GISTs múltiplos em neurofibromatose tipo 1: diagnóstico incidental em paciente com abdome agudo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grezzana-Filho,Tomaz de Jesus Maria
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Mendonça,Taís Burmann de, Golbspan,Liane, Kruel,Cleber Rosito Pinto, Chedid,Aljamir Duarte, Kruel,Cleber Dario Pinto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ABCD. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva (São Paulo)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-67202009000100015
Resumo: INTRODUÇÃO: Tem sido descrito na literatura incidência aumentada de tumores estromais gastrointestinais (GISTs) em portadores de neurofibromatose tipo 1. Estes tumores tipicamente ocorrem no intestino delgado e, frequentemente, são múltiplos. RELATO DO CASO: Diagnóstico incidental de GIST em um paciente portador de neurofibromatose tipo 1 com abdome agudo. No trans-operatório foi identificada apendicite retrocecal perfurada e massa neoplásica no jejuno proximal. A referida lesão ocupava aproximadamente 70% da circunferência do órgão e não apresentava invasão de estruturas adjacentes. Além disso, observaram-se dezenas de pequenos nódulos disseminados por toda a extensão do jejuno e íleo. O anatomopatológico revelou neoplasia compatível com GIST, com grau moderado de atipias, baixo índice mitótico (<5/50) e ausência de necrose. Na análise imunoistoquímica, as células neoplásicas foram positivas para CD-34 e CD-117 (c-KIT), e negativas para a desmina. Depois da operação, o uso do quimioterápico Imatinib foi indicado. Após período de acompanhamento de 12 meses, o paciente não demonstrou sinais de recidiva. CONCLUSÃO: A ocorrência de GISTs deve ser sempre lembrada na avaliação de pacientes com massas abdominais e neurofibromatose tipo 1, principalmente em intestino delgado. Muitas vezes o comportamento da neoplasia é favorável e o uso de Imatinib deve ser individualizado.
id CBCD-1_a5c6c00f12dd522b5d45602e94909017
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-67202009000100015
network_acronym_str CBCD-1
network_name_str ABCD. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva (São Paulo)
repository_id_str
spelling GISTs múltiplos em neurofibromatose tipo 1: diagnóstico incidental em paciente com abdome agudoNeurofibromatoseTumor estromal gastrointestinalAbdome agudoINTRODUÇÃO: Tem sido descrito na literatura incidência aumentada de tumores estromais gastrointestinais (GISTs) em portadores de neurofibromatose tipo 1. Estes tumores tipicamente ocorrem no intestino delgado e, frequentemente, são múltiplos. RELATO DO CASO: Diagnóstico incidental de GIST em um paciente portador de neurofibromatose tipo 1 com abdome agudo. No trans-operatório foi identificada apendicite retrocecal perfurada e massa neoplásica no jejuno proximal. A referida lesão ocupava aproximadamente 70% da circunferência do órgão e não apresentava invasão de estruturas adjacentes. Além disso, observaram-se dezenas de pequenos nódulos disseminados por toda a extensão do jejuno e íleo. O anatomopatológico revelou neoplasia compatível com GIST, com grau moderado de atipias, baixo índice mitótico (<5/50) e ausência de necrose. Na análise imunoistoquímica, as células neoplásicas foram positivas para CD-34 e CD-117 (c-KIT), e negativas para a desmina. Depois da operação, o uso do quimioterápico Imatinib foi indicado. Após período de acompanhamento de 12 meses, o paciente não demonstrou sinais de recidiva. CONCLUSÃO: A ocorrência de GISTs deve ser sempre lembrada na avaliação de pacientes com massas abdominais e neurofibromatose tipo 1, principalmente em intestino delgado. Muitas vezes o comportamento da neoplasia é favorável e o uso de Imatinib deve ser individualizado.Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva2009-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-67202009000100015ABCD. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva (São Paulo) v.22 n.1 2009reponame:ABCD. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva (São Paulo)instname:Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD)instacron:CBCD10.1590/S0102-67202009000100015info:eu-repo/semantics/openAccessGrezzana-Filho,Tomaz de Jesus MariaMendonça,Taís Burmann deGolbspan,LianeKruel,Cleber Rosito PintoChedid,Aljamir DuarteKruel,Cleber Dario Pintopor2010-09-21T00:00:00Zoai:scielo:S0102-67202009000100015Revistahttp://abarriguda.org.br/revista/index.php/revistaabarrigudaarepb/indexONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistaabcd@gmail.com2317-63262317-6326opendoar:2010-09-21T00:00ABCD. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva (São Paulo) - Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD)false
