As licenciaturas e as novas políticas educacionais para a formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira,Júlio Emílio Diniz
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301999000300006
Resumo: Neste artigo são apresentadas reflexões e análises a respeito das recentes políticas educacionais para a formação docente no Brasil. O foco são as diferentes questões que envolvem os cursos de licenciatura no país, principalmente, a partir da aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (lei nº 9.394/96). Mais especificamente, são discutidos os modelos de formação docente - subjacentes às formulações atuais e a serem implementadas -, as demandas para a formação profissional resultantes das mudanças na educação básica brasileira, o locus da preparação de professores e o processo de construção das diretrizes curriculares para as licenciaturas.
id CEDES-1_01e9ac3e00116e7d8e8b15c2fcf9c94a
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73301999000300006
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling As licenciaturas e as novas políticas educacionais para a formação docentePolítica educacionalformação de professoreslicenciaturasNeste artigo são apresentadas reflexões e análises a respeito das recentes políticas educacionais para a formação docente no Brasil. O foco são as diferentes questões que envolvem os cursos de licenciatura no país, principalmente, a partir da aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (lei nº 9.394/96). Mais especificamente, são discutidos os modelos de formação docente - subjacentes às formulações atuais e a serem implementadas -, as demandas para a formação profissional resultantes das mudanças na educação básica brasileira, o locus da preparação de professores e o processo de construção das diretrizes curriculares para as licenciaturas.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes1999-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301999000300006Educação & Sociedade v.20 n.68 1999reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73301999000300006info:eu-repo/semantics/openAccessPereira,Júlio Emílio Dinizpor2000-10-02T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73301999000300006Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2000-10-02T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv As licenciaturas e as novas políticas educacionais para a formação docente
title As licenciaturas e as novas políticas educacionais para a formação docente
spellingShingle As licenciaturas e as novas políticas educacionais para a formação docente
Pereira,Júlio Emílio Diniz
Política educacional
formação de professores
licenciaturas
title_short As licenciaturas e as novas políticas educacionais para a formação docente
title_full As licenciaturas e as novas políticas educacionais para a formação docente
title_fullStr As licenciaturas e as novas políticas educacionais para a formação docente
title_full_unstemmed As licenciaturas e as novas políticas educacionais para a formação docente
title_sort As licenciaturas e as novas políticas educacionais para a formação docente
author Pereira,Júlio Emílio Diniz
author_facet Pereira,Júlio Emílio Diniz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira,Júlio Emílio Diniz
dc.subject.por.fl_str_mv Política educacional
formação de professores
licenciaturas
topic Política educacional
formação de professores
licenciaturas
description Neste artigo são apresentadas reflexões e análises a respeito das recentes políticas educacionais para a formação docente no Brasil. O foco são as diferentes questões que envolvem os cursos de licenciatura no país, principalmente, a partir da aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (lei nº 9.394/96). Mais especificamente, são discutidos os modelos de formação docente - subjacentes às formulações atuais e a serem implementadas -, as demandas para a formação profissional resultantes das mudanças na educação básica brasileira, o locus da preparação de professores e o processo de construção das diretrizes curriculares para as licenciaturas.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301999000300006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301999000300006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73301999000300006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.20 n.68 1999
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122552445239296