Responsabilidade da educação física escolar: concepções dos professores que atuam na formação inicial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bagnara,Ivan Carlos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Fensterseifer,Paulo Evaldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892020000100226
Resumo: RESUMO Com o objetivo de identificar e analisar as concepções que os professores que atuam na formação inicial (FI) em educação física (EF) têm acerca da responsabilidade da educação física escolar (EFE), foi feita uma pesquisa qualitativa colaborativa, da qual participaram 12 docentes que atuam na FI em EF. Os resultados indicam haver heterogeneidade na compreensão das responsabilidades da EFE, as quais suscitaram quatro categorias de análise: promoção da saúde, movimento corporal, interação humana e conhecimento da legislação e de teorias. Conclui-se que as concepções dos professores carecem de sustentação teórica, pois se apoiam na mídia e no senso comum (modismos) e desconhecem os marcos legais, os quais podem ser politicamente tensionados, porém não ignorados.
id CBCE-1_3bbb9e220b099c494b71a976a69d9d6a
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32892020000100226
network_acronym_str CBCE-1
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Responsabilidade da educação física escolar: concepções dos professores que atuam na formação inicialEducação superiorFormação de professoresEducação físicaPolíticaRESUMO Com o objetivo de identificar e analisar as concepções que os professores que atuam na formação inicial (FI) em educação física (EF) têm acerca da responsabilidade da educação física escolar (EFE), foi feita uma pesquisa qualitativa colaborativa, da qual participaram 12 docentes que atuam na FI em EF. Os resultados indicam haver heterogeneidade na compreensão das responsabilidades da EFE, as quais suscitaram quatro categorias de análise: promoção da saúde, movimento corporal, interação humana e conhecimento da legislação e de teorias. Conclui-se que as concepções dos professores carecem de sustentação teórica, pois se apoiam na mídia e no senso comum (modismos) e desconhecem os marcos legais, os quais podem ser politicamente tensionados, porém não ignorados.Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892020000100226Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.42 2020reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)instacron:CBCE10.1016/j.rbce.2019.03.003info:eu-repo/semantics/openAccessBagnara,Ivan CarlosFensterseifer,Paulo Evaldopor2020-07-02T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32892020000100226Revistahttp://www.rbceonline.org.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br2179-32550101-3289opendoar:2023-01-05T15:22:13.771894Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)true
dc.title.none.fl_str_mv Responsabilidade da educação física escolar: concepções dos professores que atuam na formação inicial
title Responsabilidade da educação física escolar: concepções dos professores que atuam na formação inicial
spellingShingle Responsabilidade da educação física escolar: concepções dos professores que atuam na formação inicial
Bagnara,Ivan Carlos
Educação superior
Formação de professores
Educação física
Política
title_short Responsabilidade da educação física escolar: concepções dos professores que atuam na formação inicial
title_full Responsabilidade da educação física escolar: concepções dos professores que atuam na formação inicial
title_fullStr Responsabilidade da educação física escolar: concepções dos professores que atuam na formação inicial
title_full_unstemmed Responsabilidade da educação física escolar: concepções dos professores que atuam na formação inicial
title_sort Responsabilidade da educação física escolar: concepções dos professores que atuam na formação inicial
author Bagnara,Ivan Carlos
author_facet Bagnara,Ivan Carlos
Fensterseifer,Paulo Evaldo
author_role author
author2 Fensterseifer,Paulo Evaldo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bagnara,Ivan Carlos
Fensterseifer,Paulo Evaldo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação superior
Formação de professores
Educação física
Política
topic Educação superior
Formação de professores
Educação física
Política
description RESUMO Com o objetivo de identificar e analisar as concepções que os professores que atuam na formação inicial (FI) em educação física (EF) têm acerca da responsabilidade da educação física escolar (EFE), foi feita uma pesquisa qualitativa colaborativa, da qual participaram 12 docentes que atuam na FI em EF. Os resultados indicam haver heterogeneidade na compreensão das responsabilidades da EFE, as quais suscitaram quatro categorias de análise: promoção da saúde, movimento corporal, interação humana e conhecimento da legislação e de teorias. Conclui-se que as concepções dos professores carecem de sustentação teórica, pois se apoiam na mídia e no senso comum (modismos) e desconhecem os marcos legais, os quais podem ser politicamente tensionados, porém não ignorados.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892020000100226
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892020000100226
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1016/j.rbce.2019.03.003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.42 2020
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
instacron:CBCE
instname_str Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
instacron_str CBCE
institution CBCE
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
repository.mail.fl_str_mv rbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br
_version_ 1792203856091807744