O autoritário no discurso pedagógico e a inclusão do heterogêneo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Revista (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2013v19n2p271 |
Resumo: | Intencionamos provocar um giro no discurso pedagógico e da inclusão ao efetuarmos uma leitura sobre o que concebemos como heterogêneo, apoiadas em uma revisão de literatura efetuada a partir da Análise de discurso de matriz francesa, especificamente na tipologia discursiva de Orlandi e de contribuições provenientes da psicanálise freudiana e lacaniana. O método utilizado nesta pesquisa é pautado na teoria-análise discursiva a qual expõe sentidos legitimados à opacidade, e para efetuarmos essa leitura/interpretação, nos ancoramos em alguns recortes literários e em uma capa de uma revista de cunho pedagógico para compormos a discussão sobre o discurso pedagógico e sua tendência ao autoritário. Propomos, por meio do discurso lúdico e polêmico, a possibilidade de uma inclusão que leve em conta o sujeito, que chamamos de heterogêneo, em contraponto à homogeneidade instalada nos moldes escolares. |
id |
PUC_MG-3_009f43dc11dcc4e613214f5179d6752a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4103 |
network_acronym_str |
PUC_MG-3 |
network_name_str |
Psicologia em Revista (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O autoritário no discurso pedagógico e a inclusão do heterogêneoSujeitoDiscurso PedagógicoInclusão escolarIntencionamos provocar um giro no discurso pedagógico e da inclusão ao efetuarmos uma leitura sobre o que concebemos como heterogêneo, apoiadas em uma revisão de literatura efetuada a partir da Análise de discurso de matriz francesa, especificamente na tipologia discursiva de Orlandi e de contribuições provenientes da psicanálise freudiana e lacaniana. O método utilizado nesta pesquisa é pautado na teoria-análise discursiva a qual expõe sentidos legitimados à opacidade, e para efetuarmos essa leitura/interpretação, nos ancoramos em alguns recortes literários e em uma capa de uma revista de cunho pedagógico para compormos a discussão sobre o discurso pedagógico e sua tendência ao autoritário. Propomos, por meio do discurso lúdico e polêmico, a possibilidade de uma inclusão que leve em conta o sujeito, que chamamos de heterogêneo, em contraponto à homogeneidade instalada nos moldes escolares.Editora PUC Minas2013-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2013v19n2p27110.5752/P.1678-9563.2013v19n2p271Psicologia em Revista; v. 19 n. 2 (2013): Psicologia em Revista; 271-2861678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2013v19n2p271/5756Giorgenon, DanielaRomão, Lucília Maria Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T12:36:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4103Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2023-01-10T12:36:03Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O autoritário no discurso pedagógico e a inclusão do heterogêneo |
title |
O autoritário no discurso pedagógico e a inclusão do heterogêneo |
spellingShingle |
O autoritário no discurso pedagógico e a inclusão do heterogêneo Giorgenon, Daniela Sujeito Discurso Pedagógico Inclusão escolar |
title_short |
O autoritário no discurso pedagógico e a inclusão do heterogêneo |
title_full |
O autoritário no discurso pedagógico e a inclusão do heterogêneo |
title_fullStr |
O autoritário no discurso pedagógico e a inclusão do heterogêneo |
title_full_unstemmed |
O autoritário no discurso pedagógico e a inclusão do heterogêneo |
title_sort |
O autoritário no discurso pedagógico e a inclusão do heterogêneo |
author |
Giorgenon, Daniela |
author_facet |
Giorgenon, Daniela Romão, Lucília Maria Sousa |
author_role |
author |
author2 |
Romão, Lucília Maria Sousa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Giorgenon, Daniela Romão, Lucília Maria Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sujeito Discurso Pedagógico Inclusão escolar |
topic |
Sujeito Discurso Pedagógico Inclusão escolar |
description |
Intencionamos provocar um giro no discurso pedagógico e da inclusão ao efetuarmos uma leitura sobre o que concebemos como heterogêneo, apoiadas em uma revisão de literatura efetuada a partir da Análise de discurso de matriz francesa, especificamente na tipologia discursiva de Orlandi e de contribuições provenientes da psicanálise freudiana e lacaniana. O método utilizado nesta pesquisa é pautado na teoria-análise discursiva a qual expõe sentidos legitimados à opacidade, e para efetuarmos essa leitura/interpretação, nos ancoramos em alguns recortes literários e em uma capa de uma revista de cunho pedagógico para compormos a discussão sobre o discurso pedagógico e sua tendência ao autoritário. Propomos, por meio do discurso lúdico e polêmico, a possibilidade de uma inclusão que leve em conta o sujeito, que chamamos de heterogêneo, em contraponto à homogeneidade instalada nos moldes escolares. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-11-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2013v19n2p271 10.5752/P.1678-9563.2013v19n2p271 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2013v19n2p271 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.1678-9563.2013v19n2p271 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2013v19n2p271/5756 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia em Revista; v. 19 n. 2 (2013): Psicologia em Revista; 271-286 1678-9563 1677-1168 reponame:Psicologia em Revista (Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC MINAS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC MINAS |
institution |
PUC MINAS |
reponame_str |
Psicologia em Revista (Online) |
collection |
Psicologia em Revista (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
psirevista@pucminas.br |
_version_ |
1797688272303947776 |