Perfil de formação continuada de professores de Educação Física: modelos, modalidades e contributos para a prática pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892015000300289 |
Resumo: | ResumoA formação continuada promove o desenvolvimento profissional do professor e influencia a sua prática pedagógica. O objetivo deste estudo foi descrever as modalidades de formação continuada frequentadas por professores de educação física iniciantes (n = 34) e experientes (n = 36) e identificar, na perspectiva dos docentes, aquelas que mais contribuíram para o seu desenvolvimento profissional. O estudo se caracteriza como descritivo. A coleta de dados foi feita por meio de questionário. A análise estatística foi descritiva. Foi maior a frequência em modalidades eventuais e de curta duração baseadas prioritariamente na transmissão de conhecimentos e foram privilegiadas em maior grau as prerrogativas normativas dos sistemas de ensino de padronizar programas e metodologias de ensino. |
id |
CBCE-1_f4e9406d0066d08ab8f993d0cd1ba9a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-32892015000300289 |
network_acronym_str |
CBCE-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Perfil de formação continuada de professores de Educação Física: modelos, modalidades e contributos para a prática pedagógicaEducação FísicaFormação continuadaModelos de formaçãoModalidades de formaçãoResumoA formação continuada promove o desenvolvimento profissional do professor e influencia a sua prática pedagógica. O objetivo deste estudo foi descrever as modalidades de formação continuada frequentadas por professores de educação física iniciantes (n = 34) e experientes (n = 36) e identificar, na perspectiva dos docentes, aquelas que mais contribuíram para o seu desenvolvimento profissional. O estudo se caracteriza como descritivo. A coleta de dados foi feita por meio de questionário. A análise estatística foi descritiva. Foi maior a frequência em modalidades eventuais e de curta duração baseadas prioritariamente na transmissão de conhecimentos e foram privilegiadas em maior grau as prerrogativas normativas dos sistemas de ensino de padronizar programas e metodologias de ensino.Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte2015-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892015000300289Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.37 n.3 2015reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)instacron:CBCE10.1016/j.rbce.2014.01.002info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira,Janaína da SilvaSantos,José Henrique dosCosta,Bruno de Oliveirapor2015-10-07T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32892015000300289Revistahttp://www.rbceonline.org.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br2179-32550101-3289opendoar:2023-01-05T15:21:55.282782Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perfil de formação continuada de professores de Educação Física: modelos, modalidades e contributos para a prática pedagógica |
title |
Perfil de formação continuada de professores de Educação Física: modelos, modalidades e contributos para a prática pedagógica |
spellingShingle |
Perfil de formação continuada de professores de Educação Física: modelos, modalidades e contributos para a prática pedagógica Ferreira,Janaína da Silva Educação Física Formação continuada Modelos de formação Modalidades de formação |
title_short |
Perfil de formação continuada de professores de Educação Física: modelos, modalidades e contributos para a prática pedagógica |
title_full |
Perfil de formação continuada de professores de Educação Física: modelos, modalidades e contributos para a prática pedagógica |
title_fullStr |
Perfil de formação continuada de professores de Educação Física: modelos, modalidades e contributos para a prática pedagógica |
title_full_unstemmed |
Perfil de formação continuada de professores de Educação Física: modelos, modalidades e contributos para a prática pedagógica |
title_sort |
Perfil de formação continuada de professores de Educação Física: modelos, modalidades e contributos para a prática pedagógica |
author |
Ferreira,Janaína da Silva |
author_facet |
Ferreira,Janaína da Silva Santos,José Henrique dos Costa,Bruno de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Santos,José Henrique dos Costa,Bruno de Oliveira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira,Janaína da Silva Santos,José Henrique dos Costa,Bruno de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Formação continuada Modelos de formação Modalidades de formação |
topic |
Educação Física Formação continuada Modelos de formação Modalidades de formação |
description |
ResumoA formação continuada promove o desenvolvimento profissional do professor e influencia a sua prática pedagógica. O objetivo deste estudo foi descrever as modalidades de formação continuada frequentadas por professores de educação física iniciantes (n = 34) e experientes (n = 36) e identificar, na perspectiva dos docentes, aquelas que mais contribuíram para o seu desenvolvimento profissional. O estudo se caracteriza como descritivo. A coleta de dados foi feita por meio de questionário. A análise estatística foi descritiva. Foi maior a frequência em modalidades eventuais e de curta duração baseadas prioritariamente na transmissão de conhecimentos e foram privilegiadas em maior grau as prerrogativas normativas dos sistemas de ensino de padronizar programas e metodologias de ensino. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892015000300289 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892015000300289 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1016/j.rbce.2014.01.002 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.37 n.3 2015 reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) instacron:CBCE |
instname_str |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) |
instacron_str |
CBCE |
institution |
CBCE |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br |
_version_ |
1792203854725513216 |