Da Cibernética à Autopoiesis: continuidades e descontinuidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9553 |
Resumo: | O artigo tem por finalidade refletir como a teo- ria da autopoiesis foi influenciada pela Cibernética, e como ambas contribuíram para o esclarecimento da interacção entre os fenómenos de aprendizagem e os de educação. A metodologia utilizada é de tipo hermenêutica. Discute-se o surgimento da Cibernética. As três cibernéticas até aos anos 80-90. Cibernética e Biologia. As continuidades e des- continuidades entre a autopoiesis biológica e a auto-regula- ção cibernética. Aprendizagem e auto-produção de sentido, via acopulamentos estruturais. Observação e Educação. Em conclusão evidencia-se que existem incongruências lógicas e epistémicas entre o estudo da auto-regulação cibernéti- ca e o das autopoiesis biológicas; que a conceitualização da cibernética de 2ª ordem foi especialmente importante para a compreensão da dimensão observacional na teoria autopoiética, da qual decorre a educação; que os processos de educação só produzem aprendizagem efetiva quando os educadores e/ou conteúdos informacionais possibilitam um reforço, uma criação, ou uma flexibilização de sentido auto- poiético do educando. The purpose of this article is to reflect how the autopoiesis theory was influenced by the cybernetics and as both contributed to the explanation of the interaction between learning and education phenomenon. We used hermeneutical methodology. We discuss the cybernetic’s emergence. The three cybernetics until 80-90. Cybernetics and biology. Continuities and discontinuities between the biological autopoiesis and the cybernetic self-regulation. Learning, individual’s and community’s self production of meaning, through structural couplings. Observation and Education. In conclusion, we point logical and epistemic in- congruities between the study of cybernetic self-regulation and the one of the biological autopoiesis; that some con- cepts of cybernetics of 2nd order were especially important for the understanding of the observational dimension in the autopoiesis theory of which elapses education; that edu- cation processes only produce effective learning when the educators and/or informational contents make possible a reinforcement, a creation, or a flexiblization of the other person’s autopoietic meaning. Keywords: Autopoiesis. Cybernetics. Learning. Education. |
id |
UFRGS-7_7f678b1c24351edc2018095380e1160d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/9553 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Da Cibernética à Autopoiesis: continuidades e descontinuidadesAutopoiesis. Cibernética. Aprendizagem. Educação.A (não) influência da cibenética na teoria da autopoiesisnomeadamente no que respeita à aprendizagem e à educaçãoO artigo tem por finalidade refletir como a teo- ria da autopoiesis foi influenciada pela Cibernética, e como ambas contribuíram para o esclarecimento da interacção entre os fenómenos de aprendizagem e os de educação. A metodologia utilizada é de tipo hermenêutica. Discute-se o surgimento da Cibernética. As três cibernéticas até aos anos 80-90. Cibernética e Biologia. As continuidades e des- continuidades entre a autopoiesis biológica e a auto-regula- ção cibernética. Aprendizagem e auto-produção de sentido, via acopulamentos estruturais. Observação e Educação. Em conclusão evidencia-se que existem incongruências lógicas e epistémicas entre o estudo da auto-regulação cibernéti- ca e o das autopoiesis biológicas; que a conceitualização da cibernética de 2ª ordem foi especialmente importante para a compreensão da dimensão observacional na teoria autopoiética, da qual decorre a educação; que os processos de educação só produzem aprendizagem efetiva quando os educadores e/ou conteúdos informacionais possibilitam um reforço, uma criação, ou uma flexibilização de sentido auto- poiético do educando. The purpose of this article is to reflect how the autopoiesis theory was influenced by the cybernetics and as both contributed to the explanation of the interaction between learning and education phenomenon. We used hermeneutical methodology. We discuss the cybernetic’s emergence. The three cybernetics until 80-90. Cybernetics and biology. Continuities and discontinuities between the biological autopoiesis and the cybernetic self-regulation. Learning, individual’s and community’s self production of meaning, through structural couplings. Observation and Education. In conclusion, we point logical and epistemic in- congruities between the study of cybernetic self-regulation and the one of the biological autopoiesis; that some con- cepts of cybernetics of 2nd order were especially important for the understanding of the observational dimension in the autopoiesis theory of which elapses education; that edu- cation processes only produce effective learning when the educators and/or informational contents make possible a reinforcement, a creation, or a flexiblization of the other person’s autopoietic meaning. Keywords: Autopoiesis. Cybernetics. Learning. Education.