O autoritário no discurso pedagógico e a inclusão do heterogêneo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giorgenon, Daniela
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Romão, Lucília Maria Sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Revista (Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2013v19n2p271
Resumo: Intencionamos provocar um giro no discurso pedagógico e da inclusão ao efetuarmos uma leitura sobre o que concebemos como heterogêneo, apoiadas em uma revisão de literatura efetuada a partir da Análise de discurso de matriz francesa, especificamente na tipologia discursiva de Orlandi e de contribuições provenientes da psicanálise freudiana e lacaniana. O método utilizado nesta pesquisa é pautado na teoria-análise discursiva a qual expõe sentidos legitimados à opacidade, e para efetuarmos essa leitura/interpretação, nos ancoramos em alguns recortes literários e em uma capa de uma revista de cunho pedagógico para compormos a discussão sobre o discurso pedagógico e sua tendência ao autoritário. Propomos, por meio do discurso lúdico e polêmico, a possibilidade de uma inclusão que leve em conta o sujeito, que chamamos de heterogêneo, em contraponto à homogeneidade instalada nos moldes escolares.
id PUC_MG-3_009f43dc11dcc4e613214f5179d6752a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4103
network_acronym_str PUC_MG-3
network_name_str Psicologia em Revista (Online)
repository_id_str
spelling O autoritário no discurso pedagógico e a inclusão do heterogêneoSujeitoDiscurso PedagógicoInclusão escolarIntencionamos provocar um giro no discurso pedagógico e da inclusão ao efetuarmos uma leitura sobre o que concebemos como heterogêneo, apoiadas em uma revisão de literatura efetuada a partir da Análise de discurso de matriz francesa, especificamente na tipologia discursiva de Orlandi e de contribuições provenientes da psicanálise freudiana e lacaniana. O método utilizado nesta pesquisa é pautado na teoria-análise discursiva a qual expõe sentidos legitimados à opacidade, e para efetuarmos essa leitura/interpretação, nos ancoramos em alguns recortes literários e em uma capa de uma revista de cunho pedagógico para compormos a discussão sobre o discurso pedagógico e sua tendência ao autoritário. Propomos, por meio do discurso lúdico e polêmico, a possibilidade de uma inclusão que leve em conta o sujeito, que chamamos de heterogêneo, em contraponto à homogeneidade instalada nos moldes escolares.Editora PUC Minas2013-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2013v19n2p27110.5752/P.1678-9563.2013v19n2p271Psicologia em Revista; v. 19 n. 2 (2013): Psicologia em Revista; 271-2861678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2013v19n2p271/5756Giorgenon, DanielaRomão, Lucília Maria Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T12:36:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4103Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2023-01-10T12:36:03Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv O autoritário no discurso pedagógico e a inclusão do heterogêneo
title O autoritário no discurso pedagógico e a inclusão do heterogêneo
spellingShingle O autoritário no discurso pedagógico e a inclusão do heterogêneo
Giorgenon, Daniela
Sujeito
Discurso Pedagógico
Inclusão escolar
title_short O autoritário no discurso pedagógico e a inclusão do heterogêneo
title_full O autoritário no discurso pedagógico e a inclusão do heterogêneo
title_fullStr O autoritário no discurso pedagógico e a inclusão do heterogêneo
title_full_unstemmed O autoritário no discurso pedagógico e a inclusão do heterogêneo
title_sort O autoritário no discurso pedagógico e a inclusão do heterogêneo
author Giorgenon, Daniela
author_facet Giorgenon, Daniela
Romão, Lucília Maria Sousa
author_role author
author2 Romão, Lucília Maria Sousa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Giorgenon, Daniela
Romão, Lucília Maria Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Sujeito
Discurso Pedagógico
Inclusão escolar
topic Sujeito
Discurso Pedagógico
Inclusão escolar
description Intencionamos provocar um giro no discurso pedagógico e da inclusão ao efetuarmos uma leitura sobre o que concebemos como heterogêneo, apoiadas em uma revisão de literatura efetuada a partir da Análise de discurso de matriz francesa, especificamente na tipologia discursiva de Orlandi e de contribuições provenientes da psicanálise freudiana e lacaniana. O método utilizado nesta pesquisa é pautado na teoria-análise discursiva a qual expõe sentidos legitimados à opacidade, e para efetuarmos essa leitura/interpretação, nos ancoramos em alguns recortes literários e em uma capa de uma revista de cunho pedagógico para compormos a discussão sobre o discurso pedagógico e sua tendência ao autoritário. Propomos, por meio do discurso lúdico e polêmico, a possibilidade de uma inclusão que leve em conta o sujeito, que chamamos de heterogêneo, em contraponto à homogeneidade instalada nos moldes escolares.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2013v19n2p271
10.5752/P.1678-9563.2013v19n2p271
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2013v19n2p271
identifier_str_mv 10.5752/P.1678-9563.2013v19n2p271
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2013v19n2p271/5756
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Revista; v. 19 n. 2 (2013): Psicologia em Revista; 271-286
1678-9563
1677-1168
reponame:Psicologia em Revista (Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC MINAS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC MINAS
institution PUC MINAS
reponame_str Psicologia em Revista (Online)
collection Psicologia em Revista (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv psirevista@pucminas.br
_version_ 1797688272303947776