Pierre Bourdieu: contribuições para o pensamento jurídico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/31093 |
Resumo: | A presente dissertação visa resgatar o pensamento de Pierre Bourdieu em relação ao Direito. Para isso, fez-se inicialmente um estudo sobre sua maneira de enxergar o mundo social, incluindo sua saída do estruturalismo até adentrar à praxiologia. Esta será a base norteadora para compreender sua conhecida tríade de conceitos fundamentais: habitus, campo e capital. Primeiro passo para adentrar ao universo bourdiesiano, estes conceitos serão analisados tomando-se por base um importante levantamento bibliográfico de sua obra, bem como de alguns de seus comentadores. No que se refere ao capital, cujo olhar bourdiesiano ganha uma elasticidade bem maior em relação à proposta pela teoria econômica, ela se apresenta subdividida em capital econômico, capital social e capital cultural. Este último, por sua vez, também apresenta outras subdivisões que também foram mencionadas na presente dissertação. Além disso, destaca-se o conceito de capital simbólico que, ao contrário dos demais, não se trata de uma quarta espécie de capital, mas da forma com que o capital é enxergado pelo campo. Alguns outros conceitos popularizados por Bourdieu também são mais bem analisados, como doxa, nomos e violência simbólica. Apesar de não serem os únicos, eles fornecerão importante substrato para finalmente adentrar ao olhar que Bourdieu aplica sobre o Direito. Para ele, ao contrário de Hans Kelsen, o direito não é fruto de uma teoria pura e autônoma, mas sim um campo que, no caso, trata-se do campo jurídico. , há um constante conflito dentro desse campo pelo poder de melhor dizer o direito, bem como, ao mesmo tempo, por manter um posicionamento diferencial do próprio campo jurídico em relação à sociedade. Para perpetuar esse objetivo são utilizados diversos mecanismos, muitos deles por meio da linguagem. Tudo isso sem deixar de lado outros elementos como a violência simbólica, a coerção e a chancela do Estado para oferecer validade àquilo que o campo jurídico apregoa em defesa de seu próprio campo. |
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Carvalho, Adriano Leal deAlmeida, Silvio Luiz de2023-01-09T18:15:30Z2023-01-09T18:15:30Z2022-08-11A presente dissertação visa resgatar o pensamento de Pierre Bourdieu em relação ao Direito. Para isso, fez-se inicialmente um estudo sobre sua maneira de enxergar o mundo social, incluindo sua saída do estruturalismo até adentrar à praxiologia. Esta será a base norteadora para compreender sua conhecida tríade de conceitos fundamentais: habitus, campo e capital. Primeiro passo para adentrar ao universo bourdiesiano, estes conceitos serão analisados tomando-se por base um importante levantamento bibliográfico de sua obra, bem como de alguns de seus comentadores. No que se refere ao capital, cujo olhar bourdiesiano ganha uma elasticidade bem maior em relação à proposta pela teoria econômica, ela se apresenta subdividida em capital econômico, capital social e capital cultural. Este último, por sua vez, também apresenta outras subdivisões que também foram mencionadas na presente dissertação. Além disso, destaca-se o conceito de capital simbólico que, ao contrário dos demais, não se trata de uma quarta espécie de capital, mas da forma com que o capital é enxergado pelo campo. Alguns outros conceitos popularizados por Bourdieu também são mais bem analisados, como doxa, nomos e violência simbólica. Apesar de não serem os únicos, eles fornecerão importante substrato para finalmente adentrar ao olhar que Bourdieu aplica sobre o Direito. Para ele, ao contrário de Hans Kelsen, o direito não é fruto de uma teoria pura e autônoma, mas sim um campo que, no caso, trata-se do campo jurídico. , há um constante conflito dentro desse campo pelo poder de melhor dizer o direito, bem como, ao mesmo tempo, por manter um posicionamento diferencial do próprio campo jurídico em relação à sociedade. Para perpetuar esse objetivo são utilizados diversos mecanismos, muitos deles por meio da linguagem. Tudo isso sem deixar de lado outros elementos como a violência simbólica, a coerção e a chancela do Estado para oferecer validade àquilo que o campo jurídico apregoa em defesa de seu próprio