O imaginário social de professores de educação física da rede municipal de ensino de Vitória a respeito de sua formação continuada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loureiro,Walk
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Caparróz,Francisco Eduardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892010000300003
Resumo: O artigo corresponde ao desdobramento de uma pesquisa de iniciação científica que estudou a formação continuada dos professores de educação física que atuam na educação básica do município de Vitória. Vale-se da teoria do imaginário social e do pressuposto metodológico de uma postura qualitativa. Como resultado, apontamos, entre outras questões: que os professores entrevistados enxergam negativamente a descontinuidade do programa de formação conduzido pela Seme; que esses professores não são somente vítimas desse processo, mas também tributários; e que o sistema precisa dialogar com os docentes, sabendo ouvir seus desejos e aspirações, na construção do programa para que ele não seja estéril
id CBCE-1_ccf9d3129975bdbdcc8488277fa544de
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32892010000300003
network_acronym_str CBCE-1
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
repository_id_str
spelling O imaginário social de professores de educação física da rede municipal de ensino de Vitória a respeito de sua formação continuadaFormação continuadaimaginário socialeducação física escolarO artigo corresponde ao desdobramento de uma pesquisa de iniciação científica que estudou a formação continuada dos professores de educação física que atuam na educação básica do município de Vitória. Vale-se da teoria do imaginário social e do pressuposto metodológico de uma postura qualitativa. Como resultado, apontamos, entre outras questões: que os professores entrevistados enxergam negativamente a descontinuidade do programa de formação conduzido pela Seme; que esses professores não são somente vítimas desse processo, mas também tributários; e que o sistema precisa dialogar com os docentes, sabendo ouvir seus desejos e aspirações, na construção do programa para que ele não seja estérilColégio Brasileiro de Ciências do Esporte2010-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892010000300003Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.31 n.3 2010reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)instacron:CBCE10.1590/S0101-32892010000300003info:eu-repo/semantics/openAccessLoureiro,WalkCaparróz,Francisco Eduardopor2011-05-16T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32892010000300003Revistahttp://www.rbceonline.org.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br2179-32550101-3289opendoar:2023-01-05T15:21:33.882075Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)true
dc.title.none.fl_str_mv O imaginário social de professores de educação física da rede municipal de ensino de Vitória a respeito de sua formação continuada
title O imaginário social de professores de educação física da rede municipal de ensino de Vitória a respeito de sua formação continuada
spellingShingle O imaginário social de professores de educação física da rede municipal de ensino de Vitória a respeito de sua formação continuada
Loureiro,Walk
Formação continuada
imaginário social
educação física escolar
title_short O imaginário social de professores de educação física da rede municipal de ensino de Vitória a respeito de sua formação continuada
title_full O imaginário social de professores de educação física da rede municipal de ensino de Vitória a respeito de sua formação continuada
title_fullStr O imaginário social de professores de educação física da rede municipal de ensino de Vitória a respeito de sua formação continuada
title_full_unstemmed O imaginário social de professores de educação física da rede municipal de ensino de Vitória a respeito de sua formação continuada
title_sort O imaginário social de professores de educação física da rede municipal de ensino de Vitória a respeito de sua formação continuada
author Loureiro,Walk
author_facet Loureiro,Walk
Caparróz,Francisco Eduardo
author_role author
author2 Caparróz,Francisco Eduardo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Loureiro,Walk
Caparróz,Francisco Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada
imaginário social
educação física escolar
topic Formação continuada
imaginário social
educação física escolar
description O artigo corresponde ao desdobramento de uma pesquisa de iniciação científica que estudou a formação continuada dos professores de educação física que atuam na educação básica do município de Vitória. Vale-se da teoria do imaginário social e do pressuposto metodológico de uma postura qualitativa. Como resultado, apontamos, entre outras questões: que os professores entrevistados enxergam negativamente a descontinuidade do programa de formação conduzido pela Seme; que esses professores não são somente vítimas desse processo, mas também tributários; e que o sistema precisa dialogar com os docentes, sabendo ouvir seus desejos e aspirações, na construção do programa para que ele não seja estéril
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892010000300003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892010000300003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-32892010000300003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.31 n.3 2010
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
instacron:CBCE
instname_str Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
instacron_str CBCE
institution CBCE
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
repository.mail.fl_str_mv rbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br
_version_ 1792203853054083072