Formação de profissionais da educação: visão crítica e perspectiva de mudança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301999000300013 |
Resumo: | O artigo apresenta breve análise crítica do histórico da formação dos profissionais da educação no Brasil, explicitando as ambigüidades do curso de pedagogia desde sua criação até a atualidade, o percurso dos cursos de formação de professores e o impacto dos debates promovidos em instituições, entidades <a NAME="nt01"></a>e movimentos em torno da questão. Na seqüência, o texto analisa a natureza e a identidade da pedagogia como área de conhecimento do campo educacional e as questões relacionadas com o exercício profissional dos pedagogos e dos professores. Indica, finalmente, sugestões de organização institucional e de possíveis percursos de formação desses profissionais que apontam para uma mudança do quadro atual. |
id |
CEDES-1_8d586771db2377c5fafb77e6a5668711 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73301999000300013 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação de profissionais da educação: visão crítica e perspectiva de mudançaPedagogiateoria pedagógicaformação de profissionais da educaçãoformação pedagógicaformação docenteO artigo apresenta breve análise crítica do histórico da formação dos profissionais da educação no Brasil, explicitando as ambigüidades do curso de pedagogia desde sua criação até a atualidade, o percurso dos cursos de formação de professores e o impacto dos debates promovidos em instituições, entidades <a NAME="nt01"></a>e movimentos em torno da questão. Na seqüência, o texto analisa a natureza e a identidade da pedagogia como área de conhecimento do campo educacional e as questões relacionadas com o exercício profissional dos pedagogos e dos professores. Indica, finalmente, sugestões de organização institucional e de possíveis percursos de formação desses profissionais que apontam para uma mudança do quadro atual.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes1999-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301999000300013Educação & Sociedade v.20 n.68 1999reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73301999000300013info:eu-repo/semantics/openAccessLibâneo,José CarlosPimenta,Selma Garridopor2000-10-02T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73301999000300013Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2000-10-02T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de profissionais da educação: visão crítica e perspectiva de mudança |
title |
Formação de profissionais da educação: visão crítica e perspectiva de mudança |
spellingShingle |
Formação de profissionais da educação: visão crítica e perspectiva de mudança Libâneo,José Carlos Pedagogia teoria pedagógica formação de profissionais da educação formação pedagógica formação docente |
title_short |
Formação de profissionais da educação: visão crítica e perspectiva de mudança |
title_full |
Formação de profissionais da educação: visão crítica e perspectiva de mudança |
title_fullStr |
Formação de profissionais da educação: visão crítica e perspectiva de mudança |
title_full_unstemmed |
Formação de profissionais da educação: visão crítica e perspectiva de mudança |
title_sort |
Formação de profissionais da educação: visão crítica e perspectiva de mudança |
author |
Libâneo,José Carlos |
author_facet |
Libâneo,José Carlos Pimenta,Selma Garrido |
author_role |
author |
author2 |
Pimenta,Selma Garrido |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Libâneo,José Carlos Pimenta,Selma Garrido |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia teoria pedagógica formação de profissionais da educação formação pedagógica formação docente |
topic |
Pedagogia teoria pedagógica formação de profissionais da educação formação pedagógica formação docente |
description |
O artigo apresenta breve análise crítica do histórico da formação dos profissionais da educação no Brasil, explicitando as ambigüidades do curso de pedagogia desde sua criação até a atualidade, o percurso dos cursos de formação de professores e o impacto dos debates promovidos em instituições, entidades <a NAME="nt01"></a>e movimentos em torno da questão. Na seqüência, o texto analisa a natureza e a identidade da pedagogia como área de conhecimento do campo educacional e as questões relacionadas com o exercício profissional dos pedagogos e dos professores. Indica, finalmente, sugestões de organização institucional e de possíveis percursos de formação desses profissionais que apontam para uma mudança do quadro atual. |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301999000300013 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301999000300013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-73301999000300013 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.20 n.68 1999 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122552453627904 |