Responsabilidade da educação física escolar: concepções dos professores que atuam na formação inicial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892020000100226 |
Resumo: | RESUMO Com o objetivo de identificar e analisar as concepções que os professores que atuam na formação inicial (FI) em educação física (EF) têm acerca da responsabilidade da educação física escolar (EFE), foi feita uma pesquisa qualitativa colaborativa, da qual participaram 12 docentes que atuam na FI em EF. Os resultados indicam haver heterogeneidade na compreensão das responsabilidades da EFE, as quais suscitaram quatro categorias de análise: promoção da saúde, movimento corporal, interação humana e conhecimento da legislação e de teorias. Conclui-se que as concepções dos professores carecem de sustentação teórica, pois se apoiam na mídia e no senso comum (modismos) e desconhecem os marcos legais, os quais podem ser politicamente tensionados, porém não ignorados. |
id |
CBCE-1_3bbb9e220b099c494b71a976a69d9d6a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-32892020000100226 |
network_acronym_str |
CBCE-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Responsabilidade da educação física escolar: concepções dos professores que atuam na formação inicialEducação superiorFormação de professoresEducação físicaPolíticaRESUMO Com o objetivo de identificar e analisar as concepções que os professores que atuam na formação inicial (FI) em educação física (EF) têm acerca da responsabilidade da educação física escolar (EFE), foi feita uma pesquisa qualitativa colaborativa, da qual participaram 12 docentes que atuam na FI em EF. Os resultados indicam haver heterogeneidade na compreensão das responsabilidades da EFE, as quais suscitaram quatro categorias de análise: promoção da saúde, movimento corporal, interação humana e conhecimento da legislação e de teorias. Conclui-se que as concepções dos professores carecem de sustentação teórica, pois se apoiam na mídia e no senso comum (modismos) e desconhecem os marcos legais, os quais podem ser politicamente tensionados, porém não ignorados.Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892020000100226Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.42 2020reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)instacron:CBCE10.1016/j.rbce.2019.03.003info:eu-repo/semantics/openAccessBagnara,Ivan CarlosFensterseifer,Paulo Evaldopor2020-07-02T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32892020000100226Revistahttp://www.rbceonline.org.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br2179-32550101-3289opendoar:2023-01-05T15:22:13.771894Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Responsabilidade da educação física escolar: concepções dos professores que atuam na formação inicial |
title |
Responsabilidade da educação física escolar: concepções dos professores que atuam na formação inicial |
spellingShingle |
Responsabilidade da educação física escolar: concepções dos professores que atuam na formação inicial Bagnara,Ivan Carlos Educação superior Formação de professores Educação física Política |
title_short |
Responsabilidade da educação física escolar: concepções dos professores que atuam na formação inicial |
title_full |
Responsabilidade da educação física escolar: concepções dos professores que atuam na formação inicial |
title_fullStr |
Responsabilidade da educação física escolar: concepções dos professores que atuam na formação inicial |
title_full_unstemmed |
Responsabilidade da educação física escolar: concepções dos professores que atuam na formação inicial |
title_sort |
Responsabilidade da educação física escolar: concepções dos professores que atuam na formação inicial |
author |
Bagnara,Ivan Carlos |
author_facet |
Bagnara,Ivan Carlos Fensterseifer,Paulo Evaldo |
author_role |
author |
author2 |
Fensterseifer,Paulo Evaldo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bagnara,Ivan Carlos Fensterseifer,Paulo Evaldo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação superior Formação de professores Educação física Política |
topic |
Educação superior Formação de professores Educação física Política |
description |
RESUMO Com o objetivo de identificar e analisar as concepções que os professores que atuam na formação inicial (FI) em educação física (EF) têm acerca da responsabilidade da educação física escolar (EFE), foi feita uma pesquisa qualitativa colaborativa, da qual participaram 12 docentes que atuam na FI em EF. Os resultados indicam haver heterogeneidade na compreensão das responsabilidades da EFE, as quais suscitaram quatro categorias de análise: promoção da saúde, movimento corporal, interação humana e conhecimento da legislação e de teorias. Conclui-se que as concepções dos professores carecem de sustentação teórica, pois se apoiam na mídia e no senso comum (modismos) e desconhecem os marcos legais, os quais podem ser politicamente tensionados, porém não ignorados. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892020000100226 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892020000100226 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1016/j.rbce.2019.03.003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.42 2020 reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) instacron:CBCE |
instname_str |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) |
instacron_str |
CBCE |
institution |
CBCE |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br |
_version_ |
1792203856091807744 |