O esporte como auxílio à educação: análise do Projeto Vilas Olímpicas e Escolas (VIES)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo,Leonardo Bernardes Silva de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Rocha,Hugo Paula Almeida da, Ribeiro,Leonardo Gonçalves, Souza,Marcel Lima Lessa de, Silva,José Edmilson da, Lima,Michel Leonardo Ferreira de, Leite,Marcelo Bittencourt, Soares,Antonio Jorge Gonçalves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892022000100234
Resumo: RESUMO O objetivo do artigo foi diagnosticar o rendimento acadêmico dos estudantes da Rede Pública Municipal, que participaram do Projeto Vilas Olímpicas e Escolas (VIES). A amostra foi composta por 1.118 alunos (474 meninas e 644 meninos do Ensino Fundamental), de 30 escolas participantes do VIES. Analisamos as informações dos relatórios mensais das Organizações Sociais responsáveis pelos contratados de gestão das Vilas Olímpicas, com os indicadores de rendimento escolar do público-alvo. Comparamos os rendimentos bimestrais entre alunos VIES e não VIES de toda Rede de Ensino Público Municipal. Uma análise preliminar constatou que os alunos acompanhados pelo VIES apresentaram rendimento escolar médio superior ao grupo que não realizava atividades sistemáticas nas Vilas Olímpicas.
id CBCE-1_7a1233467cc08279c6dee1c90b445508
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32892022000100234
network_acronym_str CBCE-1
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
repository_id_str
spelling O esporte como auxílio à educação: análise do Projeto Vilas Olímpicas e Escolas (VIES)Rendimento acadêmicoExercício físicoEscolaEducaçãoRESUMO O objetivo do artigo foi diagnosticar o rendimento acadêmico dos estudantes da Rede Pública Municipal, que participaram do Projeto Vilas Olímpicas e Escolas (VIES). A amostra foi composta por 1.118 alunos (474 meninas e 644 meninos do Ensino Fundamental), de 30 escolas participantes do VIES. Analisamos as informações dos relatórios mensais das Organizações Sociais responsáveis pelos contratados de gestão das Vilas Olímpicas, com os indicadores de rendimento escolar do público-alvo. Comparamos os rendimentos bimestrais entre alunos VIES e não VIES de toda Rede de Ensino Público Municipal. Uma análise preliminar constatou que os alunos acompanhados pelo VIES apresentaram rendimento escolar médio superior ao grupo que não realizava atividades sistemáticas nas Vilas Olímpicas.Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892022000100234Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.44 2022reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)instacron:CBCE10.1590/rbce.44.e20220074info:eu-repo/semantics/openAccessMelo,Leonardo Bernardes Silva deRocha,Hugo Paula Almeida daRibeiro,Leonardo GonçalvesSouza,Marcel Lima Lessa deSilva,José Edmilson daLima,Michel Leonardo Ferreira deLeite,Marcelo BittencourtSoares,Antonio Jorge Gonçalvespor2022-11-29T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32892022000100234Revistahttp://www.rbceonline.org.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br2179-32550101-3289opendoar:2023-01-05T15:22:21.190430Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)true
dc.title.none.fl_str_mv O esporte como auxílio à educação: análise do Projeto Vilas Olímpicas e Escolas (VIES)
title O esporte como auxílio à educação: análise do Projeto Vilas Olímpicas e Escolas (VIES)
spellingShingle O esporte como auxílio à educação: análise do Projeto Vilas Olímpicas e Escolas (VIES)
Melo,Leonardo Bernardes Silva de
Rendimento acadêmico
Exercício físico
Escola
Educação
title_short O esporte como auxílio à educação: análise do Projeto Vilas Olímpicas e Escolas (VIES)
title_full O esporte como auxílio à educação: análise do Projeto Vilas Olímpicas e Escolas (VIES)
title_fullStr O esporte como auxílio à educação: análise do Projeto Vilas Olímpicas e Escolas (VIES)
title_full_unstemmed O esporte como auxílio à educação: análise do Projeto Vilas Olímpicas e Escolas (VIES)
title_sort O esporte como auxílio à educação: análise do Projeto Vilas Olímpicas e Escolas (VIES)
author Melo,Leonardo Bernardes Silva de
author_facet Melo,Leonardo Bernardes Silva de
Rocha,Hugo Paula Almeida da
Ribeiro,Leonardo Gonçalves
Souza,Marcel Lima Lessa de
Silva,José Edmilson da
Lima,Michel Leonardo Ferreira de
Leite,Marcelo Bittencourt
Soares,Antonio Jorge Gonçalves
author_role author
author2 Rocha,Hugo Paula Almeida da
Ribeiro,Leonardo Gonçalves
Souza,Marcel Lima Lessa de
Silva,José Edmilson da
Lima,Michel Leonardo Ferreira de
Leite,Marcelo Bittencourt
Soares,Antonio Jorge Gonçalves
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo,Leonardo Bernardes Silva de
Rocha,Hugo Paula Almeida da
Ribeiro,Leonardo Gonçalves
Souza,Marcel Lima Lessa de
Silva,José Edmilson da
Lima,Michel Leonardo Ferreira de
Leite,Marcelo Bittencourt
Soares,Antonio Jorge Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Rendimento acadêmico
Exercício físico
Escola
Educação
topic Rendimento acadêmico
Exercício físico
Escola
Educação
description RESUMO O objetivo do artigo foi diagnosticar o rendimento acadêmico dos estudantes da Rede Pública Municipal, que participaram do Projeto Vilas Olímpicas e Escolas (VIES). A amostra foi composta por 1.118 alunos (474 meninas e 644 meninos do Ensino Fundamental), de 30 escolas participantes do VIES. Analisamos as informações dos relatórios mensais das Organizações Sociais responsáveis pelos contratados de gestão das Vilas Olímpicas, com os indicadores de rendimento escolar do público-alvo. Comparamos os rendimentos bimestrais entre alunos VIES e não VIES de toda Rede de Ensino Público Municipal. Uma análise preliminar constatou que os alunos acompanhados pelo VIES apresentaram rendimento escolar médio superior ao grupo que não realizava atividades sistemáticas nas Vilas Olímpicas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892022000100234
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892022000100234
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/rbce.44.e20220074
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.44 2022
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
instacron:CBCE
instname_str Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
instacron_str CBCE
institution CBCE
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
repository.mail.fl_str_mv rbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br
_version_ 1792203856712564736