Identidade cultural e formação individual: a Alemanha do século XIX e a fundação da pedagogia moderna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Britto,Fabiano de Lemos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302012000100014
Resumo: As origens da moderna pedagogia e sua reverberação no interior das mais recentes teorias da educação nos remetem ao modelo alemão, que se articula duplamente: como prática derivada de uma série de condições socioculturais específicas e como sistema conceitual, na medida em que responde a uma nova concepção de liberdade humana surgida no limiar do pensamento moderno. Este artigo pretende avaliar os imbricamentos entre essas duas dimensões.
id CEDES-1_984974480306a96b1bd3be1502840a73
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302012000100014
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Identidade cultural e formação individual: a Alemanha do século XIX e a fundação da pedagogia modernahistória da pedagogiafilosofia da educaçãoneo-humanismoBildungAs origens da moderna pedagogia e sua reverberação no interior das mais recentes teorias da educação nos remetem ao modelo alemão, que se articula duplamente: como prática derivada de uma série de condições socioculturais específicas e como sistema conceitual, na medida em que responde a uma nova concepção de liberdade humana surgida no limiar do pensamento moderno. Este artigo pretende avaliar os imbricamentos entre essas duas dimensões.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2012-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302012000100014Educação & Sociedade v.33 n.118 2012reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302012000100014info:eu-repo/semantics/openAccessBritto,Fabiano de Lemospor2012-06-19T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302012000100014Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2012-06-19T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Identidade cultural e formação individual: a Alemanha do século XIX e a fundação da pedagogia moderna
title Identidade cultural e formação individual: a Alemanha do século XIX e a fundação da pedagogia moderna
spellingShingle Identidade cultural e formação individual: a Alemanha do século XIX e a fundação da pedagogia moderna
Britto,Fabiano de Lemos
história da pedagogia
filosofia da educação
neo-humanismo
Bildung
title_short Identidade cultural e formação individual: a Alemanha do século XIX e a fundação da pedagogia moderna
title_full Identidade cultural e formação individual: a Alemanha do século XIX e a fundação da pedagogia moderna
title_fullStr Identidade cultural e formação individual: a Alemanha do século XIX e a fundação da pedagogia moderna
title_full_unstemmed Identidade cultural e formação individual: a Alemanha do século XIX e a fundação da pedagogia moderna
title_sort Identidade cultural e formação individual: a Alemanha do século XIX e a fundação da pedagogia moderna
author Britto,Fabiano de Lemos
author_facet Britto,Fabiano de Lemos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Britto,Fabiano de Lemos
dc.subject.por.fl_str_mv história da pedagogia
filosofia da educação
neo-humanismo
Bildung
topic história da pedagogia
filosofia da educação
neo-humanismo
Bildung
description As origens da moderna pedagogia e sua reverberação no interior das mais recentes teorias da educação nos remetem ao modelo alemão, que se articula duplamente: como prática derivada de uma série de condições socioculturais específicas e como sistema conceitual, na medida em que responde a uma nova concepção de liberdade humana surgida no limiar do pensamento moderno. Este artigo pretende avaliar os imbricamentos entre essas duas dimensões.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302012000100014
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302012000100014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302012000100014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.33 n.118 2012
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122555211382784