70 anos do curso de pedagogia no Brasil: uma análise a partir da visão de dezessete pedagogos primordiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz,Giseli Barreto da
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302009000400013
Resumo: A partir da visão de dezessete pedagogos primordiais, levantou-se características do início do Curso de Pedagogia e das mutações por ele experimentadas. Levantou-se, ainda, a visão predominante acerca da pedagogia enquanto domínio de conhecimento e processo de formação, para discutir a sua posição no contexto do campo acadêmico. Os participantes foram escolhidos intencionalmente, com critérios e perfis predefinidos, no sentido de assegurar a composição de um grupo representativo dos primórdios do curso e do campo da educação no Brasil. A abordagem metodológica recaiu sobre a análise de depoimentos colhidos através de entrevistas semiestruturadas. Da análise emergiram aspectos que apontam para a forma como o curso veio se construindo entre nós e para a posição conflituosa, porém importante, que foi ocupando no âmbito do espaço acadêmico da educação.
id CEDES-1_dc4392f7ae1320d846502db3b756849c
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302009000400013
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling 70 anos do curso de pedagogia no Brasil: uma análise a partir da visão de dezessete pedagogos primordiaisCurso de Pedagogia no BrasilPedagogos primordiaisFormação de pedagogosA partir da visão de dezessete pedagogos primordiais, levantou-se características do início do Curso de Pedagogia e das mutações por ele experimentadas. Levantou-se, ainda, a visão predominante acerca da pedagogia enquanto domínio de conhecimento e processo de formação, para discutir a sua posição no contexto do campo acadêmico. Os participantes foram escolhidos intencionalmente, com critérios e perfis predefinidos, no sentido de assegurar a composição de um grupo representativo dos primórdios do curso e do campo da educação no Brasil. A abordagem metodológica recaiu sobre a análise de depoimentos colhidos através de entrevistas semiestruturadas. Da análise emergiram aspectos que apontam para a forma como o curso veio se construindo entre nós e para a posição conflituosa, porém importante, que foi ocupando no âmbito do espaço acadêmico da educação.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2009-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302009000400013Educação & Sociedade v.30 n.109 2009reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302009000400013info:eu-repo/semantics/openAccessCruz,Giseli Barreto dapor2010-05-13T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302009000400013Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2010-05-13T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv 70 anos do curso de pedagogia no Brasil: uma análise a partir da visão de dezessete pedagogos primordiais
title 70 anos do curso de pedagogia no Brasil: uma análise a partir da visão de dezessete pedagogos primordiais
spellingShingle 70 anos do curso de pedagogia no Brasil: uma análise a partir da visão de dezessete pedagogos primordiais
Cruz,Giseli Barreto da
Curso de Pedagogia no Brasil
Pedagogos primordiais
Formação de pedagogos
title_short 70 anos do curso de pedagogia no Brasil: uma análise a partir da visão de dezessete pedagogos primordiais
title_full 70 anos do curso de pedagogia no Brasil: uma análise a partir da visão de dezessete pedagogos primordiais
title_fullStr 70 anos do curso de pedagogia no Brasil: uma análise a partir da visão de dezessete pedagogos primordiais
title_full_unstemmed 70 anos do curso de pedagogia no Brasil: uma análise a partir da visão de dezessete pedagogos primordiais
title_sort 70 anos do curso de pedagogia no Brasil: uma análise a partir da visão de dezessete pedagogos primordiais
author Cruz,Giseli Barreto da
author_facet Cruz,Giseli Barreto da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz,Giseli Barreto da
dc.subject.por.fl_str_mv Curso de Pedagogia no Brasil
Pedagogos primordiais
Formação de pedagogos
topic Curso de Pedagogia no Brasil
Pedagogos primordiais
Formação de pedagogos
description A partir da visão de dezessete pedagogos primordiais, levantou-se características do início do Curso de Pedagogia e das mutações por ele experimentadas. Levantou-se, ainda, a visão predominante acerca da pedagogia enquanto domínio de conhecimento e processo de formação, para discutir a sua posição no contexto do campo acadêmico. Os participantes foram escolhidos intencionalmente, com critérios e perfis predefinidos, no sentido de assegurar a composição de um grupo representativo dos primórdios do curso e do campo da educação no Brasil. A abordagem metodológica recaiu sobre a análise de depoimentos colhidos através de entrevistas semiestruturadas. Da análise emergiram aspectos que apontam para a forma como o curso veio se construindo entre nós e para a posição conflituosa, porém importante, que foi ocupando no âmbito do espaço acadêmico da educação.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302009000400013
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302009000400013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302009000400013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.30 n.109 2009
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122554573848576