A ATUAÇÃO A DISTÂNCIA NA PERSPECTIVA DE TUTORES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EAD em Foco |
Texto Completo: | https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/241 |
Resumo: | A interação e mediação na educação a distância foram analisadas com base nas perspectivas de 11 tutores de cursos superiores de uma instituição privada brasileira. A atuação tutorial desses profissionais no ambiente virtual de aprendizagem foi escrutada por meio de questionário e entrevista. Foram investigadas as atividades a distância e a necessidade de mobilização de saberes pedagógicos, tecnológicos e didáticos. Para os participantes, a interação, a motivação e o desenvolvimento do aluno a distância dependeriam essencialmente da mediação do tutor. Na ação do tutor a distância, a valorização da autonomia do aluno precederia a função de instrutor. As duas principais formas de construção do conhecimento citadas foram a interação entre alunos e a proposição planejada de questionamentos promotores de debate. Entretanto, a falta de regulamentação da atividade seria causa de insegurança e desestímulo.Palavras-chave: Educação a distância; Tutoria; Mediação. Online Activities from Tutors PerspectivesAbstract Online mediation and interaction were analyzed based on the perspectives of eleven tutors from a Brazilian private higher education institution. Activities of these professionals in the online environment were scrutinized through questionnaire and interview. The study surveyed the tasks undertaken by an online tutor and the required pedagogical, technological and didactic skills. To participants, interaction, motivation and development of the online learner depend fundamentally upon tutors mediation. In online tutoring, stimulating autonomy precedes teaching. The two most cited ways of knowledge construction were interaction between students and the planed ahead proposing of discussion promoting questions. Nevertheless, they considered the lack of legal regulation of the activity a major cause of uncertainty.Keywords: Online education; Tutoring; Mediation. |
id |
CECIERJ_6ad2127066e59d63ce2e86bcc97f1368 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/241 |
network_acronym_str |
CECIERJ |
network_name_str |
EAD em Foco |
repository_id_str |
|
spelling |
A ATUAÇÃO A DISTÂNCIA NA PERSPECTIVA DE TUTORESA interação e mediação na educação a distância foram analisadas com base nas perspectivas de 11 tutores de cursos superiores de uma instituição privada brasileira. A atuação tutorial desses profissionais no ambiente virtual de aprendizagem foi escrutada por meio de questionário e entrevista. Foram investigadas as atividades a distância e a necessidade de mobilização de saberes pedagógicos, tecnológicos e didáticos. Para os participantes, a interação, a motivação e o desenvolvimento do aluno a distância dependeriam essencialmente da mediação do tutor. Na ação do tutor a distância, a valorização da autonomia do aluno precederia a função de instrutor. As duas principais formas de construção do conhecimento citadas foram a interação entre alunos e a proposição planejada de questionamentos promotores de debate. Entretanto, a falta de regulamentação da atividade seria causa de insegurança e desestímulo.Palavras-chave: Educação a distância; Tutoria; Mediação. Online Activities from Tutors PerspectivesAbstract Online mediation and interaction were analyzed based on the perspectives of eleven tutors from a Brazilian private higher education institution. Activities of these professionals in the online environment were scrutinized through questionnaire and interview. The study surveyed the tasks undertaken by an online tutor and the required pedagogical, technological and didactic skills. To participants, interaction, motivation and development of the online learner depend fundamentally upon tutors mediation. In online tutoring, stimulating autonomy precedes teaching. The two most cited ways of knowledge construction were interaction between students and the planed ahead proposing of discussion promoting questions. Nevertheless, they considered the lack of legal regulation of the activity a major cause of uncertainty.Keywords: Online education; Tutoring; Mediation.Fundação Cecierj2014-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpeghttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/24110.18264/eadf.v5i2.241EaD em Foco; Vol. 5 No. 2 (2015)EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 2 (2015)EaD em Foco; v. 5 n. 2 (2015)2177-831010.18264/eadf.v5i2reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/241/133https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/241/442https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/241/443https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/241/444https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/241/445https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/241/446Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessTenório, AndréGonçalves, Lilia Aparecida CostaTenório, Thaís2020-01-19T10:54:39ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ATUAÇÃO A DISTÂNCIA NA PERSPECTIVA DE TUTORES |
title |
A ATUAÇÃO A DISTÂNCIA NA PERSPECTIVA DE TUTORES |
spellingShingle |
A ATUAÇÃO A DISTÂNCIA NA PERSPECTIVA DE TUTORES Tenório, André |
title_short |
A ATUAÇÃO A DISTÂNCIA NA PERSPECTIVA DE TUTORES |
title_full |
A ATUAÇÃO A DISTÂNCIA NA PERSPECTIVA DE TUTORES |
title_fullStr |
A ATUAÇÃO A DISTÂNCIA NA PERSPECTIVA DE TUTORES |
title_full_unstemmed |
A ATUAÇÃO A DISTÂNCIA NA PERSPECTIVA DE TUTORES |
title_sort |
A ATUAÇÃO A DISTÂNCIA NA PERSPECTIVA DE TUTORES |
author |
Tenório, André |
author_facet |
Tenório, André Gonçalves, Lilia Aparecida Costa Tenório, Thaís |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves, Lilia Aparecida Costa Tenório, Thaís |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tenório, André Gonçalves, Lilia Aparecida Costa Tenório, Thaís |
description |
A interação e mediação na educação a distância foram analisadas com base nas perspectivas de 11 tutores de cursos superiores de uma instituição privada brasileira. A atuação tutorial desses profissionais no ambiente virtual de aprendizagem foi escrutada por meio de questionário e entrevista. Foram investigadas as atividades a distância e a necessidade de mobilização de saberes pedagógicos, tecnológicos e didáticos. Para os participantes, a interação, a motivação e o desenvolvimento do aluno a distância dependeriam essencialmente da mediação do tutor. Na ação do tutor a distância, a valorização da autonomia do aluno precederia a função de instrutor. As duas principais formas de construção do conhecimento citadas foram a interação entre alunos e a proposição planejada de questionamentos promotores de debate. Entretanto, a falta de regulamentação da atividade seria causa de insegurança e desestímulo.Palavras-chave: Educação a distância; Tutoria; Mediação. Online Activities from Tutors PerspectivesAbstract Online mediation and interaction were analyzed based on the perspectives of eleven tutors from a Brazilian private higher education institution. Activities of these professionals in the online environment were scrutinized through questionnaire and interview. The study surveyed the tasks undertaken by an online tutor and the required pedagogical, technological and didactic skills. To participants, interaction, motivation and development of the online learner depend fundamentally upon tutors mediation. In online tutoring, stimulating autonomy precedes teaching. The two most cited ways of knowledge construction were interaction between students and the planed ahead proposing of discussion promoting questions. Nevertheless, they considered the lack of legal regulation of the activity a major cause of uncertainty.Keywords: Online education; Tutoring; Mediation. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-11-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/241 10.18264/eadf.v5i2.241 |
url |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/241 |
identifier_str_mv |
10.18264/eadf.v5i2.241 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/241/133 https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/241/442 https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/241/443 https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/241/444 https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/241/445 https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/241/446 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cecierj |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cecierj |
dc.source.none.fl_str_mv |
EaD em Foco; Vol. 5 No. 2 (2015) EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 2 (2015) EaD em Foco; v. 5 n. 2 (2015) 2177-8310 10.18264/eadf.v5i2 reponame:EAD em Foco instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) instacron:CECIERJ |
instname_str |
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) |
instacron_str |
CECIERJ |
institution |
CECIERJ |
reponame_str |
EAD em Foco |
collection |
EAD em Foco |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1733981567496224768 |