A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NUM MUNDO EM MUDANÇA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto,Helena
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302022000100204
Resumo: RESUMO Todas as formas de património cultural, materiais ou intangíveis, têm algo em comum: o facto de lhes ter sido atribuído significado. No entanto, há diversas interpretações sobre um bem patrimonial, geralmente em função dos quadros conceptuais e crenças relevantes para cada pessoa ou comunidade. Enquadrar o património numa narrativa única traz consigo o risco de reforçar estereótipos e atrair movimentos populistas. Hoje, mais do que nunca, a Educação Patrimonial necessita proporcionar uma compreensão multiperspectivada, quer por jovens, quer por educadores, do passado e do presente, assim como uma consciência patrimonial progressivamente fundamentada. Pretende-se refletir sobre esses tópicos com um enfoque glocal, em algumas especificidades dos contextos português e iberoamericano.
id CEDES-1_c8a8c03bdad24f55e5787b795248a693
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302022000100204
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NUM MUNDO EM MUDANÇAIdentidadesPerspectivasEducaçãoConsciência patrimonialGlocalRESUMO Todas as formas de património cultural, materiais ou intangíveis, têm algo em comum: o facto de lhes ter sido atribuído significado. No entanto, há diversas interpretações sobre um bem patrimonial, geralmente em função dos quadros conceptuais e crenças relevantes para cada pessoa ou comunidade. Enquadrar o património numa narrativa única traz consigo o risco de reforçar estereótipos e atrair movimentos populistas. Hoje, mais do que nunca, a Educação Patrimonial necessita proporcionar uma compreensão multiperspectivada, quer por jovens, quer por educadores, do passado e do presente, assim como uma consciência patrimonial progressivamente fundamentada. Pretende-se refletir sobre esses tópicos com um enfoque glocal, em algumas especificidades dos contextos português e iberoamericano.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302022000100204Educação & Sociedade v.43 2022reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/es.255379info:eu-repo/semantics/openAccessPinto,Helenapor2022-06-08T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302022000100204Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2022-06-08T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NUM MUNDO EM MUDANÇA
title A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NUM MUNDO EM MUDANÇA
spellingShingle A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NUM MUNDO EM MUDANÇA
Pinto,Helena
Identidades
Perspectivas
Educação
Consciência patrimonial
Glocal
title_short A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NUM MUNDO EM MUDANÇA
title_full A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NUM MUNDO EM MUDANÇA
title_fullStr A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NUM MUNDO EM MUDANÇA
title_full_unstemmed A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NUM MUNDO EM MUDANÇA
title_sort A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NUM MUNDO EM MUDANÇA
author Pinto,Helena
author_facet Pinto,Helena
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto,Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Identidades
Perspectivas
Educação
Consciência patrimonial
Glocal
topic Identidades
Perspectivas
Educação
Consciência patrimonial
Glocal
description RESUMO Todas as formas de património cultural, materiais ou intangíveis, têm algo em comum: o facto de lhes ter sido atribuído significado. No entanto, há diversas interpretações sobre um bem patrimonial, geralmente em função dos quadros conceptuais e crenças relevantes para cada pessoa ou comunidade. Enquadrar o património numa narrativa única traz consigo o risco de reforçar estereótipos e atrair movimentos populistas. Hoje, mais do que nunca, a Educação Patrimonial necessita proporcionar uma compreensão multiperspectivada, quer por jovens, quer por educadores, do passado e do presente, assim como uma consciência patrimonial progressivamente fundamentada. Pretende-se refletir sobre esses tópicos com um enfoque glocal, em algumas especificidades dos contextos português e iberoamericano.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302022000100204
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302022000100204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/es.255379
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.43 2022
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122557437509632