Em busca das escolas na escola: por uma epistemologia das "balas sem papel"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302007000100008 |
Resumo: | O texto discute a produção de conhecimento no paradigma científico moderno a fim de ponderar sobre seus limites para acessar as nuances do cotidiano. Entende que, no rastro do cientificismo moderno seguido pelas ciências sociais, resignamo-nos e naturalizamos a prática de conhecer satisfazendo-nos e crendo em rótulos, embalagens que pretendem acessar e explicar o viver humano ordinário. Procura evidenciar a pertinência das opções que levam à proposição da pesquisa nos/dos/com os cotidianos como caminho, não como paradigma, para se compreender e valorizar os saberesfazeres das práticas cotidianas, não decifráveis por ângulos ou enquadramentos discursivos formais. Narrar experiências não é superestimar o que, pelo improvável aspecto "positivo", pareça-nos uma "ode ao desvio-padrão". Assumir os riscos de trazê-las implica acreditar que o ato de desestabilizar as concepções dominantes sobre a escola contribui para a pensarmos sem "pré-conceitos", longe das impossibilidades e da beira do abismo. |
id |
CEDES-1_b8e11d95f8122883fc74387abb52e264 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302007000100008 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Em busca das escolas na escola: por uma epistemologia das "balas sem papel"Pesquisa no/do/com o cotidianoCotidiano escolarEmancipação socialCientificismoO texto discute a produção de conhecimento no paradigma científico moderno a fim de ponderar sobre seus limites para acessar as nuances do cotidiano. Entende que, no rastro do cientificismo moderno seguido pelas ciências sociais, resignamo-nos e naturalizamos a prática de conhecer satisfazendo-nos e crendo em rótulos, embalagens que pretendem acessar e explicar o viver humano ordinário. Procura evidenciar a pertinência das opções que levam à proposição da pesquisa nos/dos/com os cotidianos como caminho, não como paradigma, para se compreender e valorizar os saberesfazeres das práticas cotidianas, não decifráveis por ângulos ou enquadramentos discursivos formais. Narrar experiências não é superestimar o que, pelo improvável aspecto "positivo", pareça-nos uma "ode ao desvio-padrão". Assumir os riscos de trazê-las implica acreditar que o ato de desestabilizar as concepções dominantes sobre a escola contribui para a pensarmos sem "pré-conceitos", longe das impossibilidades e da beira do abismo.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2007-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302007000100008Educação & Sociedade v.28 n.98 2007reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302007000100008info:eu-repo/semantics/openAccessGarcia,Alexandrapor2007-05-11T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302007000100008Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2007-05-11T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Em busca das escolas na escola: por uma epistemologia das "balas sem papel" |
title |
Em busca das escolas na escola: por uma epistemologia das "balas sem papel" |
spellingShingle |
Em busca das escolas na escola: por uma epistemologia das "balas sem papel" Garcia,Alexandra Pesquisa no/do/com o cotidiano Cotidiano escolar Emancipação social Cientificismo |
title_short |
Em busca das escolas na escola: por uma epistemologia das "balas sem papel" |
title_full |
Em busca das escolas na escola: por uma epistemologia das "balas sem papel" |
title_fullStr |
Em busca das escolas na escola: por uma epistemologia das "balas sem papel" |
title_full_unstemmed |
Em busca das escolas na escola: por uma epistemologia das "balas sem papel" |
title_sort |
Em busca das escolas na escola: por uma epistemologia das "balas sem papel" |
author |
Garcia,Alexandra |
author_facet |
Garcia,Alexandra |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia,Alexandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa no/do/com o cotidiano Cotidiano escolar Emancipação social Cientificismo |
topic |
Pesquisa no/do/com o cotidiano Cotidiano escolar Emancipação social Cientificismo |
description |
O texto discute a produção de conhecimento no paradigma científico moderno a fim de ponderar sobre seus limites para acessar as nuances do cotidiano. Entende que, no rastro do cientificismo moderno seguido pelas ciências sociais, resignamo-nos e naturalizamos a prática de conhecer satisfazendo-nos e crendo em rótulos, embalagens que pretendem acessar e explicar o viver humano ordinário. Procura evidenciar a pertinência das opções que levam à proposição da pesquisa nos/dos/com os cotidianos como caminho, não como paradigma, para se compreender e valorizar os saberesfazeres das práticas cotidianas, não decifráveis por ângulos ou enquadramentos discursivos formais. Narrar experiências não é superestimar o que, pelo improvável aspecto "positivo", pareça-nos uma "ode ao desvio-padrão". Assumir os riscos de trazê-las implica acreditar que o ato de desestabilizar as concepções dominantes sobre a escola contribui para a pensarmos sem "pré-conceitos", longe das impossibilidades e da beira do abismo. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302007000100008 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302007000100008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-73302007000100008 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.28 n.98 2007 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122554120863744 |