Formação de professores: saberes e significados da ação docente / Formação de professores: saberes e significados da ação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coutinho, Hebert Rogério do Nascimento
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Carvalho, Antonia Dalva França, Araújo, Zilda Tizziana Santos, da Silva, Ítalo Rômulo Costa, de Morais, Ana Paula dos Santos, Silva, Álefe Gabriel Duarte
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv6n5-261
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10022
Resumo: Este trabalho aborda sobre os desafios relativos à construção de saberes e significados enfrentados pelos docentes no ensino superior no desenvolvimento de sua ação profissional. O objetivo foi analisar quais os fatores podem influenciar na produção dos saberes produzidos e mobilizados pelos professores no ensino superior e quais os significados construídos na sua ação docente. A pesquisa tem natureza qualitativa, caracterizando-se pela sua finalidade básica como descritiva, cujo método é bibliográfico. Para discutir os dados levantados foram analisadas as produções de autores que analisam a construção da cultura acadêmica e a constituição dos saberes produzidos e mobilizados na ação docente. Sua relevância incide na reflexão acerca das ações desenvolvidas pelos docentes em ambiente acadêmico e suas implicações na produção dos saberes e em sua mobilização, de modo a proporcionar uma reflexão sobre a maneira como eles constroem os significados de sua ação e constroem sua identidade. A ideia final é colaborar com o debate no tocante a maneira como os docentes do ensino superior aprende a cultura acadêmica e como ela se constitui. Palavras-chave: Formação docente, Saberes docentes, Cultura acadêmica.
id VERACRUZ-0_8c68808a2f38f3c4e96020bb32b38fcf
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/10022
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Formação de professores: saberes e significados da ação docente / Formação de professores: saberes e significados da ação docenteFormação docenteSaberes docentesCultura acadêmica.Este trabalho aborda sobre os desafios relativos à construção de saberes e significados enfrentados pelos docentes no ensino superior no desenvolvimento de sua ação profissional. O objetivo foi analisar quais os fatores podem influenciar na produção dos saberes produzidos e mobilizados pelos professores no ensino superior e quais os significados construídos na sua ação docente. A pesquisa tem natureza qualitativa, caracterizando-se pela sua finalidade básica como descritiva, cujo método é bibliográfico. Para discutir os dados levantados foram analisadas as produções de autores que analisam a construção da cultura acadêmica e a constituição dos saberes produzidos e mobilizados na ação docente. Sua relevância incide na reflexão acerca das ações desenvolvidas pelos docentes em ambiente acadêmico e suas implicações na produção dos saberes e em sua mobilização, de modo a proporcionar uma reflexão sobre a maneira como eles constroem os significados de sua ação e constroem sua identidade. A ideia final é colaborar com o debate no tocante a maneira como os docentes do ensino superior aprende a cultura acadêmica e como ela se constitui. Palavras-chave: Formação docente, Saberes docentes, Cultura acadêmica.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-05-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1002210.34117/bjdv6n5-261Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 27422-27434Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 27422-27434Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 27422-274342525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10022/8398Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCoutinho, Hebert Rogério do NascimentoCarvalho, Antonia Dalva FrançaAraújo, Zilda Tizziana Santosda Silva, Ítalo Rômulo Costade Morais, Ana Paula dos SantosSilva, Álefe Gabriel Duarte2020-06-09T13:25:18Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/10022Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:06:32.730042Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores: saberes e significados da ação docente / Formação de professores: saberes e significados da ação docente
title Formação de professores: saberes e significados da ação docente / Formação de professores: saberes e significados da ação docente
spellingShingle Formação de professores: saberes e significados da ação docente / Formação de professores: saberes e significados da ação docente
Formação de professores: saberes e significados da ação docente / Formação de professores: saberes e significados da ação docente
Coutinho, Hebert Rogério do Nascimento
Formação docente
Saberes docentes
Cultura acadêmica.
Coutinho, Hebert Rogério do Nascimento
Formação docente
Saberes docentes
Cultura acadêmica.
title_short Formação de professores: saberes e significados da ação docente / Formação de professores: saberes e significados da ação docente
title_full Formação de professores: saberes e significados da ação docente / Formação de professores: saberes e significados da ação docente
title_fullStr Formação de professores: saberes e significados da ação docente / Formação de professores: saberes e significados da ação docente
Formação de professores: saberes e significados da ação docente / Formação de professores: saberes e significados da ação docente
title_full_unstemmed Formação de professores: saberes e significados da ação docente / Formação de professores: saberes e significados da ação docente
Formação de professores: saberes e significados da ação docente / Formação de professores: saberes e significados da ação docente
title_sort Formação de professores: saberes e significados da ação docente / Formação de professores: saberes e significados da ação docente
author Coutinho, Hebert Rogério do Nascimento
author_facet Coutinho, Hebert Rogério do Nascimento
Coutinho, Hebert Rogério do Nascimento
Carvalho, Antonia Dalva França
Araújo, Zilda Tizziana Santos
da Silva, Ítalo Rômulo Costa
de Morais, Ana Paula dos Santos
Silva, Álefe Gabriel Duarte
Carvalho, Antonia Dalva França
Araújo, Zilda Tizziana Santos
da Silva, Ítalo Rômulo Costa
de Morais, Ana Paula dos Santos
Silva, Álefe Gabriel Duarte
author_role author
author2 Carvalho, Antonia Dalva França
Araújo, Zilda Tizziana Santos
da Silva, Ítalo Rômulo Costa
de Morais, Ana Paula dos Santos
Silva, Álefe Gabriel Duarte
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coutinho, Hebert Rogério do Nascimento
Carvalho, Antonia Dalva França
Araújo, Zilda Tizziana Santos
da Silva, Ítalo Rômulo Costa
de Morais, Ana Paula dos Santos
Silva, Álefe Gabriel Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente
Saberes docentes
Cultura acadêmica.
topic Formação docente
Saberes docentes
Cultura acadêmica.
description Este trabalho aborda sobre os desafios relativos à construção de saberes e significados enfrentados pelos docentes no ensino superior no desenvolvimento de sua ação profissional. O objetivo foi analisar quais os fatores podem influenciar na produção dos saberes produzidos e mobilizados pelos professores no ensino superior e quais os significados construídos na sua ação docente. A pesquisa tem natureza qualitativa, caracterizando-se pela sua finalidade básica como descritiva, cujo método é bibliográfico. Para discutir os dados levantados foram analisadas as produções de autores que analisam a construção da cultura acadêmica e a constituição dos saberes produzidos e mobilizados na ação docente. Sua relevância incide na reflexão acerca das ações desenvolvidas pelos docentes em ambiente acadêmico e suas implicações na produção dos saberes e em sua mobilização, de modo a proporcionar uma reflexão sobre a maneira como eles constroem os significados de sua ação e constroem sua identidade. A ideia final é colaborar com o debate no tocante a maneira como os docentes do ensino superior aprende a cultura acadêmica e como ela se constitui. Palavras-chave: Formação docente, Saberes docentes, Cultura acadêmica.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10022
10.34117/bjdv6n5-261
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10022
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n5-261
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10022/8398
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 27422-27434
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 27422-27434
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 27422-27434
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183725763395584
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv6n5-261