O contexto da consolidação das avaliações em larga escala no cenário brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Iana Gomes de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Gandin, Luis Armando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/197773
Resumo: Neste artigo, tem-se como objetivo examinar como as avaliações em larga escala têm se consolidado no Brasil conforme o cenário global. Defende-se que, apesar de haver repercussões nacionais dos organismos internacionais de fomento de políticas educacionais rumo às avaliações padronizadas, elas precisam ser entendidas sob a perspectiva das rearticulações locais e da consolidação da hegemonia no Brasil. Para tanto, faz-se uso, centralmente, dos conceitos de hegemonia e articulação com base nos estudos de Stuart Hall e de Michael Apple. A metodologia da pesquisa inclui a realização de entrevistas realistas com importantes formuladores de políticas do cenário brasileiro e análise de documentos oficiais significativos. Conclui-se que o processo que levou à consolidação das avaliações em larga escala no Brasil tem dois elementos centrais. O primeiro é a proliferação de discursos hegemônicos e de práticas concretas, no âmbito global, que afirmam a importância das avaliações de larga escala. O segundo refere-se a uma articulação que compreende, no que compete às avaliações, uma demanda internacional que é colocada lado a lado às particularidades do Brasil, o que culmina na consolidação do Sistema de Avaliação da Educação Básica e das avaliações em larga escala como práticas do contexto brasileiro.
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O primeiro é a proliferação de discursos hegemônicos e de práticas concretas, no âmbito global, que afirmam a importância das avaliações de larga escala. O segundo refere-se a uma articulação que compreende, no que compete às avaliações, uma demanda internacional que é colocada lado a lado às particularidades do Brasil, o que culmina na consolidação do Sistema de Avaliação da Educação Básica e das avaliações em larga escala como práticas do contexto brasileiro.In this article, we aim at examining how large-scale evaluations have been consolidated in Brazil, taking into account the global scenario. We argue that, although there are repercussions from the international funding agencies to national standardized assessments, they need to be understood from the local rearticulations and from the consolidation of the Brazilian hegemony. The concepts of hegemony and articulation are used, centrally, in the studies of Stuart Hall and Michael Apple and help us examine the Brazilian context. The methodology of this research include realistic interviews with important policy makers and the analysis of significant official documents. We conclude that the process that led to the consolidation of large-scale evaluations in Brazil presents two central elements. The first is the proliferation of hegemonic discourses and concrete practices at the global level that affirm the importance of evaluations. The second refers to a link, in the Brazilian scenario, between the understanding of international assessments and Brazilian particularities, which culminated in the consolidation of the Basic Education Assessment System and the large-scale evaluations as practices in the Brazilian contextEn este artículo, se tiene como objetivo examinar cómo las evaluaciones en larga escala se han consolidado en Brasil según el escenario global. Se defiende que, a pesar de haber repercusiones nacionales de los organismos internacionales de fomento de políticas educacionales rumbo a las evaluaciones estandarizadas, ellas necesitan ser entendidas a partir de las rearticulaciones locales y de la consolidación de la hegemonía en Brasil. Para tal, se hace uso, centralmente, de los conceptos de hegemonía y articulación con base en los estudios de Stuart Hall y de Michael Apple. La metodología de la investigación incluye la realización de entrevistas realistas con importantes formuladores de políticas del escenario brasileño y análisis de documentos oficiales significativos. Se concluye que el proceso que llevó a la consolidación de las evaluaciones en larga escala en Brasil tiene dos elementos centrales. El primero es la proliferación de discursos hegemónicos y de prácticas concretas, en el ámbito global, que afirman la importancia de las evaluaciones de larga escala. El segundo se refiere a una articulación que comprende, en lo que compete a las evaluaciones, una demanda internacional que es colocada lado a lado a las particularidades de Brasil, lo que culmina en la consolidación del Sistema de Evaluación de la Educación Básica y de las evaluaciones en larga escala como prácticas del contexto brasileño.application/pdfporEducação e sociedade. Campinas, SP. Vol. 40 (2019), e0204183 [28 f.]Avaliação da educaçãoPolítica educacionalHegemoniaLarge-scale evaluationBrazilian StateEducational policiesHegemonyArticulationO contexto da consolidação das avaliações em larga escala no cenário brasileiroThe context of the consolidation of large-scale evaluations in the Brazilian scenario El contexto de la consolidación de las evaluaciones en larga escala en el escenario brasileño info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001097304.pdf.txt001097304.pdf.txtExtracted Texttext/plain82521http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197773/2/001097304.pdf.txt1f60136614a741567597a781a4043cfeMD52ORIGINAL001097304.pdfTexto completoapplication/pdf285365http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197773/1/001097304.pdfc54a39b28fa0c0c76e973a9c4cb45f17MD5110183/1977732022-02-22 04:59:31.872441oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197773Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T07:59:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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