ENSINO INTERPROFISSIONAL EM SAÚDE: ANÁLISE QUALITATIVA DA EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES, PRECEPTORES E TUTORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miguel, Edson Roberto Arpini
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Albiero, Adriana Lenita Meyer, Esteves, Roberto Zonato, Aquiles, Grace Jaqueline, Patussi, Eliana Valeria, Oliveira, Marcia Rosangela de Neves, Rocha, Najara Barbosa, Bicudo, Angélica Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
Texto Completo: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10224
Resumo: A reorientação da formação profissional por meio de políticas públicas ofereceu a oportunidade para a criação de componentes curriculares, para formar estudantes que exercitem práticas interprofissionais. Este trabalho faz uma análise do contexto e implicações sobre a implantação de uma disciplina interprofissional nos cursos da saúde em uma universidade pública. Foi realizado um estudo com perfil exploratório de abordagem qualitativa utilizando-se grupos focais constituídos por tutores, preceptores e estudantes. Definidas as categorias e seus descritores foi utilizado o modelo 3P para a análise de conteúdo e dos resultados. Vale destacar a ressignificação do papel docente, a percepção dos estudantes frente aos desafios do ensino interprofissional e a aproximação com o serviço de saúde. Correlacionamos na discussão geral deste texto linhas de discussão junto à assistência à pessoa, à sociologia e à pedagogia.  A inovação proposta pela disciplina interprofissional de Atenção em Saúde seguiu o ideário de uma agenda internacional. Os relatos de tutores, preceptores e estudantes foram um estímulo decisivo para prosseguir avançando nas demais séries dos cursos, em atividades colaborativas e práticas interprofissionais.
id UNIPAR-1_45ee2ab4e735ac2793ced77c7ceebe6d
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unipar.br:article/10224
network_acronym_str UNIPAR-1
network_name_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository_id_str
spelling ENSINO INTERPROFISSIONAL EM SAÚDE: ANÁLISE QUALITATIVA DA EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES, PRECEPTORES E TUTORESEnsino InterprofissionalCurrículoMetodologias AtivasA reorientação da formação profissional por meio de políticas públicas ofereceu a oportunidade para a criação de componentes curriculares, para formar estudantes que exercitem práticas interprofissionais. Este trabalho faz uma análise do contexto e implicações sobre a implantação de uma disciplina interprofissional nos cursos da saúde em uma universidade pública. Foi realizado um estudo com perfil exploratório de abordagem qualitativa utilizando-se grupos focais constituídos por tutores, preceptores e estudantes. Definidas as categorias e seus descritores foi utilizado o modelo 3P para a análise de conteúdo e dos resultados. Vale destacar a ressignificação do papel docente, a percepção dos estudantes frente aos desafios do ensino interprofissional e a aproximação com o serviço de saúde. Correlacionamos na discussão geral deste texto linhas de discussão junto à assistência à pessoa, à sociologia e à pedagogia.  A inovação proposta pela disciplina interprofissional de Atenção em Saúde seguiu o ideário de uma agenda internacional. Os relatos de tutores, preceptores e estudantes foram um estímulo decisivo para prosseguir avançando nas demais séries dos cursos, em atividades colaborativas e práticas interprofissionais.UNIPAR2023-06-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/1022410.25110/arqsaude.v27i6.2023-025Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 27 n. 6 (2023); 2497-25151982-114Xreponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)instacron:UNIPARporhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10224/4830Miguel, Edson Roberto ArpiniAlbiero, Adriana Lenita MeyerEsteves, Roberto ZonatoAquiles, Grace JaquelinePatussi, Eliana ValeriaOliveira, Marcia Rosangela de NevesRocha, Najara BarbosaBicudo, Angélica Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-22T20:27:29Zoai:ojs2.revistas.unipar.br:article/10224Revistahttp://revistas.unipar.br/index.php/saudehttp://revistas.unipar.br/saude/oai||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br1982-114X1415-076Xopendoar:2023-06-22T20:27:29Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO INTERPROFISSIONAL EM SAÚDE: ANÁLISE QUALITATIVA DA EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES, PRECEPTORES E TUTORES
