A REITERAÇÃO COMO MECANISMO DE GESTÃO DO TEMPO PELA CRIANÇA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sanches,Eduardo Oliveira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302019000100310
Resumo: RESUMO: Esta pesquisa, de natureza teórica, teve como objetivo refletir sobre o fenômeno da gestão do tempo realizada pela criança, com base na noção de reiteração, no contexto da Sociologia da Infância. A reiteração, como recurso de gestão do tempo pela criança, permite a criação de um lugar operacional entre a fantasia e o real que libera a ação da criança e, assim, facilita que ela tenha experiências formativas nas relações que trava com o ambiente social. Ao repetir no brincar os fatos vividos, a criança organiza sua percepção qualitativa e quantitativa do tempo. Por meio da reiteração, a criança realiza uma temporalidade de experimentação do mundo.
id CEDES-1_b3af320393854996223effc7d7c59131
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302019000100310
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling A REITERAÇÃO COMO MECANISMO DE GESTÃO DO TEMPO PELA CRIANÇAInfânciaReiteraçãoCultura infantilGestão do tempoSociologia da infânciaRESUMO: Esta pesquisa, de natureza teórica, teve como objetivo refletir sobre o fenômeno da gestão do tempo realizada pela criança, com base na noção de reiteração, no contexto da Sociologia da Infância. A reiteração, como recurso de gestão do tempo pela criança, permite a criação de um lugar operacional entre a fantasia e o real que libera a ação da criança e, assim, facilita que ela tenha experiências formativas nas relações que trava com o ambiente social. Ao repetir no brincar os fatos vividos, a criança organiza sua percepção qualitativa e quantitativa do tempo. Por meio da reiteração, a criança realiza uma temporalidade de experimentação do mundo.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302019000100310Educação & Sociedade v.40 2019reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/es0101-73302019189816info:eu-repo/semantics/openAccessSanches,Eduardo Oliveirapor2019-06-28T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302019000100310Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2019-06-28T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv A REITERAÇÃO COMO MECANISMO DE GESTÃO DO TEMPO PELA CRIANÇA
title A REITERAÇÃO COMO MECANISMO DE GESTÃO DO TEMPO PELA CRIANÇA
spellingShingle A REITERAÇÃO COMO MECANISMO DE GESTÃO DO TEMPO PELA CRIANÇA
Sanches,Eduardo Oliveira
Infância
Reiteração
Cultura infantil
Gestão do tempo
Sociologia da infância
title_short A REITERAÇÃO COMO MECANISMO DE GESTÃO DO TEMPO PELA CRIANÇA
title_full A REITERAÇÃO COMO MECANISMO DE GESTÃO DO TEMPO PELA CRIANÇA
title_fullStr A REITERAÇÃO COMO MECANISMO DE GESTÃO DO TEMPO PELA CRIANÇA
title_full_unstemmed A REITERAÇÃO COMO MECANISMO DE GESTÃO DO TEMPO PELA CRIANÇA
title_sort A REITERAÇÃO COMO MECANISMO DE GESTÃO DO TEMPO PELA CRIANÇA
author Sanches,Eduardo Oliveira
author_facet Sanches,Eduardo Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sanches,Eduardo Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Infância
Reiteração
Cultura infantil
Gestão do tempo
Sociologia da infância
topic Infância
Reiteração
Cultura infantil
Gestão do tempo
Sociologia da infância
description RESUMO: Esta pesquisa, de natureza teórica, teve como objetivo refletir sobre o fenômeno da gestão do tempo realizada pela criança, com base na noção de reiteração, no contexto da Sociologia da Infância. A reiteração, como recurso de gestão do tempo pela criança, permite a criação de um lugar operacional entre a fantasia e o real que libera a ação da criança e, assim, facilita que ela tenha experiências formativas nas relações que trava com o ambiente social. Ao repetir no brincar os fatos vividos, a criança organiza sua percepção qualitativa e quantitativa do tempo. Por meio da reiteração, a criança realiza uma temporalidade de experimentação do mundo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302019000100310
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302019000100310
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/es0101-73302019189816
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.40 2019
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122557010739200