Ensino e Aprendizagem: Uma análise das Metodologias Aplicadas no Instituto Metrópole Digital: UFRN.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Andressa Ferreira Ramalho
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EAD em Foco
Texto Completo: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/684
Resumo: O presente estudo apresenta uma análise das metodologias aplicadas no Instituto Metrópole Digital em seus cursos técnicos, de graduação e pós-graduação, visando atingir como objetivo central a compreensão do ensino e aprendizagem nesse processo educacional. Para tanto, foram identificadas as principais metodologias de ensino adotadas pelos docentes do Instituto, verificando quais os critérios de seleção do método e fatores que influenciam na escolha, buscando perceber qual a autonomia do docente no processo de escolha e a utilização da modalidade a distância: EaD. O estudo se caracteriza quanto à sua metodologia, como exploratório descritivo, com abordagem qualitativa, em que, para obtenção de dados, foi aplicado um roteiro de questões abertas e fechadas aos docentes dos cursos do Instituto Metrópole Digital - campus Natal, utilizando a plataforma digital Survey Monkey. Como resultado desse estudo, percebe-se que os professores optam preferencialmente pela utilização de métodos interativos de ensino, mesmo utilizando por vezes a aula expositiva-dialogada, e que o perfil do aluno é considerado fator decisivo na escolha do método. As considerações finais desta pesquisa baseiam-se na influência de fatores relacionados às normas do Instituto e à infraestrutura da instituição, o que corrobora, diretamente, a escolha do método de ensino.Palavras-chave: Aprendizagem. Ensino a distância. Metodologia. Teaching and Learning: An Analysis of the Applied Methodologies at the Digital Metropole Institute: UFRN.AbstractThe study shows an analysis of the applied methodologies in the Instituto Metrópole Digital, at the technical, undergraduate, and graduate level courses, with the main objective being the understanding of the teaching and learning process. In order to do so, the main teaching methods adopted by the Institute's instructors were identified, verifying the selection criteria and factors that influence the choice, seeking to understand the teacher's autonomy in the choice process and the use of the Distance Education Teaching Modality - EAD. The study is characterized as qualitative descriptive exploratory study and to collect the data a survey with close and open ended questions was made available to course instructors of the Instituto Metrópole Digital - Campus Natal, via the digital platform Survey Monkey. As a result of this study, it is perceived that instructors prefer to use interactive teaching methods, even using the expository-dialogue class methodology, and that the student's profile is considered a decisive factor in the choice of the methods. The final considerations of this research study are based on the influence of factors related to the norms of the Instituto and to the infrastructure of the institution, which corroborate directly in the choice of the teaching methods. Keywords: Learning process, Distance Education, Methodology
id CECIERJ_df76f0b5045ecd286bcd36ec20afa321
oai_identifier_str oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/684
network_acronym_str CECIERJ
network_name_str EAD em Foco
repository_id_str
spelling Ensino e Aprendizagem: Uma análise das Metodologias Aplicadas no Instituto Metrópole Digital: UFRN.O presente estudo apresenta uma análise das metodologias aplicadas no Instituto Metrópole Digital em seus cursos técnicos, de graduação e pós-graduação, visando atingir como objetivo central a compreensão do ensino e aprendizagem nesse processo educacional. Para tanto, foram identificadas as principais metodologias de ensino adotadas pelos docentes do Instituto, verificando quais os critérios de seleção do método e fatores que influenciam na escolha, buscando perceber qual a autonomia do docente no processo de escolha e a utilização da modalidade a distância: EaD. O estudo se caracteriza quanto à sua metodologia, como exploratório descritivo, com abordagem qualitativa, em que, para obtenção de dados, foi aplicado um roteiro de questões abertas e fechadas aos docentes dos cursos do Instituto Metrópole Digital - campus Natal, utilizando a plataforma digital Survey Monkey. Como resultado desse estudo, percebe-se que os professores optam preferencialmente pela utilização de métodos interativos de ensino, mesmo utilizando por vezes a aula expositiva-dialogada, e que o perfil do aluno é considerado fator decisivo na escolha do método. As considerações finais desta pesquisa baseiam-se na influência de fatores relacionados às normas do Instituto e à infraestrutura da instituição, o que corrobora, diretamente, a escolha do método de ensino.Palavras-chave: Aprendizagem. Ensino a distância. Metodologia. Teaching and Learning: An Analysis of the Applied Methodologies at the Digital Metropole Institute: UFRN.AbstractThe study shows an analysis of the applied methodologies in the Instituto Metrópole Digital, at the technical, undergraduate, and graduate level courses, with the main objective being the understanding of the teaching and learning process. In order to do so, the main teaching methods adopted by the Institute's instructors were identified, verifying the selection criteria and factors that influence the choice, seeking to understand the teacher's autonomy in the choice process and the use of the Distance Education Teaching Modality - EAD. The study is characterized as qualitative descriptive exploratory study and to collect the data a survey with close and open ended questions was made available to course instructors of the Instituto Metrópole Digital - Campus Natal, via the digital platform Survey Monkey. As a result of this study, it is perceived that instructors prefer to use interactive teaching methods, even using the expository-dialogue class methodology, and that the student's profile is considered a decisive factor in the choice of the methods. The final considerations of this research study are based on the influence of factors related to the norms of the Instituto and to the infrastructure of the institution, which corroborate directly in the choice of the teaching methods. Keywords: Learning process, Distance Education, MethodologyFundação Cecierj2018-07-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/68410.18264/eadf.v8i1.684EaD em Foco; Vol. 8 No. 1 (2018): Volume únicoEaD em Foco; Vol. 8 Núm. 1 (2018): Volume únicoEaD em Foco; v. 8 n. 1 (2018): Volume único2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/684/323Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeite, Andressa Ferreira Ramalho2020-01-17T10:01:57ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG
dc.title.none.fl_str_mv Ensino e Aprendizagem: Uma análise das Metodologias Aplicadas no Instituto Metrópole Digital: UFRN.