campo.https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/31093Universidade Presbiteriana MackenzieAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessBourdieucampo jurídicoviolência simbólicahabituscapitalPierre Bourdieu: contribuições para o pensamento jurídicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEhttp://lattes.cnpq.br/6325980837929171https://orcid.org/0000-0003-0990-9707http://lattes.cnpq.br/7376987622848939https://orcid.org/0000-0002-1412-6996Vellozo, Júlio Cesar de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/7139153540254751https://orcid.org/0000-0003-0030-0997Caldas, Camilo Onoda Luizhttp://lattes.cnpq.br/6584473320284037https://orcid.org/0000-0003-0591-9473The present dissertation aims to rescue the thought of Pierre Bourdieu regarding the Law. To achieve this, a study about his way of perceiving the social world was initially carried out, including his departure from structuralism until the adoption of praxiology. This will be the guiding basis for understanding his well-known triad of key concepts: habitus, field and capital. As a first step entering the Bourdieusian universe, these concepts will be analyzed taking into consideration an important bibliographic survey of his works, as well as from some of his commentators. With regard to capital, whose Bourdieusian view gains way greater elasticity in relation to the economic theory proposition, the concept is subdivided into economic, social and cultural capital. The latter, in turn, also presents other subdivisions that were also mentioned in this dissertation. Furthermore, the concept of symbolic capital stands out, which, unlike the others, isn‟t a fourth species of capital, but the scheme in which capital is observed through the field. Some other concepts popularized by Bourdieu are also deeper analyzed, such as doxa, nomos and symbolic violence. Although not the only ones, they will provide a relevant substrate to finally get into Bourdieu‟s perspective about the Law. For him, unlike Hans Kelsen, Law is not the result of a pure and autonomous theory, but rather of a field that, in this case, is the legal field. According to the literature consulted, there is a constant conflict within this field for the power to better prescribe the Law, and at the same time, for maintaining a different position of the legal field itself in relation to Society. To perpetuate this objective, several mechanisms are used, many through language. All this without leaving aside other elements such as symbolic violence, coercion and the State‟s approval to validate what the legal field profess in defense of its own field.Bourdieulegal fieldsymbolic violencehabituscapitalBrasilFaculdade de Direito (FDIR)UPMDireito Político e EconômicoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOORIGINALADRIANO LEAL DE CARVALHO_protegido.pdfADRIANO LEAL DE CARVALHO_protegido.pdfADRIANO LEAL DE CARVALHOapplication/pdf783567https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/f92f57a0-8e6a-4059-8ca2-c7843399cc97/download415d98e29cb830f1b0a82dd1db9c48a2MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/56091c1a-a93b-45bb-997d-d461c8e7e8fa/downloade39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81997https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/b066fd89-fa5e-475d-a625-078fbf0e0887/downloadfb735e1a8fa1feda568f1b61905f8d57MD53TEXTADRIANO LEAL DE CARVALHO_protegido.pdf.txtADRIANO LEAL DE CARVALHO_protegido.pdf.txtExtracted texttext/plain207760https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/553da5cd-063c-49ec-89b5-121ca44d5edf/download34a1ec4107855c256db703c45ccde2d6MD54THUMBNAILADRIANO LEAL DE CARVALHO_protegido.pdf.jpgADRIANO LEAL DE CARVALHO_protegido.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1166https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/7de2877f-0d04-42c4-bddf-60dac65403c8/downloadf69435ef5fc9db86ffd9de67d475237cMD5510899/310932023-01-10 01:02:32.632http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Braziloai:dspace.mackenzie.br:10899/31093https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772023-01-10T01:02:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)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 |
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