | O estágio é um momento importante no processo de formação profissional, em que o aluno tem a oportunidade de vivenciar e aperfeiçoar seus conhecimentos entre a teoria e a prática. Desse modo, o estudo teve como objetivo relatar as experiências dos estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física durante as regências do Estágio Curricular Supervisionado no Ensino Fundamental I. O campo dessa experiência foi a escola de Ensino Fundamental localizada no município de Iguatu-Ce. Ao ser realizada uma avaliação diagnóstica do perfil dos alunos, bem como ao considerar o plano de ensino do professor preceptor, foram selecionados os conteúdos a serem desenvolvidos nas regências, sendo eles: ginástica, atletismo, jogos e brincadeiras, danças e lutas. Tais conteúdos se encontram em conformidade com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) da Educação Física e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As experiências vivenciadas possibilitaram aos acadêmicos a articulação com a teoria estudada nas disciplinas do curso, e esclarecer muitas dúvidas, entre elas, podendo ser destacado o aperfeiçoamento na elaboração dos planos de aula, o relacionamento que foi criado com os alunos, assim como o acolhimento e aprendizado dos profissionais da escola. Acreditamos que as atividades realizadas, além de promover as práticas esportivas, também contribuíram para melhorar as relações interpessoais e o respeito às diversidades. |
id |
CATOLICA_da8f93c5829181cbde9ac0d3ae2aa358 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/3509 |
network_acronym_str |
CATOLICA |
network_name_str |
Revista Expressão Católica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ESTÁGIO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL IEnsino superior; Formação de professor; Práticas esportivasO estágio é um momento importante no processo de formação profissional, em que o aluno tem a oportunidade de vivenciar e aperfeiçoar seus conhecimentos entre a teoria e a prática. Desse modo, o estudo teve como objetivo relatar as experiências dos estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física durante as regências do Estágio Curricular Supervisionado no Ensino Fundamental I. O campo dessa experiência foi a escola de Ensino Fundamental localizada no município de Iguatu-Ce. Ao ser realizada uma avaliação diagnóstica do perfil dos alunos, bem como ao considerar o plano de ensino do professor preceptor, foram selecionados os conteúdos a serem desenvolvidos nas regências, sendo eles: ginástica, atletismo, jogos e brincadeiras, danças e lutas. Tais conteúdos se encontram em conformidade com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) da Educação Física e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As experiências vivenciadas possibilitaram aos acadêmicos a articulação com a teoria estudada nas disciplinas do curso, e esclarecer muitas dúvidas, entre elas, podendo ser destacado o aperfeiçoamento na elaboração dos planos de aula, o relacionamento que foi criado com os alunos, assim como o acolhimento e aprendizado dos profissionais da escola. Acreditamos que as atividades realizadas, além de promover as práticas esportivas, também contribuíram para melhorar as relações interpessoais e o respeito às diversidades.Núcleo de Publicação UNICATÓLICAGama, Carlla Beatriz Rodrigues; Universidade Regional do Cariri (URCA)Viana, Raissa de Morais; Universidade Regional do Cariri (URCA)Medeiros Filho, Antonio Evanildo Cardoso; Universidade Estadual do Ceará (UECE)Pontes Junior, José Airton de Freitas; Universidade Estadual do Ceará (UECE)2020-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRelatos de Experiênciaapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/350910.25190/rec.v9i1.3509Revista Expressão Católica; v. 9, n. 1 (2020): Rev. Expr. Catól.2357-848310.25190/rec.v9i1reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/3509/10/*ref*/AYOUB, E. Narrando experiências com a educação física na educação infantil. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 26, n. 3, p. 143-158, maio 2005. Disponível em: http://www.redalyc.org/pdf/4013/401338510010.pdf. Acesso em: 18 abr. 2019./*ref*/BATALHA, C. S.; CRUZ, G. B. Ensino de dança na escola: concepções e práticas na visão de professores. Revista Educação, Arte e Inclusão, v. 15, n. 1, p. 72-97, 2019./*ref*/BRASIL. