Formação de profissionais da educação: visão crítica e perspectiva de mudança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Libâneo,José Carlos
Data de Publicação: 1999
Outros Autores: Pimenta,Selma Garrido
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301999000300013
Resumo: O artigo apresenta breve análise crítica do histórico da formação dos profissionais da educação no Brasil, explicitando as ambigüidades do curso de pedagogia desde sua criação até a atualidade, o percurso dos cursos de formação de professores e o impacto dos debates promovidos em instituições, entidades <a NAME="nt01"></a>e movimentos em torno da questão. Na seqüência, o texto analisa a natureza e a identidade da pedagogia como área de conhecimento do campo educacional e as questões relacionadas com o exercício profissional dos pedagogos e dos professores. Indica, finalmente, sugestões de organização institucional e de possíveis percursos de formação desses profissionais que apontam para uma mudança do quadro atual.
id CEDES-1_8d586771db2377c5fafb77e6a5668711
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73301999000300013
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Formação de profissionais da educação: visão crítica e perspectiva de mudançaPedagogiateoria pedagógicaformação de profissionais da educaçãoformação pedagógicaformação docenteO artigo apresenta breve análise crítica do histórico da formação dos profissionais da educação no Brasil, explicitando as ambigüidades do curso de pedagogia desde sua criação até a atualidade, o percurso dos cursos de formação de professores e o impacto dos debates promovidos em instituições, entidades <a NAME="nt01"></a>e movimentos em torno da questão. Na seqüência, o texto analisa a natureza e a identidade da pedagogia como área de conhecimento do campo educacional e as questões relacionadas com o exercício profissional dos pedagogos e dos professores. Indica, finalmente, sugestões de organização institucional e de possíveis percursos de formação desses profissionais que apontam para uma mudança do quadro atual.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes1999-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301999000300013Educação &amp; Sociedade v.20 n.68 1999reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73301999000300013info:eu-repo/semantics/openAccessLibâneo,José CarlosPimenta,Selma Garridopor2000-10-02T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73301999000300013Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2000-10-02T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de profissionais da educação: visão crítica e perspectiva de mudança
title Formação de profissionais da educação: visão crítica e perspectiva de mudança
spellingShingle Formação de profissionais da educação: visão crítica e perspectiva de mudança
Libâneo,José Carlos
Pedagogia
teoria pedagógica
formação de profissionais da educação
formação pedagógica
formação docente
title_short Formação de profissionais da educação: visão crítica e perspectiva de mudança
title_full Formação de profissionais da educação: visão crítica e perspectiva de mudança
title_fullStr Formação de profissionais da educação: visão crítica e perspectiva de mudança
title_full_unstemmed Formação de profissionais da educação: visão crítica e perspectiva de mudança
title_sort Formação de profissionais da educação: visão crítica e perspectiva de mudança
author Libâneo,José Carlos
author_facet Libâneo,José Carlos
Pimenta,Selma Garrido
author_role author
author2 Pimenta,Selma Garrido
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Libâneo,José Carlos
Pimenta,Selma Garrido
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia
teoria pedagógica
formação de profissionais da educação
formação pedagógica
formação docente
topic Pedagogia
teoria pedagógica
formação de profissionais da educação
formação pedagógica
formação docente
description O artigo apresenta breve análise crítica do histórico da formação dos profissionais da educação no Brasil, explicitando as ambigüidades do curso de pedagogia desde sua criação até a atualidade, o percurso dos cursos de formação de professores e o impacto dos debates promovidos em instituições, entidades <a NAME="nt01"></a>e movimentos em torno da questão. Na seqüência, o texto analisa a natureza e a identidade da pedagogia como área de conhecimento do campo educacional e as questões relacionadas com o exercício profissional dos pedagogos e dos professores. Indica, finalmente, sugestões de organização institucional e de possíveis percursos de formação desses profissionais que apontam para uma mudança do quadro atual.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301999000300013
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301999000300013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73301999000300013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação &amp; Sociedade v.20 n.68 1999
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122552453627904