Notas etnográficas sobre a desigualdade educacional brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha,Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Perosa,Graziela Serroni
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302008000200007
Resumo: Este artigo tem por objetivo compreender as relações entre experiências escolares e a construção de fronteiras sociais, a partir de uma pesquisa de inspiração etnográfica, realizada em duas escolas (uma pública e uma privada), entre os anos de 2006-2007. Tendo como referência o relatório dos resultados do SAEB de 2003 e o que nele se aponta como indicadores de uma "boa escola", procura-se analisar as diferentes possibilidades de construção do chamado "clima escolar", em função da diversidade das condições concretas e objetivas de trabalho com que se defrontam diretores e professores, em cada uma das unidades educacionais pesquisadas. Ao final do artigo, aponta-se para a importância de se considerar a interdependência entre os fatores intra-escolares e extra-escolares para a construção de uma "boa escola", argumentando-se que não fazê-lo acarreta sérios limites aos esforços coletivos para a superação das desigualdades educacionais brasileiras.
id CEDES-1_91c9e6a7448d9af4c32ff266a30a89d1
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302008000200007
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Notas etnográficas sobre a desigualdade educacional brasileiraPráticas pedagógicasDesigualdades educacionaisClima escolarEste artigo tem por objetivo compreender as relações entre experiências escolares e a construção de fronteiras sociais, a partir de uma pesquisa de inspiração etnográfica, realizada em duas escolas (uma pública e uma privada), entre os anos de 2006-2007. Tendo como referência o relatório dos resultados do SAEB de 2003 e o que nele se aponta como indicadores de uma "boa escola", procura-se analisar as diferentes possibilidades de construção do chamado "clima escolar", em função da diversidade das condições concretas e objetivas de trabalho com que se defrontam diretores e professores, em cada uma das unidades educacionais pesquisadas. Ao final do artigo, aponta-se para a importância de se considerar a interdependência entre os fatores intra-escolares e extra-escolares para a construção de uma "boa escola", argumentando-se que não fazê-lo acarreta sérios limites aos esforços coletivos para a superação das desigualdades educacionais brasileiras.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2008-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302008000200007Educação & Sociedade v.29 n.103 2008reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302008000200007info:eu-repo/semantics/openAccessRocha,Maria Silvia Pinto de Moura Librandi daPerosa,Graziela Serronipor2009-03-31T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302008000200007Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2009-03-31T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Notas etnográficas sobre a desigualdade educacional brasileira
title Notas etnográficas sobre a desigualdade educacional brasileira
spellingShingle Notas etnográficas sobre a desigualdade educacional brasileira
Rocha,Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da
Práticas pedagógicas
Desigualdades educacionais
Clima escolar
title_short Notas etnográficas sobre a desigualdade educacional brasileira
title_full Notas etnográficas sobre a desigualdade educacional brasileira
title_fullStr Notas etnográficas sobre a desigualdade educacional brasileira
title_full_unstemmed Notas etnográficas sobre a desigualdade educacional brasileira
title_sort Notas etnográficas sobre a desigualdade educacional brasileira
author Rocha,Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da
author_facet Rocha,Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da
Perosa,Graziela Serroni
author_role author
author2 Perosa,Graziela Serroni
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha,Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da
Perosa,Graziela Serroni
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas pedagógicas
Desigualdades educacionais
Clima escolar
topic Práticas pedagógicas
Desigualdades educacionais
Clima escolar
description Este artigo tem por objetivo compreender as relações entre experiências escolares e a construção de fronteiras sociais, a partir de uma pesquisa de inspiração etnográfica, realizada em duas escolas (uma pública e uma privada), entre os anos de 2006-2007. Tendo como referência o relatório dos resultados do SAEB de 2003 e o que nele se aponta como indicadores de uma "boa escola", procura-se analisar as diferentes possibilidades de construção do chamado "clima escolar", em função da diversidade das condições concretas e objetivas de trabalho com que se defrontam diretores e professores, em cada uma das unidades educacionais pesquisadas. Ao final do artigo, aponta-se para a importância de se considerar a interdependência entre os fatores intra-escolares e extra-escolares para a construção de uma "boa escola", argumentando-se que não fazê-lo acarreta sérios limites aos esforços coletivos para a superação das desigualdades educacionais brasileiras.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302008000200007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302008000200007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302008000200007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.29 n.103 2008
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122554468990976