Tecnologia e educação: algumas considerações sobre o discurso pedagógico contemporâneo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peixoto,Joana
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Araújo,Cláudia Helena dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302012000100016
Resumo: O presente artigo pretende analisar os fundamentos do discurso predominante sobre as relações entre as tecnologias e a educação, tomando por base um estado da arte realizado sobre os usos do computador na educação escolar, no período de 1997 a 2007 no Brasil. Nesse estado da arte foram encontrados 107 trabalhos relacionados a essa temática e a referência a 1.330 autores. A análise destes trabalhos conduz à reflexão que busca apoio teórico em um descolamento dos discursos habituais sobre o uso das tecnologias em educação: tanto aqueles que se baseiam nas prescrições normativas para a incorporação dos instrumentos tecnológicos (visão instrumental), como aqueles que impõem as TIC como uma fatalidade no seio das escolas (determinismo tecnológico). O corpus total foi objeto de análise de conteúdo, indicando as categorias: o computador como recurso didáticopedagógico e o computador como recurso político-pedagógico.
id CEDES-1_ca79195cb4f0eff12a54477e3ea27c70
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302012000100016
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Tecnologia e educação: algumas considerações sobre o discurso pedagógico contemporâneocomputadoreducação escolardiscurso pedagógicoO presente artigo pretende analisar os fundamentos do discurso predominante sobre as relações entre as tecnologias e a educação, tomando por base um estado da arte realizado sobre os usos do computador na educação escolar, no período de 1997 a 2007 no Brasil. Nesse estado da arte foram encontrados 107 trabalhos relacionados a essa temática e a referência a 1.330 autores. A análise destes trabalhos conduz à reflexão que busca apoio teórico em um descolamento dos discursos habituais sobre o uso das tecnologias em educação: tanto aqueles que se baseiam nas prescrições normativas para a incorporação dos instrumentos tecnológicos (visão instrumental), como aqueles que impõem as TIC como uma fatalidade no seio das escolas (determinismo tecnológico). O corpus total foi objeto de análise de conteúdo, indicando as categorias: o computador como recurso didáticopedagógico e o computador como recurso político-pedagógico.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2012-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302012000100016Educação & Sociedade v.33 n.118 2012reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302012000100016info:eu-repo/semantics/openAccessPeixoto,JoanaAraújo,Cláudia Helena dos Santospor2012-06-19T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302012000100016Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2012-06-19T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologia e educação: algumas considerações sobre o discurso pedagógico contemporâneo
title Tecnologia e educação: algumas considerações sobre o discurso pedagógico contemporâneo
spellingShingle Tecnologia e educação: algumas considerações sobre o discurso pedagógico contemporâneo
Peixoto,Joana
computador
educação escolar
discurso pedagógico
title_short Tecnologia e educação: algumas considerações sobre o discurso pedagógico contemporâneo
title_full Tecnologia e educação: algumas considerações sobre o discurso pedagógico contemporâneo
title_fullStr Tecnologia e educação: algumas considerações sobre o discurso pedagógico contemporâneo
title_full_unstemmed Tecnologia e educação: algumas considerações sobre o discurso pedagógico contemporâneo
title_sort Tecnologia e educação: algumas considerações sobre o discurso pedagógico contemporâneo
author Peixoto,Joana
author_facet Peixoto,Joana
Araújo,Cláudia Helena dos Santos
author_role author
author2 Araújo,Cláudia Helena dos Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peixoto,Joana
Araújo,Cláudia Helena dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv computador
educação escolar
discurso pedagógico
topic computador
educação escolar
discurso pedagógico
description O presente artigo pretende analisar os fundamentos do discurso predominante sobre as relações entre as tecnologias e a educação, tomando por base um estado da arte realizado sobre os usos do computador na educação escolar, no período de 1997 a 2007 no Brasil. Nesse estado da arte foram encontrados 107 trabalhos relacionados a essa temática e a referência a 1.330 autores. A análise destes trabalhos conduz à reflexão que busca apoio teórico em um descolamento dos discursos habituais sobre o uso das tecnologias em educação: tanto aqueles que se baseiam nas prescrições normativas para a incorporação dos instrumentos tecnológicos (visão instrumental), como aqueles que impõem as TIC como uma fatalidade no seio das escolas (determinismo tecnológico). O corpus total foi objeto de análise de conteúdo, indicando as categorias: o computador como recurso didáticopedagógico e o computador como recurso político-pedagógico.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302012000100016
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302012000100016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302012000100016
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.33 n.118 2012
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122555213479936