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Educação é a base. Brasília: Ministério da Educação, 2018./*ref*/BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior e para a formação continuada. Diário Oficial da União. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file. Acesso em: 11 jun. 2019./*ref*/BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP n° 1, de 18 de fevereiro de 2002a: Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_02.pdf. Acesso em: 15 jun. 2019./*ref*/BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP n° 2, de 19 de fevereiro de 2002b: Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/res2_2.pdf. Acesso em: 15 jun. 2019./*ref*/BRASIL. Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008: Dispõe sobre o estágio de estudantes. Disponível em: http://www.normaslegais.com.br/legislacao/lei 11788.htm. Acesso em: 15 jun. 2019./*ref*/BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro07.pdf. Acesso em: 13 jun. 2019./*ref*/BRASIL. Lei de diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf. Acesso em: 07 jun. 2019./*ref*/BRESSAN, J. C. M.; CARNEIRO, K. T.; REVERDITO, R. S.; VIEIRA JÚNIOR, R. C.; BOZOKI, K. S.; PINHEIRO, D. A. Atletismo na escola é possível! Experiência do ensino do atletismo em aulas de educação física. Revista Corpoconsciência, v. 22, n. 1, p. 13-23, jan./abr. 2018. Disponível em: http://www.periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/5760. Acesso em: 10 jun. 2019./*ref*/FREIRE, J. B. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da Educação Física. 3. ed. Rio de Janeiro: Scipione, 1992./*ref*/GAYA, A. C. A.; GAYA, A. R. Relato de experiência: roteiros para elaboração de trabalhos de conclusão de cursos de licenciatura. Curitiba: CRV, 2018./*ref*/LOPES, R. R.; PONTES, J. A. M. A prática das lutas por escolares de uma instituição pública em Fortaleza. Revista Educação em Debate, v. 41, n. 78, p. 33-48, jan./abr. 2019./*ref*/MOURA, D.; SILVA JUNIOR, I.; ARAUJO, J. G.; SOUSA, C.; PARENTE, M. L. O ensino de lutas na Educação Física escolar: uma revisão sistemática da literatura. Pensar a Prática, v. 22, p. 1-11, 2019./*ref*/OLIVEIRA, A. R. C.; SARTORI, S. K.; LAURINDO, E. Recomendações para a Educação Física escolar. Sistema CONFEF/CREFs Conselhos Federal e Regionais de Educação Física, 2014. Disponível em: https://www.listasconfef.org.br/arquivos/publicacoes/RECOMENDACOES_PARA_A_EDUCACAO_FISICA_ESCOLAR2.pdf. Acesso em: 18 jun. 2019./*ref*/OLIVEIRA, S. R. G.; SILVA, F. G. Vamos brincar? As possibilidades das atividades lúdicas como estratégia inclusiva na formação de professores de Educação Física. Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva, v. 1, n. 2, p. 312-329, jan. 2019. Disponível em: http://periodicos.ufam.edu.br/educacaoInclusiva/article/view/4223. Acesso em: 23 jun. 2019./*ref*/PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágios Supervisionados e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência: duas faces da mesma moeda? Revista Brasileia de Educação, v. 24, e240001. 2019./*ref*/SANTOS, F. X.; MARTINS, I. C.; GIMENEZ, R. O brincar e os contextos físicos escolares: uma reflexão sobre a educação infantil no Município de São Paulo. Revista @mbienteeducação, v. 12, n. 1, p. 177-191 jan./abr. 2019./*ref*/SOARES, C. L. et al. Metodologia do ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992./*ref*/TEIXEIRA. S. R. O. Jogos, brinquedos, brincadeiras e brinquedoteca: implicações no processo de aprendizagem e desenvolvimento. Rio de Janeiro: Wak, 2010.Direitos autorais 2020 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-16T12:44:37Zoai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/3509Revistahttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oaisuportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br||2357-84832237-8782opendoar:2022-02-16T12:44:37Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTÁGIO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL I |
title |
ESTÁGIO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL I |
spellingShingle |
