INFLUENCIAR AS ELEIÇÕES OU GARANTIR ACESSO AOS ELEITOS? O dilema das empresas que financiam campanhas eleitorais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Novos estudos CEBRAP (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-33002016000100002 |
Resumo: | RESUMO A conexão entre financiamento político pelo setor privado e corrupção é forte no imaginário popular. É dado como certo que o dinheiro nas campanhas compra a eleição e por extensão os políticos eleitos, corrompendo tanto o processo eleitoral como o sistema de representação. Aqui abordo esse mesmo tema a partir da ótica das empresas privadas que financiam campanhas. Combinando a análise das opções teóricas com a análise das escolhas reais, tiro conclusões sobre as motivações das empresas quando financiam campanhas eleitorais no Brasil. |
id |
CEBRAP-1_9af67574d151669d4b9002a50a5fee74 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-33002016000100002 |
network_acronym_str |
CEBRAP-1 |
network_name_str |
Novos estudos CEBRAP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
INFLUENCIAR AS ELEIÇÕES OU GARANTIR ACESSO AOS ELEITOS? O dilema das empresas que financiam campanhas eleitoraisfinanciamento políticolobbyinggrupos de interesseinfluênciaestudos eleitoraisRESUMO A conexão entre financiamento político pelo setor privado e corrupção é forte no imaginário popular. É dado como certo que o dinheiro nas campanhas compra a eleição e por extensão os políticos eleitos, corrompendo tanto o processo eleitoral como o sistema de representação. Aqui abordo esse mesmo tema a partir da ótica das empresas privadas que financiam campanhas. Combinando a análise das opções teóricas com a análise das escolhas reais, tiro conclusões sobre as motivações das empresas quando financiam campanhas eleitorais no Brasil.Centro Brasileiro de Análise e Planejamento2016-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-33002016000100002Novos estudos CEBRAP v.35 n.1 2016reponame:Novos estudos CEBRAP (Online)instname:Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP)instacron:CEBRAP10.25091/s0101-3300201600010002info:eu-repo/semantics/openAccessSPECK,BRUNO WILHELMpor2019-04-10T00:00:00Zoai:scielo:S0101-33002016000100002Revistahttp://novosestudos.uol.com.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||novosestudos@cebrap.org.br1980-54030101-3300opendoar:2019-04-10T00:00Novos estudos CEBRAP (Online) - Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INFLUENCIAR AS ELEIÇÕES OU GARANTIR ACESSO AOS ELEITOS? O dilema das empresas que financiam campanhas eleitorais |
title |
INFLUENCIAR AS ELEIÇÕES OU GARANTIR ACESSO AOS ELEITOS? O dilema das empresas que financiam campanhas eleitorais |
spellingShingle |
INFLUENCIAR AS ELEIÇÕES OU GARANTIR ACESSO AOS ELEITOS? O dilema das empresas que financiam campanhas eleitorais SPECK,BRUNO WILHELM financiamento político lobbying grupos de interesse influência estudos eleitorais |
title_short |
INFLUENCIAR AS ELEIÇÕES OU GARANTIR ACESSO AOS ELEITOS? O dilema das empresas que financiam campanhas eleitorais |
title_full |
INFLUENCIAR AS ELEIÇÕES OU GARANTIR ACESSO AOS ELEITOS? O dilema das empresas que financiam campanhas eleitorais |
title_fullStr |
INFLUENCIAR AS ELEIÇÕES OU GARANTIR ACESSO AOS ELEITOS? O dilema das empresas que financiam campanhas eleitorais |
title_full_unstemmed |
INFLUENCIAR AS ELEIÇÕES OU GARANTIR ACESSO AOS ELEITOS? O dilema das empresas que financiam campanhas eleitorais |
title_sort |
INFLUENCIAR AS ELEIÇÕES OU GARANTIR ACESSO AOS ELEITOS? O dilema das empresas que financiam campanhas eleitorais |
author |
SPECK,BRUNO WILHELM |
author_facet |
SPECK,BRUNO WILHELM |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SPECK,BRUNO WILHELM |
dc.subject.por.fl_str_mv |
financiamento político lobbying grupos de interesse influência estudos eleitorais |
topic |
financiamento político lobbying grupos de interesse influência estudos eleitorais |
description |
RESUMO A conexão entre financiamento político pelo setor privado e corrupção é forte no imaginário popular. É dado como certo que o dinheiro nas campanhas compra a eleição e por extensão os políticos eleitos, corrompendo tanto o processo eleitoral como o sistema de representação. Aqui abordo esse mesmo tema a partir da ótica das empresas privadas que financiam campanhas. Combinando a análise das opções teóricas com a análise das escolhas reais, tiro conclusões sobre as motivações das empresas quando financiam campanhas eleitorais no Brasil. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-33002016000100002 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-33002016000100002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.25091/s0101-3300201600010002 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Brasileiro de Análise e Planejamento |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Brasileiro de Análise e Planejamento |
dc.source.none.fl_str_mv |
Novos estudos CEBRAP v.35 n.1 2016 reponame:Novos estudos CEBRAP (Online) instname:Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP) instacron:CEBRAP |
instname_str |
Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP) |
instacron_str |
CEBRAP |
institution |
CEBRAP |
reponame_str |
Novos estudos CEBRAP (Online) |
collection |
Novos estudos CEBRAP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Novos estudos CEBRAP (Online) - Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||novosestudos@cebrap.org.br |
_version_ |
1754208898647064576 |