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2010-03-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhermenêuticoapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/955310.22456/1982-1654.9553Computers in education: theory & practice; Vol. 12 No. 2 (2009): Autopoiesis, Enaction and TechnologiesInformática na educação: teoria & prática; v. 12 n. 2 (2009): Autopoiese, Enação e Tecnologias1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9553/7235https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9553/7236Oliveira, Maria Clara Costainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-17T13:42:24Zoai:seer.ufrgs.br:article/9553Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2019-06-17T13:42:24Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da Cibernética à Autopoiesis: continuidades e descontinuidades |
title |
Da Cibernética à Autopoiesis: continuidades e descontinuidades |
spellingShingle |
Da Cibernética à Autopoiesis: continuidades e descontinuidades Oliveira, Maria Clara Costa Autopoiesis. Cibernética. Aprendizagem. Educação. A (não) influência da cibenética na teoria da autopoiesis nomeadamente no que respeita à aprendizagem e à educação |
title_short |
Da Cibernética à Autopoiesis: continuidades e descontinuidades |
title_full |
Da Cibernética à Autopoiesis: continuidades e descontinuidades |
title_fullStr |
Da Cibernética à Autopoiesis: continuidades e descontinuidades |
title_full_unstemmed |
Da Cibernética à Autopoiesis: continuidades e descontinuidades |
title_sort |
Da Cibernética à Autopoiesis: continuidades e descontinuidades |
author |
Oliveira, Maria Clara Costa |
author_facet |
Oliveira, Maria Clara Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Maria Clara Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autopoiesis. Cibernética. Aprendizagem. Educação. A (não) influência da cibenética na teoria da autopoiesis nomeadamente no que respeita à aprendizagem e à educação |
topic |
Autopoiesis. Cibernética. Aprendizagem. Educação. A (não) influência da cibenética na teoria da autopoiesis nomeadamente no que respeita à aprendizagem e à educação |
description |
O artigo tem por finalidade refletir como a teo- ria da autopoiesis foi influenciada pela Cibernética, e como ambas contribuíram para o esclarecimento da interacção entre os fenómenos de aprendizagem e os de educação. A metodologia utilizada é de tipo hermenêutica. Discute-se o surgimento da Cibernética. As três cibernéticas até aos anos 80-90. Cibernética e Biologia. As continuidades e des- continuidades entre a autopoiesis biológica e a auto-regula- ção cibernética. Aprendizagem e auto-produção de sentido, via acopulamentos estruturais. Observação e Educação. Em conclusão evidencia-se que existem incongruências lógicas e epistémicas entre o estudo da auto-regulação cibernéti- ca e o das autopoiesis biológicas; que a conceitualização da cibernética de 2ª ordem foi especialmente importante para a compreensão da dimensão observacional na teoria autopoiética, da qual decorre a educação; que os processos de educação só produzem aprendizagem efetiva quando os educadores e/ou conteúdos informacionais possibilitam um reforço, uma criação, ou uma flexibilização de sentido auto- poiético do educando. The purpose of this article is to reflect how the autopoiesis theory was influenced by the cybernetics and as both contributed to the explanation of the interaction between learning and education phenomenon. We used hermeneutical methodology. We discuss the cybernetic’s emergence. The three cybernetics until 80-90. Cybernetics and biology. Continuities and discontinuities between the biological autopoiesis and the cybernetic self-regulation. Learning, individual’s and community’s self production of meaning, through structural couplings. Observation and Education. In conclusion, we point logical and epistemic in- congruities between the study of cybernetic self-regulation and the one of the biological autopoiesis; that some con- cepts of cybernetics of 2nd order were especially important for the understanding of the observational dimension in the autopoiesis theory of which elapses education; that edu- cation processes only produce effective learning when the educators and/or informational contents make possible a reinforcement, a creation, or a flexiblization of the other person’s autopoietic meaning. Keywords: Autopoiesis. Cybernetics. Learning. Education. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-03-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion hermenêutico |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9553 10.22456/1982-1654.9553 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9553 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.9553 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9553/7235 https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9553/7236 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 12 No. 2 (2009): Autopoiesis, Enaction and Technologies Informática na educação: teoria & prática; v. 12 n. 2 (2009): Autopoiese, Enação e Tecnologias 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766181699125248 |