A tutoria no processo de ensino-aprendizagem no contexto da formação interprofissional em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias,Ieda Maria Ávila Vargas
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Pereira,Alessandra Keyth, Batista,Sylvia Helena Souza da Silva, Casanova,Isis Alexandrina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Saude em Debate
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-11042016000400257
Resumo: RESUMO O objetivo deste estudo qualitativo é analisar a configuração de um Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, na perspectiva dos tutores, versando sobre o processo de ensino-aprendizado no contexto da formação interdisciplinar e interprofissional. Os dados coletados em grupo focal e analisados por meio da análise de conteúdo permitiram a elaboração das seguintes categorias analíticas: Da efervescência a resiliência: a trajetória de um Programa de Residência Multiprofissional; A linha tênue da interdisciplinaridade; Os dois lados da interprofissionalidade. Na conclusão, evidencia-se que a experiência dos tutores se mostrou positiva apesar dos desafios impostos.
id CBES-1_54c73fcefa5b1a923ef20506750e886f
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-11042016000400257
network_acronym_str CBES-1
network_name_str Saude em Debate
repository_id_str
spelling A tutoria no processo de ensino-aprendizagem no contexto da formação interprofissional em saúdeResidência em saúdeTutoriaInterprofissionalRESUMO O objetivo deste estudo qualitativo é analisar a configuração de um Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, na perspectiva dos tutores, versando sobre o processo de ensino-aprendizado no contexto da formação interdisciplinar e interprofissional. Os dados coletados em grupo focal e analisados por meio da análise de conteúdo permitiram a elaboração das seguintes categorias analíticas: Da efervescência a resiliência: a trajetória de um Programa de Residência Multiprofissional; A linha tênue da interdisciplinaridade; Os dois lados da interprofissionalidade. Na conclusão, evidencia-se que a experiência dos tutores se mostrou positiva apesar dos desafios impostos.Centro Brasileiro de Estudos de Saúde2016-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-11042016000400257Saúde em Debate v.40 n.111 2016reponame:Saude em Debateinstname:Centro Brasileiro de Estudos de Saudeinstacron:CBES10.1590/0103-1104201611120info:eu-repo/semantics/openAccessDias,Ieda Maria Ávila VargasPereira,Alessandra KeythBatista,Sylvia Helena Souza da SilvaCasanova,Isis Alexandrinapor2017-01-23T00:00:00Zoai:scielo:S0103-11042016000400257Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0103-1104&lng=en&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@saudeemdebate.org.br2358-28980103-1104opendoar:2017-01-23T00:00Saude em Debate - Centro Brasileiro de Estudos de Saudefalse
dc.title.none.fl_str_mv A tutoria no processo de ensino-aprendizagem no contexto da formação interprofissional em saúde
title A tutoria no processo de ensino-aprendizagem no contexto da formação interprofissional em saúde
spellingShingle A tutoria no processo de ensino-aprendizagem no contexto da formação interprofissional em saúde
Dias,Ieda Maria Ávila Vargas
Residência em saúde
Tutoria
Interprofissional
title_short A tutoria no processo de ensino-aprendizagem no contexto da formação interprofissional em saúde
title_full A tutoria no processo de ensino-aprendizagem no contexto da formação interprofissional em saúde
title_fullStr A tutoria no processo de ensino-aprendizagem no contexto da formação interprofissional em saúde
title_full_unstemmed A tutoria no processo de ensino-aprendizagem no contexto da formação interprofissional em saúde
title_sort A tutoria no processo de ensino-aprendizagem no contexto da formação interprofissional em saúde
author Dias,Ieda Maria Ávila Vargas
author_facet Dias,Ieda Maria Ávila Vargas
Pereira,Alessandra Keyth
Batista,Sylvia Helena Souza da Silva
Casanova,Isis Alexandrina
author_role author
author2 Pereira,Alessandra Keyth
Batista,Sylvia Helena Souza da Silva
Casanova,Isis Alexandrina
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias,Ieda Maria Ávila Vargas
Pereira,Alessandra Keyth
Batista,Sylvia Helena Souza da Silva
Casanova,Isis Alexandrina
dc.subject.por.fl_str_mv Residência em saúde
Tutoria
Interprofissional
topic Residência em saúde
Tutoria
Interprofissional
description RESUMO O objetivo deste estudo qualitativo é analisar a configuração de um Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, na perspectiva dos tutores, versando sobre o processo de ensino-aprendizado no contexto da formação interdisciplinar e interprofissional. Os dados coletados em grupo focal e analisados por meio da análise de conteúdo permitiram a elaboração das seguintes categorias analíticas: Da efervescência a resiliência: a trajetória de um Programa de Residência Multiprofissional; A linha tênue da interdisciplinaridade; Os dois lados da interprofissionalidade. Na conclusão, evidencia-se que a experiência dos tutores se mostrou positiva apesar dos desafios impostos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-11042016000400257
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-11042016000400257
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0103-1104201611120
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Brasileiro de Estudos de Saúde
publisher.none.fl_str_mv Centro Brasileiro de Estudos de Saúde
dc.source.none.fl_str_mv Saúde em Debate v.40 n.111 2016
reponame:Saude em Debate
instname:Centro Brasileiro de Estudos de Saude
instacron:CBES
instname_str Centro Brasileiro de Estudos de Saude
instacron_str CBES
institution CBES
reponame_str Saude em Debate
collection Saude em Debate
repository.name.fl_str_mv Saude em Debate - Centro Brasileiro de Estudos de Saude
repository.mail.fl_str_mv revista@saudeemdebate.org.br
_version_ 1754208998453673984