A tutoria no processo de ensino-aprendizagem no contexto da formação interprofissional em saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saude em Debate |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-11042016000400257 |
Resumo: | RESUMO O objetivo deste estudo qualitativo é analisar a configuração de um Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, na perspectiva dos tutores, versando sobre o processo de ensino-aprendizado no contexto da formação interdisciplinar e interprofissional. Os dados coletados em grupo focal e analisados por meio da análise de conteúdo permitiram a elaboração das seguintes categorias analíticas: Da efervescência a resiliência: a trajetória de um Programa de Residência Multiprofissional; A linha tênue da interdisciplinaridade; Os dois lados da interprofissionalidade. Na conclusão, evidencia-se que a experiência dos tutores se mostrou positiva apesar dos desafios impostos. |
id |
CBES-1_54c73fcefa5b1a923ef20506750e886f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-11042016000400257 |
network_acronym_str |
CBES-1 |
network_name_str |
Saude em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
A tutoria no processo de ensino-aprendizagem no contexto da formação interprofissional em saúdeResidência em saúdeTutoriaInterprofissionalRESUMO O objetivo deste estudo qualitativo é analisar a configuração de um Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, na perspectiva dos tutores, versando sobre o processo de ensino-aprendizado no contexto da formação interdisciplinar e interprofissional. Os dados coletados em grupo focal e analisados por meio da análise de conteúdo permitiram a elaboração das seguintes categorias analíticas: Da efervescência a resiliência: a trajetória de um Programa de Residência Multiprofissional; A linha tênue da interdisciplinaridade; Os dois lados da interprofissionalidade. Na conclusão, evidencia-se que a experiência dos tutores se mostrou positiva apesar dos desafios impostos.Centro Brasileiro de Estudos de Saúde2016-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-11042016000400257Saúde em Debate v.40 n.111 2016reponame:Saude em Debateinstname:Centro Brasileiro de Estudos de Saudeinstacron:CBES10.1590/0103-1104201611120info:eu-repo/semantics/openAccessDias,Ieda Maria Ávila VargasPereira,Alessandra KeythBatista,Sylvia Helena Souza da SilvaCasanova,Isis Alexandrinapor2017-01-23T00:00:00Zoai:scielo:S0103-11042016000400257Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0103-1104&lng=en&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@saudeemdebate.org.br2358-28980103-1104opendoar:2017-01-23T00:00Saude em Debate - Centro Brasileiro de Estudos de Saudefalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A tutoria no processo de ensino-aprendizagem no contexto da formação interprofissional em saúde |
title |
A tutoria no processo de ensino-aprendizagem no contexto da formação interprofissional em saúde |
spellingShingle |
A tutoria no processo de ensino-aprendizagem no contexto da formação interprofissional em saúde Dias,Ieda Maria Ávila Vargas Residência em saúde Tutoria Interprofissional |
title_short |
A tutoria no processo de ensino-aprendizagem no contexto da formação interprofissional em saúde |
title_full |
A tutoria no processo de ensino-aprendizagem no contexto da formação interprofissional em saúde |
title_fullStr |
A tutoria no processo de ensino-aprendizagem no contexto da formação interprofissional em saúde |
title_full_unstemmed |
A tutoria no processo de ensino-aprendizagem no contexto da formação interprofissional em saúde |
title_sort |
A tutoria no processo de ensino-aprendizagem no contexto da formação interprofissional em saúde |
author |
Dias,Ieda Maria Ávila Vargas |
author_facet |
Dias,Ieda Maria Ávila Vargas Pereira,Alessandra Keyth Batista,Sylvia Helena Souza da Silva Casanova,Isis Alexandrina |
author_role |
author |
author2 |
Pereira,Alessandra Keyth Batista,Sylvia Helena Souza da Silva Casanova,Isis Alexandrina |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias,Ieda Maria Ávila Vargas Pereira,Alessandra Keyth Batista,Sylvia Helena Souza da Silva Casanova,Isis Alexandrina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Residência em saúde Tutoria Interprofissional |
topic |
Residência em saúde Tutoria Interprofissional |
description |
RESUMO O objetivo deste estudo qualitativo é analisar a configuração de um Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, na perspectiva dos tutores, versando sobre o processo de ensino-aprendizado no contexto da formação interdisciplinar e interprofissional. Os dados coletados em grupo focal e analisados por meio da análise de conteúdo permitiram a elaboração das seguintes categorias analíticas: Da efervescência a resiliência: a trajetória de um Programa de Residência Multiprofissional; A linha tênue da interdisciplinaridade; Os dois lados da interprofissionalidade. Na conclusão, evidencia-se que a experiência dos tutores se mostrou positiva apesar dos desafios impostos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-11042016000400257 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-11042016000400257 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/0103-1104201611120 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Brasileiro de Estudos de Saúde |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Brasileiro de Estudos de Saúde |
dc.source.none.fl_str_mv |
Saúde em Debate v.40 n.111 2016 reponame:Saude em Debate instname:Centro Brasileiro de Estudos de Saude instacron:CBES |
instname_str |
Centro Brasileiro de Estudos de Saude |
instacron_str |
CBES |
institution |
CBES |
reponame_str |
Saude em Debate |
collection |
Saude em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Saude em Debate - Centro Brasileiro de Estudos de Saude |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@saudeemdebate.org.br |
_version_ |
1754208998453673984 |