POR UMA EFETIVA AÇÃO DOCENTE NA FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA?: APONTAMENTOS DE UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonzaga, Luciano Luz
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Maia, Cristina de Oliveira, Lannes, Denise Rocha Corrêa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EAD em Foco
Texto Completo: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/243
Resumo: Pensar na democratização da escola pública implica definir com transparência e clareza a função social dessa instituição. Assim, este trabalho teve por objetivo estabelecer um espaço de reflexão sobre a participação efetiva dos docentes cursistas na função social da escola, estabelecendo os indicativos necessários para uma prática pedagógica comprometida com a inclusão, com o respeito à diversidade e à tolerância. A experiência da disciplina intitulada Ação docente na função social da escola contribuiu para a construção de um olhar diferenciado sobre o universo escolar, especialmente, no que diz respeito à compreensão do papel social da escola nos dias atuais. Palavras-chave: Função social da escola; Formação continuada; Formação de professores; Educação a distância. For an Effective "Teaching-action in the Social Function of School": Notes from the Experience of Continuing Education for Teachers in Distance LearningAbstract To think about the democratization of the public school implies to define with transparency and clarity the social function of this institution. Thus, this study aims to create a space for reflecting on the effective participation of teacher students in the social function of the school, setting the required premises for an institution committed to promote inclusion, with respect for diversity, and tolerance within the pedagogical practice. This experience called Action in the social function of school has contributed to build a different view of the school environment, especially regarding the social role of the school in the present time.Keywords: Social function of the school; Continued education; Teacher training; Distance Education.
id CECIERJ_236d6cbec8cd5648d7b371ab73215167
oai_identifier_str oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/243
network_acronym_str CECIERJ
network_name_str EAD em Foco
repository_id_str
spelling POR UMA EFETIVA AÇÃO DOCENTE NA FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA?: APONTAMENTOS DE UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORESPensar na democratização da escola pública implica definir com transparência e clareza a função social dessa instituição. Assim, este trabalho teve por objetivo estabelecer um espaço de reflexão sobre a participação efetiva dos docentes cursistas na função social da escola, estabelecendo os indicativos necessários para uma prática pedagógica comprometida com a inclusão, com o respeito à diversidade e à tolerância. A experiência da disciplina intitulada Ação docente na função social da escola contribuiu para a construção de um olhar diferenciado sobre o universo escolar, especialmente, no que diz respeito à compreensão do papel social da escola nos dias atuais. Palavras-chave: Função social da escola; Formação continuada; Formação de professores; Educação a distância. For an Effective "Teaching-action in the Social Function of School": Notes from the Experience of Continuing Education for Teachers in Distance LearningAbstract To think about the democratization of the public school implies to define with transparency and clarity the social function of this institution. Thus, this study aims to create a space for reflecting on the effective participation of teacher students in the social function of the school, setting the required premises for an institution committed to promote inclusion, with respect for diversity, and tolerance within the pedagogical practice. This experience called Action in the social function of school has contributed to build a different view of the school environment, especially regarding the social role of the school in the present time.Keywords: Social function of the school; Continued education; Teacher training; Distance Education.Fundação Cecierj2014-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/24310.18264/eadf.v5i2.243EaD em Foco; Vol. 5 No. 2 (2015)EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 2 (2015)EaD em Foco; v. 5 n. 2 (2015)2177-831010.18264/eadf.v5i2reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/243/139Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessGonzaga, Luciano LuzMaia, Cristina de OliveiraLannes, Denise Rocha Corrêa2020-01-19T10:55:13ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG
dc.title.none.fl_str_mv POR UMA EFETIVA AÇÃO DOCENTE NA FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA?: APONTAMENTOS DE UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES
title POR UMA EFETIVA AÇÃO DOCENTE NA FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA?: APONTAMENTOS DE UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES
spellingShingle POR UMA EFETIVA AÇÃO DOCENTE NA FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA?: APONTAMENTOS DE UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES
Gonzaga, Luciano Luz
title_short POR UMA EFETIVA AÇÃO DOCENTE NA FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA?: APONTAMENTOS DE UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES
title_full POR UMA EFETIVA AÇÃO DOCENTE NA FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA?: APONTAMENTOS DE UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES
title_fullStr POR UMA EFETIVA AÇÃO DOCENTE NA FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA?: APONTAMENTOS DE UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES
title_full_unstemmed POR UMA EFETIVA AÇÃO DOCENTE NA FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA?: APONTAMENTOS DE UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES
title_sort POR UMA EFETIVA AÇÃO DOCENTE NA FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA?: APONTAMENTOS DE UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES
author Gonzaga, Luciano Luz
author_facet Gonzaga, Luciano Luz
Maia, Cristina de Oliveira
Lannes, Denise Rocha Corrêa
author_role author
author2 Maia, Cristina de Oliveira
Lannes, Denise Rocha Corrêa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonzaga, Luciano Luz
Maia, Cristina de Oliveira
Lannes, Denise Rocha Corrêa
description Pensar na democratização da escola pública implica definir com transparência e clareza a função social dessa instituição. Assim, este trabalho teve por objetivo estabelecer um espaço de reflexão sobre a participação efetiva dos docentes cursistas na função social da escola, estabelecendo os indicativos necessários para uma prática pedagógica comprometida com a inclusão, com o respeito à diversidade e à tolerância. A experiência da disciplina intitulada Ação docente na função social da escola contribuiu para a construção de um olhar diferenciado sobre o universo escolar, especialmente, no que diz respeito à compreensão do papel social da escola nos dias atuais. Palavras-chave: Função social da escola; Formação continuada; Formação de professores; Educação a distância. For an Effective "Teaching-action in the Social Function of School": Notes from the Experience of Continuing Education for Teachers in Distance LearningAbstract To think about the democratization of the public school implies to define with transparency and clarity the social function of this institution. Thus, this study aims to create a space for reflecting on the effective participation of teacher students in the social function of the school, setting the required premises for an institution committed to promote inclusion, with respect for diversity, and tolerance within the pedagogical practice. This experience called Action in the social function of school has contributed to build a different view of the school environment, especially regarding the social role of the school in the present time.Keywords: Social function of the school; Continued education; Teacher training; Distance Education.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/243
10.18264/eadf.v5i2.243
url https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/243
identifier_str_mv 10.18264/eadf.v5i2.243
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/243/139
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
dc.source.none.fl_str_mv EaD em Foco; Vol. 5 No. 2 (2015)
EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 2 (2015)
EaD em Foco; v. 5 n. 2 (2015)
2177-8310
10.18264/eadf.v5i2
reponame:EAD em Foco
instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron:CECIERJ
instname_str Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron_str CECIERJ
institution CECIERJ
reponame_str EAD em Foco
collection EAD em Foco
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814253789031432192