A ESCOLA COMO ORGANIZAÇÃO COMPLEXA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302018000100183 |
Resumo: | RESUMO: O texto examina a constituição histórica dos processos de desenvolvimento do capitalismo a partir do século XVI, com a urbanização e a burocratização das instituições de poder, a ampliação da divisão do trabalho e a introdução da técnica, analisando-os como imperativos da generalização da educação escolar. Integrando as contribuições de clássicos como Weber, Marx, Bourdieu, Lobrot, entre outros, compreende-se o surgimento e a recriação de conceitos e práticas como: disciplina, coerção, trabalho, obediência, hierarquia, conformismo, êxito, nas suas formas contemporâneas, estruturadoras tanto da empresa capitalista como da administração pública. Dessa lógica decorre a crítica das organizações na sociedade atual, entre as quais a escola. |
id |
CEDES-1_6e69211c859b1151b9004300dda1df15 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302018000100183 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
A ESCOLA COMO ORGANIZAÇÃO COMPLEXAOrganizaçãoCapitalismoEscolaBurocraciaReproduçãoRESUMO: O texto examina a constituição histórica dos processos de desenvolvimento do capitalismo a partir do século XVI, com a urbanização e a burocratização das instituições de poder, a ampliação da divisão do trabalho e a introdução da técnica, analisando-os como imperativos da generalização da educação escolar. Integrando as contribuições de clássicos como Weber, Marx, Bourdieu, Lobrot, entre outros, compreende-se o surgimento e a recriação de conceitos e práticas como: disciplina, coerção, trabalho, obediência, hierarquia, conformismo, êxito, nas suas formas contemporâneas, estruturadoras tanto da empresa capitalista como da administração pública. Dessa lógica decorre a crítica das organizações na sociedade atual, entre as quais a escola.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302018000100183Educação & Sociedade v.39 n.142 2018reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/es0101-73302018191196info:eu-repo/semantics/openAccessTragtenberg,Mauriciopor2018-05-18T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302018000100183Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2018-05-18T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ESCOLA COMO ORGANIZAÇÃO COMPLEXA |
title |
A ESCOLA COMO ORGANIZAÇÃO COMPLEXA |
spellingShingle |
A ESCOLA COMO ORGANIZAÇÃO COMPLEXA Tragtenberg,Mauricio Organização Capitalismo Escola Burocracia Reprodução |
title_short |
A ESCOLA COMO ORGANIZAÇÃO COMPLEXA |
title_full |
A ESCOLA COMO ORGANIZAÇÃO COMPLEXA |
title_fullStr |
A ESCOLA COMO ORGANIZAÇÃO COMPLEXA |
title_full_unstemmed |
A ESCOLA COMO ORGANIZAÇÃO COMPLEXA |
title_sort |
A ESCOLA COMO ORGANIZAÇÃO COMPLEXA |
author |
Tragtenberg,Mauricio |
author_facet |
Tragtenberg,Mauricio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tragtenberg,Mauricio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Organização Capitalismo Escola Burocracia Reprodução |
topic |
Organização Capitalismo Escola Burocracia Reprodução |
description |
RESUMO: O texto examina a constituição histórica dos processos de desenvolvimento do capitalismo a partir do século XVI, com a urbanização e a burocratização das instituições de poder, a ampliação da divisão do trabalho e a introdução da técnica, analisando-os como imperativos da generalização da educação escolar. Integrando as contribuições de clássicos como Weber, Marx, Bourdieu, Lobrot, entre outros, compreende-se o surgimento e a recriação de conceitos e práticas como: disciplina, coerção, trabalho, obediência, hierarquia, conformismo, êxito, nas suas formas contemporâneas, estruturadoras tanto da empresa capitalista como da administração pública. Dessa lógica decorre a crítica das organizações na sociedade atual, entre as quais a escola. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302018000100183 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302018000100183 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/es0101-73302018191196 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.39 n.142 2018 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122556642689024 |