ENSINO INTERPROFISSIONAL EM SAÚDE: ANÁLISE QUALITATIVA DA EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES, PRECEPTORES E TUTORES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10224 |
Resumo: | A reorientação da formação profissional por meio de políticas públicas ofereceu a oportunidade para a criação de componentes curriculares, para formar estudantes que exercitem práticas interprofissionais. Este trabalho faz uma análise do contexto e implicações sobre a implantação de uma disciplina interprofissional nos cursos da saúde em uma universidade pública. Foi realizado um estudo com perfil exploratório de abordagem qualitativa utilizando-se grupos focais constituídos por tutores, preceptores e estudantes. Definidas as categorias e seus descritores foi utilizado o modelo 3P para a análise de conteúdo e dos resultados. Vale destacar a ressignificação do papel docente, a percepção dos estudantes frente aos desafios do ensino interprofissional e a aproximação com o serviço de saúde. Correlacionamos na discussão geral deste texto linhas de discussão junto à assistência à pessoa, à sociologia e à pedagogia. A inovação proposta pela disciplina interprofissional de Atenção em Saúde seguiu o ideário de uma agenda internacional. Os relatos de tutores, preceptores e estudantes foram um estímulo decisivo para prosseguir avançando nas demais séries dos cursos, em atividades colaborativas e práticas interprofissionais. |
id |
UNIPAR-1_45ee2ab4e735ac2793ced77c7ceebe6d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.unipar.br:article/10224 |
network_acronym_str |
UNIPAR-1 |
network_name_str |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ENSINO INTERPROFISSIONAL EM SAÚDE: ANÁLISE QUALITATIVA DA EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES, PRECEPTORES E TUTORESEnsino InterprofissionalCurrículoMetodologias AtivasA reorientação da formação profissional por meio de políticas públicas ofereceu a oportunidade para a criação de componentes curriculares, para formar estudantes que exercitem práticas interprofissionais. Este trabalho faz uma análise do contexto e implicações sobre a implantação de uma disciplina interprofissional nos cursos da saúde em uma universidade pública. Foi realizado um estudo com perfil exploratório de abordagem qualitativa utilizando-se grupos focais constituídos por tutores, preceptores e estudantes. Definidas as categorias e seus descritores foi utilizado o modelo 3P para a análise de conteúdo e dos resultados. Vale destacar a ressignificação do papel docente, a percepção dos estudantes frente aos desafios do ensino interprofissional e a aproximação com o serviço de saúde. Correlacionamos na discussão geral deste texto linhas de discussão junto à assistência à pessoa, à sociologia e à pedagogia. A inovação proposta pela disciplina interprofissional de Atenção em Saúde seguiu o ideário de uma agenda internacional. Os relatos de tutores, preceptores e estudantes foram um estímulo decisivo para prosseguir avançando nas demais séries dos cursos, em atividades colaborativas e práticas interprofissionais.UNIPAR2023-06-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/1022410.25110/arqsaude.v27i6.2023-025Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 27 n. 6 (2023); 2497-25151982-114Xreponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)instacron:UNIPARporhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10224/4830Miguel, Edson Roberto ArpiniAlbiero, Adriana Lenita MeyerEsteves, Roberto ZonatoAquiles, Grace JaquelinePatussi, Eliana ValeriaOliveira, Marcia Rosangela de NevesRocha, Najara BarbosaBicudo, Angélica Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-22T20:27:29Zoai:ojs2.revistas.unipar.br:article/10224Revistahttp://revistas.unipar.br/index.php/saudehttp://revistas.unipar.br/saude/oai||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br1982-114X1415-076Xopendoar:2023-06-22T20:27:29Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENSINO INTERPROFISSIONAL EM SAÚDE: ANÁLISE QUALITATIVA DA EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES, PRECEPTORES E TUTORES |
title |
