O esporte como auxílio à educação: análise do Projeto Vilas Olímpicas e Escolas (VIES)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892022000100234 |
Resumo: | RESUMO O objetivo do artigo foi diagnosticar o rendimento acadêmico dos estudantes da Rede Pública Municipal, que participaram do Projeto Vilas Olímpicas e Escolas (VIES). A amostra foi composta por 1.118 alunos (474 meninas e 644 meninos do Ensino Fundamental), de 30 escolas participantes do VIES. Analisamos as informações dos relatórios mensais das Organizações Sociais responsáveis pelos contratados de gestão das Vilas Olímpicas, com os indicadores de rendimento escolar do público-alvo. Comparamos os rendimentos bimestrais entre alunos VIES e não VIES de toda Rede de Ensino Público Municipal. Uma análise preliminar constatou que os alunos acompanhados pelo VIES apresentaram rendimento escolar médio superior ao grupo que não realizava atividades sistemáticas nas Vilas Olímpicas. |
id |
CBCE-1_7a1233467cc08279c6dee1c90b445508 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-32892022000100234 |
network_acronym_str |
CBCE-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O esporte como auxílio à educação: análise do Projeto Vilas Olímpicas e Escolas (VIES)Rendimento acadêmicoExercício físicoEscolaEducaçãoRESUMO O objetivo do artigo foi diagnosticar o rendimento acadêmico dos estudantes da Rede Pública Municipal, que participaram do Projeto Vilas Olímpicas e Escolas (VIES). A amostra foi composta por 1.118 alunos (474 meninas e 644 meninos do Ensino Fundamental), de 30 escolas participantes do VIES. Analisamos as informações dos relatórios mensais das Organizações Sociais responsáveis pelos contratados de gestão das Vilas Olímpicas, com os indicadores de rendimento escolar do público-alvo. Comparamos os rendimentos bimestrais entre alunos VIES e não VIES de toda Rede de Ensino Público Municipal. Uma análise preliminar constatou que os alunos acompanhados pelo VIES apresentaram rendimento escolar médio superior ao grupo que não realizava atividades sistemáticas nas Vilas Olímpicas.Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892022000100234Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.44 2022reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)instacron:CBCE10.1590/rbce.44.e20220074info:eu-repo/semantics/openAccessMelo,Leonardo Bernardes Silva deRocha,Hugo Paula Almeida daRibeiro,Leonardo GonçalvesSouza,Marcel Lima Lessa deSilva,José Edmilson daLima,Michel Leonardo Ferreira deLeite,Marcelo BittencourtSoares,Antonio Jorge Gonçalvespor2022-11-29T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32892022000100234Revistahttp://www.rbceonline.org.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br2179-32550101-3289opendoar:2023-01-05T15:22:21.190430Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
O esporte como auxílio à educação: análise do Projeto Vilas Olímpicas e Escolas (VIES) |
title |
O esporte como auxílio à educação: análise do Projeto Vilas Olímpicas e Escolas (VIES) |
spellingShingle |
O esporte como auxílio à educação: análise do Projeto Vilas Olímpicas e Escolas (VIES) Melo,Leonardo Bernardes Silva de Rendimento acadêmico Exercício físico Escola Educação |
title_short |
O esporte como auxílio à educação: análise do Projeto Vilas Olímpicas e Escolas (VIES) |
title_full |
O esporte como auxílio à educação: análise do Projeto Vilas Olímpicas e Escolas (VIES) |
title_fullStr |
O esporte como auxílio à educação: análise do Projeto Vilas Olímpicas e Escolas (VIES) |
title_full_unstemmed |
O esporte como auxílio à educação: análise do Projeto Vilas Olímpicas e Escolas (VIES) |
title_sort |
O esporte como auxílio à educação: análise do Projeto Vilas Olímpicas e Escolas (VIES) |
author |
Melo,Leonardo Bernardes Silva de |
author_facet |
Melo,Leonardo Bernardes Silva de Rocha,Hugo Paula Almeida da Ribeiro,Leonardo Gonçalves Souza,Marcel Lima Lessa de Silva,José Edmilson da Lima,Michel Leonardo Ferreira de Leite,Marcelo Bittencourt Soares,Antonio Jorge Gonçalves |
author_role |
author |
author2 |
Rocha,Hugo Paula Almeida da Ribeiro,Leonardo Gonçalves Souza,Marcel Lima Lessa de Silva,José Edmilson da Lima,Michel Leonardo Ferreira de Leite,Marcelo Bittencourt Soares,Antonio Jorge Gonçalves |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo,Leonardo Bernardes Silva de Rocha,Hugo Paula Almeida da Ribeiro,Leonardo Gonçalves Souza,Marcel Lima Lessa de Silva,José Edmilson da Lima,Michel Leonardo Ferreira de Leite,Marcelo Bittencourt Soares,Antonio Jorge Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Rendimento acadêmico Exercício físico Escola Educação |
topic |
Rendimento acadêmico Exercício físico Escola Educação |
description |
RESUMO O objetivo do artigo foi diagnosticar o rendimento acadêmico dos estudantes da Rede Pública Municipal, que participaram do Projeto Vilas Olímpicas e Escolas (VIES). A amostra foi composta por 1.118 alunos (474 meninas e 644 meninos do Ensino Fundamental), de 30 escolas participantes do VIES. Analisamos as informações dos relatórios mensais das Organizações Sociais responsáveis pelos contratados de gestão das Vilas Olímpicas, com os indicadores de rendimento escolar do público-alvo. Comparamos os rendimentos bimestrais entre alunos VIES e não VIES de toda Rede de Ensino Público Municipal. Uma análise preliminar constatou que os alunos acompanhados pelo VIES apresentaram rendimento escolar médio superior ao grupo que não realizava atividades sistemáticas nas Vilas Olímpicas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892022000100234 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892022000100234 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/rbce.44.e20220074 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.44 2022 reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) instacron:CBCE |
instname_str |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) |
instacron_str |
CBCE |
institution |
CBCE |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br |
_version_ |
1792203856712564736 |