História(s) da docência na Educação Física da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892017000400362 |
Resumo: | Resumo O presente trabalho apresenta resultados de pesquisa que buscou compreender a relação entre percurso docente e processos de legitimação da Educação Física na Educação Infantil em diferentes âmbitos e dimensões: na Rede Pública Municipal de Ensino de Florianópolis (RMEF); nas vozes de professoras que atuam em instituições da Rede; e c) na construção e reconstrução da identidade docente. Os dados foram produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com duas professoras de Educação Física que se encontram em momentos distintos e distantes temporalmente de atuação profissional na Educação Infantil. A narrativa singular de cada docente remonta a trajetória de luta por um espaço para a Educação Física na RMEF, mas também no interior da instituição e remete a um conjunto de esforços pelo reconhecimento da área pela comunidade, especialmente mediante estudos em grupos de formação continuada oferecidos pela RMEF e grupos independentes organizados pelos próprios professores e professoras. |
id |
CBCE-1_fef35ba14deeba93d4bab1e0572be455 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-32892017000400362 |
network_acronym_str |
CBCE-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
História(s) da docência na Educação Física da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de FlorianópolisEducação FísicaEducação InfantilNarrativa de professoresIdentidade docenteResumo O presente trabalho apresenta resultados de pesquisa que buscou compreender a relação entre percurso docente e processos de legitimação da Educação Física na Educação Infantil em diferentes âmbitos e dimensões: na Rede Pública Municipal de Ensino de Florianópolis (RMEF); nas vozes de professoras que atuam em instituições da Rede; e c) na construção e reconstrução da identidade docente. Os dados foram produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com duas professoras de Educação Física que se encontram em momentos distintos e distantes temporalmente de atuação profissional na Educação Infantil. A narrativa singular de cada docente remonta a trajetória de luta por um espaço para a Educação Física na RMEF, mas também no interior da instituição e remete a um conjunto de esforços pelo reconhecimento da área pela comunidade, especialmente mediante estudos em grupos de formação continuada oferecidos pela RMEF e grupos independentes organizados pelos próprios professores e professoras.Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte2017-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892017000400362Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.39 n.4 2017reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)instacron:CBCE10.1016/j.rbce.2017.02.015info:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves,DaienneRichter,Ana CristinaBassani,Jaison Josépor2017-12-13T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32892017000400362Revistahttp://www.rbceonline.org.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br2179-32550101-3289opendoar:2023-01-05T15:22:03.770119Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
História(s) da docência na Educação Física da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis |
title |
História(s) da docência na Educação Física da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis |
spellingShingle |
História(s) da docência na Educação Física da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis Gonçalves,Daienne Educação Física Educação Infantil Narrativa de professores Identidade docente |
title_short |
História(s) da docência na Educação Física da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis |
title_full |
História(s) da docência na Educação Física da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis |
title_fullStr |
História(s) da docência na Educação Física da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis |
title_full_unstemmed |
História(s) da docência na Educação Física da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis |
title_sort |
História(s) da docência na Educação Física da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis |
author |
Gonçalves,Daienne |
author_facet |
Gonçalves,Daienne Richter,Ana Cristina Bassani,Jaison José |
author_role |
author |
author2 |
Richter,Ana Cristina Bassani,Jaison José |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves,Daienne Richter,Ana Cristina Bassani,Jaison José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Educação Infantil Narrativa de professores Identidade docente |
topic |
Educação Física Educação Infantil Narrativa de professores Identidade docente |
description |
Resumo O presente trabalho apresenta resultados de pesquisa que buscou compreender a relação entre percurso docente e processos de legitimação da Educação Física na Educação Infantil em diferentes âmbitos e dimensões: na Rede Pública Municipal de Ensino de Florianópolis (RMEF); nas vozes de professoras que atuam em instituições da Rede; e c) na construção e reconstrução da identidade docente. Os dados foram produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com duas professoras de Educação Física que se encontram em momentos distintos e distantes temporalmente de atuação profissional na Educação Infantil. A narrativa singular de cada docente remonta a trajetória de luta por um espaço para a Educação Física na RMEF, mas também no interior da instituição e remete a um conjunto de esforços pelo reconhecimento da área pela comunidade, especialmente mediante estudos em grupos de formação continuada oferecidos pela RMEF e grupos independentes organizados pelos próprios professores e professoras. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892017000400362 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892017000400362 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1016/j.rbce.2017.02.015 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.39 n.4 2017 reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) instacron:CBCE |
instname_str |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) |
instacron_str |
CBCE |
institution |
CBCE |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br |
_version_ |
1792203855586394112 |