O imaginário social de professores de educação física da rede municipal de ensino de Vitória a respeito de sua formação continuada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892010000300003 |
Resumo: | O artigo corresponde ao desdobramento de uma pesquisa de iniciação científica que estudou a formação continuada dos professores de educação física que atuam na educação básica do município de Vitória. Vale-se da teoria do imaginário social e do pressuposto metodológico de uma postura qualitativa. Como resultado, apontamos, entre outras questões: que os professores entrevistados enxergam negativamente a descontinuidade do programa de formação conduzido pela Seme; que esses professores não são somente vítimas desse processo, mas também tributários; e que o sistema precisa dialogar com os docentes, sabendo ouvir seus desejos e aspirações, na construção do programa para que ele não seja estéril |
id |
CBCE-1_ccf9d3129975bdbdcc8488277fa544de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-32892010000300003 |
network_acronym_str |
CBCE-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O imaginário social de professores de educação física da rede municipal de ensino de Vitória a respeito de sua formação continuadaFormação continuadaimaginário socialeducação física escolarO artigo corresponde ao desdobramento de uma pesquisa de iniciação científica que estudou a formação continuada dos professores de educação física que atuam na educação básica do município de Vitória. Vale-se da teoria do imaginário social e do pressuposto metodológico de uma postura qualitativa. Como resultado, apontamos, entre outras questões: que os professores entrevistados enxergam negativamente a descontinuidade do programa de formação conduzido pela Seme; que esses professores não são somente vítimas desse processo, mas também tributários; e que o sistema precisa dialogar com os docentes, sabendo ouvir seus desejos e aspirações, na construção do programa para que ele não seja estérilColégio Brasileiro de Ciências do Esporte2010-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892010000300003Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.31 n.3 2010reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)instacron:CBCE10.1590/S0101-32892010000300003info:eu-repo/semantics/openAccessLoureiro,WalkCaparróz,Francisco Eduardopor2011-05-16T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32892010000300003Revistahttp://www.rbceonline.org.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br2179-32550101-3289opendoar:2023-01-05T15:21:33.882075Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
O imaginário social de professores de educação física da rede municipal de ensino de Vitória a respeito de sua formação continuada |
title |
O imaginário social de professores de educação física da rede municipal de ensino de Vitória a respeito de sua formação continuada |
spellingShingle |
O imaginário social de professores de educação física da rede municipal de ensino de Vitória a respeito de sua formação continuada Loureiro,Walk Formação continuada imaginário social educação física escolar |
title_short |
O imaginário social de professores de educação física da rede municipal de ensino de Vitória a respeito de sua formação continuada |
title_full |
O imaginário social de professores de educação física da rede municipal de ensino de Vitória a respeito de sua formação continuada |
title_fullStr |
O imaginário social de professores de educação física da rede municipal de ensino de Vitória a respeito de sua formação continuada |
title_full_unstemmed |
O imaginário social de professores de educação física da rede municipal de ensino de Vitória a respeito de sua formação continuada |
title_sort |
O imaginário social de professores de educação física da rede municipal de ensino de Vitória a respeito de sua formação continuada |
author |
Loureiro,Walk |
author_facet |
Loureiro,Walk Caparróz,Francisco Eduardo |
author_role |
author |
author2 |
Caparróz,Francisco Eduardo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Loureiro,Walk Caparróz,Francisco Eduardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação continuada imaginário social educação física escolar |
topic |
Formação continuada imaginário social educação física escolar |
description |
O artigo corresponde ao desdobramento de uma pesquisa de iniciação científica que estudou a formação continuada dos professores de educação física que atuam na educação básica do município de Vitória. Vale-se da teoria do imaginário social e do pressuposto metodológico de uma postura qualitativa. Como resultado, apontamos, entre outras questões: que os professores entrevistados enxergam negativamente a descontinuidade do programa de formação conduzido pela Seme; que esses professores não são somente vítimas desse processo, mas também tributários; e que o sistema precisa dialogar com os docentes, sabendo ouvir seus desejos e aspirações, na construção do programa para que ele não seja estéril |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892010000300003 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892010000300003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-32892010000300003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.31 n.3 2010 reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) instacron:CBCE |
instname_str |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) |
instacron_str |
CBCE |
institution |
CBCE |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br |
_version_ |
1792203853054083072 |