O trabalho pedagógico na construção social da excelência escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcellos,Maria Drosila
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302006000400002
Resumo: Ao analisar as práticas pedagógicas, este artigo objetiva demonstrar as transformações do sistema educativo no ensino secundário na França. O estudo da ação pedagógica desenvolvida nos lycées (privados e públicos) da cidade de Lille mostra que estes são bem cotados tanto pelos resultados de seus alunos no baccalauréat como por sua disposição a preparar os melhores de seus alunos para as "grandes écoles".<A NAME="tx01"></A><A HREF="#nt01">1</A> Estas últimas ocupam um lugar privilegiado no Sistema de Ensino Superior francês por prepararem as elites dirigentes dos setores público e privado. Esta investigação revela as diferenças que se forjam no próprio âmago das salas de aula de acordo com o tipo de pedagogia usado pelos docentes em função de seus juízos ou apreciações quanto ao devir dos alunos. Embora os conteúdos ministrados sejam os mesmos para todos os alunos, as modalidades de transmissão dos saberes disciplinares diferem, de modo que alguns adquirem conhecimentos de maneira "racional" ao passo que outros os recebem por meio de "experimentações" pedagógicas que não lhes permitem apreender a lógica ou os princípios da disciplina.
id CEDES-1_2b41f900515590bf2d5f5f8e25fa3acb
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302006000400002
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling O trabalho pedagógico na construção social da excelência escolarEnsino secundárioAção pedagógicaTransmissão dos saberesPedagogia racionalExperimentação pedagógicaAo analisar as práticas pedagógicas, este artigo objetiva demonstrar as transformações do sistema educativo no ensino secundário na França. O estudo da ação pedagógica desenvolvida nos lycées (privados e públicos) da cidade de Lille mostra que estes são bem cotados tanto pelos resultados de seus alunos no baccalauréat como por sua disposição a preparar os melhores de seus alunos para as "grandes écoles".<A NAME="tx01"></A><A HREF="#nt01">1</A> Estas últimas ocupam um lugar privilegiado no Sistema de Ensino Superior francês por prepararem as elites dirigentes dos setores público e privado. Esta investigação revela as diferenças que se forjam no próprio âmago das salas de aula de acordo com o tipo de pedagogia usado pelos docentes em função de seus juízos ou apreciações quanto ao devir dos alunos. Embora os conteúdos ministrados sejam os mesmos para todos os alunos, as modalidades de transmissão dos saberes disciplinares diferem, de modo que alguns adquirem conhecimentos de maneira "racional" ao passo que outros os recebem por meio de "experimentações" pedagógicas que não lhes permitem apreender a lógica ou os princípios da disciplina.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2006-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302006000400002Educação &amp; Sociedade v.27 n.97 2006reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302006000400002info:eu-repo/semantics/openAccessVasconcellos,Maria Drosilapor2007-03-05T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302006000400002Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2007-03-05T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho pedagógico na construção social da excelência escolar
title O trabalho pedagógico na construção social da excelência escolar
spellingShingle O trabalho pedagógico na construção social da excelência escolar
Vasconcellos,Maria Drosila
Ensino secundário
Ação pedagógica
Transmissão dos saberes
Pedagogia racional
Experimentação pedagógica
title_short O trabalho pedagógico na construção social da excelência escolar
title_full O trabalho pedagógico na construção social da excelência escolar
title_fullStr O trabalho pedagógico na construção social da excelência escolar
title_full_unstemmed O trabalho pedagógico na construção social da excelência escolar
title_sort O trabalho pedagógico na construção social da excelência escolar
author Vasconcellos,Maria Drosila
author_facet Vasconcellos,Maria Drosila
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcellos,Maria Drosila
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino secundário
Ação pedagógica
Transmissão dos saberes
Pedagogia racional
Experimentação pedagógica
topic Ensino secundário
Ação pedagógica
Transmissão dos saberes
Pedagogia racional
Experimentação pedagógica
description Ao analisar as práticas pedagógicas, este artigo objetiva demonstrar as transformações do sistema educativo no ensino secundário na França. O estudo da ação pedagógica desenvolvida nos lycées (privados e públicos) da cidade de Lille mostra que estes são bem cotados tanto pelos resultados de seus alunos no baccalauréat como por sua disposição a preparar os melhores de seus alunos para as "grandes écoles".<A NAME="tx01"></A><A HREF="#nt01">1</A> Estas últimas ocupam um lugar privilegiado no Sistema de Ensino Superior francês por prepararem as elites dirigentes dos setores público e privado. Esta investigação revela as diferenças que se forjam no próprio âmago das salas de aula de acordo com o tipo de pedagogia usado pelos docentes em função de seus juízos ou apreciações quanto ao devir dos alunos. Embora os conteúdos ministrados sejam os mesmos para todos os alunos, as modalidades de transmissão dos saberes disciplinares diferem, de modo que alguns adquirem conhecimentos de maneira "racional" ao passo que outros os recebem por meio de "experimentações" pedagógicas que não lhes permitem apreender a lógica ou os princípios da disciplina.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302006000400002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302006000400002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302006000400002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação &amp; Sociedade v.27 n.97 2006
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122554099892224