Pierre Bourdieu: A herança sociológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302002000200006 |
Resumo: | Através de uma apresentação, em ordem cronológica, da obra de Pierre Bourdieu, tentou-se extrair as idéias, os elementos teóricos e os conceitos elaborados por ele. Começando com um trabalho de campo na Argélia, ele desenvolveu pouco a pouco um sistema de explicação sociológica da dominação social. A escola, a cultura, a economia foram, entre outros, estudadas aplicando conceitos novos na sociologia, tais como habitus, violência simbólica ou campo social. Propondo uma nova leitura das relações sociais, Bourdieu criou um modo de pensar suscitando criticas severas, mas também uma obra profícua utilizada nos mais variados setores sociais. |
id |
CEDES-1_cfb0019bb52bd14473d941fef46311c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302002000200006 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Pierre Bourdieu: A herança sociológicaHerança socialReprodução socialHabitusViolência simbólicaAtravés de uma apresentação, em ordem cronológica, da obra de Pierre Bourdieu, tentou-se extrair as idéias, os elementos teóricos e os conceitos elaborados por ele. Começando com um trabalho de campo na Argélia, ele desenvolveu pouco a pouco um sistema de explicação sociológica da dominação social. A escola, a cultura, a economia foram, entre outros, estudadas aplicando conceitos novos na sociologia, tais como habitus, violência simbólica ou campo social. Propondo uma nova leitura das relações sociais, Bourdieu criou um modo de pensar suscitando criticas severas, mas também uma obra profícua utilizada nos mais variados setores sociais.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2002-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302002000200006Educação & Sociedade v.23 n.78 2002reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302002000200006info:eu-repo/semantics/openAccessVasconcelos,Maria Drosilapor2006-12-13T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302002000200006Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2006-12-13T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pierre Bourdieu: A herança sociológica |
title |
Pierre Bourdieu: A herança sociológica |
spellingShingle |
Pierre Bourdieu: A herança sociológica Vasconcelos,Maria Drosila Herança social Reprodução social Habitus Violência simbólica |
title_short |
Pierre Bourdieu: A herança sociológica |
title_full |
Pierre Bourdieu: A herança sociológica |
title_fullStr |
Pierre Bourdieu: A herança sociológica |
title_full_unstemmed |
Pierre Bourdieu: A herança sociológica |
title_sort |
Pierre Bourdieu: A herança sociológica |
author |
Vasconcelos,Maria Drosila |
author_facet |
Vasconcelos,Maria Drosila |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vasconcelos,Maria Drosila |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Herança social Reprodução social Habitus Violência simbólica |
topic |
Herança social Reprodução social Habitus Violência simbólica |
description |
Através de uma apresentação, em ordem cronológica, da obra de Pierre Bourdieu, tentou-se extrair as idéias, os elementos teóricos e os conceitos elaborados por ele. Começando com um trabalho de campo na Argélia, ele desenvolveu pouco a pouco um sistema de explicação sociológica da dominação social. A escola, a cultura, a economia foram, entre outros, estudadas aplicando conceitos novos na sociologia, tais como habitus, violência simbólica ou campo social. Propondo uma nova leitura das relações sociais, Bourdieu criou um modo de pensar suscitando criticas severas, mas também uma obra profícua utilizada nos mais variados setores sociais. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302002000200006 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302002000200006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-73302002000200006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.23 n.78 2002 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122553043976192 |