ENSINO INTERPROFISSIONAL EM SAÚDE: ANÁLISE QUALITATIVA DA EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES, PRECEPTORES E TUTORES |
spellingShingle |
ENSINO INTERPROFISSIONAL EM SAÚDE: ANÁLISE QUALITATIVA DA EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES, PRECEPTORES E TUTORES Miguel, Edson Roberto Arpini Ensino Interprofissional Currículo Metodologias Ativas |
title_short |
ENSINO INTERPROFISSIONAL EM SAÚDE: ANÁLISE QUALITATIVA DA EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES, PRECEPTORES E TUTORES |
title_full |
ENSINO INTERPROFISSIONAL EM SAÚDE: ANÁLISE QUALITATIVA DA EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES, PRECEPTORES E TUTORES |
title_fullStr |
ENSINO INTERPROFISSIONAL EM SAÚDE: ANÁLISE QUALITATIVA DA EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES, PRECEPTORES E TUTORES |
title_full_unstemmed |
ENSINO INTERPROFISSIONAL EM SAÚDE: ANÁLISE QUALITATIVA DA EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES, PRECEPTORES E TUTORES |
title_sort |
ENSINO INTERPROFISSIONAL EM SAÚDE: ANÁLISE QUALITATIVA DA EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES, PRECEPTORES E TUTORES |
author |
Miguel, Edson Roberto Arpini |
author_facet |
Miguel, Edson Roberto Arpini Albiero, Adriana Lenita Meyer Esteves, Roberto Zonato Aquiles, Grace Jaqueline Patussi, Eliana Valeria Oliveira, Marcia Rosangela de Neves Rocha, Najara Barbosa Bicudo, Angélica Maria |
author_role |
author |
author2 |
Albiero, Adriana Lenita Meyer Esteves, Roberto Zonato Aquiles, Grace Jaqueline Patussi, Eliana Valeria Oliveira, Marcia Rosangela de Neves Rocha, Najara Barbosa Bicudo, Angélica Maria |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miguel, Edson Roberto Arpini Albiero, Adriana Lenita Meyer Esteves, Roberto Zonato Aquiles, Grace Jaqueline Patussi, Eliana Valeria Oliveira, Marcia Rosangela de Neves Rocha, Najara Barbosa Bicudo, Angélica Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Interprofissional Currículo Metodologias Ativas |
topic |
Ensino Interprofissional Currículo Metodologias Ativas |
description |
A reorientação da formação profissional por meio de políticas públicas ofereceu a oportunidade para a criação de componentes curriculares, para formar estudantes que exercitem práticas interprofissionais. Este trabalho faz uma análise do contexto e implicações sobre a implantação de uma disciplina interprofissional nos cursos da saúde em uma universidade pública. Foi realizado um estudo com perfil exploratório de abordagem qualitativa utilizando-se grupos focais constituídos por tutores, preceptores e estudantes. Definidas as categorias e seus descritores foi utilizado o modelo 3P para a análise de conteúdo e dos resultados. Vale destacar a ressignificação do papel docente, a percepção dos estudantes frente aos desafios do ensino interprofissional e a aproximação com o serviço de saúde. Correlacionamos na discussão geral deste texto linhas de discussão junto à assistência à pessoa, à sociologia e à pedagogia. A inovação proposta pela disciplina interprofissional de Atenção em Saúde seguiu o ideário de uma agenda internacional. Os relatos de tutores, preceptores e estudantes foram um estímulo decisivo para prosseguir avançando nas demais séries dos cursos, em atividades colaborativas e práticas interprofissionais. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10224 10.25110/arqsaude.v27i6.2023-025 |
url |
https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10224 |
identifier_str_mv |
10.25110/arqsaude.v27i6.2023-025 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10224/4830 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIPAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIPAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 27 n. 6 (2023); 2497-2515 1982-114X reponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) instname:Universidade Paranaense (UNIPAR) instacron:UNIPAR |
instname_str |
Universidade Paranaense (UNIPAR) |
instacron_str |
UNIPAR |
institution |
UNIPAR |
reponame_str |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) |
collection |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br |
_version_ |
1800218857500049408 |