Lóbi: conceito, perceções e percurso(s) em Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/9306 |
Resumo: | Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Comunicação – Área de Especialização em Comunicação Estratégica |
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Lóbi: conceito, perceções e percurso(s) em PortugalLóbiLobbyingGrupos de interesseGrupos de pressãoInfluênciaPressãoDemocraciaTransparênciaComunicação estratégicaDissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Comunicação – Área de Especialização em Comunicação EstratégicaO lóbi surge como meio de exercer influência nos processos de decisão política. Tratase de uma atividade de pressão com poder suficiente para afetar, ou mesmo reger, a nossa vida diária. Encarado como uma atividade profissional típica de regimes democráticos, o lóbi é uma prática usual em grandes centros de decisão, como Washington ou Bruxelas. Todavia, para a generalidade dos portugueses (governantes inclusive) falar em lóbi continua a ser assunto tabu. Além de a sua prática não estar reconhecida, muito menos regulamentada, é frequentemente associada a práticas de favorecimento pouco claras, ao que vulgarmente se apelida, em Portugal, de “cunha”, ou mesmo a atos de maior escala, como a corrupção. É neste contexto que surge o presente trabalho, que procura clarificar o conceito recorrendo, para isso, à história do que há muito se faz nos EUA e nos centros de decisão da UE. Ao mesmo tempo, e estando Portugal há cerca de quatro décadas em regime democrático, não é claro o motivo para o não reconhecimento da atividade no país. Sendo convicção da autora que o seu exercício, enquanto mecanismo de comunicação estratégica, contribuiria para o fomento da participação democrática, para garantir uma maior transparência e para ajudar no combate às práticas corruptivas. Recorre-se à auscultação, por meio de entrevistas, de líderes parlamentares e de profissionais da comunicação e da área do Direito, de modo a conhecer os principais motivos para este não reconhecimento.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaRUNDuarte, Ângela Filipa Alves2013-04-12T13:28:33Z2012-092012-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/9306porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:42:17Zoai:run.unl.pt:10362/9306Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:18:41.532997Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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