70 anos do curso de pedagogia no Brasil: uma análise a partir da visão de dezessete pedagogos primordiais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302009000400013 |
Resumo: | A partir da visão de dezessete pedagogos primordiais, levantou-se características do início do Curso de Pedagogia e das mutações por ele experimentadas. Levantou-se, ainda, a visão predominante acerca da pedagogia enquanto domínio de conhecimento e processo de formação, para discutir a sua posição no contexto do campo acadêmico. Os participantes foram escolhidos intencionalmente, com critérios e perfis predefinidos, no sentido de assegurar a composição de um grupo representativo dos primórdios do curso e do campo da educação no Brasil. A abordagem metodológica recaiu sobre a análise de depoimentos colhidos através de entrevistas semiestruturadas. Da análise emergiram aspectos que apontam para a forma como o curso veio se construindo entre nós e para a posição conflituosa, porém importante, que foi ocupando no âmbito do espaço acadêmico da educação. |
id |
CEDES-1_dc4392f7ae1320d846502db3b756849c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302009000400013 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
70 anos do curso de pedagogia no Brasil: uma análise a partir da visão de dezessete pedagogos primordiaisCurso de Pedagogia no BrasilPedagogos primordiaisFormação de pedagogosA partir da visão de dezessete pedagogos primordiais, levantou-se características do início do Curso de Pedagogia e das mutações por ele experimentadas. Levantou-se, ainda, a visão predominante acerca da pedagogia enquanto domínio de conhecimento e processo de formação, para discutir a sua posição no contexto do campo acadêmico. Os participantes foram escolhidos intencionalmente, com critérios e perfis predefinidos, no sentido de assegurar a composição de um grupo representativo dos primórdios do curso e do campo da educação no Brasil. A abordagem metodológica recaiu sobre a análise de depoimentos colhidos através de entrevistas semiestruturadas. Da análise emergiram aspectos que apontam para a forma como o curso veio se construindo entre nós e para a posição conflituosa, porém importante, que foi ocupando no âmbito do espaço acadêmico da educação.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2009-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302009000400013Educação & Sociedade v.30 n.109 2009reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302009000400013info:eu-repo/semantics/openAccessCruz,Giseli Barreto dapor2010-05-13T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302009000400013Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2010-05-13T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
70 anos do curso de pedagogia no Brasil: uma análise a partir da visão de dezessete pedagogos primordiais |
title |
70 anos do curso de pedagogia no Brasil: uma análise a partir da visão de dezessete pedagogos primordiais |
spellingShingle |
70 anos do curso de pedagogia no Brasil: uma análise a partir da visão de dezessete pedagogos primordiais Cruz,Giseli Barreto da Curso de Pedagogia no Brasil Pedagogos primordiais Formação de pedagogos |
title_short |
70 anos do curso de pedagogia no Brasil: uma análise a partir da visão de dezessete pedagogos primordiais |
title_full |
70 anos do curso de pedagogia no Brasil: uma análise a partir da visão de dezessete pedagogos primordiais |
title_fullStr |
70 anos do curso de pedagogia no Brasil: uma análise a partir da visão de dezessete pedagogos primordiais |
title_full_unstemmed |
70 anos do curso de pedagogia no Brasil: uma análise a partir da visão de dezessete pedagogos primordiais |
title_sort |
70 anos do curso de pedagogia no Brasil: uma análise a partir da visão de dezessete pedagogos primordiais |
author |
Cruz,Giseli Barreto da |
author_facet |
Cruz,Giseli Barreto da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz,Giseli Barreto da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Curso de Pedagogia no Brasil Pedagogos primordiais Formação de pedagogos |
topic |
Curso de Pedagogia no Brasil Pedagogos primordiais Formação de pedagogos |
description |
A partir da visão de dezessete pedagogos primordiais, levantou-se características do início do Curso de Pedagogia e das mutações por ele experimentadas. Levantou-se, ainda, a visão predominante acerca da pedagogia enquanto domínio de conhecimento e processo de formação, para discutir a sua posição no contexto do campo acadêmico. Os participantes foram escolhidos intencionalmente, com critérios e perfis predefinidos, no sentido de assegurar a composição de um grupo representativo dos primórdios do curso e do campo da educação no Brasil. A abordagem metodológica recaiu sobre a análise de depoimentos colhidos através de entrevistas semiestruturadas. Da análise emergiram aspectos que apontam para a forma como o curso veio se construindo entre nós e para a posição conflituosa, porém importante, que foi ocupando no âmbito do espaço acadêmico da educação. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302009000400013 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302009000400013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-73302009000400013 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.30 n.109 2009 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122554573848576 |