POR UMA EFETIVA AÇÃO DOCENTE NA FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA?: APONTAMENTOS DE UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EAD em Foco |
Texto Completo: | https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/243 |
Resumo: | Pensar na democratização da escola pública implica definir com transparência e clareza a função social dessa instituição. Assim, este trabalho teve por objetivo estabelecer um espaço de reflexão sobre a participação efetiva dos docentes cursistas na função social da escola, estabelecendo os indicativos necessários para uma prática pedagógica comprometida com a inclusão, com o respeito à diversidade e à tolerância. A experiência da disciplina intitulada Ação docente na função social da escola contribuiu para a construção de um olhar diferenciado sobre o universo escolar, especialmente, no que diz respeito à compreensão do papel social da escola nos dias atuais. Palavras-chave: Função social da escola; Formação continuada; Formação de professores; Educação a distância. For an Effective "Teaching-action in the Social Function of School": Notes from the Experience of Continuing Education for Teachers in Distance LearningAbstract To think about the democratization of the public school implies to define with transparency and clarity the social function of this institution. Thus, this study aims to create a space for reflecting on the effective participation of teacher students in the social function of the school, setting the required premises for an institution committed to promote inclusion, with respect for diversity, and tolerance within the pedagogical practice. This experience called Action in the social function of school has contributed to build a different view of the school environment, especially regarding the social role of the school in the present time.Keywords: Social function of the school; Continued education; Teacher training; Distance Education. |
id |
CECIERJ_cf8270f6aad05abed2b9d4f9e68b31e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/243 |
network_acronym_str |
CECIERJ |
network_name_str |
EAD em Foco |
repository_id_str |
|
spelling |
POR UMA EFETIVA AÇÃO DOCENTE NA FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA?: APONTAMENTOS DE UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORESPensar na democratização da escola pública implica definir com transparência e clareza a função social dessa instituição. Assim, este trabalho teve por objetivo estabelecer um espaço de reflexão sobre a participação efetiva dos docentes cursistas na função social da escola, estabelecendo os indicativos necessários para uma prática pedagógica comprometida com a inclusão, com o respeito à diversidade e à tolerância. A experiência da disciplina intitulada Ação docente na função social da escola contribuiu para a construção de um olhar diferenciado sobre o universo escolar, especialmente, no que diz respeito à compreensão do papel social da escola nos dias atuais. Palavras-chave: Função social da escola; Formação continuada; Formação de professores; Educação a distância. For an Effective "Teaching-action in the Social Function of School": Notes from the Experience of Continuing Education for Teachers in Distance LearningAbstract To think about the democratization of the public school implies to define with transparency and clarity the social function of this institution. Thus, this study aims to create a space for reflecting on the effective participation of teacher students in the social function of the school, setting the required premises for an institution committed to promote inclusion, with respect for diversity, and tolerance within the pedagogical practice. This experience called Action in the social function of school has contributed to build a different view of the school environment, especially regarding the social role of the school in the present time.Keywords: Social function of the school; Continued education; Teacher training; Distance Education.Fundação Cecierj2014-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/24310.18264/eadf.v5i2.243EaD em Foco; Vol. 5 No. 2 (2015)EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 2 (2015)EaD em Foco; v. 5 n. 2 (2015)2177-831010.18264/eadf.v5i2reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/243/139Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessGonzaga, Luciano LuzMaia, Cristina de OliveiraLannes, Denise Rocha Corrêa2020-01-19T10:55:13ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
POR UMA EFETIVA AÇÃO DOCENTE NA FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA?: APONTAMENTOS DE UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES |
title |
POR UMA EFETIVA AÇÃO DOCENTE NA FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA?: APONTAMENTOS DE UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES |
spellingShingle |
POR UMA EFETIVA AÇÃO DOCENTE NA FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA?: APONTAMENTOS DE UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES Gonzaga, Luciano Luz |
title_short |
POR UMA EFETIVA AÇÃO DOCENTE NA FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA?: APONTAMENTOS DE UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES |
title_full |
POR UMA EFETIVA AÇÃO DOCENTE NA FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA?: APONTAMENTOS DE UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES |
title_fullStr |
POR UMA EFETIVA AÇÃO DOCENTE NA FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA?: APONTAMENTOS DE UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES |
title_full_unstemmed |
POR UMA EFETIVA AÇÃO DOCENTE NA FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA?: APONTAMENTOS DE UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES |
title_sort |
POR UMA EFETIVA AÇÃO DOCENTE NA FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA?: APONTAMENTOS DE UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES |
author |
Gonzaga, Luciano Luz |
author_facet |
Gonzaga, Luciano Luz Maia, Cristina de Oliveira Lannes, Denise Rocha Corrêa |
author_role |
author |
author2 |
Maia, Cristina de Oliveira Lannes, Denise Rocha Corrêa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonzaga, Luciano Luz Maia, Cristina de Oliveira Lannes, Denise Rocha Corrêa |
description |
Pensar na democratização da escola pública implica definir com transparência e clareza a função social dessa instituição. Assim, este trabalho teve por objetivo estabelecer um espaço de reflexão sobre a participação efetiva dos docentes cursistas na função social da escola, estabelecendo os indicativos necessários para uma prática pedagógica comprometida com a inclusão, com o respeito à diversidade e à tolerância. A experiência da disciplina intitulada Ação docente na função social da escola contribuiu para a construção de um olhar diferenciado sobre o universo escolar, especialmente, no que diz respeito à compreensão do papel social da escola nos dias atuais. Palavras-chave: Função social da escola; Formação continuada; Formação de professores; Educação a distância. For an Effective "Teaching-action in the Social Function of School": Notes from the Experience of Continuing Education for Teachers in Distance LearningAbstract To think about the democratization of the public school implies to define with transparency and clarity the social function of this institution. Thus, this study aims to create a space for reflecting on the effective participation of teacher students in the social function of the school, setting the required premises for an institution committed to promote inclusion, with respect for diversity, and tolerance within the pedagogical practice. This experience called Action in the social function of school has contributed to build a different view of the school environment, especially regarding the social role of the school in the present time.Keywords: Social function of the school; Continued education; Teacher training; Distance Education. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-11-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/243 10.18264/eadf.v5i2.243 |
url |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/243 |
identifier_str_mv |
10.18264/eadf.v5i2.243 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/243/139 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cecierj |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cecierj |
dc.source.none.fl_str_mv |
EaD em Foco; Vol. 5 No. 2 (2015) EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 2 (2015) EaD em Foco; v. 5 n. 2 (2015) 2177-8310 10.18264/eadf.v5i2 reponame:EAD em Foco instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) instacron:CECIERJ |
instname_str |
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) |
instacron_str |
CECIERJ |
institution |
CECIERJ |
reponame_str |
EAD em Foco |
collection |
EAD em Foco |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1733981567499370496 |