dc.title.none.fl_str_mv GISTs múltiplos em neurofibromatose tipo 1: diagnóstico incidental em paciente com abdome agudo
title GISTs múltiplos em neurofibromatose tipo 1: diagnóstico incidental em paciente com abdome agudo
spellingShingle GISTs múltiplos em neurofibromatose tipo 1: diagnóstico incidental em paciente com abdome agudo
Grezzana-Filho,Tomaz de Jesus Maria
Neurofibromatose
Tumor estromal gastrointestinal
Abdome agudo
title_short GISTs múltiplos em neurofibromatose tipo 1: diagnóstico incidental em paciente com abdome agudo
title_full GISTs múltiplos em neurofibromatose tipo 1: diagnóstico incidental em paciente com abdome agudo
title_fullStr GISTs múltiplos em neurofibromatose tipo 1: diagnóstico incidental em paciente com abdome agudo
title_full_unstemmed GISTs múltiplos em neurofibromatose tipo 1: diagnóstico incidental em paciente com abdome agudo
title_sort GISTs múltiplos em neurofibromatose tipo 1: diagnóstico incidental em paciente com abdome agudo
author Grezzana-Filho,Tomaz de Jesus Maria
author_facet Grezzana-Filho,Tomaz de Jesus Maria
Mendonça,Taís Burmann de
Golbspan,Liane
Kruel,Cleber Rosito Pinto
Chedid,Aljamir Duarte
Kruel,Cleber Dario Pinto
author_role author
author2 Mendonça,Taís Burmann de
Golbspan,Liane
Kruel,Cleber Rosito Pinto
Chedid,Aljamir Duarte
Kruel,Cleber Dario Pinto
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Grezzana-Filho,Tomaz de Jesus Maria
Mendonça,Taís Burmann de
Golbspan,Liane
Kruel,Cleber Rosito Pinto
Chedid,Aljamir Duarte
Kruel,Cleber Dario Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Neurofibromatose
Tumor estromal gastrointestinal
Abdome agudo
topic Neurofibromatose
Tumor estromal gastrointestinal
Abdome agudo
description INTRODUÇÃO: Tem sido descrito na literatura incidência aumentada de tumores estromais gastrointestinais (GISTs) em portadores de neurofibromatose tipo 1. Estes tumores tipicamente ocorrem no intestino delgado e, frequentemente, são múltiplos. RELATO DO CASO: Diagnóstico incidental de GIST em um paciente portador de neurofibromatose tipo 1 com abdome agudo. No trans-operatório foi identificada apendicite retrocecal perfurada e massa neoplásica no jejuno proximal. A referida lesão ocupava aproximadamente 70% da circunferência do órgão e não apresentava invasão de estruturas adjacentes. Além disso, observaram-se dezenas de pequenos nódulos disseminados por toda a extensão do jejuno e íleo. O anatomopatológico revelou neoplasia compatível com GIST, com grau moderado de atipias, baixo índice mitótico (<5/50) e ausência de necrose. Na análise imunoistoquímica, as células neoplásicas foram positivas para CD-34 e CD-117 (c-KIT), e negativas para a desmina. Depois da operação, o uso do quimioterápico Imatinib foi indicado. Após período de acompanhamento de 12 meses, o paciente não demonstrou sinais de recidiva. CONCLUSÃO: A ocorrência de GISTs deve ser sempre lembrada na avaliação de pacientes com massas abdominais e neurofibromatose tipo 1, principalmente em intestino delgado. Muitas vezes o comportamento da neoplasia é favorável e o uso de Imatinib deve ser individualizado.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-67202009000100015
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-67202009000100015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-67202009000100015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva
publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva
dc.source.none.fl_str_mv ABCD. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva (São Paulo) v.22 n.1 2009
reponame:ABCD. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva (São Paulo)
instname:Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD)
instacron:CBCD
instname_str Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD)
instacron_str CBCD
institution CBCD
reponame_str ABCD. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva (São Paulo)
collection ABCD. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva (São Paulo)
repository.name.fl_str_mv ABCD. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva (São Paulo) - Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaabcd@gmail.com
_version_ 1754208955533361152