Da Cibernética à Autopoiesis: continuidades e descontinuidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maria Clara Costa
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9553
Resumo: O artigo tem por finalidade refletir como a teo- ria da autopoiesis foi influenciada pela Cibernética, e como ambas contribuíram para o esclarecimento da interacção entre os fenómenos de aprendizagem e os de educação. A metodologia utilizada é de tipo hermenêutica. Discute-se o surgimento da Cibernética. As três cibernéticas até aos anos 80-90. Cibernética e Biologia. As continuidades e des- continuidades entre a autopoiesis biológica e a auto-regula- ção cibernética. Aprendizagem e auto-produção de sentido, via acopulamentos estruturais. Observação e Educação. Em conclusão evidencia-se que existem incongruências lógicas e epistémicas entre o estudo da auto-regulação cibernéti- ca e o das autopoiesis biológicas; que a conceitualização da cibernética de 2ª ordem foi especialmente importante para a compreensão da dimensão observacional na teoria autopoiética, da qual decorre a educação; que os processos de educação só produzem aprendizagem efetiva quando os educadores e/ou conteúdos informacionais possibilitam um reforço, uma criação, ou uma flexibilização de sentido auto- poiético do educando. The purpose of this article is to reflect how the autopoiesis theory was influenced by the cybernetics and as both contributed to the explanation of the interaction between learning and education phenomenon. We used hermeneutical methodology. We discuss the cybernetic’s emergence. The three cybernetics until 80-90. Cybernetics and biology. Continuities and discontinuities between the biological autopoiesis and the cybernetic self-regulation. Learning, individual’s and community’s self production of meaning, through structural couplings. Observation and Education. In conclusion, we point logical and epistemic in- congruities between the study of cybernetic self-regulation and the one of the biological autopoiesis; that some con- cepts of cybernetics of 2nd order were especially important for the understanding of the observational dimension in the autopoiesis theory of which elapses education; that edu- cation processes only produce effective learning when the educators and/or informational contents make possible a reinforcement, a creation, or a flexiblization of the other person’s autopoietic meaning. Keywords: Autopoiesis. Cybernetics. Learning. Education.
id UFRGS-7_7f678b1c24351edc2018095380e1160d
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/9553
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Da Cibernética à Autopoiesis: continuidades e descontinuidadesAutopoiesis. Cibernética. Aprendizagem. Educação.A (não) influência da cibenética na teoria da autopoiesisnomeadamente no que respeita à aprendizagem e à educaçãoO artigo tem por finalidade refletir como a teo- ria da autopoiesis foi influenciada pela Cibernética, e como ambas contribuíram para o esclarecimento da interacção entre os fenómenos de aprendizagem e os de educação. A metodologia utilizada é de tipo hermenêutica. Discute-se o surgimento da Cibernética. As três cibernéticas até aos anos 80-90. Cibernética e Biologia. As continuidades e des- continuidades entre a autopoiesis biológica e a auto-regula- ção cibernética. Aprendizagem e auto-produção de sentido, via acopulamentos estruturais. Observação e Educação. Em conclusão evidencia-se que existem incongruências lógicas e epistémicas entre o estudo da auto-regulação cibernéti- ca e o das autopoiesis biológicas; que a conceitualização da cibernética de 2ª ordem foi especialmente importante para a compreensão da dimensão observacional na teoria autopoiética, da qual decorre a educação; que os processos de educação só produzem aprendizagem efetiva quando os educadores e/ou conteúdos informacionais possibilitam um reforço, uma criação, ou uma flexibilização de sentido auto- poiético do educando. The purpose of this article is to reflect how the autopoiesis theory was influenced by the cybernetics and as both contributed to the explanation of the interaction between learning and education phenomenon. We used hermeneutical methodology. We discuss the cybernetic’s emergence. The three cybernetics until 80-90. Cybernetics and biology. Continuities and discontinuities between the biological autopoiesis and the cybernetic self-regulation. Learning, individual’s and community’s self production of meaning, through structural couplings. Observation and Education. In conclusion, we point logical and epistemic in- congruities between the study of cybernetic self-regulation and the one of the biological autopoiesis; that some con- cepts of cybernetics of 2nd order were especially important for the understanding of the observational dimension in the autopoiesis theory of which elapses education; that edu- cation processes only produce effective learning when the educators and/or informational contents make possible a reinforcement, a creation, or a flexiblization of the other person’s autopoietic meaning. Keywords: Autopoiesis. Cybernetics. Learning. Education.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2010-03-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhermenêuticoapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/955310.22456/1982-1654.9553Computers in education: theory & practice; Vol. 12 No. 2 (2009): Autopoiesis, Enaction and TechnologiesInformática na educação: teoria & prática; v. 12 n. 2 (2009): Autopoiese, Enação e Tecnologias1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9553/7235https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9553/7236Oliveira, Maria Clara Costainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-17T13:42:24Zoai:seer.ufrgs.br:article/9553Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2019-06-17T13:42:24Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Da Cibernética à Autopoiesis: continuidades e descontinuidades
title Da Cibernética à Autopoiesis: continuidades e descontinuidades
spellingShingle Da Cibernética à Autopoiesis: continuidades e descontinuidades
Oliveira, Maria Clara Costa
Autopoiesis. Cibernética. Aprendizagem. Educação.