ESTÁGIO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL I Gama, Carlla Beatriz Rodrigues; Universidade Regional do Cariri (URCA) Ensino superior; Formação de professor; Práticas esportivas |
title_short |
ESTÁGIO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL I |
title_full |
ESTÁGIO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL I |
title_fullStr |
ESTÁGIO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL I |
title_full_unstemmed |
ESTÁGIO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL I |
title_sort |
ESTÁGIO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL I |
author |
Gama, Carlla Beatriz Rodrigues; Universidade Regional do Cariri (URCA) |
author_facet |
Gama, Carlla Beatriz Rodrigues; Universidade Regional do Cariri (URCA) Viana, Raissa de Morais; Universidade Regional do Cariri (URCA) Medeiros Filho, Antonio Evanildo Cardoso; Universidade Estadual do Ceará (UECE) Pontes Junior, José Airton de Freitas; Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
author_role |
author |
author2 |
Viana, Raissa de Morais; Universidade Regional do Cariri (URCA) Medeiros Filho, Antonio Evanildo Cardoso; Universidade Estadual do Ceará (UECE) Pontes Junior, José Airton de Freitas; Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gama, Carlla Beatriz Rodrigues; Universidade Regional do Cariri (URCA) Viana, Raissa de Morais; Universidade Regional do Cariri (URCA) Medeiros Filho, Antonio Evanildo Cardoso; Universidade Estadual do Ceará (UECE) Pontes Junior, José Airton de Freitas; Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superior; Formação de professor; Práticas esportivas |
topic |
Ensino superior; Formação de professor; Práticas esportivas |
description |
O estágio é um momento importante no processo de formação profissional, em que o aluno tem a oportunidade de vivenciar e aperfeiçoar seus conhecimentos entre a teoria e a prática. Desse modo, o estudo teve como objetivo relatar as experiências dos estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física durante as regências do Estágio Curricular Supervisionado no Ensino Fundamental I. O campo dessa experiência foi a escola de Ensino Fundamental localizada no município de Iguatu-Ce. Ao ser realizada uma avaliação diagnóstica do perfil dos alunos, bem como ao considerar o plano de ensino do professor preceptor, foram selecionados os conteúdos a serem desenvolvidos nas regências, sendo eles: ginástica, atletismo, jogos e brincadeiras, danças e lutas. Tais conteúdos se encontram em conformidade com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) da Educação Física e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As experiências vivenciadas possibilitaram aos acadêmicos a articulação com a teoria estudada nas disciplinas do curso, e esclarecer muitas dúvidas, entre elas, podendo ser destacado o aperfeiçoamento na elaboração dos planos de aula, o relacionamento que foi criado com os alunos, assim como o acolhimento e aprendizado dos profissionais da escola. Acreditamos que as atividades realizadas, além de promover as práticas esportivas, também contribuíram para melhorar as relações interpessoais e o respeito às diversidades. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Relatos de Experiência |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/3509 10.25190/rec.v9i1.3509 |
url |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/3509 |
identifier_str_mv |
10.25190/rec.v9i1.3509 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/3509/10 /*ref*/AYOUB, E. Narrando experiências com a educação física na educação infantil. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 26, n. 3, p. 143-158, maio 2005. Disponível em: http://www.redalyc.org/pdf/4013/401338510010.pdf. Acesso em: 18 abr. 2019. /*ref*/BATALHA, C. S.; CRUZ, G. B. Ensino de dança na escola: concepções e práticas na visão de professores. Revista Educação, Arte e Inclusão, v. 15, n. 1, p. 72-97, 2019. /*ref*/BRASIL. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Educação é a base. Brasília: Ministério da Educação, 2018. /*ref*/BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior e para a formação continuada. Diário Oficial da União. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file. Acesso em: 11 jun. 2019. /*ref*/BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP n° 1, de 18 de fevereiro de 2002a: Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_02.pdf. Acesso em: 15 jun. 2019. /*ref*/BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP n° 2, de 19 de fevereiro de 2002b: Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/res2_2.pdf. Acesso em: 15 jun. 2019. /*ref*/BRASIL. Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008: Dispõe sobre o estágio de estudantes. Disponível em: http://www.normaslegais.com.br/legislacao/lei 11788.htm. Acesso em: 15 jun. 2019. /*ref*/BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro07.pdf. Acesso em: 13 jun. 2019. /*ref*/BRASIL. Lei de diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf. Acesso em: 07 jun. 2019. /*ref*/BRESSAN, J. C. M.; CARNEIRO, K. T.; REVERDITO, R. S.; VIEIRA JÚNIOR, R. C.; BOZOKI, K. S.; PINHEIRO, D. A. Atletismo na escola é possível! Experiência do ensino do atletismo em aulas de educação física. Revista Corpoconsciência, v. 22, n. 1, p. 13-23, jan./abr. 2018. Disponível em: http://www.periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/5760. Acesso em: 10 jun. 2019. /*ref*/FREIRE, J. B. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da Educação Física. 3. ed. Rio de Janeiro: Scipione, 1992. /*ref*/GAYA, A. C. A.; GAYA, A. R. Relato de experiência: roteiros para elaboração de trabalhos de conclusão de cursos de licenciatura. Curitiba: CRV, 2018. /*ref*/LOPES, R. R.; PONTES, J. A. M. A prática das lutas por escolares de uma instituição pública em Fortaleza. Revista Educação em Debate, v. 41, n. 78, p. 33-48, jan./abr. 2019. /*ref*/MOURA, D.; SILVA JUNIOR, I.; ARAUJO, J. G.; SOUSA, C.; PARENTE, M. L. O ensino de lutas na Educação Física escolar: uma revisão sistemática da literatura. Pensar a Prática, v. 22, p. 1-11, 2019. /*ref*/OLIVEIRA, A. R. C.; SARTORI, S. K.; LAURINDO, E. Recomendações para a Educação Física escolar. Sistema CONFEF/CREFs Conselhos Federal e Regionais de Educação Física, 2014. Disponível em: https://www.listasconfef.org.br/arquivos/publicacoes/RECOMENDACOES_PARA_A_EDUCACAO_FISICA_ESCOLAR2.pdf. Acesso em: 18 jun. 2019. /*ref*/OLIVEIRA, S. R. G.; SILVA, F. G. Vamos brincar? As possibilidades das atividades lúdicas como estratégia inclusiva na formação de professores de Educação Física. Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva, v. 1, n. 2, p. 312-329, jan. 2019. Disponível em: http://periodicos.ufam.edu.br/educacaoInclusiva/article/view/4223. Acesso em: 23 jun. 2019. /*ref*/PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágios Supervisionados e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência: duas faces da mesma moeda? Revista Brasileia de Educação, v. 24, e240001. 2019. /*ref*/SANTOS, F. X.; MARTINS, I. C.; GIMENEZ, R. O brincar e os contextos físicos escolares: uma reflexão sobre a educação infantil no Município de São Paulo. Revista @mbienteeducação, v. 12, n. 1, p. 177-191 jan./abr. 2019. /*ref*/SOARES, C. L. et al. Metodologia do ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992. /*ref*/TEIXEIRA. S. R. O. Jogos, brinquedos, brincadeiras e brinquedoteca: implicações no processo de aprendizagem e desenvolvimento. Rio de Janeiro: Wak, 2010. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista Expressão Católica http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista Expressão Católica http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Publicação UNICATÓLICA |
publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Publicação UNICATÓLICA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Expressão Católica; v. 9, n. 1 (2020): Rev. Expr. Catól. 2357-8483 10.25190/rec.v9i1 reponame:Revista Expressão Católica (Online) instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) instacron:Unicatólica |
instname_str |
Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) |
instacron_str |
Unicatólica |
institution |
Unicatólica |
reponame_str |
Revista Expressão Católica (Online) |
collection |
Revista Expressão Católica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) |
repository.mail.fl_str_mv |
suportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br|| |
_version_ |
1754826420781056000 |