As licenciaturas e as novas políticas educacionais para a formação docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301999000300006 |
Resumo: | Neste artigo são apresentadas reflexões e análises a respeito das recentes políticas educacionais para a formação docente no Brasil. O foco são as diferentes questões que envolvem os cursos de licenciatura no país, principalmente, a partir da aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (lei nº 9.394/96). Mais especificamente, são discutidos os modelos de formação docente - subjacentes às formulações atuais e a serem implementadas -, as demandas para a formação profissional resultantes das mudanças na educação básica brasileira, o locus da preparação de professores e o processo de construção das diretrizes curriculares para as licenciaturas. |
id |
CEDES-1_01e9ac3e00116e7d8e8b15c2fcf9c94a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73301999000300006 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
As licenciaturas e as novas políticas educacionais para a formação docentePolítica educacionalformação de professoreslicenciaturasNeste artigo são apresentadas reflexões e análises a respeito das recentes políticas educacionais para a formação docente no Brasil. O foco são as diferentes questões que envolvem os cursos de licenciatura no país, principalmente, a partir da aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (lei nº 9.394/96). Mais especificamente, são discutidos os modelos de formação docente - subjacentes às formulações atuais e a serem implementadas -, as demandas para a formação profissional resultantes das mudanças na educação básica brasileira, o locus da preparação de professores e o processo de construção das diretrizes curriculares para as licenciaturas.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes1999-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301999000300006Educação & Sociedade v.20 n.68 1999reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73301999000300006info:eu-repo/semantics/openAccessPereira,Júlio Emílio Dinizpor2000-10-02T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73301999000300006Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2000-10-02T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As licenciaturas e as novas políticas educacionais para a formação docente |
title |
As licenciaturas e as novas políticas educacionais para a formação docente |
spellingShingle |
As licenciaturas e as novas políticas educacionais para a formação docente Pereira,Júlio Emílio Diniz Política educacional formação de professores licenciaturas |
title_short |
As licenciaturas e as novas políticas educacionais para a formação docente |
title_full |
As licenciaturas e as novas políticas educacionais para a formação docente |
title_fullStr |
As licenciaturas e as novas políticas educacionais para a formação docente |
title_full_unstemmed |
As licenciaturas e as novas políticas educacionais para a formação docente |
title_sort |
As licenciaturas e as novas políticas educacionais para a formação docente |
author |
Pereira,Júlio Emílio Diniz |
author_facet |
Pereira,Júlio Emílio Diniz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira,Júlio Emílio Diniz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Política educacional formação de professores licenciaturas |
topic |
Política educacional formação de professores licenciaturas |
description |
Neste artigo são apresentadas reflexões e análises a respeito das recentes políticas educacionais para a formação docente no Brasil. O foco são as diferentes questões que envolvem os cursos de licenciatura no país, principalmente, a partir da aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (lei nº 9.394/96). Mais especificamente, são discutidos os modelos de formação docente - subjacentes às formulações atuais e a serem implementadas -, as demandas para a formação profissional resultantes das mudanças na educação básica brasileira, o locus da preparação de professores e o processo de construção das diretrizes curriculares para as licenciaturas. |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301999000300006 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301999000300006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-73301999000300006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.20 n.68 1999 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122552445239296 |