A (não) influência da cibenética na teoria da autopoiesis
nomeadamente no que respeita à aprendizagem e à educação
title_short Da Cibernética à Autopoiesis: continuidades e descontinuidades
title_full Da Cibernética à Autopoiesis: continuidades e descontinuidades
title_fullStr Da Cibernética à Autopoiesis: continuidades e descontinuidades
title_full_unstemmed Da Cibernética à Autopoiesis: continuidades e descontinuidades
title_sort Da Cibernética à Autopoiesis: continuidades e descontinuidades
author Oliveira, Maria Clara Costa
author_facet Oliveira, Maria Clara Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Maria Clara Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Autopoiesis. Cibernética. Aprendizagem. Educação.
A (não) influência da cibenética na teoria da autopoiesis
nomeadamente no que respeita à aprendizagem e à educação
topic Autopoiesis. Cibernética. Aprendizagem. Educação.
A (não) influência da cibenética na teoria da autopoiesis
nomeadamente no que respeita à aprendizagem e à educação
description O artigo tem por finalidade refletir como a teo- ria da autopoiesis foi influenciada pela Cibernética, e como ambas contribuíram para o esclarecimento da interacção entre os fenómenos de aprendizagem e os de educação. A metodologia utilizada é de tipo hermenêutica. Discute-se o surgimento da Cibernética. As três cibernéticas até aos anos 80-90. Cibernética e Biologia. As continuidades e des- continuidades entre a autopoiesis biológica e a auto-regula- ção cibernética. Aprendizagem e auto-produção de sentido, via acopulamentos estruturais. Observação e Educação. Em conclusão evidencia-se que existem incongruências lógicas e epistémicas entre o estudo da auto-regulação cibernéti- ca e o das autopoiesis biológicas; que a conceitualização da cibernética de 2ª ordem foi especialmente importante para a compreensão da dimensão observacional na teoria autopoiética, da qual decorre a educação; que os processos de educação só produzem aprendizagem efetiva quando os educadores e/ou conteúdos informacionais possibilitam um reforço, uma criação, ou uma flexibilização de sentido auto- poiético do educando. The purpose of this article is to reflect how the autopoiesis theory was influenced by the cybernetics and as both contributed to the explanation of the interaction between learning and education phenomenon. We used hermeneutical methodology. We discuss the cybernetic’s emergence. The three cybernetics until 80-90. Cybernetics and biology. Continuities and discontinuities between the biological autopoiesis and the cybernetic self-regulation. Learning, individual’s and community’s self production of meaning, through structural couplings. Observation and Education. In conclusion, we point logical and epistemic in- congruities between the study of cybernetic self-regulation and the one of the biological autopoiesis; that some con- cepts of cybernetics of 2nd order were especially important for the understanding of the observational dimension in the autopoiesis theory of which elapses education; that edu- cation processes only produce effective learning when the educators and/or informational contents make possible a reinforcement, a creation, or a flexiblization of the other person’s autopoietic meaning. Keywords: Autopoiesis. Cybernetics. Learning. Education.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
hermenêutico
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9553
10.22456/1982-1654.9553
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9553
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.9553
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9553/7235
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9553/7236
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 12 No. 2 (2009): Autopoiesis, Enaction and Technologies
Informática na educação: teoria & prática; v. 12 n. 2 (2009): Autopoiese, Enação e Tecnologias
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766181699125248