title Ensino e Aprendizagem: Uma análise das Metodologias Aplicadas no Instituto Metrópole Digital: UFRN.
spellingShingle Ensino e Aprendizagem: Uma análise das Metodologias Aplicadas no Instituto Metrópole Digital: UFRN.
Leite, Andressa Ferreira Ramalho
title_short Ensino e Aprendizagem: Uma análise das Metodologias Aplicadas no Instituto Metrópole Digital: UFRN.
title_full Ensino e Aprendizagem: Uma análise das Metodologias Aplicadas no Instituto Metrópole Digital: UFRN.
title_fullStr Ensino e Aprendizagem: Uma análise das Metodologias Aplicadas no Instituto Metrópole Digital: UFRN.
title_full_unstemmed Ensino e Aprendizagem: Uma análise das Metodologias Aplicadas no Instituto Metrópole Digital: UFRN.
title_sort Ensino e Aprendizagem: Uma análise das Metodologias Aplicadas no Instituto Metrópole Digital: UFRN.
author Leite, Andressa Ferreira Ramalho
author_facet Leite, Andressa Ferreira Ramalho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Andressa Ferreira Ramalho
description O presente estudo apresenta uma análise das metodologias aplicadas no Instituto Metrópole Digital em seus cursos técnicos, de graduação e pós-graduação, visando atingir como objetivo central a compreensão do ensino e aprendizagem nesse processo educacional. Para tanto, foram identificadas as principais metodologias de ensino adotadas pelos docentes do Instituto, verificando quais os critérios de seleção do método e fatores que influenciam na escolha, buscando perceber qual a autonomia do docente no processo de escolha e a utilização da modalidade a distância: EaD. O estudo se caracteriza quanto à sua metodologia, como exploratório descritivo, com abordagem qualitativa, em que, para obtenção de dados, foi aplicado um roteiro de questões abertas e fechadas aos docentes dos cursos do Instituto Metrópole Digital - campus Natal, utilizando a plataforma digital Survey Monkey. Como resultado desse estudo, percebe-se que os professores optam preferencialmente pela utilização de métodos interativos de ensino, mesmo utilizando por vezes a aula expositiva-dialogada, e que o perfil do aluno é considerado fator decisivo na escolha do método. As considerações finais desta pesquisa baseiam-se na influência de fatores relacionados às normas do Instituto e à infraestrutura da instituição, o que corrobora, diretamente, a escolha do método de ensino.Palavras-chave: Aprendizagem. Ensino a distância. Metodologia. Teaching and Learning: An Analysis of the Applied Methodologies at the Digital Metropole Institute: UFRN.AbstractThe study shows an analysis of the applied methodologies in the Instituto Metrópole Digital, at the technical, undergraduate, and graduate level courses, with the main objective being the understanding of the teaching and learning process. In order to do so, the main teaching methods adopted by the Institute's instructors were identified, verifying the selection criteria and factors that influence the choice, seeking to understand the teacher's autonomy in the choice process and the use of the Distance Education Teaching Modality - EAD. The study is characterized as qualitative descriptive exploratory study and to collect the data a survey with close and open ended questions was made available to course instructors of the Instituto Metrópole Digital - Campus Natal, via the digital platform Survey Monkey. As a result of this study, it is perceived that instructors prefer to use interactive teaching methods, even using the expository-dialogue class methodology, and that the student's profile is considered a decisive factor in the choice of the methods. The final considerations of this research study are based on the influence of factors related to the norms of the Instituto and to the infrastructure of the institution, which corroborate directly in the choice of the teaching methods. Keywords: Learning process, Distance Education, Methodology
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/684
10.18264/eadf.v8i1.684
url https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/684
identifier_str_mv 10.18264/eadf.v8i1.684
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/684/323
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
dc.source.none.fl_str_mv EaD em Foco; Vol. 8 No. 1 (2018): Volume único
EaD em Foco; Vol. 8 Núm. 1 (2018): Volume único
EaD em Foco; v. 8 n. 1 (2018): Volume único
2177-8310
reponame:EAD em Foco
instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron:CECIERJ
instname_str Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron_str CECIERJ
institution CECIERJ
reponame_str EAD em Foco
collection EAD em Foco
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798316348751740928