Identidade cultural e formação individual: a Alemanha do século XIX e a fundação da pedagogia moderna
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302012000100014 |
Resumo: | As origens da moderna pedagogia e sua reverberação no interior das mais recentes teorias da educação nos remetem ao modelo alemão, que se articula duplamente: como prática derivada de uma série de condições socioculturais específicas e como sistema conceitual, na medida em que responde a uma nova concepção de liberdade humana surgida no limiar do pensamento moderno. Este artigo pretende avaliar os imbricamentos entre essas duas dimensões. |
id |
CEDES-1_984974480306a96b1bd3be1502840a73 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302012000100014 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Identidade cultural e formação individual: a Alemanha do século XIX e a fundação da pedagogia modernahistória da pedagogiafilosofia da educaçãoneo-humanismoBildungAs origens da moderna pedagogia e sua reverberação no interior das mais recentes teorias da educação nos remetem ao modelo alemão, que se articula duplamente: como prática derivada de uma série de condições socioculturais específicas e como sistema conceitual, na medida em que responde a uma nova concepção de liberdade humana surgida no limiar do pensamento moderno. Este artigo pretende avaliar os imbricamentos entre essas duas dimensões.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2012-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302012000100014Educação & Sociedade v.33 n.118 2012reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302012000100014info:eu-repo/semantics/openAccessBritto,Fabiano de Lemospor2012-06-19T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302012000100014Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2012-06-19T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Identidade cultural e formação individual: a Alemanha do século XIX e a fundação da pedagogia moderna |
title |
Identidade cultural e formação individual: a Alemanha do século XIX e a fundação da pedagogia moderna |
spellingShingle |
Identidade cultural e formação individual: a Alemanha do século XIX e a fundação da pedagogia moderna Britto,Fabiano de Lemos história da pedagogia filosofia da educação neo-humanismo Bildung |
title_short |
Identidade cultural e formação individual: a Alemanha do século XIX e a fundação da pedagogia moderna |
title_full |
Identidade cultural e formação individual: a Alemanha do século XIX e a fundação da pedagogia moderna |
title_fullStr |
Identidade cultural e formação individual: a Alemanha do século XIX e a fundação da pedagogia moderna |
title_full_unstemmed |
Identidade cultural e formação individual: a Alemanha do século XIX e a fundação da pedagogia moderna |
title_sort |
Identidade cultural e formação individual: a Alemanha do século XIX e a fundação da pedagogia moderna |
author |
Britto,Fabiano de Lemos |
author_facet |
Britto,Fabiano de Lemos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Britto,Fabiano de Lemos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
história da pedagogia filosofia da educação neo-humanismo Bildung |
topic |
história da pedagogia filosofia da educação neo-humanismo Bildung |
description |
As origens da moderna pedagogia e sua reverberação no interior das mais recentes teorias da educação nos remetem ao modelo alemão, que se articula duplamente: como prática derivada de uma série de condições socioculturais específicas e como sistema conceitual, na medida em que responde a uma nova concepção de liberdade humana surgida no limiar do pensamento moderno. Este artigo pretende avaliar os imbricamentos entre essas duas dimensões. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302012000100014 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302012000100014 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-73302012000100014 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.33 n.118 2012 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122555211382784 |