A REITERAÇÃO COMO MECANISMO DE GESTÃO DO TEMPO PELA CRIANÇA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302019000100310 |
Resumo: | RESUMO: Esta pesquisa, de natureza teórica, teve como objetivo refletir sobre o fenômeno da gestão do tempo realizada pela criança, com base na noção de reiteração, no contexto da Sociologia da Infância. A reiteração, como recurso de gestão do tempo pela criança, permite a criação de um lugar operacional entre a fantasia e o real que libera a ação da criança e, assim, facilita que ela tenha experiências formativas nas relações que trava com o ambiente social. Ao repetir no brincar os fatos vividos, a criança organiza sua percepção qualitativa e quantitativa do tempo. Por meio da reiteração, a criança realiza uma temporalidade de experimentação do mundo. |
id |
CEDES-1_b3af320393854996223effc7d7c59131 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302019000100310 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
A REITERAÇÃO COMO MECANISMO DE GESTÃO DO TEMPO PELA CRIANÇAInfânciaReiteraçãoCultura infantilGestão do tempoSociologia da infânciaRESUMO: Esta pesquisa, de natureza teórica, teve como objetivo refletir sobre o fenômeno da gestão do tempo realizada pela criança, com base na noção de reiteração, no contexto da Sociologia da Infância. A reiteração, como recurso de gestão do tempo pela criança, permite a criação de um lugar operacional entre a fantasia e o real que libera a ação da criança e, assim, facilita que ela tenha experiências formativas nas relações que trava com o ambiente social. Ao repetir no brincar os fatos vividos, a criança organiza sua percepção qualitativa e quantitativa do tempo. Por meio da reiteração, a criança realiza uma temporalidade de experimentação do mundo.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302019000100310Educação & Sociedade v.40 2019reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/es0101-73302019189816info:eu-repo/semantics/openAccessSanches,Eduardo Oliveirapor2019-06-28T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302019000100310Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2019-06-28T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A REITERAÇÃO COMO MECANISMO DE GESTÃO DO TEMPO PELA CRIANÇA |
title |
A REITERAÇÃO COMO MECANISMO DE GESTÃO DO TEMPO PELA CRIANÇA |
spellingShingle |
A REITERAÇÃO COMO MECANISMO DE GESTÃO DO TEMPO PELA CRIANÇA Sanches,Eduardo Oliveira Infância Reiteração Cultura infantil Gestão do tempo Sociologia da infância |
title_short |
A REITERAÇÃO COMO MECANISMO DE GESTÃO DO TEMPO PELA CRIANÇA |
title_full |
A REITERAÇÃO COMO MECANISMO DE GESTÃO DO TEMPO PELA CRIANÇA |
title_fullStr |
A REITERAÇÃO COMO MECANISMO DE GESTÃO DO TEMPO PELA CRIANÇA |
title_full_unstemmed |
A REITERAÇÃO COMO MECANISMO DE GESTÃO DO TEMPO PELA CRIANÇA |
title_sort |
A REITERAÇÃO COMO MECANISMO DE GESTÃO DO TEMPO PELA CRIANÇA |
author |
Sanches,Eduardo Oliveira |
author_facet |
Sanches,Eduardo Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sanches,Eduardo Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Infância Reiteração Cultura infantil Gestão do tempo Sociologia da infância |
topic |
Infância Reiteração Cultura infantil Gestão do tempo Sociologia da infância |
description |
RESUMO: Esta pesquisa, de natureza teórica, teve como objetivo refletir sobre o fenômeno da gestão do tempo realizada pela criança, com base na noção de reiteração, no contexto da Sociologia da Infância. A reiteração, como recurso de gestão do tempo pela criança, permite a criação de um lugar operacional entre a fantasia e o real que libera a ação da criança e, assim, facilita que ela tenha experiências formativas nas relações que trava com o ambiente social. Ao repetir no brincar os fatos vividos, a criança organiza sua percepção qualitativa e quantitativa do tempo. Por meio da reiteração, a criança realiza uma temporalidade de experimentação do mundo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302019000100310 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302019000100310 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/es0101-73302019189816 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.40 2019 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122557010739200 |