Pedagogia Soviética e Pedagogia Histórico-Crítica: Contribuições Para As Escolas do Campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Romero, Cynthia Claudia
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204164
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Educação do Campo
id UFSC_692ff02f5b827e7792192b382fadfdba
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/204164
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Pedagogia Soviética e Pedagogia Histórico-Crítica: Contribuições Para As Escolas do CampoEducação do CampoPedagogia SocialistaPedagogia Histórico-CríticaTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Educação do CampoEntendemos que a Educação do Campo identifica uma reflexão pedagógica que surge das práticas desenvolvidas no campo pelos sujeitos do campo e, portanto, assumimos a educação como um processo de formação humana, que persegue a emancipação humana. Este trabalho trata sobre as contribuições que a Pedagogia Socialista, na experiência soviética, e a Pedagogia Histórico-Crítica podem trazer para o trabalho pedagógico nas escolas do campo. A análise de ambas pedagogias foi elaborada a partir das categorias trabalho, atualidade, prática social e auto-organização, na busca de limites e possibilidades para o avanço na transformação das escolas do campo, considerando a concepção de sociedade e ser humano que coordenam aos princípios da Educação do Campo. Os objetivos específicos foram: apresentar sinteticamente o contexto histórico de origem de ambas as pedagogias; destacar características das pedagogias mencionadas com enfoque para as categorias trabalho, atualidade/totalidade e auto-organização e, por último, estabelecer nexos e relações com os princípios que embasam a Educação do Campo. Como procedimento metodológico optamos pelo estudo bibliográfico, teórico, de obras dos seguintes autores: Pistrak (1924), Shulgin (2013) e Krupskaya (2017) para tratar da Pedagogia Socialista soviética, e Saviani (1997; 2009, 2016), para a Pedagogia Histórico-Crítica. Além disso buscamos apoio em outros autores que já vêm apresentando sistematizações acerca das referidas pedagogias, tais como Freitas (2009), Caldart (2000) e Duarte (2016), contribuindo como interlocutores. As breves reflexões finais deste trabalho apontam para a possibilidade de introduzir as categorias analisadas na organização do trabalho pedagógico das escolas do campo e, vislumbra-se também, nas escolas urbanas que atendem os sujeitos do campo.Florianópolis, SCJanata, Natacha EugêniaUniversidade Federal de Santa CatarinaRomero, Cynthia Claudia2020-02-12T19:15:43Z2020-02-12T19:15:43Z2019-12-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis55application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204164info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2020-02-12T19:15:49Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/204164Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-02-12T19:15:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia Soviética e Pedagogia Histórico-Crítica: Contribuições Para As Escolas do Campo
title Pedagogia Soviética e Pedagogia Histórico-Crítica: Contribuições Para As Escolas do Campo
spellingShingle Pedagogia Soviética e Pedagogia Histórico-Crítica: Contribuições Para As Escolas do Campo
Romero, Cynthia Claudia
Educação do Campo
Pedagogia Socialista
Pedagogia Histórico-Crítica
title_short Pedagogia Soviética e Pedagogia Histórico-Crítica: Contribuições Para As Escolas do Campo
title_full Pedagogia Soviética e Pedagogia Histórico-Crítica: Contribuições Para As Escolas do Campo
title_fullStr Pedagogia Soviética e Pedagogia Histórico-Crítica: Contribuições Para As Escolas do Campo
title_full_unstemmed Pedagogia Soviética e Pedagogia Histórico-Crítica: Contribuições Para As Escolas do Campo
title_sort Pedagogia Soviética e Pedagogia Histórico-Crítica: Contribuições Para As Escolas do Campo
author Romero, Cynthia Claudia
author_facet Romero, Cynthia Claudia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Janata, Natacha Eugênia
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Romero, Cynthia Claudia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do Campo
Pedagogia Socialista
Pedagogia Histórico-Crítica
topic Educação do Campo
Pedagogia Socialista
Pedagogia Histórico-Crítica
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Educação do Campo
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-18
2020-02-12T19:15:43Z
2020-02-12T19:15:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204164
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204164
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 55
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652330060480512