Um modelo de formação e sua aplicação em educação continuada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45369 |
Resumo: | Tendo em vista a importância e atualidade dos trabalhos sobre formação continuada de professores da rede estadual de ensino do estado de São Paulo para avaliar uma formação que eles cursam. O quadro teórico que apoiou a análise baseou-se nas características conceituais , psicológicas e profissionais que orientam o deenho de uma formação. A pesquisa mostrou que a formação proposta apresentou componentes dos três pólos do modelo teórico, com dominância variável entre eles. Em particular, o trabalho de pesquisa de conclusão de curso, representando pela monografia que os professores desencolveram sobre tema educacional, foi um dos principais elementos aglutinadores desses três pólos. Foi possível, també, observar a adequação do modelo para a análise de uma formação continuada. |
id |
UFMG-5_c177f6a4b48865372e97698f1636d742 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/45369 |
network_acronym_str |
UFMG-5 |
network_name_str |
Educação em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Um modelo de formação e sua aplicação em educação continuadaModelo de formaçãoFormação continuadaTendo em vista a importância e atualidade dos trabalhos sobre formação continuada de professores da rede estadual de ensino do estado de São Paulo para avaliar uma formação que eles cursam. O quadro teórico que apoiou a análise baseou-se nas características conceituais , psicológicas e profissionais que orientam o deenho de uma formação. A pesquisa mostrou que a formação proposta apresentou componentes dos três pólos do modelo teórico, com dominância variável entre eles. Em particular, o trabalho de pesquisa de conclusão de curso, representando pela monografia que os professores desencolveram sobre tema educacional, foi um dos principais elementos aglutinadores desses três pólos. Foi possível, també, observar a adequação do modelo para a análise de uma formação continuada.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45369Educação em Revista ; v. 22 n. 44 (2006): Edição 191982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45369/37169Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessChamon, Edna Maria Querido de Oliveira2023-05-29T14:37:31Zoai:periodicos.ufmg.br:article/45369Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T14:37:31Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um modelo de formação e sua aplicação em educação continuada |
title |
Um modelo de formação e sua aplicação em educação continuada |
spellingShingle |
Um modelo de formação e sua aplicação em educação continuada Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira Modelo de formação Formação continuada |
title_short |
Um modelo de formação e sua aplicação em educação continuada |
title_full |
Um modelo de formação e sua aplicação em educação continuada |
title_fullStr |
Um modelo de formação e sua aplicação em educação continuada |
title_full_unstemmed |
Um modelo de formação e sua aplicação em educação continuada |
title_sort |
Um modelo de formação e sua aplicação em educação continuada |
author |
Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira |
author_facet |
Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modelo de formação Formação continuada |
topic |
Modelo de formação Formação continuada |
description |
Tendo em vista a importância e atualidade dos trabalhos sobre formação continuada de professores da rede estadual de ensino do estado de São Paulo para avaliar uma formação que eles cursam. O quadro teórico que apoiou a análise baseou-se nas características conceituais , psicológicas e profissionais que orientam o deenho de uma formação. A pesquisa mostrou que a formação proposta apresentou componentes dos três pólos do modelo teórico, com dominância variável entre eles. Em particular, o trabalho de pesquisa de conclusão de curso, representando pela monografia que os professores desencolveram sobre tema educacional, foi um dos principais elementos aglutinadores desses três pólos. Foi possível, també, observar a adequação do modelo para a análise de uma formação continuada. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por pares Avaliado por Pares Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45369 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45369 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45369/37169 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Revista ; v. 22 n. 44 (2006): Edição 19 1982-6621 0102-4698 reponame:Educação em Revista instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Educação em Revista |
collection |
Educação em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br |
_version_ |
1799711127394844672 |