title ENSINO INTERPROFISSIONAL EM SAÚDE: ANÁLISE QUALITATIVA DA EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES, PRECEPTORES E TUTORES
spellingShingle ENSINO INTERPROFISSIONAL EM SAÚDE: ANÁLISE QUALITATIVA DA EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES, PRECEPTORES E TUTORES
Miguel, Edson Roberto Arpini
Ensino Interprofissional
Currículo
Metodologias Ativas
title_short ENSINO INTERPROFISSIONAL EM SAÚDE: ANÁLISE QUALITATIVA DA EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES, PRECEPTORES E TUTORES
title_full ENSINO INTERPROFISSIONAL EM SAÚDE: ANÁLISE QUALITATIVA DA EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES, PRECEPTORES E TUTORES
title_fullStr ENSINO INTERPROFISSIONAL EM SAÚDE: ANÁLISE QUALITATIVA DA EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES, PRECEPTORES E TUTORES
title_full_unstemmed ENSINO INTERPROFISSIONAL EM SAÚDE: ANÁLISE QUALITATIVA DA EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES, PRECEPTORES E TUTORES
title_sort ENSINO INTERPROFISSIONAL EM SAÚDE: ANÁLISE QUALITATIVA DA EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES, PRECEPTORES E TUTORES
author Miguel, Edson Roberto Arpini
author_facet Miguel, Edson Roberto Arpini
Albiero, Adriana Lenita Meyer
Esteves, Roberto Zonato
Aquiles, Grace Jaqueline
Patussi, Eliana Valeria
Oliveira, Marcia Rosangela de Neves
Rocha, Najara Barbosa
Bicudo, Angélica Maria
author_role author
author2 Albiero, Adriana Lenita Meyer
Esteves, Roberto Zonato
Aquiles, Grace Jaqueline
Patussi, Eliana Valeria
Oliveira, Marcia Rosangela de Neves
Rocha, Najara Barbosa
Bicudo, Angélica Maria
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miguel, Edson Roberto Arpini
Albiero, Adriana Lenita Meyer
Esteves, Roberto Zonato
Aquiles, Grace Jaqueline
Patussi, Eliana Valeria
Oliveira, Marcia Rosangela de Neves
Rocha, Najara Barbosa
Bicudo, Angélica Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Interprofissional
Currículo
Metodologias Ativas
topic Ensino Interprofissional
Currículo
Metodologias Ativas
description A reorientação da formação profissional por meio de políticas públicas ofereceu a oportunidade para a criação de componentes curriculares, para formar estudantes que exercitem práticas interprofissionais. Este trabalho faz uma análise do contexto e implicações sobre a implantação de uma disciplina interprofissional nos cursos da saúde em uma universidade pública. Foi realizado um estudo com perfil exploratório de abordagem qualitativa utilizando-se grupos focais constituídos por tutores, preceptores e estudantes. Definidas as categorias e seus descritores foi utilizado o modelo 3P para a análise de conteúdo e dos resultados. Vale destacar a ressignificação do papel docente, a percepção dos estudantes frente aos desafios do ensino interprofissional e a aproximação com o serviço de saúde. Correlacionamos na discussão geral deste texto linhas de discussão junto à assistência à pessoa, à sociologia e à pedagogia.  A inovação proposta pela disciplina interprofissional de Atenção em Saúde seguiu o ideário de uma agenda internacional. Os relatos de tutores, preceptores e estudantes foram um estímulo decisivo para prosseguir avançando nas demais séries dos cursos, em atividades colaborativas e práticas interprofissionais.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10224
10.25110/arqsaude.v27i6.2023-025
url https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10224
identifier_str_mv 10.25110/arqsaude.v27i6.2023-025
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10224/4830
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 27 n. 6 (2023); 2497-2515
1982-114X
reponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron:UNIPAR
instname_str Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron_str UNIPAR
institution UNIPAR
reponame_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
collection Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)
repository.mail.fl_str_mv ||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br
_version_ 1800218857500049408