O CONTEXTO DA CONSOLIDAÇÃO DAS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA NO CENÁRIO BRASILEIRO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima,Iana Gomes de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Gandin,Luís Armando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302019000100317
Resumo: RESUMO: Neste artigo, tem-se como objetivo examinar como as avaliações em larga escala têm se consolidado no Brasil conforme o cenário global. Defende-se que, apesar de haver repercussões nacionais dos organismos internacionais de fomento de políticas educacionais rumo às avaliações padronizadas, elas precisam ser entendidas sob a perspectiva das rearticulações locais e da consolidação da hegemonia no Brasil. Para tanto, faz-se uso, centralmente, dos conceitos de hegemonia e articulação com base nos estudos de Stuart Hall e de Michael Apple. A metodologia da pesquisa inclui a realização de entrevistas realistas com importantes formuladores de políticas do cenário brasileiro e análise de documentos oficiais significativos. Conclui-se que o processo que levou à consolidação das avaliações em larga escala no Brasil tem dois elementos centrais. O primeiro é a proliferação de discursos hegemônicos e de práticas concretas, no âmbito global, que afirmam a importância das avaliações de larga escala. O segundo refere-se a uma articulação que compreende, no que compete às avaliações, uma demanda internacional que é colocada lado a lado às particularidades do Brasil, o que culmina na consolidação do Sistema de Avaliação da Educação Básica e das avaliações em larga escala como práticas do contexto brasileiro.
id CEDES-1_9061bebe48a0e980001576bc16949789
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302019000100317
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling O CONTEXTO DA CONSOLIDAÇÃO DAS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA NO CENÁRIO BRASILEIROAvaliações em larga escalaEstado brasileiroPolíticas educacionaisHegemoniaArticulaçãoRESUMO: Neste artigo, tem-se como objetivo examinar como as avaliações em larga escala têm se consolidado no Brasil conforme o cenário global. Defende-se que, apesar de haver repercussões nacionais dos organismos internacionais de fomento de políticas educacionais rumo às avaliações padronizadas, elas precisam ser entendidas sob a perspectiva das rearticulações locais e da consolidação da hegemonia no Brasil. Para tanto, faz-se uso, centralmente, dos conceitos de hegemonia e articulação com base nos estudos de Stuart Hall e de Michael Apple. A metodologia da pesquisa inclui a realização de entrevistas realistas com importantes formuladores de políticas do cenário brasileiro e análise de documentos oficiais significativos. Conclui-se que o processo que levou à consolidação das avaliações em larga escala no Brasil tem dois elementos centrais. O primeiro é a proliferação de discursos hegemônicos e de práticas concretas, no âmbito global, que afirmam a importância das avaliações de larga escala. O segundo refere-se a uma articulação que compreende, no que compete às avaliações, uma demanda internacional que é colocada lado a lado às particularidades do Brasil, o que culmina na consolidação do Sistema de Avaliação da Educação Básica e das avaliações em larga escala como práticas do contexto brasileiro.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302019000100317Educação & Sociedade v.40 2019reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/es0101-73302019204183info:eu-repo/semantics/openAccessLima,Iana Gomes deGandin,Luís Armandopor2019-07-01T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302019000100317Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2019-07-01T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv O CONTEXTO DA CONSOLIDAÇÃO DAS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA NO CENÁRIO BRASILEIRO
title O CONTEXTO DA CONSOLIDAÇÃO DAS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA NO CENÁRIO BRASILEIRO
spellingShingle O CONTEXTO DA CONSOLIDAÇÃO DAS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA NO CENÁRIO BRASILEIRO
Lima,Iana Gomes de
Avaliações em larga escala
Estado brasileiro
Políticas educacionais
Hegemonia
Articulação
title_short O CONTEXTO DA CONSOLIDAÇÃO DAS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA NO CENÁRIO BRASILEIRO
title_full O CONTEXTO DA CONSOLIDAÇÃO DAS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA NO CENÁRIO BRASILEIRO
title_fullStr O CONTEXTO DA CONSOLIDAÇÃO DAS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA NO CENÁRIO BRASILEIRO
title_full_unstemmed O CONTEXTO DA CONSOLIDAÇÃO DAS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA NO CENÁRIO BRASILEIRO
title_sort O CONTEXTO DA CONSOLIDAÇÃO DAS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA NO CENÁRIO BRASILEIRO
author Lima,Iana Gomes de
author_facet Lima,Iana Gomes de
Gandin,Luís Armando
author_role author
author2 Gandin,Luís Armando
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima,Iana Gomes de
Gandin,Luís Armando
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliações em larga escala
Estado brasileiro
Políticas educacionais
Hegemonia
Articulação
topic Avaliações em larga escala
Estado brasileiro
Políticas educacionais
Hegemonia
Articulação
description RESUMO: Neste artigo, tem-se como objetivo examinar como as avaliações em larga escala têm se consolidado no Brasil conforme o cenário global. Defende-se que, apesar de haver repercussões nacionais dos organismos internacionais de fomento de políticas educacionais rumo às avaliações padronizadas, elas precisam ser entendidas sob a perspectiva das rearticulações locais e da consolidação da hegemonia no Brasil. Para tanto, faz-se uso, centralmente, dos conceitos de hegemonia e articulação com base nos estudos de Stuart Hall e de Michael Apple. A metodologia da pesquisa inclui a realização de entrevistas realistas com importantes formuladores de políticas do cenário brasileiro e análise de documentos oficiais significativos. Conclui-se que o processo que levou à consolidação das avaliações em larga escala no Brasil tem dois elementos centrais. O primeiro é a proliferação de discursos hegemônicos e de práticas concretas, no âmbito global, que afirmam a importância das avaliações de larga escala. O segundo refere-se a uma articulação que compreende, no que compete às avaliações, uma demanda internacional que é colocada lado a lado às particularidades do Brasil, o que culmina na consolidação do Sistema de Avaliação da Educação Básica e das avaliações em larga escala como práticas do contexto brasileiro.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302019000100317
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302019000100317
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/es0101-73302019204183
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.40 2019
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122557019127808