Pedagogia crítica da Educação Física: uma análise comparada entre o Brasil e a literatura anglófona

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida,Felipe Quintão de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892020000100254
Resumo: RESUMO Este ensaio oferece uma análise comparada do desenvolvimento da pedagogia crítica no campo da Educação Física. Examina sua trajetória em duas diferentes paisagens cognitivas. Por um lado, a realidade brasileira e, por outro, a representada pela literatura anglófona. Em termos metodológicos, o estudo opera, como fonte, com importantes livros e revistas publicados nas últimas três décadas no Brasil e no mundo anglófono. Os resultados apontam para afinidades, mas, também, para diferenças na trajetória da pedagogia crítica nos dois universos investigados.
id CBCE-1_5104aee9b910f21bfdd17a7bcd278f7d
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32892020000100254
network_acronym_str CBCE-1
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Pedagogia crítica da Educação Física: uma análise comparada entre o Brasil e a literatura anglófonaPedagogia CríticaEducação FísicaCrítica SocialCampo CientíficoRESUMO Este ensaio oferece uma análise comparada do desenvolvimento da pedagogia crítica no campo da Educação Física. Examina sua trajetória em duas diferentes paisagens cognitivas. Por um lado, a realidade brasileira e, por outro, a representada pela literatura anglófona. Em termos metodológicos, o estudo opera, como fonte, com importantes livros e revistas publicados nas últimas três décadas no Brasil e no mundo anglófono. Os resultados apontam para afinidades, mas, também, para diferenças na trajetória da pedagogia crítica nos dois universos investigados.Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892020000100254Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.42 2020reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)instacron:CBCE10.1590/rbce.42.2019-097info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida,Felipe Quintão depor2021-03-10T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32892020000100254Revistahttp://www.rbceonline.org.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br2179-32550101-3289opendoar:2023-01-05T15:22:15.565250Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)true
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia crítica da Educação Física: uma análise comparada entre o Brasil e a literatura anglófona
title Pedagogia crítica da Educação Física: uma análise comparada entre o Brasil e a literatura anglófona
spellingShingle Pedagogia crítica da Educação Física: uma análise comparada entre o Brasil e a literatura anglófona
Almeida,Felipe Quintão de
Pedagogia Crítica
Educação Física
Crítica Social
Campo Científico
title_short Pedagogia crítica da Educação Física: uma análise comparada entre o Brasil e a literatura anglófona
title_full Pedagogia crítica da Educação Física: uma análise comparada entre o Brasil e a literatura anglófona
title_fullStr Pedagogia crítica da Educação Física: uma análise comparada entre o Brasil e a literatura anglófona
title_full_unstemmed Pedagogia crítica da Educação Física: uma análise comparada entre o Brasil e a literatura anglófona
title_sort Pedagogia crítica da Educação Física: uma análise comparada entre o Brasil e a literatura anglófona
author Almeida,Felipe Quintão de
author_facet Almeida,Felipe Quintão de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida,Felipe Quintão de
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia Crítica
Educação Física
Crítica Social
Campo Científico
topic Pedagogia Crítica
Educação Física
Crítica Social
Campo Científico
description RESUMO Este ensaio oferece uma análise comparada do desenvolvimento da pedagogia crítica no campo da Educação Física. Examina sua trajetória em duas diferentes paisagens cognitivas. Por um lado, a realidade brasileira e, por outro, a representada pela literatura anglófona. Em termos metodológicos, o estudo opera, como fonte, com importantes livros e revistas publicados nas últimas três décadas no Brasil e no mundo anglófono. Os resultados apontam para afinidades, mas, também, para diferenças na trajetória da pedagogia crítica nos dois universos investigados.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892020000100254
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892020000100254
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/rbce.42.2019-097
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.42 2020
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
instacron:CBCE
instname_str Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
instacron_str CBCE
institution CBCE
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
repository.mail.fl_str_mv rbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br
_version_ 1792203856128507904