Formação de professores: saberes e significados da ação docente / Formação de professores: saberes e significados da ação docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv6n5-261 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10022 |
Resumo: | Este trabalho aborda sobre os desafios relativos à construção de saberes e significados enfrentados pelos docentes no ensino superior no desenvolvimento de sua ação profissional. O objetivo foi analisar quais os fatores podem influenciar na produção dos saberes produzidos e mobilizados pelos professores no ensino superior e quais os significados construídos na sua ação docente. A pesquisa tem natureza qualitativa, caracterizando-se pela sua finalidade básica como descritiva, cujo método é bibliográfico. Para discutir os dados levantados foram analisadas as produções de autores que analisam a construção da cultura acadêmica e a constituição dos saberes produzidos e mobilizados na ação docente. Sua relevância incide na reflexão acerca das ações desenvolvidas pelos docentes em ambiente acadêmico e suas implicações na produção dos saberes e em sua mobilização, de modo a proporcionar uma reflexão sobre a maneira como eles constroem os significados de sua ação e constroem sua identidade. A ideia final é colaborar com o debate no tocante a maneira como os docentes do ensino superior aprende a cultura acadêmica e como ela se constitui. Palavras-chave: Formação docente, Saberes docentes, Cultura acadêmica. |
id |
VERACRUZ-0_8c68808a2f38f3c4e96020bb32b38fcf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/10022 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Formação de professores: saberes e significados da ação docente / Formação de professores: saberes e significados da ação docenteFormação docenteSaberes docentesCultura acadêmica.Este trabalho aborda sobre os desafios relativos à construção de saberes e significados enfrentados pelos docentes no ensino superior no desenvolvimento de sua ação profissional. O objetivo foi analisar quais os fatores podem influenciar na produção dos saberes produzidos e mobilizados pelos professores no ensino superior e quais os significados construídos na sua ação docente. A pesquisa tem natureza qualitativa, caracterizando-se pela sua finalidade básica como descritiva, cujo método é bibliográfico. Para discutir os dados levantados foram analisadas as produções de autores que analisam a construção da cultura acadêmica e a constituição dos saberes produzidos e mobilizados na ação docente. Sua relevância incide na reflexão acerca das ações desenvolvidas pelos docentes em ambiente acadêmico e suas implicações na produção dos saberes e em sua mobilização, de modo a proporcionar uma reflexão sobre a maneira como eles constroem os significados de sua ação e constroem sua identidade. A ideia final é colaborar com o debate no tocante a maneira como os docentes do ensino superior aprende a cultura acadêmica e como ela se constitui. Palavras-chave: Formação docente, Saberes docentes, Cultura acadêmica.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-05-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1002210.34117/bjdv6n5-261Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 27422-27434Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 27422-27434Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 27422-274342525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10022/8398Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCoutinho, Hebert Rogério do NascimentoCarvalho, Antonia Dalva FrançaAraújo, Zilda Tizziana Santosda Silva, Ítalo Rômulo Costade Morais, Ana Paula dos SantosSilva, Álefe Gabriel Duarte2020-06-09T13:25:18Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/10022Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:06:32.730042Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professores: saberes e significados da ação docente / Formação de professores: saberes e significados da ação docente |
title |
Formação de professores: saberes e significados da ação docente / Formação de professores: saberes e significados da ação docente |
spellingShingle |
Formação de professores: saberes e significados da ação docente / Formação de professores: saberes e significados da ação docente Formação de professores: saberes e significados da ação docente / Formação de professores: saberes e significados da ação docente Coutinho, Hebert Rogério do Nascimento Formação docente Saberes docentes Cultura acadêmica. Coutinho, Hebert Rogério do Nascimento Formação docente Saberes docentes Cultura acadêmica. |
title_short |
Formação de professores: saberes e significados da ação docente / Formação de professores: saberes e significados da ação docente |
title_full |
Formação de professores: saberes e significados da ação docente / Formação de professores: saberes e significados da ação docente |
title_fullStr |
Formação de professores: saberes e significados da ação docente / Formação de professores: saberes e significados da ação docente Formação de professores: saberes e significados da ação docente / Formação de professores: saberes e significados da ação docente |
title_full_unstemmed |
Formação de professores: saberes e significados da ação docente / Formação de professores: saberes e significados da ação docente Formação de professores: saberes e significados da ação docente / Formação de professores: saberes e significados da ação docente |
title_sort |
Formação de professores: saberes e significados da ação docente / Formação de professores: saberes e significados da ação docente |
author |
Coutinho, Hebert Rogério do Nascimento |
author_facet |
Coutinho, Hebert Rogério do Nascimento Coutinho, Hebert Rogério do Nascimento Carvalho, Antonia Dalva França Araújo, Zilda Tizziana Santos da Silva, Ítalo Rômulo Costa de Morais, Ana Paula dos Santos Silva, Álefe Gabriel Duarte Carvalho, Antonia Dalva França Araújo, Zilda Tizziana Santos da Silva, Ítalo Rômulo Costa de Morais, Ana Paula dos Santos Silva, Álefe Gabriel Duarte |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Antonia Dalva França Araújo, Zilda Tizziana Santos da Silva, Ítalo Rômulo Costa de Morais, Ana Paula dos Santos Silva, Álefe Gabriel Duarte |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coutinho, Hebert Rogério do Nascimento Carvalho, Antonia Dalva França Araújo, Zilda Tizziana Santos da Silva, Ítalo Rômulo Costa de Morais, Ana Paula dos Santos Silva, Álefe Gabriel Duarte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação docente Saberes docentes Cultura acadêmica. |
topic |
Formação docente Saberes docentes Cultura acadêmica. |
description |
Este trabalho aborda sobre os desafios relativos à construção de saberes e significados enfrentados pelos docentes no ensino superior no desenvolvimento de sua ação profissional. O objetivo foi analisar quais os fatores podem influenciar na produção dos saberes produzidos e mobilizados pelos professores no ensino superior e quais os significados construídos na sua ação docente. A pesquisa tem natureza qualitativa, caracterizando-se pela sua finalidade básica como descritiva, cujo método é bibliográfico. Para discutir os dados levantados foram analisadas as produções de autores que analisam a construção da cultura acadêmica e a constituição dos saberes produzidos e mobilizados na ação docente. Sua relevância incide na reflexão acerca das ações desenvolvidas pelos docentes em ambiente acadêmico e suas implicações na produção dos saberes e em sua mobilização, de modo a proporcionar uma reflexão sobre a maneira como eles constroem os significados de sua ação e constroem sua identidade. A ideia final é colaborar com o debate no tocante a maneira como os docentes do ensino superior aprende a cultura acadêmica e como ela se constitui. Palavras-chave: Formação docente, Saberes docentes, Cultura acadêmica. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10022 10.34117/bjdv6n5-261 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10022 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n5-261 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10022/8398 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 27422-27434 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 27422-27434 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 27422-27434 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183725763395584 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv6n5-261 |